O que pode poupar numa casa verde

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

O que pode poupar numa casa verde

Mensagem por Brandara »

o que pode poupar numa casa verde
as preocupações ambientais são cada vez mais tidas em conta pelas famílias. ficarão ainda mais motivadas ao perceberem que estas podem resultar em poupanças nos consumos.

--------------------------------------------------------------------------------

com o preço das energias fósseis em alta e as previsões de aumento continuado, as energias renováveis são uma opção a ter em conta. sobretudo para quem está a planear a construção de uma casa. se procurar no mercado, vai encontrar várias alternativas que exigem sempre um investimento inicial mais elevado que o necessário para um tradicional sistema alimentado a gasóleo ou a gás natural, mas com valores muito interessantes ao nível das poupanças anuais e, mesmo, do prazo de amortização desses investimentos.

analisámos dois cenários que, embora exigentes em termos de despesa inicial, apresentam dos melhores níveis de retorno do mercado, quando o objectivo é aquecer o ambiente e águas sanitárias, aquelas necessidades que também um sistema tradicional alimentado a energias fósseis satisfaz.

limitada aos caprichos do sol, a energia solar deve ser compensada com a utilização de outra energia limpa para permitir maiores benefícios, principalmente se também procura reduzir a dependência da edp. uma das opções disponíveis no mercado passa pela compensação das quebras da energia solar com um sistema alimentado a biomassa (“pellets” - madeira), uma opção que permitirá eliminar a emissão de cerca de quatro toneladas anuais de dióxido de carbono para a atmosfera e satisfazer a grande parte das necessidades energéticas da família. para tirar maior partido desta combinação, o mais eficaz será a utilização de piso radiante, garantindo uma combinação em que 45,6% das necessidades energéticas são garantidas por energia solar e o restante pela biomassa.

o investimento numa solução deste tipo pode custar mais do dobro de uma solução suportada em gás natural – uma diferença de 7,5 mil para 19 mil euros, se tiver intenção de garantir os mesmos níveis de conforto nesta combinação energética, que teria com uma solução tradicional –, mas com vantagens muito significativas ao nível dos custos anuais.

enquanto a utilização combinada da biomassa com a energia solar supõe custos anuais médios de 650 euros, um sistema alimentado a gás natural impõe uma despesa anual a rondar os 1.400 euros para satisfazer as mesmas necessidades energéticas, um pouco menos que num sistema alimentado a gasóleo, a valores actuais de mercado.

sol indirecto

outra opção está em fazer uso da temperatura constante da terra, aproveitada através da utilização de bombas de calor. nesta categoria, pode optar pela geotermia ou aerotermia, com a segunda a apresentar--se claramente mais vantajosa numa relação entre custo e benefício.

a aerotermia busca energia no ar – ao contrário da geotermia que busca energia na terra – e apoia-se num sistema de funcionamento semelhante ao de um frigorífico mas no sentido inverso, recolhendo o ar da rua e transformando-o em calor, mesmo quando as temperaturas exteriores são negativas ou muito baixas. a aerotermia suporta-se em equipamentos que podem ficar dentro (desde que numa divisão com ligação ao exterior) ou fora de casa, complementados com piso radiante, parede radiante ou ventiloconvertores. esta última modalidade apresenta-se como uma solução, quer para quem está a construir, quer para quem pretenda reconverter uma instalação antiga suportada em energias fósseis.

uma família padrão gastará cerca de 30 mil euros para instalar um sistema deste tipo, mas garante a satisfação de 70% das necessidades energéticas e vê reduzidos para pouco mais de 300 euros os gastos anuais com o aquecimento da casa e das águas sanitárias.

fazer contas ao investimento

ambos os sistemas implicam espaço de jardim generoso para acomodar os equipamentos que os fazem funcionar, o que torna praticamente impossível a sua utilização em apartamentos. quem pode considerar este tipo de investimento deve, no entanto, ter em linha de conta alguns aspectos. um deles é que o valor final da solução energética depende sempre da combinação de factores como as condições climatéricas da zona onde está inserida a habitação, qualidade térmica do edifício, número de habitantes, área do edifício e se tem, ou não, piscina. se tiver piscina vai aumentar ligeiramente o investimento inicial mas, em compensação, acelera o retorno.

antes de optar por uma energia alternativa, deve, também, verificar as credenciais da empresa que lhe apresenta uma solução e comparar preços. mesmo tendo em conta que a manutenção das soluções apresentadas é mais barata que a de sistemas utilizadores de energias fósseis, deve verificar os custos associados a estas operações e confirmar a qualidade e garantias dos equipamentos que lhe são propostos, assegurando que, no futuro, poderá tirar todo o partido do seu investimento “verde”.

sete dicas para poupar energia
- prefira duche a banho de impressão. permite uma poupança média de 75 litros de água.

- lâmpadas fluorescentes têm 20% do consumo das lâmpadas incandescentes e duram 10 vezes mais.

- limpar as lâmpadas aumenta a sua duração.

- quase metade das fugas de calor é pelas janelas. se usar vidros duplos, pode poupar até 25%.

- por cada grau aumentado no sistema de aquecimento ou refrigeração, o consumo de energia aumenta 8%.

- quando cozinha, deve manter fechadas as tampas dos tachos e panelas, evitando a perda de 20 ou 30% da energia necessária para confeccionar os alimentos.

- quase 90% do consumo energético de máquinas de lavar louça é feito no aquecimento da água, pelo que deve usar programas de baixas temperaturas.


fonte: http://www.negocios.pt


Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Re: O que pode poupar numa casa verde

Mensagem por Uea »

brandara, sem querer desviar do tema
só um pequeno pormenor...
"lâmpadas fluorescentes têm 20% do consumo das lâmpadas incandescentes e duram 10 vezes mais."
tem menos 20% de consumo, mas no arranque consomem bem mais que uma encandescente, em algumas aplicações pode compensar mais ter uma lampada comum a uma fluorescente, visto que as fluorescentes só compensam se estiverem algum tempo ligadas, o que eu quero dizer é
se fores a entrar em uma divisão pequena e não perderes mais que alguns segundos à procura do que queres e apagares a lampada incandescente, pode te ficar mais económico que uma fluorescente

e tenho lido na net, que há quem tenha fotosensibilidade (espero ser este o termo correcto) e que tem de estar com uma incandescente em vez de uma fluorescente lol
além que as fluorescentes contêm mercúrio, para as reciclar depois obriga sempre a seguir alguns procedimentos..

fiquem bem e abraço

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: O que pode poupar numa casa verde

Mensagem por escalavardo »

além de que as incadescentes também geram calor, o que pode significar um aumento de temperatura numa sala pequena, uma mais valia para o inverno, apesar de ser quase insignificante..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Re: O que pode poupar numa casa verde

Mensagem por Brandara »

a ultima geração de lampadas economizadoras já não apresentam esse consumo elevado no arranque.
quanto ao calor das lâmpadas incandescentes, existem formas mais baratas de obter essa energia calorifica.

de qualquer forma são opiniões muito válidas

um abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que pode poupar numa casa verde

Mensagem por Luciano Kaefer »

sempre ouvi essa conversa de que as lâmpadas fluorescentes são muito mais econômicas do que as incandescentes. sempre foi um fato que tínhamos que acreditar nas conversas.

recentemente, ao instalar uma rede de luz na porteira da fazenda ( rede exclusiva para o portão eletronico e 2 bicos de luz ), pude fazer finalmente o teste.

coloquei 2 lampadas incandescentes de 60watts, marquei a numeração do relógio à noite e depois fui comparar no dia seguinte.

no dia seguinte, repeti o mesmo deste, desta vez com 2 lampadas fluorescentes de 15watts.

consumo de 1 noite:

incandescente: 4,5 kw
fluorescentes: 0,4 kw

diante dos resultados, troquei todas as lâmpadas incandescentes das residências da fazenda, gerando uma economia muito grande.

como temos muito motores e máquinas à funcionar, não é possível mensurar o efeito financeiro.

mas à julgar pela economia ocorrida no portão, com rede elétrica e relógio exclusivo, não há como ignorar essa mudança de atitude.

o problema da fluorescente era aquela lampada branca, que prejudicava os olhos. descobri lampadas mais avançadas, que produzem uma luz mais amarela. aqui tudo funciona com fluorescente. e não volto para a incandescente nunca mais.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: O que pode poupar numa casa verde

Mensagem por orbis »

as que têm a luz mais amarela (mais confortável) são mais caras mas também são mais duráveis. ao fim de uns milhares de horas, as lâmpadas começam a perder rendimento ou seja consomem o mesmo mas dão menos luz.

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: O que pode poupar numa casa verde

Mensagem por celsomenaia »

uma boa maneira e poupar energia, para quem tem paineis solares e/ou recuperadores e/ou caldeiras (biomassa ) é alimentar as maquinas de lavar (roupa e/ou louça) apartir de agua quente que dai provem, assim já não consome tanta energia, já que o que consome muita energia nas máquinas é mesmo o aquecer de agua.

cumprimentos

Responder

Voltar para “Geral”