Tentativa de aproveitamento da gordura não vegetal

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Tentativa de aproveitamento da gordura não vegetal

Mensagem por Mário Liberato »

caros foristas.
depois de várias experiencias com outros produtos que deram em sucesso,quero perguntar se já alguêm experimentou adicionar gasóleo à gordura existente no óleo usado e que se separa deste quando arrefece.gordura que penso ser banha de porco.e que depopis de aquecida e misturada a determinada quantidade de gasóleo penso que ficaria pronta para usar como combustível,em veiculos equipados com permutador de calor.

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am

Re: Tentativa de aproveitamento da gordura não vegetal

Mensagem por xptosempre »

acho que é melhor transforma-la primeiro em biodisel, não me parece uma boa ideia

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

mário liberato Escreveu:caros foristas.
depois de várias experiencias com outros produtos que deram em sucesso,quero perguntar se já alguêm experimentou adicionar gasóleo à gordura existente no óleo usado e que se separa deste quando arrefece.gordura que penso ser banha de porco.e que depopis de aquecida e misturada a determinada quantidade de gasóleo penso que ficaria pronta para usar como combustível,em veiculos equipados com permutador de calor.
eu talvez tenha feito uma experiencia dessas sem querer, e parece-me que com gasolina já não volta a coalhar ou ficar separada como descreves... apercebi-me disso quando adicionei a gasolina correspondente para 100 litros de ovu e o oleo manteve-se sempre mais transparente. vi também isso nos filtros da geringonça que fiz para filtrar o ov, porque depois de uma primeira filtragem voltei a fazer passa-lo novamente nos filtros mas já com a gasolina, e a partir dessa data passei a ver os filtros no interior dos copos.
com diesel não sei, mas é uma questão de expermentares num pouco de ov..

tendo em vista que és novo por estas bandas, e desconhecendo se já consultas o forum à muito tempo, aproveito para te pedir para dares uma vista de olhos, ou de preferência para leres e dares atenção devida ao trabalho feito aqui pela malta mais antiga do forum, staff member, moderadores e pessoal da velha guarda, principalmente os inamoviveis!...
podes começar por aqui, depois segue a tua coriosidade...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201

neles está escrito as experiências feitas e resultados obtidos, bem como diversas fotos que especificam bem aquilo que já se fez por aqui, foi expermentado e testado... como eu costumo dizer, tens aqui uma autêntica escola...
depois disso, qualquer duvida que tenhas e não tenhas encontrado resposta, então pergunta. mas procura encontrar um tópico apropriado à questão que quizeres colocar, evitando assim abrir um tópico novo.
também não seria má ideia passares pelas apresentações, e comunicares a tua proveniencia aqui ao pessoal.
pela parte que me toca, bem vindo aqui ao forum.
um abraço...

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:

eu que trabalho bastante na seção biodiesel, abri um tópico específico sobre gordura animal ( banha de porco e sebo bovino ).

trata-se de um resíduo com algumas particularidades. precisa ter um processamento à 70ºc, tem que ser misturado ao diesel fossil, enfim, algumas limitações de ordem técnica.

penso que a colocação de gordura animal direto no tanque, como ovd, vai causar transtornos permanentes. conheço as particularidades dessa gordura para poder afirmar. não o coloquem como ovd. será uma roubada.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

boas,

ao colocar a gordura animal no depósito, poderá acontercer é entupimento nos tubos e inclusive no filtro, isto é, existerá um grande esforço por parte da bomba injectora, na qual não é recomendado.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

boas pessoal!! mário liberato, se colocares gordura animal, principalmente o sebo bovino, pode ser misturado a gasolina vais ficar na estrada, com o frio vai entupir tudo!!

é melhor transformar em bd, mesmo assim conforme a temperatura, talvez não consigas mais que b30!!!

aliás eu prefiro o bd, pois a glicerina é traiçoeira em certos motores.
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Mensagem por Mário Liberato »

bons dias presados foristas.
obrigado pelas ajudas e informações que me deram.sendo assim vou juntar toda aquela gordura e depois se verá o destino a dar-lhe.mais uma vez muito obrigado

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”