
devido ao fato dos gases da atmosfera espalharem o comprimento de luz azul melhor do que os outros comprimentos de onda, a aparência do limbo terrestre se mostra azulada.
conforme a altitude cresce, a atmosfera se torna tão tênue que praticamente deixa de existir, fundindo-se no negro do espaço. nesta imagem, captada pelos astronautas da iss em julho de 2006, vemos claramente o efeito visual deste fenômeno. observe que atmosfera impede a visão completa da lua, que parece emergir do limbo azul da terra.
tecnicamente, não existe uma divisão absoluta entre a atmosfera terrestre e o espaço, mas para os cientistas que estudam o balanço da energia que entra e sai de nosso planeta, convencionou-se que o topo da atmosfera se localiza a 100 km de altitude.
o topo da atmosfera é a região inferior da usina de força que permite a vida na terra. é ali onde a energia do sol, a maior parte composta de luz visível, entra no sistema terrestre. é também por esta região que a luz visível, refletida pela superfície do planeta e as ondas de calor, produzidas pelo aquecimento da superfície, deixam a terra. o balanço entre a energia que entra e sai pelo topo da atmosfera é que determina a média da temperatura global. esse mecanismo é conhecido como efeito estufa.
a habilidade dos gases componentes do efeito estufa presentes nesta região determinam a quantidade de energia térmica que deixa a terra e é o fator chave do fenômeno conhecido como aquecimento global. no entanto, os gases do efeito estufa não são os únicos responsáveis na infuência do equilíbrio da energia que entra e sai do planeta. o
albedo, porcentagem entre a luz solar que atinge o planeta e o quanto este reflete de volta para o espaço, é outro fator determinante no clima da terra, uma vez que a energia refletida para o espaço não retorna para aquecer o planeta.
a cobertura de nuvens, a quantidade de gelo e a neve têm enorme influência em quanto a terra é refletiva. quando qualquer um desses fatores muda, altera-se também o albedo terrestre e consequentemente a energia enviada de volta para o espaço.
por serem o gelo e a neve extremamente reflectivos, os pesquisadores acreditam que o crescente derretimento de material nas regiões polares deverá acelerar ainda mais o o aquecimento global, já que sua redução diminuirá também o albedo terrestre.
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/a ... obal-2.php