meu projeto de gerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
marvelgames
Membro
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 10:44 am

meu projeto de gerador

Mensagem por marvelgames »

ola pessoal to querendo costruir um gerador caseiro e consegui um motor de uma esteira ergometrica com imãs permanente e no motor esta escrito assim motor 2.0hp 90v e 18a
a minha pergunta é se eu montar um gerador com este motor ele vai produzir quantos amperes? e qual tipo de controlador de carga seria o ideal?

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Re: meu projeto de gerador

Mensagem por katzilla »

esta imagem já cá fazia falta nestas questões de potencias e tensões.
Imagem

Autor do tópico
marvelgames
Membro
Membro

bom amigo tem como vc mandar uma explicação basica e uns exemplos de como usar a formula correta.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

??a formula correcta depende dos valores que temos e do que procuramos.
com 90v e 18a temos 5 ohms de resistência e 1620w de potência.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

bem postado, bem util, seria quase dos meus tempos de electrotécnia, uma disciplina tão amada!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

marvelgames Escreveu:bom amigo tem como vc mandar uma explicação basica e uns exemplos de como usar a formula correta.
viva, marvelgames!
escolha, no circulo interior, a letra correspondente ao que precisa saber, ex : p= potência.
coloque um sinal de igual (=) e escolha, no circulo maior, o resto da equação consoante os dados que dispõe.
exemplo:
quero saber a potência dissipada por uma lâmpada de 12v que consome 5 amperes.
fica assim:
p=vxi
p=12x5
p=60w
mas se medir a resistência eléctrica do fio cromo níquel que bobinei no aquecimento de um tubo de injector e obtiver um valor de 2,4 ohm e quiser saber quanto consome se aplicar 12v já fica assim:

p=vxv/r
p=12x12/2,4
p=144/2,4
p=60w

já se souber apenas o valor da corrente que passa na resistência quando ligada a uma determinada tensão e o valor ohmico da mesma posso calcular a potencia que está a ser consumida.

p=rxixi
p=2,4x5x5
p=2,4x25
p=60 w

mas se quiser saber qual a tensão que tenho que aplicar na dita resistência para obter a tal corrente de 5a já a minha incógnita passa a ser a tensão denominada pela letra v.
vou à tabela e tenho 3 hipóteses para achar a tensão (v) mas só uma delas pede os valores que disponho, que são a resistência e a corrente que medi com a ajuda de um amperímetro.
asim vou escolher esta
v=rxi
v=2.4x5
v=12

como se pode constatar, num circuito eléctrico, a tensão (v), a corrente (i) e a resistência (r) estão sempre relacionados e um factor depende sempre dos outros dois.

assim:
numa resistência de valor fixo se duplicarmos a tensão aplicada também duplicamos a corrente que circula pela resistência.
se baixarmos a tensão aplicada a corrente também baixa da mesma forma.

com uma tensão fixa aplicada numa resistência vai dar origem a passagem de uma determinada corrente.
se variarmos o valor ohmico da resistência vamos variar a corrente inversamente e é fácil de compreender, se aumentar a resistência (à passagem da corrente) a corrente irá diminuir, se diminuir o valor ohmico da resistência, então passa mais corrente.

para variar a corrente num circuito temos dois processos para o fazer ou variamos a tensão ou variamos a resistência ou ainda os dois.
se a tensão baixar, baixa a corrente e se aumentarmos o valor ohmico da resistência inserida no circuito também vai haver a diminuição do valor da corrente.

pretendo com esta explicação tornar mais fácil a interpretação das fórmulas no entanto não está completa por não abranger todas as hipóteses mas penso que já dá para ter uma ideia do que é a lei fundamental dos circuitos eléctricos.

corrijam-me se estiver errado.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

com corrente alterna, algumas das fórmulas anteriores não se aplicam.

Autor do tópico
marvelgames
Membro
Membro

valeu pela a aula agora e so colocar em pratica obrigado a todos.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

seria util um inamovivel sobre electricidade e electronica basica, começando com o magnetismo, passando pelas formulas com pequenos exemplos como o red baron apresentou, e finalizando com as leis e teoremas.
seria mais uma ferramenta iniciada no wiki para ficar disponivel no forum.

rataoratao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 18, 2007 5:34 pm

Mensagem por rataoratao »

katzilla Escreveu:esta imagem já cá fazia falta nestas questões de potencias e tensões.
Imagem
lol... só conhecia a roda dos alimentos, desconhecia esta totalmente.

realmente seria bom uns tópicos a explicar algumas bases da física (electricidade e electrónica) e química, afinal daqui podemos ter o conhecimento do ov e ev, paineis, entre outros assuntos.....

Responder

Voltar para “Energia Eólica”