Que árvore?

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Que árvore?

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas,

de futuro pretendo plantar no quintal do jardim (distrito setúbal, concelho almada, freguesia charneca da caparica) uma árvore para dar alguma sombra no verão, servir de apoio a uma rede-cama, etc.
estou a pensar numa árvore de folha permanente para ñ me dar mt trabalho no outono. até pode ser uma árvore de fruto, que acham? que árvore me aconselham?

obrigado.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: Que árvore?

Mensagem por orbis »

laranjeira.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

se a opção for frutíferas, opte por uma que tenha frutos pequenos, por razões obvias...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Mensagem por XavierMaluco »

luciano kaefer Escreveu:se a opção for frutíferas, opte por uma que tenha frutos pequenos, por razões obvias...

bem pensado luciano

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

alfarrobeira ou sobreiro..
3º sócio novaenergia

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

a nogueira tem crescimento rápido dá muita sombra e bons frutos
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

escalavardo
Staff Member
Staff Member

sim, é verdade, mas suja muito o chão..
3º sócio novaenergia

Autor do tópico
NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver

fry Escreveu:a nogueira tem crescimento rápido dá muita sombra e bons frutos
eu também gosto mt de nozes ... mas a nogueira é uma árvore de folha caduca ñ é?

também adoro diospiros... o que acham dum diospireiro?

escalavardo
Staff Member
Staff Member

bem, mas afinal queres plantar uma horta, ou uma árvore para dar sombra? é que os diospieiros também são de folha caduca, se não estou em erro, para não falar que quando os frutos começarem a cair e a apodrecer no chão, é um espectáculo giro para se ter num jardim..
3º sócio novaenergia

Autor do tópico
NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver

escalavardo Escreveu:bem, mas afinal queres plantar uma horta, ou uma árvore para dar sombra? é que os diospieiros também são de folha caduca, se não estou em erro, para não falar que quando os frutos começarem a cair e a apodrecer no chão, é um espectáculo giro para se ter num jardim..
epá, tens razão... é de folha caduca... e eu que já andava a lamber os beiços... podes ter a certeza que os comia antes deles caírem ao chão

RDF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 23, 2008 2:48 pm

Mensagem por RDF »

e que tal uma nespereira? da boa sombra e frutos, facil de plantar basta os caroços

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

desculpem lá, mas estamos a esquecer um pormenor muito importante. o nunoneiva75 disse que queria colocar depois uma rede-cama. mas para isso serão precisas 2 árvores

qq coisa nos citrinos é boa política, mas o crescimento é lento e se for para prender a rede não é boa solução porque normalmente os troncos são "fraquitos", e conforme a "pressa" o melhor será comprar uma árvore já grande. mas para árvores de fruto, a maioria "sujam" um pouco, umas mais que outras. uma macieira ou pereira poderá ser boa escolher desde que +/- apropriada para o clima da região.

micromys
Membro
Membro
Registado: domingo jun 10, 2007 3:28 pm

Mensagem por micromys »

se queres uma árvore que te dê sombra e sirva para apoiar uma rede, realmente é melhor comprares duas árvores já grandes, como diz o itisix, pois o tronco de uma árvore pequena demora alguns anos a adquirir resistência suficiente para suportar algo como uma rede. além disso, para conseguires uma copa frondosa com altura suficiente para oferecer uma sombra generosa, são necessários também alguns anos.
o ideal seria mesmo uma árvore de fruto, que te irá oferecer tudo o que procuras acrescido dos frutos, com o senão de sujar o chão. mas, assim de repente, não estou a ver nenhuma árvore de fruto de folha perene, pelo menos as árvores que fazem parte da nossa flora (naturalmente que não vamos incluir aí bananeiras, coqueiros e outras espécies tropicais). mesmo as árvores de folha perene como pinheiros, cedros e abetos fazem lixo, basta entrar num pinhal e ver a quantidade de caruma que normalmente se acumula no chão.

os limoeiros e laranjeiras são das árvores de fruto que menos sujam, mas o tronco não é dos mais resistentes e, pessoalmente, não acho que sejam das mais bonitas. toda a gente gosta de laranjas, nem que seja só o sumo e os limões são indispensáveis numa cozinha. se forem de boa qualidade terás laranjas e limões sumarentos durante todo o ano!
os diospireiros são árvores muito bonitas, especialmente no outono, quando caem as folhas e os diospiros ficam pendurados como que a enfeitar a árvore (além de serem árvores normalmente muito generosas nos frutos). a nogueira também é um árvore bastante bonita, principalmente pela sua imponência quando é grande e pela textura da madeira dos troncos e ramos. a nespereira é uma árvore bastante sóbria quando cresce, com um tronco comprido e algumas ramificações no alto. também é bonita... se gostas de castanhas também podes plantar um castanheiro, embora cresça devagar...

outras árvores bonitas para ter no quintal/jardim, agora sem ser de fruto, fruto da sobremesa tens, por exemplo, o carvalho e a oliveira. o carvalho, mesmo pequeno é muito engraçado, pois podes moldá-lo de forma a ficar parecido com aquelas grandes árvores com copas enormes e muito frondosas, mas em ponto pequeno. a oliveira também é muito bonita, e se tiveres paciência e algum espírito artístico, podes transformá-la num bonsai tamanho familiar. estas duas árvores têm uma grande particularidade que é o facto de serem autóctones, ou seja, fazem parte da flora ibérica natural. bananeiras e afins... usem restaurador olex.

abraço

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

atenção aos diospireiros! se cai uma coisa daquelas na pinha de um tipo, é cá semelhante badalhoquice!!!

se a ideia for árvores de fruto, vai a um horto aí da zona que te aconselham melhor.

e já agora, dependendo da distância para a casa e / ou infraestruturas enterradas, cuidado com as raízes.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

uma arvore de folha caduca pode dar trabalho no outono a limpar as folhas, mas uma arvore de folhar permanente dá trabalho todo ano já que as folhas tambem caem !!!

eu pessoalmente perfiro as arvores de folha caduca já que de verão fazem sombra , mas de inverno já que não tem folhas o sol pode passar , o que torna uma solução ideal para plantar perto de casas.

cumprimentos

Responder

Voltar para “Ambiente”