
paris (afp) - a obesidade aumenta os riscos de desenvolver vários tipos de câncer, segundo as conclusões de um estudo publicado pela revista médica britânica the lancet.
os resultados corroboram a pesquisa divulgada em outubro pelo world cancer research fund international, que concluiu que "a manutenção de um bom peso ao longo da vida pode ser um dos principais meios de proteção contra o câncer".
andrew renehan, da universidade de manchester (grã-bretanha), e seus colegas revisaram 141 estúdios - que totalizavam 282.000 casos - para determinar as conseqüências de um aumento do índice de massa corporal (imc, relação entre peso e altura)) sobre os riscos de 20 tipos de câncer.
uma pessoa é considerada com peso excessivo quando o imc fica entre 25 e 29,9% e obesa quando é superior a 30.
os cientistas comprovaram que um aumento de cinco pontos no índice - o que corresponde a 15 kg para um homem e 13 kg para uma mulher -, representa, para os homems, um incremento de 52% do risco de câncer de esôfago, 33% para câncer de tireóide e 24% para os de colo e rim.
entre as mulheres, elevam em 59% as chances de câncer de útero e de vesícula biliar, em 51% o de esôfago e em 34% o de rim.
os estudiosos apontaram ainda outras associações entre um aumento do imc e os cânceres de reto e pele entre os homens, de seio, pâncreas, tireóide e colo entre as mulheres.
eles ressaltaram ainda que considerando que o tabagismo, apontado como a causa principal das neoplasias nos países desenvolvidoss, tende a diminuir, o excesso de peso pode se tornar o fator de risco mais importante.
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/sa__ ... de_c__ncer