Uma Ideia Simples que Economizou 6220Kwh/ano
-
Autor do tópico - Mensagens: 335
- Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm
Uma Ideia Simples que Economizou 6220Kwh/ano
boas
tal como a maioria das pessoas, eu estou sempre em busca de novas formas de gerar e economizar energia.
muitas vezes são as ideias mais simples que dão melhores resultados, mas como em tudo, o difícil não é fazer, mas sim ter a ideia.
embora muitas pessoas achem que estão ultrapassadas as tadicionais lâmpadas fluorescentes, eu continuo a achar que para fábricas, oficinas, garagens e outros pavilhões, continuam a ser as que distribuem melhor a luz e que ficam mais baratas, quer em termos de consumo, quer em custo próprio.
tenho nas minhas instalações 72 armações em formato de calha com este tipo de lâmpadas. cada calha tinha 2 lâmpadas de 1,20m de 0,036kw cada.
a cerca de 1 ano tive uma ideia muito simples que me valeu uma economia de 6.220,80kwh, em apenas 1 ano.
revesti o interior de todas as calhas com papel de alumínio desse normal que se usa na cozinha e retirei a cada calha 1 das duas lâmpadas que antes tinham.
por incrivel que pareça fiquei com a mesma luminusidade com uma lâmpada, que tinha antes com 2.
estas lâmpadas estão em média ligadas 10h por dia, 5 dias por semana e 48 semanas por ano, agora é só fazer as contas.
lâmpadas 72x0,036kwhx10x5x48=6.220,80kw de economia em aenas 1 ano.
embora muitas pessoas achem que estão ultrapassadas as tadicionais lâmpadas fluorescentes, eu continuo a achar que para fábricas, oficinas, garagens e outros pavilhões, continuam a ser as que distribuem melhor a luz e que ficam mais baratas, quer em termos de consumo, quer em custo próprio.
tenho nas minhas instalações 72 armações em formato de calha com este tipo de lâmpadas. cada calha tinha 2 lâmpadas de 1,20m de 0,036kw cada.
a cerca de 1 ano tive uma ideia muito simples que me valeu uma economia de 6.220,80kwh, em apenas 1 ano.
revesti o interior de todas as calhas com papel de alumínio desse normal que se usa na cozinha e retirei a cada calha 1 das duas lâmpadas que antes tinham.
por incrivel que pareça fiquei com a mesma luminusidade com uma lâmpada, que tinha antes com 2.
estas lâmpadas estão em média ligadas 10h por dia, 5 dias por semana e 48 semanas por ano, agora é só fazer as contas.
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Uma Ideia Simples que Economizou 6220Kwh/ano
xaviermaluco Escreveu:boas
tal como a maioria das pessoas, eu estou sempre em busca de novas formas de gerar e economizar energia.
muitas vezes são as ideias mais simples que dão melhores resultados, mas como em tudo, o difícil não é fazer, mas sim ter a ideia.
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
uma vez estive no museu do holocausto em israel, e notei numa coisa interessante.
eles tinham 7 lampadas (tipo vela) acesas numa sala. através de um conjunto enorme de espelhos, conseguiam reflectir a "chama" das lampadas fazendo parecer milhares de velas acesas. (uma por cada morte do holocausto).
no entanto, e apesar de todas as "chamas" visiveis reflectidas, a quantidade de luz na sala era apenas a quantidade de luz de 7 lampadas. (ou seja a sala estava muito escura)
ou seja, se se acendessem de facto aquelas velas todas, a sala ficaria muito mais iluminada.
por isso na altura fiquei com a ideia que o reflexo de uma fonte luminosa não influenciava a quantidade de luz presente numa divisão.
agora com isto fiquei na dúvida, se alguem souber esclarecer...
marco.
eles tinham 7 lampadas (tipo vela) acesas numa sala. através de um conjunto enorme de espelhos, conseguiam reflectir a "chama" das lampadas fazendo parecer milhares de velas acesas. (uma por cada morte do holocausto).
no entanto, e apesar de todas as "chamas" visiveis reflectidas, a quantidade de luz na sala era apenas a quantidade de luz de 7 lampadas. (ou seja a sala estava muito escura)
ou seja, se se acendessem de facto aquelas velas todas, a sala ficaria muito mais iluminada.
por isso na altura fiquei com a ideia que o reflexo de uma fonte luminosa não influenciava a quantidade de luz presente numa divisão.
marco.
-
- Membro Silver
mnunespt Escreveu:uma vez estive no museu do holocausto em israel, e notei numa coisa interessante.
marco.
andei entretanto a pesquisar na net e dei com isto:
em termos de quantidade de iluminação, não há muito a dizer, geralmente mais é melhor. é importante notar que a utilização de espelhos reflectores por cima das lâmpadas pode aumentar até 100% o rendimento das mesmas.
retirado de:
http://naturline.pt/referencias.artigos ... nacao.html
sendo assim o xaviermaluco tem razão. é maluco mas não é doido!
normalmente os caixilhos das lampadas flurescentes são brancos ou espelhados para reflectir a luz o mais possivel, deste modo aproveita-se toda a potencia luminosa da lampada. se fossem pretos, absorveriam a luz perdendo potencia de espalhamento. no entanto julgo que seja só uma questão de aproveitamento da potencia total disponivel e não uma situação de amplificação de potencia luminosa inicial.
aqui está um bom assunto para os mythbusters.
Última edição por mnunespt em terça mai 06, 2008 12:38 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
ola
uma das coisas que nesse tipo de lâmpadas pode ajudar muito e muitas vezes é descorado é uma boa manutenção.em ambientes industriais sempre existe pó fino que tendenciosamente se acumula nas lâmpadas diminuindo muito a luminosidade ,de tal forma que muitas vezes uma limpeza as lâmpadas faz parecer que são novas.também tinta bassa nos reflectores faz perder luminosidade,dai a boa aplicação que foi feita.podes ter ainda algum ganho com paredes brancas,e com boa manutenção das mesmas.alem disso no caso de a cobertura das instalações ser só telhado (sem placas entre uma área e outra) ainda se pode usar cobertura de telhado transparente de forma desencontrada que quando bem aplicada pode evitar o uso de iluminação durante boa parte do dia.e assim ainda podes poupar mais um bocado.
um abraço
uma das coisas que nesse tipo de lâmpadas pode ajudar muito e muitas vezes é descorado é uma boa manutenção.em ambientes industriais sempre existe pó fino que tendenciosamente se acumula nas lâmpadas diminuindo muito a luminosidade ,de tal forma que muitas vezes uma limpeza as lâmpadas faz parecer que são novas.também tinta bassa nos reflectores faz perder luminosidade,dai a boa aplicação que foi feita.podes ter ainda algum ganho com paredes brancas,e com boa manutenção das mesmas.alem disso no caso de a cobertura das instalações ser só telhado (sem placas entre uma área e outra) ainda se pode usar cobertura de telhado transparente de forma desencontrada que quando bem aplicada pode evitar o uso de iluminação durante boa parte do dia.e assim ainda podes poupar mais um bocado.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net
Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net
-
no meu caso não posso usar muito a luminusidade do sol, devido aos raios uv que alteram a cor de alguns materiais com que trabalhamos, daí ter que utilizar luz artificial mesmo durante o dia.
x m
x m
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
o xavier maluco é o nosso gênio em ascensão.sendo assim o xaviermaluco tem razão. é maluco mas não é doido!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
luciano kaefer Escreveu:o xavier maluco é o nosso gênio em ascensão.sendo assim o xaviermaluco tem razão. é maluco mas não é doido!
vai brincando vai luciano, quando souberes a verdade a gritas!!!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
basicamente é isso.
aproveitando toda a luminosidade... tentando reflectir toda a luz possivel, limpando esses reflectores e as proprias lampadas. se possivel ainda, baixar a altura das mesmas. tudo isto pode resultar na mesma iluminaçao com potencia mais baixa.
aproveitando toda a luminosidade... tentando reflectir toda a luz possivel, limpando esses reflectores e as proprias lampadas. se possivel ainda, baixar a altura das mesmas. tudo isto pode resultar na mesma iluminaçao com potencia mais baixa.
-
- Membro Silver
a verdade nos libertará e fará gritar! luciano, estás avisado.
mas alguem pode responder á minha questão?
numa divisão completamente isolada (fechada) se eu tiver uma lampada acesa, tenho a mesma luminusidade do que se tiver uma lampada e um espelho em frente da mesma?
numa divisão completamente isolada (fechada) se eu tiver uma lampada acesa, tenho a mesma luminusidade do que se tiver uma lampada e um espelho em frente da mesma?
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
eu vou responder, mas não sei se terei razão ou não.mnunespt Escreveu:a verdade nos libertará e fará gritar! luciano, estás avisado.
se tivermos, numa sala fechada uma lâmpada acesa, posso desviar a luminosidade de um determinado ponto para reforçar a luminosidade noutro ponto, isto é feito através de superfícies reflectoras. sendo assim posso de facto aumentar a luminosidade na área que precisa ser iluminada sem aumentar a potência das lâmpadas, ou de outro modo reduzir a potência das lâmpadas e obter a mesma luminosidade.
a pergunta apresentada é pertinente, mas ambas as considerações só são válidas em parte, isto é, quando a lâmpada fluorescente não tem a folha de alumínio reflectora, a própria armadura reflecte uma parte da luz incidente devolvendo-a junto com a luz directa, por isso ao colocar a folha de alumínio a luminosidade não duplica mas dá uma boa ajuda. o caso que mais se aproxima da duplicação da luminosidade é colocar uma superfície reflectora de elevada qualidade numa calha cuja parte interna por cima da lâmpada cima absorvia por completo a radiação luminosa estando pintada de preto fosco por ex.
assim sendo vou responder à pergunta inicial, a luminosidade na sala aumenta tanto mais quanto mais escura for a parede onde for colocado o espelho, antes quase toda a energia era transformada em calor e agora ela é reflectida. se o espelho for do tamanho de uma parede e estas forem toda iguais (cubo) a luminosidade passa a ser 1.166 da luminosidade inicial.
-
- Membro Silver
bastente esclarecedor.
era mais ou menos a ideia que eu tinha.
no fundo a energia presente no sistema (quarto) é sempre a mesma, mas podemos conseguir uma melhor utilização em forma luminosa se diminuirmos as perdas em calor e vice-versa.
provavelmente um quarto todo branco parecerá muito mais iluminado e fresco do que um quarto todo preto que parecerá mais escuro e quente com a mesma iluminação.
penso que seja isto.
abraço,
marco.
era mais ou menos a ideia que eu tinha.
no fundo a energia presente no sistema (quarto) é sempre a mesma, mas podemos conseguir uma melhor utilização em forma luminosa se diminuirmos as perdas em calor e vice-versa.
provavelmente um quarto todo branco parecerá muito mais iluminado e fresco do que um quarto todo preto que parecerá mais escuro e quente com a mesma iluminação.
penso que seja isto.
abraço,
marco.
-
boas
eu obtive a mesma luminusidade com 1 lâmpada que antes tinha com 2, não porque passasse a ter mais luz só pelo facto de ter colocado a folha de alumínio. o que acontece é que a luz que antes era absorvida pela calha, não só deixou de ser absorvida, como passou a ser reflectida.
as calhas são em tipo /--\ o que favoreceu o resultado.
x m
eu obtive a mesma luminusidade com 1 lâmpada que antes tinha com 2, não porque passasse a ter mais luz só pelo facto de ter colocado a folha de alumínio. o que acontece é que a luz que antes era absorvida pela calha, não só deixou de ser absorvida, como passou a ser reflectida.
x m
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
ora, excelente ideia. tenho uma calha velha lá em casa que dei uma pintadela de branco para ficar menos mal e colocar na garagem. acho que vou por alumínio para ajudar à festa tambémxaviermaluco Escreveu:boas
x m
as calhas e armaduras fluorescente que se vê agora são quase todas em material altamente reflector (e até temos de usar luvas para lhes tocar para não ficar baço).
e tinta reflectora, será que resulta?
-
- Membro Silver
só um pormenor.
nenhum reflector aumenta a quantidade total de luz numa determinada divisao. o que acontece é que no limite consegues aproveitar a totalidade da luz que a lampada da... ou nao...
em termos simples digamos que com refletores maus ou sujos podes so estar a aproveitar 40, 50 , 70 % da luz... e com um bom, ou ate um espelho que seja, podes ter 100%.
não nao vai aumentar o total, quando muito irá desviar parte ou totalidade da luz para onde mais te interessa. alias, tal como podes desviar/reflectir/conduzir/canalizar, o que quiseres chamar, luz solar para dentro de uma divisao que até pode nem ter janelas. apenas usando espelhos, por exemplo...
nenhum reflector aumenta a quantidade total de luz numa determinada divisao. o que acontece é que no limite consegues aproveitar a totalidade da luz que a lampada da... ou nao...
em termos simples digamos que com refletores maus ou sujos podes so estar a aproveitar 40, 50 , 70 % da luz... e com um bom, ou ate um espelho que seja, podes ter 100%.
não nao vai aumentar o total, quando muito irá desviar parte ou totalidade da luz para onde mais te interessa. alias, tal como podes desviar/reflectir/conduzir/canalizar, o que quiseres chamar, luz solar para dentro de uma divisao que até pode nem ter janelas. apenas usando espelhos, por exemplo...
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
xaviermaluco, uma pequena precisão:
energia em wh ou kwh
lâmpadas 72x0,036kwx10x5x48=6.220,80kwh de economia em apenas 1 ano
tvcrabo disse:
havendo uma determinada radiação luminosa num local ela não varia com o aproveitamento que fazemos dela para o efeito pretendido.
varia, para esse efeito, com vários factores determinando o rendimento que obtemos.
esses factores são entre outros: o rendimento das luminárias, a altura delas em relação ao pretendido e as cores das superfícies envolventes, a conservação (limpeza).
cores => quanto mais claras mais reflectem a luz incidente devolvendo-a ao ambiente; o negro absorve quase toda a energia luminosa;
conservação => se as superfícies estiverem sujas ou com pó dispersam e absorvem a luz ; idem para as lâmpadas;
altura dos focos => se pretendemos uma iluminação geral sobem-se, se se pretende uma iluminação no plano de trabalho situam-se mais próximo do mesmo.
rendimento das luminárias => depende dos materiais, tecnologia, e objectivo com que são fabricadas. degrada-se com o envelhecimento pelo que necessitam ser substituidas quando necessário.
por outro lado, as lâmpadas fluorescentes nem sempre são as melhores para estabelecimentos industriais. sendo cilíndricas emitem para cima e para os lados uma boa parte da luz emitida. uma das funções da luminária é a de devolver ao ambiente essa luz.
foi o que o xaviermaluco fez melhorando o rendimento. se as 2 lâmpadas tinham, por ex, um rendimento de 30%, pode tê-lo duplicado passando para 60% embora não seja muito provável nem a situação inicial nem a final. mas que a melhorou... melhorou! e se obteve a iluminação pretendida para o local, óptimo. poupa energia e €€€. parabéns pelo espírito inovador.
cada um de nós tem a obrigação de procurar melhorar tudo á sua volta, permanentemente e para ele pelos vistos isto funciona sempre assim com o xaviermaluco.
potência em w (watt)lâmpadas 72x0,036kwhx10x5x48=6.220,80kw de economia em aenas 1 ano
energia em wh ou kwh
lâmpadas 72x0,036kwx10x5x48=6.220,80kwh de economia em apenas 1 ano
tvcrabo disse:
com o que concordo genericamente.só um pormenor.
havendo uma determinada radiação luminosa num local ela não varia com o aproveitamento que fazemos dela para o efeito pretendido.
varia, para esse efeito, com vários factores determinando o rendimento que obtemos.
esses factores são entre outros: o rendimento das luminárias, a altura delas em relação ao pretendido e as cores das superfícies envolventes, a conservação (limpeza).
cores => quanto mais claras mais reflectem a luz incidente devolvendo-a ao ambiente; o negro absorve quase toda a energia luminosa;
conservação => se as superfícies estiverem sujas ou com pó dispersam e absorvem a luz ; idem para as lâmpadas;
altura dos focos => se pretendemos uma iluminação geral sobem-se, se se pretende uma iluminação no plano de trabalho situam-se mais próximo do mesmo.
rendimento das luminárias => depende dos materiais, tecnologia, e objectivo com que são fabricadas. degrada-se com o envelhecimento pelo que necessitam ser substituidas quando necessário.
por outro lado, as lâmpadas fluorescentes nem sempre são as melhores para estabelecimentos industriais. sendo cilíndricas emitem para cima e para os lados uma boa parte da luz emitida. uma das funções da luminária é a de devolver ao ambiente essa luz.
foi o que o xaviermaluco fez melhorando o rendimento. se as 2 lâmpadas tinham, por ex, um rendimento de 30%, pode tê-lo duplicado passando para 60% embora não seja muito provável nem a situação inicial nem a final. mas que a melhorou... melhorou! e se obteve a iluminação pretendida para o local, óptimo. poupa energia e €€€. parabéns pelo espírito inovador.
cada um de nós tem a obrigação de procurar melhorar tudo á sua volta, permanentemente e para ele pelos vistos isto funciona sempre assim com o xaviermaluco.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
- Membro Silver
uma curiosidade,
alguem sabe até que ponto a nova tecnologia de iluminação por leds pode ser rentavel em ambiente industrial?
alguem sabe até que ponto a nova tecnologia de iluminação por leds pode ser rentavel em ambiente industrial?
-
xaviermaluco, uma pequena precisão:
citar:
lâmpadas 72x0,036kwhx10x5x48=6.220,80kw de economia em aenas 1 ano
potência em w (watt)
energia em wh ou kwh
lâmpadas 72x0,036kwx10x5x48=6.220,80kwh de economia em apenas 1 ano.
ajosemor
com os meus modestos conhecimentos em electricidade, aprendi que um consumo é medido sempre em kwh. quanto ao kw ou watt, é apenas uma questão de interpretação, uma vez que o watt é a miléssima parte do kw e nesse caso em vez de ter colocado 0,036kwh poderia colocar 36watth. caso eu esteja errado aceito a correcção
citar:
lâmpadas 72x0,036kwhx10x5x48=6.220,80kw de economia em aenas 1 ano
potência em w (watt)
energia em wh ou kwh
lâmpadas 72x0,036kwx10x5x48=6.220,80kwh de economia em apenas 1 ano.
ajosemor
com os meus modestos conhecimentos em electricidade, aprendi que um consumo é medido sempre em kwh. quanto ao kw ou watt, é apenas uma questão de interpretação, uma vez que o watt é a miléssima parte do kw e nesse caso em vez de ter colocado 0,036kwh poderia colocar 36watth. caso eu esteja errado aceito a correcção
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda abr 14, 2008 12:53 am
a unidade de compra/venda de energia eléctrica é kwh. a potência é que pode vir em kw ou mw. tudo depende da "jarda" que o "bicho" desenvolve.xaviermaluco Escreveu:com os meus modestos conhecimentos em electricidade, aprendi que um consumo é medido sempre em kwh. quanto ao kw ou watt, é apenas uma questão de interpretação, uma vez que o watt é a miléssima parte do kw e nesse caso em vez de ter colocado 0,036kwh poderia colocar 36watth. caso eu esteja errado aceito a correcção
[[]]

-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
xaviermaluco escreveu:
mas quando se fala de um qualquer receptor, incluindo obviamente a lâmpada, refere-se a sua potência, não o seu consumo de energia, ora a sua unidade é o watt com o múltiplo kw. se vires a inscrição na própria lâmpada encontrarás por ex 36 w não 36 wh.
a diferença entre ambos é realmente o tempo, porque a e = p * t (energia = potência x tempo).
ou seja, wh = w * h watt.hora é a energia consumida por um receptor de 1 watt durante 1 hora.
é uma confusão frequente entre energia e potência eléctricas.
saudações
energia (consumo) mede-se efectivamente em kwh (ou wh) que é a unidade prática para a energia eléctrica.com os meus modestos conhecimentos em electricidade, aprendi que um consumo é medido sempre em kwh. quanto ao kw ou watt, é apenas uma questão de interpretação, uma vez que o watt é a miléssima parte do kw e nesse caso em vez de ter colocado 0,036kwh poderia colocar 36watth. caso eu esteja errado aceito a correcção
mas quando se fala de um qualquer receptor, incluindo obviamente a lâmpada, refere-se a sua potência, não o seu consumo de energia, ora a sua unidade é o watt com o múltiplo kw. se vires a inscrição na própria lâmpada encontrarás por ex 36 w não 36 wh.
a diferença entre ambos é realmente o tempo, porque a e = p * t (energia = potência x tempo).
ou seja, wh = w * h watt.hora é a energia consumida por um receptor de 1 watt durante 1 hora.
é uma confusão frequente entre energia e potência eléctricas.
saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências