Escuteiros sentem-se insultados pela Media Markt

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Escuteiros sentem-se insultados pela Media Markt

Mensagem por luimio »

a nova campanha da media markt conta a história dos habitantes de uma longínqua terra a parvónia onde as pessoas não se importam de pagar preços altos.

Imagem

diz a campanha que: todos os cidadãos da parvónia têm como principal característica a parvoíce e, por isso, não se importam de não ter acesso à tecnologia, não saber o que é variedade e poder escolher e, em especial, não se importam mesmo nada de pagar fortunas para ter qualquer produto.
ora a media markt com esta campanha pretende chamar a atenção para os seus preços baixos e de uma forma lúdica encena a visita de uma comitiva da parvónia ao nosso país de forma a que aprendam de uma vez por todas o que são preços realmente baixos.
acontece que a comitiva que se desloca ao media markt tem num dos seus elementos um escuteiro caracterizado da seguinte forma: alto, magro e um péssimo corte de cabelo, é a prova viva da total falta de orientação do grupo. o excesso de crachás da sua farda dá que pensar e o facto de andar sempre de bússola na mão não ajuda em rigorosamente nada.
como reacção a esta campanha já existem blogs e fóruns de debate e até uma petição online exigindo um pedido de desculpa da média markt aos escuteiros.
alguns participantes no fórum desvalorizam a campanha, mas a maioria sente-se indignada e não consegue compreender como uma empresa de nível mundial faz uma publicidade deste género, que apresenta na televisão um escuteiro como alguém que nem numa escada rolante consegue andar. ameaçam também boicotar a compra de produtos da media markt.
só em portugal existem mais de 70 mil escuteiros. com cerca de 100 anos de história o movimento escutista em portugal conta com três tipos de associações: o corpo nacional de escutas- escutismo católico português, a associação dos escoteiros de portugal e a associação guias de portugal.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: Escuteiros sentem-se insultados pela Media Markt

Mensagem por orbis »

se calhar não é por acaso que foram escolhidos os escuteiros.

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

orbis Escreveu:se calhar não é por acaso que foram escolhidos os escuteiros.
eu nunca andei nos ecuteiros. mas eles não são parvos nehuns nem merecem tal "gozo".
quem nos dera a muitos ter capacidades e coragem de fazer algumas coisas que fazem.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

ou não...já agora e os imigrantes russos e ucranianos, não deviam também ficar ofendidos?
esses não são gente, pelos vistos.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

não se pode agora fazer um boneco porque vai ferir as sensibilidades de alguem. que treta, fazem-se de ofendidos para terem visibilidade.
o fernando rocha e os gatos diriam a esses senhores para irem plantar batatas (ou nabos).

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

lembro-me quando um grupo de escuteiros aqui da figueira se perdeu no meio do mato entre a figueira e coimbra.
só se safaram graças aos telemóveis e ao helicóptero da protecção civil que os foi buscar...

lá que se servem da tecnologia servem... agora fizeram uma figurinha de parvos na altura...

será por isso que a media market usou o escuteiro como um icone da parvonia???

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

a única coisa que até hoje não consegui compreender foi a falta de adaptação e modernização dos uniformes dos escoteiros.

a idéia é ótima, o conceito, melhor ainda,. ensinamentos, ética, respeito, não poderiam ser melhores.

tempos atrás ( 20 anos ) convidaram-me para participar de um grupo de escoteiros. quando lembrei do fardamento, com as meias até o joelho, desisti.

isso acaba colaborando para essa imagem negativa que passam.

de resto, tola a decisão de comparar os nobres escoteiros com parvos.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Xxato
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda fev 11, 2008 9:41 pm

Mensagem por Xxato »

em todos os grupos existem parvos, uns mais outros menos.
o que os faz pensar que nos escoteiros é diferente ?
como me dizia um amigo alentejano " cumpadre diga-me uma coisa, os doutores sabem todos lêr ?"
os doutores são como as outras pessoas, uns sabem ler, outros não.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

muito bem. eu já fui escuteiro da associaçao dos escuteiros de portugal e sei que o escuteiro que apareçe no cartaz nao está bem equipado, as meias nao sao aquelas e as sandalias nao são nada recomendadas para o campo. portanto porque me havia de sentir ofendido? fiquei muito mais ofendido com alguns dos vossos comentarios, tipo nao entrar para os escuteiros por causa do uso de meias até aos joelhos: pois bem, os calçoes e as meias altas é o traje de verao ou clima tropical por ser fresco e simultaneamente proteger as pernas dos arranhoes e das picadas de cobras e insectos. em caso de emergencia as meias dao otimos garrotes, servem para fazer ataduras em construçoes, macas improvisadas (com duas varas) e outras coisas que poderão aprender nos escuteiros. contrariamente ao corpo nacional de escutas (os catolicos) que fazem marcaçoes com latas de tinta, nós usavamos pedras e paus encontrados no proprio local de sinalização. portanto se acham que o traje é ridiculo pensem duas vezes, pois é tao ridiculo como as fardas de um policia ou bombeiro - como todas a gente que nao é da parvonia sabe elas existem com uma determinada função. #

os escuteiros cumprem um papel social de solidariedade e ajuda no crescimento dos adolescentes para homens de valor, e devem-no fazer com bastante orgulho. é verdade que os escuteiros teem vindo a esqueçer-se do que são nesta sociedade que destroi tudo que é verdadeiro. o escutismo é estar junto com a natureza e protege-la. o escutismo é uma força para-militar e nada tem com meninos de coro da igreja, por isso peço aos militares para ajudarem os jovens da aep a serem verdadeiros escuteiros, ofereçendo treinamento e logistica aos grupos nos jogos de aproximação e jamboris. lembro-me das dificuldades por que passamos, nem uma sede tinhamos e as juntas de freguesia sempre se alhearão à situaçao. ignorados, humilhados e desapoiados, no fundo é isso que esta sociedade doente tem para ofereçer aos seus jovens. #

quanto ao chapeu de baden powell um comentário: chapeus há muitos, ou nao? fiquem bem #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

art911
Novo membro
Novo membro
Registado: terça fev 12, 2008 9:24 pm

Mensagem por art911 »

afinal depois de 40 anos de escuridão e quando pensavamos que uma revolução sem sangue bastaria para que este país finalmente saísse das trevas, verifico que andamos hà mais de trinta anos a viver uma ilusão!!!!

continuamos a ser assombrados pelo nosso infeliz passado de ditadura quando organismos com reminiscências de mocidade portuguesa conseguem finalmente impôr a vontade de uma minoria a larga maioria de amantes de liberdade de expressão.

nunca me enganaram: fardas, formaturas e insignias desde a mais tenra idade, a pretexto de formação cívica e moral, esse era o mote das ss e veja-se o resultado.

portugal não precisa de mais disciplina e obediência, já tivemos a nossa dose, precisamos sim de criatividade, inovação e liberdade!!!

pena que a justiça seja tão célere a resolver situações tão triviais e demora tanto tempo a resolver assuntos de importância capital para a credibilidade da nossa sociedade!!!

goste-se ou não a campanha media markt ou qualquer outra campanha de publicidade é trabalho de um criativo, que espécie de país é este que a pedido de alguns reaccionários se dá ao luxo de excluir uma forma de expressão que é dado adquirido desde a revolução dos cravos - respondo: é o país da censura!!! portugueses continua a pairar sobre nós um qualquer fantasma 'salazarento' - cuidado!!!!

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

campanha da media markt obra de criativo? deve ser sim..
3º sócio novaenergia

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

absurdo!!!! claramente que nunca andou nos escuteiros e tem uma mente cheia de fantasmas sedenta por escaramuças politicas. procure informar-se sobre o escutismo de uma forma saudavel pois nada tem a ver com a mocidade portuguesa. ou acha que educa melhor os jovens desocupados metendo-os em discotecas, pastelarias e cafés? as fardas nunca foram o problema mas sim o que anda nas mentes.

se houver alguem que estime mais a liberdade neste forum sou eu e está mais que comprovado nas mensagens que já enviei a este forum. em relaçao a esta triste estoria, segundo a revista visao a polemica foi levantada pelo cne (corpo nacional de escutas) - os ditos catolicos - que nada tem a ver com a aep (associaçao de escuteiros de portugal).

mas mesmo que aja uma facçao salazarista retrogada (nova ordem) "ofendida" dentro da cne é porque tambem existe outra dentro da igreja catolica, donde seria triste tomar a maioria pela parte caduca e sacrificar todos aqueles jovens de bom coraçao que fazem do escutismo uma arte nobre e honrada.

agora se procura facistas e outros corruptos sabe muito bem onde encontra-los porque estão em toda a parte. porque nao faz alguma coisa sobre isso? porque sao poderosos? agora fazer dos pobres escuteiros bodes espiatorios ... tenha paciencia, meu camarada.
campanha da media markt obra de criativo?
essa é a parte que eu nao compreendo, o anuncio é absolutamente banal e estupido como outro anuncio qualquer e nao tem nada de ofensivo. tambem apareçe lá um militar e ninguem veio protestar. isto já começa a cheirar a fundamentalismo islamico-catolico portugues em relação aos cartoon media-markt do profecta escuteiro. sinceramente...eu é que nao sou parvo!
#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

realmente este anúncio é muito propício às divagações. acho que cada um consegue lá ver o que quer.
o que eu vejo lá são uns uniformes vagamente parecidos com os dos escuteiros, mas também lá vejo outros que não têm nada a ver com os escuteiros (parecem-me militares) e claro, o que vejo que parece que mais ninguém viu foi a existência de um país imaginário situado algures na europa de leste, chamado "parvónia". pelos vistos, os únicos que têm razão para reclamar, continuam calados. eu se fosse russo ou ucraniano a viver em portugal, não gostaria nada que me chamassem parvo.

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

orbis Escreveu:realmente este anúncio é muito propício às divagações. acho que cada um consegue lá ver o que quer.
o que eu vejo lá são uns uniformes vagamente parecidos com os dos escuteiros, mas também lá vejo outros que não têm nada a ver com os escuteiros (parecem-me militares) e claro, o que vejo que parece que mais ninguém viu foi a existência de um país imaginário situado algures na europa de leste, chamado "parvónia". pelos vistos, os únicos que têm razão para reclamar, continuam calados. eu se fosse russo ou ucraniano a viver em portugal, não gostaria nada que me chamassem parvo.
é exactamente o que penso, não o tinha descrito melhor.

pessoalmente não gosto da publicidade, acho-a um bocado, como dizer: parva.
no entanto há que dizer que existem escuteiros bons e escuteiros parvos.

já fiz parte do corpo nacional de escutas, e sai de lá aos meus 18 anos, quando vejo um escuteiro a tirar um peixe vermelho do nosso aquário e coloca-lo no chão e esmaga-lo com uma botija de gás. se achei esse escuteiro parvo? parvo é pouco para descrever a atitude dele. claro que também havia lá gente boa. infelizmente, e por causa de um "parvo" a vida de escutismo acabou para mim.

a médiamarkt usou um escuteiro como uma referencia a parvos. como já disse duas vezes consigo perceber porquê.
os bons escuteiros a única coisa que podem fazer é entender que de facto nem todos os escuteiros são o que deviam ser. cada um deve fazer juizo de si próprio.
ficar ofendido com uma publicidade banal e parva, é no minimo dar-lhes razão.
por todo o lado, politicos, celebridades, etc são alvos de sátira ou mesmo piadas de mau gosto, nem por isso se sentem ofendidos ou pensam em processar alguem por terem uma opinião diferente da deles.
escuteiros: se acham que alguem vos chamou parvos sem razão, a melhor coisa a fazer não é irem para tribunal. façam sim por melhorar a imagem que alguns dos vossos membros. tirem a farda aos parvos, assim ninguem os poderá ir buscar para fazerem figurinha de parvos com os vossos uniformes.
ponham-se no vosso lugar.
para mim este tópico já chega.

abraço,

marco.

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”