Substituto do Metanol
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm
Substituto do Metanol
boas
tou com alguma dificuldade em arranjar metanol aqui na minha região.
sugeriram-me em sua substitução alcool de sintese a 99º.
será que posso utilizar este alcool em substituição do metanol na preparação do metoxido?
cumprimentos
tou com alguma dificuldade em arranjar metanol aqui na minha região.
sugeriram-me em sua substitução alcool de sintese a 99º.
será que posso utilizar este alcool em substituição do metanol na preparação do metoxido?
cumprimentos
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Subsituto do Metanol
alcool anidro pode usar. sei que necessita ser uma quantidade maior do que o metanol. não sei lhe dizer ao certo, mas sei que é necessário mais etanol em relação ao metanol. pesquisando aqui no forum você deve encontrar.
atente porque o etanol absorve umidade do ar. não mantenha-o aberto por muito tempo e se comprares em galões maiores, fracione-os em galões menores, afim de evitar galões com ar dentro, fazendo com que o alcool absorva água do ar.
atente porque o etanol absorve umidade do ar. não mantenha-o aberto por muito tempo e se comprares em galões maiores, fracione-os em galões menores, afim de evitar galões com ar dentro, fazendo com que o alcool absorva água do ar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
bom vou dar umas caracteristicas sobre o alcool que me sugeriram como substituto do metanol, porque sinceramente não sei nada de quimica e não vou utilizar este alcool sem saber as opiniões de quem sabe muito mais disto que eu.luciano kaefer Escreveu:alcool anidro pode usar. sei que necessita ser uma quantidade maior do que o metanol. não sei lhe dizer ao certo, mas sei que é necessário mais etanol em relação ao metanol. pesquisando aqui no forum você deve encontrar.
teor alcoometrico ----------------------------------99,6%vol
acidez total, acido acetico g/hl de alcool a 100% vol - 1,5
aldeidos - acetaldeido g/hl de alcool a 100%vol ------ 0,5
metil-2 propanol-1 g/hl de alcool a 100%vol ---------- 0,5
metanol g/hl de alcool a 100%vol -------------------- 50
o que acham sobre este alcool?
cumprimentos
-
- Membro Platinium
com o alcool está tudo ok. pode usar com tranquilidade.
achei essa materia em http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt783.p ... 29362aed16
essencialmente nas fls 4 e 5 vais encontrar as respostas sobre etanol x metanol.
achei essa materia em http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt783.p ... 29362aed16
essencialmente nas fls 4 e 5 vais encontrar as respostas sobre etanol x metanol.
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
viva egasegas...
esse alcool é bom para fazer biodiesel. o pior mesmo é fazer biodiesel com ele. a rota etilica difere um pouco da metilica e é mais dificil de obter bons resultados.
obriga a utilização de koh em vez de na oh.
o catalizador base tambem não é a mesma quantidade e quantidade de etanol tem que ser bem superior à quando se usa metanol.
o próximo problema é a separação de fases, a glicerina teima em não separar do resto do bio.
eu nunca consegui utilizando naoh e alcool absoluto, tambem não consegui arranjar potassa caustica, por isso desistí, para já, visto que o meu interesse era apenas cientifico.
neste momento não tenho condições de investigar nada de quimica.
esse alcool é bom para fazer biodiesel. o pior mesmo é fazer biodiesel com ele. a rota etilica difere um pouco da metilica e é mais dificil de obter bons resultados.
obriga a utilização de koh em vez de na oh.
o catalizador base tambem não é a mesma quantidade e quantidade de etanol tem que ser bem superior à quando se usa metanol.
o próximo problema é a separação de fases, a glicerina teima em não separar do resto do bio.
eu nunca consegui utilizando naoh e alcool absoluto, tambem não consegui arranjar potassa caustica, por isso desistí, para já, visto que o meu interesse era apenas cientifico.
neste momento não tenho condições de investigar nada de quimica.
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
bolas, mais uma vez esqueci de clicar em enviar e o luciano chegou primeiro.
luciano tu não deixa nada para eu responder?
-
- Membro Platinium
red baron Escreveu:bolas, mais uma vez esqueci de clicar em enviar e o luciano chegou primeiro.
não....! aqui é de quem chega primeiro...
-
muito obrigado aos meus 2 mestres luciano e red baron, são como dizia o outro "aquela maquinaaaaaa".
já vi que para já, a utilização do alcool de sintese não é para mim, mas quem sabe no futuro talvez.
um abraço aos dois.
já vi que para já, a utilização do alcool de sintese não é para mim, mas quem sabe no futuro talvez.
um abraço aos dois.
-
- Membro Platinium
Re: Substituto do Metanol
se só te resta a rota metílica, não vai ter jeito. tem que procurar em portugal quem tem. aqui é relativamente fácil e custa 0,70 euros o litro. acho que numa boa pesquisada, vais encontrar logo.
força e não demore que estamos esperando aqui os teus resultados...
força e não demore que estamos esperando aqui os teus resultados...
-
obrigado mais uma vez
visto ser assim em relação ao alcool, a minha proxima etapa vai ser a da recuperação do metanol após a reacção e retirada do metanol do glicerol, conto com a vossa preciosa ajuda.
um abraço
visto ser assim em relação ao alcool, a minha proxima etapa vai ser a da recuperação do metanol após a reacção e retirada do metanol do glicerol, conto com a vossa preciosa ajuda.
um abraço
-
- Membro Platinium
egasegas Escreveu:obrigado mais uma vez
um abraço
para ir já adiantando sua mente a pensar e sonhar à noite inteira , segue abaixo o modelo de destilador do red baron. a descrição está lá na seção do bio de gordura animal. mas tem que procurar, que tem muitos posts...

aqui nesse forum, nos matamos a cobra e mostramos o pau!
-
já li tudo o que havia aqui no forum sobre o assunto, vou é mais uma vez ter que o reler.
mas isso fica para amanhã.
vou ter que sair do forum, vou dormir um pouco, amanhã é dia de trabalho.
até amanhã
mas isso fica para amanhã.
vou ter que sair do forum, vou dormir um pouco, amanhã é dia de trabalho.
até amanhã