RELACÇÃO ÓLEO VEGETAL / TEMPERATURA AMBIENTE
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
RELACÇÃO ÓLEO VEGETAL / TEMPERATURA AMBIENTE
atendendo à importância da conjugação da temperatura ambiente (exterior) com a utlização de ov nas viaturas, cheguei á conclusão que em segurança, para viaturas sem qualquer adaptação e desde que a sua bomba injectora seja das mais compatíveis para a utilização do ov, se pode seguir a seguinte tabela (com ov novo):
0ºc - 0%ov; 11ºc - 11%ov; 21ºc - 21%ov; 31ºc - 31%ov ..........
1ºc - 1%ov; 12ºc - 12%ov; 22ºc - 22%ov; 32ºc - 32%ov ..........
2ºc - 2%ov; 13ºc - 13%ov; 23ºc - 23%ov; 33ºc - 33%ov ..........
3ºc - 3%ov; 14ºc - 14%ov; 24ºc - 24%ov; 34ºc - 34%ov ..........
4ºc - 4%ov; 15ºc - 15%ov; 25ºc - 25%ov; 35ºc - 35%ov ..........
5ºc - 5%ov; 16ºc - 16%ov; 26ºc - 26%ov; 36ºc - 36%ov ..........
6ºc - 6%ov; 17ºc - 17%ov; 27ºc - 27%ov; 37ºc - 37%ov ..........
7ºc - 7%ov; 18ºc - 18%ov; 28ºc - 28%ov; 38ºc - 38%ov ..........
8ºc - 8%ov; 19ºc - 19%ov; 29ºc - 29%ov; 39ºc - 39%ov ..........
9ºc - 9%ov; 20ºc - 20%ov; 30ºc - 30%ov; 40ºc - 10%ov ..........
10ºc-10%ov;
assim, ao saber a temperatura exterior já sabe o que pode utilizar sem crise nenhuma!
saudações oleosas
obs: isto é mais para os principiantes se orientarem, já que o resto do ppl de uma forma ou de outra, estará já enquadrado dentro desta tabela
0ºc - 0%ov; 11ºc - 11%ov; 21ºc - 21%ov; 31ºc - 31%ov ..........
1ºc - 1%ov; 12ºc - 12%ov; 22ºc - 22%ov; 32ºc - 32%ov ..........
2ºc - 2%ov; 13ºc - 13%ov; 23ºc - 23%ov; 33ºc - 33%ov ..........
3ºc - 3%ov; 14ºc - 14%ov; 24ºc - 24%ov; 34ºc - 34%ov ..........
4ºc - 4%ov; 15ºc - 15%ov; 25ºc - 25%ov; 35ºc - 35%ov ..........
5ºc - 5%ov; 16ºc - 16%ov; 26ºc - 26%ov; 36ºc - 36%ov ..........
6ºc - 6%ov; 17ºc - 17%ov; 27ºc - 27%ov; 37ºc - 37%ov ..........
7ºc - 7%ov; 18ºc - 18%ov; 28ºc - 28%ov; 38ºc - 38%ov ..........
8ºc - 8%ov; 19ºc - 19%ov; 29ºc - 29%ov; 39ºc - 39%ov ..........
9ºc - 9%ov; 20ºc - 20%ov; 30ºc - 30%ov; 40ºc - 10%ov ..........
10ºc-10%ov;
assim, ao saber a temperatura exterior já sabe o que pode utilizar sem crise nenhuma!
saudações oleosas
obs: isto é mais para os principiantes se orientarem, já que o resto do ppl de uma forma ou de outra, estará já enquadrado dentro desta tabela
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Re: RELACÇÃO ÓLEO VEGETAL / TEMPERATURA AMBIENTE
?????40ºc - 10%ov ..........
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
é uma bela tentativa de sistematização e relacionação, mas acho que não. tenho muitas dúvidas que a variação da viscosidade do óleo em função da temperatura siga uma relação linear. tudo indica que siga uma curva polinomial. com a temperatura ambiente de 40º deve ser possível ultrapassar os 40%. os verões na alemanha são mais frescos que os nossos.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
de facto assim é..polinomial...
já os problemas que advirão da utilização de ov pela tabela compilada pelo jorge santos..dedicada a viaturas sem qualquer adaptação..serão exponenciais..
abraço
[***************]
de facto assim é..polinomial...
já os problemas que advirão da utilização de ov pela tabela compilada pelo jorge santos..dedicada a viaturas sem qualquer adaptação..serão exponenciais..
abraço
[***************]
-
claro que é possível, até com menos temperatura vou aos 75%ov.orbis Escreveu:...... com a temperatura ambiente de 40º deve ser possível ultrapassar os 40%. ......
o que acontece é que quem toma conhecimento do novaenergia e aqui chega pela 1ª vez, vem "com a pressa" e quer saber logo com a viatura que tem o que pode misturar de ov. não os censuro de pouco (ou nada) lerem, já que a informação não está devidamente ordenada e isso leva a que muitos desistam da ideia.
este meu tópico visa simplificar-lhes a informação para se iniciarem. já anteriormente criei um tópico, que foi incluido no guia para novatos, também com essa finalidade simplificar a informação para colocar o pessoal a andar a ov.
-
já agora, podia ser mais específico e se possuir informação para rectificar a tabela melhor.[***************] Escreveu:vivam ...
..... os problemas que advirão da utilização de ov pela tabela compilada pelo jorge santos..dedicada a viaturas sem qualquer adaptação..serão exponenciais..
abraço
[***************]
a minha intenção ao criar a tabela, é que quem não tenha ideia nenhuma do que adicionar de ov o faça em segurança (neste caso co-relacionando o ov com a temperatura), fi-la apenas com base na experiência própria e estou em crer que desde que a viatura seja das mais compatíveis para fritar o ov, não terá problemas absolutamente nenhuns ao segui-la.
cumprimentos
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
muito boa iniciativa jorge santos, de louvar. penso que as percentagens indicadas estão seguras.
estou a pensar estudar uma relação entre temperatura do ambiente e temperatura do ov na entrada da bi, já que muitos sistemas caseiros (mesmo alguns dos ditos profissionais ) de pré-aquecimento do combustível não funcionam bem e não aquecem o suficiente. também poderia ser uma informação bastante útil.
estou a pensar estudar uma relação entre temperatura do ambiente e temperatura do ov na entrada da bi, já que muitos sistemas caseiros (mesmo alguns dos ditos profissionais ) de pré-aquecimento do combustível não funcionam bem e não aquecem o suficiente. também poderia ser uma informação bastante útil.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Gold
vivam ....
é curioso constatar que após muita "queima" de tempo..materiais..etc..se conclua que afinal basta ter informação acerca da temperatura ambiente para utilizar ov de forma segura em viaturas sem qualquer preparação..aliás..de acordo com a tabela e com a experiencia do jorge santos.. qualquer preparação é dispensavel até aos 40º de temperatura ambiente..
deverá tambem ser engraçado ter de ao longo do dia..já que a temperatura ambiente varia desde a alvorada até á noite..andar a acertar a percentagem de ov no deposito...ora adicionando ov..ora adicionando gasoleo..
isto..a tabela.. contradiz tudo o que foi compilado..
abraços
[***************]
é curioso constatar que após muita "queima" de tempo..materiais..etc..se conclua que afinal basta ter informação acerca da temperatura ambiente para utilizar ov de forma segura em viaturas sem qualquer preparação..aliás..de acordo com a tabela e com a experiencia do jorge santos.. qualquer preparação é dispensavel até aos 40º de temperatura ambiente..
deverá tambem ser engraçado ter de ao longo do dia..já que a temperatura ambiente varia desde a alvorada até á noite..andar a acertar a percentagem de ov no deposito...ora adicionando ov..ora adicionando gasoleo..
abraços
[***************]
-
- Membro Gold
já agora, podia ser mais específico e se possuir informação para rectificar a tabela melhor.
não preconizo a utilização de ov sem qualquer adaptação..por isso não tenho rectificações a recomendar á tabela..apenas não a aceito..
abraço
[***************]
não preconizo a utilização de ov sem qualquer adaptação..por isso não tenho rectificações a recomendar á tabela..apenas não a aceito..
abraço
[***************]
-
- Membro Platinium
se houver que considerar alguma temperatura, deve ser aquela que faz durante o arranque a frio, normalmente de manhã.
-
correctíssimo.....quem pretender andar sempre com a mesma %, regula-se como é óbvio pela temperatura menor.orbis Escreveu:se houver que considerar alguma temperatura, deve ser aquela que faz durante o arranque a frio, normalmente de manhã.
muitas das vezes faço o arranque com a % mais baixa e de seguida atesto para ele ir aos 75%, ando o dia todo a fritar na boa e antes de o "deitar", nas ùltimas bombas antes de casa, estando ele já com o depósito quase vazio, coloco €5 e o pintas volta à % ideal para o arranque na manhã seguinte. e já lá vão quase 60.000km's!
saudações oleosas
-
- Staff Member
tenho de reconhecer que és o homem sensível ao ov. se não tiveres feito coisas bem, não terias chegado a esta quilometragemjorge santos Escreveu:correctíssimo.....quem pretender andar sempre com a mesma %, regula-se como é óbvio pela temperatura menor.orbis Escreveu:se houver que considerar alguma temperatura, deve ser aquela que faz durante o arranque a frio, normalmente de manhã.
muitas das vezes faço o arranque com a % mais baixa e de seguida atesto para ele ir aos 75%, ando o dia todo a fritar na boa e antes de o "deitar", nas ùltimas bombas antes de casa, estando ele já com o depósito quase vazio, coloco €5 e o pintas volta à % ideal para o arranque na manhã seguinte. e já lá vão quase 60.000km's!
saudações oleosas
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
caro f.torres[***************] Escreveu:vivam ....
abraços
[***************]
lamento a sua recepção ao meu post e agradecia que não me atribuisse coisas que eu não disse. não disse que bastava saber só a temperatura, quando coloquei a tabela mencionei que havia que ter atenção à compatibilidade da bi.
até agora e já lá vão 18 meses que coloco ov, chego esta semana aos 60.000km's efectuados c/ ov, tendo queimado 1.500lts de ov em diferentes situações e não senti nem sinto necessidade de efectuar qualquer preparação.
e basta ter dois dedos de testa, para uma pessoa se orientar pela temperatura menor, e não andar em acertos ao longo do dia. até que me provem o contrário a tabela é segura e quem a respeitar não terá problemas nenhuns!
cumprimentos
js
-
- Membro Platinium
não precisa de ser grosseiro nas suas respostas. quando se posta uma ideia deve-se estar receptivo a críticas e a opiniões divergentes. fazer considerações sobre o tamanho da testa dos outros, não traz argumentos válidos à discussão.
pelo simples facto de a viscosidade do óleo seguir uma curva parabólica na sua relação com a variação da temperatura, a sua tabela nunca poderá estar correcta. não querer admitir os argumentos dos outros, apenas por que não apoiam as suas ideias, não é argumento válido.
encerro por aqui a minha participação neste post, precisamente porque além de testa ainda tenho algo por trás dela que me diz que há conversas em que não vale a pena participar.
pelo simples facto de a viscosidade do óleo seguir uma curva parabólica na sua relação com a variação da temperatura, a sua tabela nunca poderá estar correcta. não querer admitir os argumentos dos outros, apenas por que não apoiam as suas ideias, não é argumento válido.
encerro por aqui a minha participação neste post, precisamente porque além de testa ainda tenho algo por trás dela que me diz que há conversas em que não vale a pena participar.
-
- Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm
então orbis? hoje estás muito irritadiço...! o js pode ter tido um expressão menos feliz, mas tb não é motivo para não continuares a participar, todos nós temos frases que são incompriendidas pelos outros.
-
jorge santos Escreveu:.... podia ser mais específico e se possuir informação para rectificar a tabela melhor.[***************] Escreveu:vivam ...
..... os problemas que advirão da utilização de ov pela tabela compilada pelo jorge santos..dedicada a viaturas sem qualquer adaptação..serão exponenciais..
abraço
[***************]
.....
julgo que isto é ser receptivo a criticas e opiniões divergentes; e os argumentos contra onde estão quantificados? falaram numa curva polinomial mas em concreto nada! por acaso eu até tinha interesse em ver, já agora para verificar as diferenças em relacção à que coloquei.
e não fui grosseiro, chama-se à minha resposta reciprocidade; cheirou-me a tom de gozo e não estou cá para isso!
e para terminar, o meu tópico foi direccionado para os que aqui chegam com vontade de utilizar ov e à necessidade de lhe fornecer informação de forma simplificada, porque para os mais experientes não há necessidade, e até tinham obrigação de saber que as % indicadas estão dentro das recomendadas , senão espreitem a opção 1 em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
-
- Membro Gold
jorge santos Escreveu:jorge santos Escreveu:.... podia ser mais específico e se possuir informação para rectificar a tabela melhor.[***************] Escreveu:vivam ...
abraço
[***************]
.....![]()
julgo que isto é ser receptivo a criticas e opiniões divergentes; e os argumentos contra onde estão quantificados? falaram numa curva polinomial mas em concreto nada! por acaso eu até tinha interesse em ver, já agora para verificar as diferenças em relacção à que coloquei.
os argumentos contra encontram-se exactamente quando já faz muito tempo..e numa perspectiva técnica e não aventureira..se preconiza que para a utilização de ov em percentagem superior a 10% se deverá adaptar o sistema de injecção..
e não fui grosseiro, chama-se à minha resposta reciprocidade; cheirou-me a tom de gozo e não estou cá para isso!
não utilizei tom de gozo porque o assunto é sério..pelo menos é com seriedade que o abordo e participo nas suas discussões..
e para terminar, o meu tópico foi direccionado para os que aqui chegam com vontade de utilizar ov e à necessidade de lhe fornecer informação de forma simplificada, porque para os mais experientes não há necessidade, e até tinham obrigação de saber que as % indicadas estão dentro das recomendadas , senão espreitem a opção 1 em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
foi com o pensamento em salvaguardar os interesses dos que aqui chegam com vontade de utilizar ov que questionei a tabela que apresentou..pelos motivos já apontados..mas para quem chega..e sei que este forum é visitado por muitas pessoas interessadas no assunto mas que se dispensam de analisar todas as vertentes relacionadas com o ov..claro que para incautos ou menos informados esta tabela..na minha opinião..não mais é que um presente envenenado :
..."...ora estando 20º de temperatura ambiente espeto com x quantidade de ov no deposito e está feito..o sr. jorge santos até é membro silver e assim recomenda...."...
esta será a actuação dos tais que aqui chegam com pressa..leem a tabela..que até poderão achar algo entediosa..bastaria dizer que por cada grau de temperatura ambiente corresponderia 1% de ov..mas é exactamente essa actuação que importa evitar..
a sua experiencia com a utilização de ov não é inédita..até eu a fiz antes de começar a frequentar foruns sobre este assunto..arrancar com o carro na reserva..com gasoleo e quando atingia determinada temperatura adicionava ov calculado como suficiente para pouco antes do terminus da viagem onde voltava a colocar gasoleo no deposito..mais tarde passei para um "sistema" de 2 depositos..arrancava e parava a gasoleo..no entanto estes estratagemas..porque sistemas não se poderão designar..apresentam lacunas e riscos para a durabilidade dos motores.. daí que tenha começado a interessar-me no desenvolvimento de um sistema fiavel e pratico de utilizar..encontrei estimulo e outros interessados no mesmo objectivo em varios foruns..e entre todos..nunca alguem contra alguem..lá fomos teorizando..executando e ensaiando varias técnicas tendo resultado que..pelo menos para mim..foi encontrada a forma ideal de adaptar os sistemas para ov..
ora tendo a minha participação sido baseada nesse pressuposto em relação a este assunto..o ov..e tendo concluido com bom termo o que tinha expectado..tudo o que atingi está por aqui bem explicado..viro a página e capitulo encerrado..
como epilogo..os meus mais sinceros agradecimentos a todos pela partilha de experiencias e conhecimentos..
abraços
[***************]
-
isto está interessante, senão vejamos:
como é possível, afirmar que é um presente envenenado , dizer que se pode colocar 20% de ov com 20ºc (sem que a viatura não possua qualquer adaptação, e com o aviso que para isso a viatura deverá ser das mais compatíveis com ov), quando o próprio fórum novaenergia.net atribui para esses casos 25% , mais uma vez encaminho os interessados a visitarem este tópico dos inamovíveis:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
aliás a minha tabela até é mais defensiva, já que com temperaturas na casa dos 0ºc/5ºc, quero vê-los pegar com 25% de ov no bucho!
por muito meritórias que habitualmente sejam as opiniões do sr. [***************], neste caso em particular, não fundamentou em concreto onde está errada a tabela (nem espero nesta altura que o faça). para terminar, apenas sublinho que a sua opinião dum máximo de 10% ov,vai contra a recomendação oficial do fórum, que é 25%.
saudações oleosas
obs: agora reparo, terei sido despromovido era membro gold....
como é possível, afirmar que é um presente envenenado , dizer que se pode colocar 20% de ov com 20ºc (sem que a viatura não possua qualquer adaptação, e com o aviso que para isso a viatura deverá ser das mais compatíveis com ov), quando o próprio fórum novaenergia.net atribui para esses casos 25% , mais uma vez encaminho os interessados a visitarem este tópico dos inamovíveis:
aliás a minha tabela até é mais defensiva, já que com temperaturas na casa dos 0ºc/5ºc, quero vê-los pegar com 25% de ov no bucho!
por muito meritórias que habitualmente sejam as opiniões do sr. [***************], neste caso em particular, não fundamentou em concreto onde está errada a tabela (nem espero nesta altura que o faça). para terminar, apenas sublinho que a sua opinião dum máximo de 10% ov,vai contra a recomendação oficial do fórum, que é 25%.
saudações oleosas
Última edição por Jorge Santos em domingo fev 10, 2008 11:48 pm, editado 1 vez no total.
-
- Staff Member
jorge, não te preocupes com assunto. o fernando é mais prudente e reservado. só isso.jorge santos Escreveu::d isto está interessante, senão vejamos:
aliás a minha tabela até é mais defensiva, já que com temperaturas na caso dos 0ºc/5ºc, quero vê-los pegar com 25% de ov no bucho!
saudações oleosas
as recomendações deste fórum foram baseadas na base de dados da elsbett e nas recomendações do fórum de frança, mas são mais reservadas ainda. na base de todas as experiências e testes que fiz ou outros já fizeram, considero estas recomendações bastante seguras. ainda não houve ninguém, quem seguiu estas recomendações, com experiência negativa. a tua iniciativa ainda aprofunda e melhora o assunto.
não foste despromovido, o luís deve ter posto a fasquia mais alto.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
como estamos na páscoa, pareceu-me que ele estava com vontade de me cruxificar e a tabela um sacrilégio!
parece que é isso, a fasquia está mais alta!
parece que é isso, a fasquia está mais alta!