estava a pensar em efectuar um painel para aquecimento de ar e posterior insuflação dentro de casa utilizando este conceito http://www.solnordic.com/modelos.htm. a minha casa possui uma fachada virada para um jardim interior orientado a sul com uma exposição solar muito boa. esta fachada pertence à parte da casa mais fria, pois tem parte em duplo pé direito, o piso é pedra natural e como tem muito vidro, é por lá que ganho muito calor de inverno mas tambem é por lá que perco maior parte do calor, e acho que 70% dos custos de aquecimento são só para aquecer aquela zona de inverno, que term cerca de 150m2 em open space entre cozinha, sala de jantar, sala de estar, mini bar, duplo piso com mesanine e hall de entrada, pelo que se conseguisse aproveitar o sol para aquecer sempre era uma ajuda. deixo umas fotos para terem ideia do pretendia fazer!
a fachada é esta. a imagem é verão e já à tardinha dái a sombra que lhe está a dar!

a minha ideia era implementar um ou varios paineis com onde a azul é efectuada a entrada de ar frio e vermelho era efectuada a insuflação dentro de casa.

isto nem me parece muito dificel de fazer o problema é saber como fazer. os preços que pedem por este tipo de soluções são um balurdio... ora se conseguimos nós fazermos de certeza que ficava bem mais em conta... ainda me lembro que por uma claraboia com 15m2 com estrutura em aluminio e revestida a policarbonato, ficou-me à pouci tempo por cerca de 850€, ora com a fachada tem 8mt de largura, podia fazer as contas a 8m2 de colector, mais revestimento interior, mais motor, mais painel fotovoltaico, etc, de certeza que ficava por menos de metade do preço de que é pedido pelos paineis que se encontram à venda , agora a questão é não faço ideia que materias utilizar, como implementar e acima de tudo se realmente conseguia algum aqueciemento significativo pelo menos enquanto existe sol
que vos parece a ideia a fachada está revestida a ardosia escura (um tipo de xisto), que aquece bastante com o sol e é bom armazenador de calor, pois já verifiquei que exposta ao sol fica a escladar e depois de sol se ir embora ainda continua a libertar calor durante bastante tempo...
para terem uma ideia!

acham que isto tem pernas para andar??? agradeço opinições
atentamente,
jcaiado