Substituir lâmpadas de Halógeneo

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 7:33 pm

Substituir lâmpadas de Halógeneo

Mensagem por ScRuMbLe »

boas. em minha casa existem dezenas de lâmpadas de halógeneo, a grande maioria no tecto. ou seja, é impossível colocar outro tipo de candeeiro com lâmpadas económicas. apenas uma das divisões tem saídas para apliques. nas outras, a única iluminação é essa.

o que queria saber é se também existem lãmpadas económicas e fluorescentes que sirvam, ou então de classe a. mesmo que não mandem muita luz, sempre gastam menos. tenho umas 35w classe c, e outras de 50 que nem quero imaginar!

ps: estive a pensar e de certa forma é possível ligar um candeeiro qualquer a um dos buracos das lâmpadas, mas fica simplesmente feito ter as outras lâmpadas apagadas.

Pessanha
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 05, 2006 5:05 pm

Re: Substituir lâmpadas de Halógeneo

Mensagem por Pessanha »

boa noite

estava a ver os tópicos quando deparei com a sua questão. como a minha área profissional é a iluminação,
poderá substituir as suas lâmpadas de halogéneo pela gama masterline es da philips, sendo estas mais
económicas e com maior duração, mantendo o mesmo fluxo luminoso. poderá substituir as lâmpadas de 35w
por umas destas mas com 20w e as de 50w por 30 ou 35w da referida gama. estas lâmpadas utilizam uma
nova tecnologia chama ecoboost.

http://www.philips.pt

cumprimentos
paulo duarte

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro

Mensagem por ScRuMbLe »

onde se encontram â venda lâmpadas dessas?

como sei que uma de 20w philips é equivalente a 35w de uma halogeneo normal? não tem a equivalencia anunciada como as económicas fluorescentes normais.

Pessanha
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 05, 2006 5:05 pm

Mensagem por Pessanha »

boa noite

existem dados técnicos, tais como o fluxo luminoso, para se poder comparar a equivalência das lâmpadas.
texto moderado por luciano kaefer, em virtude de conter propaganda pessoal, vetada pelo regulamento.

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm

Mensagem por crazyscientist »

que tipo de lâmpadas, ou ligadores tens, pode ser que existam soluções com leds.
Imagem

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

pela descrição parecem-me ser focos. se assim for, pode ser que de simplesmente para trocar as lampadas por led ou fluorescentes. se for 220v directo é só trocar a lâmpada (talvez se preciso trocar o encaixe da lâmpada (casquilho). alguns sistemas de 220 têm transformadores que será preciso tirar. se for 12 volts tb se pode tirar o transformador.

regra geral estes led ou flourescentes não fazem reostato (regulação de intesidade). só com transformadores próprios que são muito caros e sinceramente não vale a pena (só para usos muito específicos).

mas tirando esta confusão toda, é muito simples e vale a pena. vi lampadas gu10 de 11 watts a 8 euros, o que já começa a ser mais interessante... mas tem de baixar bem mais.

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

se achas 11 w interessante, então lê este tópico e sobe as tuas espectativas par 2-3 w

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... php?t=3639
Imagem

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

ainda têm de me convencer com os led's. instalaram em casa do meu sogro e dava mt pouca luz...

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

os led's ainda só se usam para iluminação decorativa, mas existem um led´s potentes de 5w que isso sim dá luz

http://www.led1.de/shop/index.php?xploi ... 3ecba2dbc9

gostei desta loja, já mandei vou comprar uns para sustituir uns spot's de halogenio que tenho em casa vamos ver como fica ?

cumprimentos

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

itisix Escreveu:ainda têm de me convencer com os led's. instalaram em casa do meu sogro e dava mt pouca luz...
vê as fotos naquele tópico, e vê por ti, existem focos de leds e focos de leds, tem de se saber escolher, se houver dúvida perguntar ao vendedor qual a intensidade luminosa e angulo de difusão. eu tenho 5 focos de 20 leds que dão uma luz fraquinha e azulada, para a entrada para estarem sempre ligadas e dar um ambiente acolhedor e no resto do alpendre tenho de 60 leds (no tópico está 48 mas foi erro meu) e dão a luz que se vê nas fotos que coloquei.
Imagem

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

há lâmpadas economizadoras que substituem as de halogéneo. em tempos noutro local deste fórum coloquei esta imagem:
Imagem
que julgo poder ajudar.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro

Mensagem por ScRuMbLe »

não sei ao certo o que são focos, mas portanto os casquilhos de metal dourado estão encastrados no tecto de cimento, não falso. julgo que isso são focos
convinha mudar o menos possivel, pois a instalação já está feita. as lâmpadas são tipo rosca, enquanto o candeeiro tem halógeneo mas com dois pinos.
da forma que está, não têm nenhuma regulação de luz, portanto não há problema.

no caso do candeeiro, acho que compensa mais trocar por outro com lâmpadas de rosca.
quanto aos focos, de facto são as lâmpadas da casa que têm mais uso, portanto...

uma loja em lisboa que venda isso?

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

em portugal o melhor que vi foi 30 e tal leds, agora 60 e mais leds só na net.
Imagem

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro

Mensagem por ScRuMbLe »

quando falei em loja, eu não quero meter led's em casa. mesmo tudo o que tenha de ser alterações ao casquilho e tal, é muito complicado.

essas lâmpadas da philips exigem muitas alterações?

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

as leds não requerem alteração nenhuma tens com todas as ligações possíveis

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

esse panfleto da philips indica á frente a lâmpada de substituição e a percentagem de poupança em energia. portanto, em princípio é tirar uma e colocar a outra desde que sejam da mesma tensão. mas ao adquiri-las na loja é esclarecer melhor o assunto.
no entanto ao dizeres:
não sei ao certo o que são focos, mas portanto os casquilhos de metal dourado estão encastrados no tecto de cimento, não falso. julgo que isso são focos
convinha mudar o menos possivel, pois a instalação já está feita. as lâmpadas são tipo rosca, enquanto o candeeiro tem halógeneo mas com dois pinos.
da forma que está, não têm nenhuma regulação de luz, portanto não há problema.

no caso do candeeiro, acho que compensa mais trocar por outro com lâmpadas de rosca.
quanto aos focos, de facto são as lâmpadas da casa que têm mais uso, portanto...

uma loja em lisboa que venda isso?
fiquei com a idéia de teres uma variedade de lâmpadas que precisam de ser melhor especificadas, para o que ou tiras uma amostra de cada uma e na loja pedes ajuda, ou vais a um sitío na web e tiras figuras e características como fez crazyscientist.
quanto a lojas em lisboa não as conheço mas há muitas de certeza, desde os aky e semelhantes até ás pequenas lojas de vão de escada na zona da baixa onde serão por certo muito mais baratas.
se algumas das lâmpadas forem do tipo halogéneo tubular das normalmente usadas em candeeiros de pé posso colocar uma foto da alteração que fiz num para substituir uma lâmpada de 300 w por duas economizadoras de 21 w (+ ou - equivalentes a 200 w). claro que deixaram de ter regulação de fluxo luminoso.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro

Mensagem por ScRuMbLe »

Imagem
tenho um candeeiro com 6 lâmpadas destas, julgo que a melhor opção é trocar por um candeeiro que suporte lâmpadas normais.

para além disso, tenho focos em 3 divisões deste tipo:

http://i17.ebayimg.com/03/i/000/bc/b3/d0b8_1_sbl.jpg

- num hall 12 focos , em que não é necessária muita luminosidade
- na cozinha, na parte de jantar, sobre a mesa de refeições, 9 focos.
- na sala de estar, 15 focos. existem 2 saídas de apliques que não estão a ser usadas.

na sala de estar a colocação de uns bons apliques com lâmpadas potentes resolvia o problema, desactivando os focos.

quando ao hall e à cozinha, é a única hipótese.

já procurei na minha zona e não encontro. se souberem de uma loja em vila franca de xira/carregado/loures/alvalade com lâmpadas destas.

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

cá em portugal só arranjas com pouquisima luminosidade, no máximo com 20 leds.
Imagem

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro

Mensagem por ScRuMbLe »

crazyscientist Escreveu:cá em portugal só arranjas com pouquisima luminosidade, no máximo com 20 leds.
os led's acho que tão fora de hipótese, de facto.

agora como foi descrito acima há umas lâmpadas um pouco mais económicas. é que as minhas são escala c e muitas f!

nunca deixem mulheres escolher coisas quando construirem uma casa, só veêm o bonito, phoudaçe

ps: o que preciso de saber são lojas onde comprar isto, e a preços porreiros, ou pelo menos aceitáveis.

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

scrumble Escreveu:
crazyscientist Escreveu:cá em portugal só arranjas com pouquisima luminosidade, no máximo com 20 leds.
os led's acho que tão fora de hipótese, de facto.

agora como foi descrito acima há umas lâmpadas um pouco mais económicas. é que as minhas são escala c e muitas f!

nunca deixem mulheres escolher coisas quando construirem uma casa, só veêm o bonito, phoudaçe

ps: o que preciso de saber são lojas onde comprar isto, e a preços porreiros, ou pelo menos aceitáveis.
tens lâmpadas fluorescentes que começam já a ter preços aceitáveis. comprei 2 casquilho e27 de 25w (equivalente a 125w) por € 4,75 cada. uma branca e outra "amarela" que dá uma luz bem porreira (se bem que eu gosto mais da branca, mas como é no quarto e a mulher fod***** a cabeça, deixa lá ficar a amarela senão não há sexo para ninguem).

vai ao izi ou ao bricomarché que são os que até agora tenho visto com melhor preço.

para spots ainda nada de especial, mas já vi no bricomarche de 11w a 8 euros (já andaram bem pior).

tenho aqui bem perto do trabalho uma loja de material eléctrico que tem mesmo muita coisa e faz, normalmente, preços fantásticos. em termos de lâmpadas é para esquecer. claro que é tudo marcas "finas", tipo osram e ge mas mesmo assim...
led's, só mesmo muito fraquinhos...

Responder

Voltar para “Geral”