Lâmpadas e programadores

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Lâmpadas e programadores

Mensagem por itisix »

boas,

tenho uma porrada de programadores e porcarias assim em casa e sempre me perguntei quanto gastaria aquilo. tenho mecânimos e digitais. os digitais são de tomada e têm bateria que dura dias e dias (claro que só para o relógio). os mecânicos tenho de quadro e de tomada.

tenho uma lâmpada de vapor de mercúrio nas traseiras (com programador), que penso que será de 80 ou 100 w e queria trocar por outra coisa. vi umas fluorescentes de 22w com sensor luminoso. será que vai dar +/- a mesma luz? sei que as lâmapadas de mercúrio gastam um bom bocado mais, por isso quero trocar. além disso, tenho mais 2 pontos de luz para instalar (mas ainda não escolhi nada). acham que vale ir para fluorescentes ou começo a pensar em led's? o pior ainda é que neste momento não me convém nada "investir".

tenho ainda montes de focos gu4 no tecto e uns poucos de focos com lâmpadas de halogenio 10w g4.

acho que as lampadas de led estão ainda a um preço algo elevado, apesar de ser apologista delas.

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Lâmpadas e programadores

Mensagem por Laranjeiro »

o potencia afixada nas lampadas é potencia absorvida logo uma lampada de 80 watts gasta exactamente isso 80 watts.
a eficiência entre fluorescente e vapor de mercúrio é idêntica. convém saber qual fluorescente e qual vapor de mercúrio se está a comparar (ver relação watt/lúmen de cada).
eu acho que para iluminação exterior doméstica as armaduras fluorescentes estanques são uma boa escolha porque existem lampadas classe a para esses modelos, existe em várias temperaturas (kelvin), permitem acendimento rápido ou mesmo instantâneo, durabilidade muito boa, custo baixo.
os led's batem tudo isto excepto no preço e na luz disponível ou seja não compensa para quem procura o equilíbrio entre preço e qualidade. ha que esperar um pouco, mas são sem dúvida o futuro!
Chernobyl corria Windows

Faizan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 08, 2008 5:46 pm

Mensagem por Faizan »

laranjeiro Escreveu:o potencia afixada nas lampadas é potencia absorvida logo uma lampada de 80 watts gasta exactamente isso 80 watts.
a eficiência entre fluorescente e vapor de mercúrio é idêntica. convém saber qual fluorescente e qual vapor de mercúrio se está a comparar (ver relação watt/lúmen de cada).
eu acho que para iluminação exterior doméstica as armaduras fluorescentes estanques são uma boa escolha porque existem lampadas classe a para esses modelos, existe em várias temperaturas (kelvin), permitem acendimento rápido ou mesmo instantâneo, durabilidade muito boa, custo baixo.
os led's batem tudo isto excepto no preço e na luz disponível ou seja não compensa para quem procura o equilíbrio entre preço e qualidade. ha que esperar um pouco, mas são sem dúvida o futuro!
achas?
estamos só a falar de exterior ou tambem interior?
eu mandei vir uns leds pa substituir os focos que tenho no tecto falso.
a tecnologia led inova dia a dia!!
o que era de ponta á um mes, neste momento ja foi ultrapassado.
itisix, existe um topico que fala sobre precisamente isso, utilizar led´s para substituir luzes exterior.
pesquisa por led bragança

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

faizan Escreveu:
laranjeiro Escreveu:o potencia afixada nas lampadas é potencia absorvida logo uma lampada de 80 watts gasta exactamente isso 80 watts.
achas?
estamos só a falar de exterior ou tambem interior?
eu mandei vir uns leds pa substituir os focos que tenho no tecto falso.
a tecnologia led inova dia a dia!!
o que era de ponta á um mes, neste momento ja foi ultrapassado.
itisix, existe um topico que fala sobre precisamente isso, utilizar led´s para substituir luzes exterior.
pesquisa por led bragança
eu já vi, mas não vai dar nada parecido com a luz que dá uma de mercúrio. ou dá? isto dos leds de facto anda muito rápido.
e depois não é um foco. é um candeeiro que me ilumina as traseiras da casa toda.

Faizan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 08, 2008 5:46 pm

Mensagem por Faizan »

bem...para milagres vao ser necessarios mais uns meses de inovaçao mas chegam la!!

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

faizan Escreveu:bem...para milagres vao ser necessarios mais uns meses de inovaçao mas chegam la!!
lol

acho que vou meter uma cfl de 22w que anda lá por casa a ver como fica. se gostar, compro uma cfl com sensor, que começo a ficar farto de andar sempre a ajustar programadores.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”