Turbina pra prototipo hidroelectrica onde encontrar?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 05, 2008 10:17 pm

Turbina pra prototipo hidroelectrica onde encontrar?

Mensagem por Beppy »

viva!

estou a trabalhar num prototipo de produção de energia electrica através das marés e estou a necessitar de uma turbina ou gerador de 40cm para aplicar no prototipo. alguem me consegue informar onde consigo arranjar?

abraço e obrigado

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm

Re: Turbina pra prototipo hidroelectrica onde encontrar?

Mensagem por jl8472 »

boas de que potencia ?

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

.

Mensagem por Beppy »

a potência neste caso não e tão importante, mas se se conseguir arranjar varias pra escolher melhor

abraço

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jl8472 »

dimensões do alternador ? .

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

jl8472 Escreveu:dimensões do alternador ? .
as dimensões que refiro são do diametro da turbina, no minimo necessito de uns 40cm

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

desculpa a intromissão, mas pelo que li aqui, tu nem sabes o que é uma mini-hídrica, nem fazes ideia o que queres fazer. por isso aconselho que estudes um bocado o assunto (basta consultar internet) e quando tiveres alguma ideia sobre o que pretendes, vem cá pedir ajuda. até lá é perda do tempo tentar ajudar-te.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

hynek Escreveu:desculpa a intromissão, mas pelo que li aqui, tu nem sabes o que é uma mini-hídrica, nem fazes ideia o que queres fazer. por isso aconselho que estudes um bocado o assunto (basta consultar internet) e quando tiveres alguma ideia sobre o que pretendes, vem cá pedir ajuda. até lá é perda do tempo tentar ajudar-te.
por acaso sei o que é utilizei o termo mini hidrica para quem ler perceber que a turbina sirva par funcionar dentro de água porque na realidade o projecto que tenho é para um prototipo de produção de energia através das marés para o qual irei necessitar de turbinas com 40cm de diametro. já tenho o projecto todo realizado desde cálculos até ao dimensionamento das turbinas o que me falta mesmo e conseguir uma listagem de turbinas para saber as especificações das mesmas e poder saber o nº de turbinas a aplicar. o ideal e serem turbinas semelhantes as turbinas de "davis" ou em ultimo caso semelhantes a turbinas de kaplan, que são as turbinas ideaís para pequenas diferenças de altura.
mais alguma questão amigo?

agradeço o insentivo

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

beppy Escreveu:
hynek Escreveu:desculpa a intromissão, mas pelo que li aqui, tu nem sabes o que é uma mini-hídrica, nem fazes ideia o que queres fazer. por isso aconselho que estudes um bocado o assunto (basta consultar internet) e quando tiveres alguma ideia sobre o que pretendes, vem cá pedir ajuda. até lá é perda do tempo tentar ajudar-te.
por acaso sei o que é utilizei o termo mini hidrica para quem ler perceber que a turbina sirva par funcionar dentro de água porque na realidade o projecto que tenho é para um prototipo de produção de energia através das marés para o qual irei necessitar de turbinas com 40cm de diametro. já tenho o projecto todo realizado desde cálculos até ao dimensionamento das turbinas o que me falta mesmo e conseguir uma listagem de turbinas para saber as especificações das mesmas e poder saber o nº de turbinas a aplicar. o ideal e serem turbinas semelhantes as turbinas de "davis" ou em ultimo caso semelhantes a turbinas de kaplan, que são as turbinas ideaís para pequenas diferenças de altura.

agradeço o insentivo
assim já está um cadito melhor. não faço ideia o que é uma turbina davis, quanto à kaplan, sim, esta costuma ser usada para quedas baixas e elevados volumes de água. precisas de saber, qual a diferença do nível de água vais conseguir (se for 3 m, já não é mau). da queda líquida depende o volume turbinado e as características da turbina. receio, que com o diâmetro do rotor apenas de 40 cm, não vais conseguir muita potência (talvez uns 20 kw). além disso outro factor muito negativo é que a água do mar é extremamente corrosiva, a turbina terá vida útil curtíssima. também a bicharada não ajuda. dentro de um ano fica o interior da turbina de tal maneira obstruído que altera a eficiência da máquina para níveis pouco interessantes........
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

hynek Escreveu:
beppy Escreveu:

agradeço o insentivo
assim já está um cadito melhor. não faço ideia o que é uma turbina davis, quanto à kaplan, sim, esta costuma ser usada para quedas baixas e elevados volumes de água. precisas de saber, qual a diferença do nível de água vais conseguir (se for 3 m, já não é mau). da queda líquida depende o volume turbinado e as características da turbina. receio, que com o diâmetro do rotor apenas de 40 cm, não vais conseguir muita potência (talvez uns 20 kw). além disso outro factor muito negativo é que a água do mar é extremamente corrosiva, a turbina terá vida útil curtíssima. também a bicharada não ajuda. dentro de um ano fica o interior da turbina de tal maneira obstruído que altera a eficiência da máquina para níveis pouco interessantes........
amigo como te disse os cálculos estão feitos a unica coisa que quero e tentar arranjar especificações técnicas de turbinas com 40cm de diametro e nada mais...não deves ter lido com a tenção a pergunta inicial de qualquer forma obrigado

cumps

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

beppy Escreveu:
amigo como te disse os cálculos estão feitos a unica coisa que quero e tentar arranjar especificações técnicas de turbinas com 40cm de diametro e nada mais...não deves ter lido com a tenção a pergunta inicial de qualquer forma obrigado

cumps
amigo, podes fazer cálculos que quiseres, a tua pergunta continua não fazer sentido nenhum porque simplesmente não fazes ideia o que estás fazer..... é para isso que queria chamar a tua atenção.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

hynek Escreveu:
beppy Escreveu:

cumps
amigo, podes fazer cálculos que quiseres, a tua pergunta continua não fazer sentido nenhum porque simplesmente não fazes ideia o que estás fazer..... é para isso que queria chamar a tua atenção.....
se não fizesse ideia do que tava a fazer os profs que tão a cordenar o porjecto já me tinhas informado não? em que te fundamentas pra dizer isso?
o problema e simplesmente não encontrar turbinas á escala deste projecto que tenho dimensionado e nada mais...o resto está tudo bem feito.
a unica ajuda que estou a precisar e mesmo pra encontrar turbinas.
e atençâo nâo è um projecto para aplicar è so pra desenvolvimrnto teorico

agradeço a tentativa de ajuda e a preocupação

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

beppy Escreveu:
se não fizesse ideia do que tava a fazer os profs que tão a cordenar o porjecto já me tinhas informado não? em que te fundamentas pra dizer isso?
o problema e simplesmente não encontrar turbinas á escala deste projecto que tenho dimensionado e nada mais...o resto está tudo bem feito.

envia-me especificação técnica do projecto donde será possível perceber que tipo de turbina pode ser aplicada. talvez possa ajudar.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

hynek Escreveu:
beppy Escreveu:

envia-me especificação técnica do projecto donde será possível perceber que tipo de turbina pode ser aplicada. talvez possa ajudar.....
é simples para o que kero qualquer turbina de 40cm serve porque apenas estou em fase de estudo da trubina e preciso de comparar varias turbinas pra analisar. o problema e que não tou a encontrar nenhumas com o diametro que necessito na net (40cm)

cumps

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jl8472 »

boa tarde , vocês parecem dois iluminados a trocaram galhardetes , mas se sabes o que estas a fazer podes ver na colombia , http://www.hidroturbinas.com/ , no brazil , http://www.bettahidroturbinas.com.br/portugues/port.htm , e se precisares de controladores podes tambem ver a http://www.grameyer.com.br ,

qualquer duvida , disponham

jose luis

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

jl8472 Escreveu:boa tarde , vocês parecem dois iluminados a trocaram galhardetes , mas se sabes o que estas a fazer podes ver na colombia , http://www.hidroturbinas.com/ , no brazil , http://www.bettahidroturbinas.com.br/portugues/port.htm , e se precisares de controladores podes tambem ver a http://www.grameyer.com.br ,

qualquer duvida , disponham

jose luis
receio que nenhuma empresa vai gastar tempo com alguém que procura turbina de 40 cm de diâmetro......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

lol não é apenas uma turbina são várias. muito obrigado já estou desenrascado

cumps

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jl8472 »

boas não se ajudou em alguma coisa os meus dados mas se precisares de mais alguma informação dispõe , e quanto a nenhuma empresa te responder por causa de uma turbina de 40 cm , no brazil isto é um grande negocio nas pequenas fazendas a microgeração

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

oi

tenho uma pergunta , qual a razão de usar uma turbina de 40cm ? , é para pequenas aplicações , microgeração ?

cumprimentos

Responder

Voltar para “Geral”