njay Escreveu:q = s x v parte do princípio que a secção está completamente cheia do fluído, e isso não acontece na queda de água, pois há ar misturado. não estou a ver como é que, sem gastar energia, passa de um tubo de refluxo com 1m^2 de secção para uma abertura de queda com 50m^2, mantendo a coluna de água densa. teria que ter um depósito com 50m^2 de área inferior e, ainda por cima, a água começa a acelerar ainda antes de sair pelo buraco para a queda (já reparaste como se formam "espirais" quando a água está a ir pelo cano abaixo?).
continuo a dizer que lhe falta fazer a ligação dos 2 trechos do sistema, e que é aí que o sistema se "parte".
mas não perca mais tempo comigo, com a minha falta de formação em engenharia não lhe vou trazer nenhuma crítica construtiva. vou então ficar atento aos noticiários
prezado njay
me desculpe, eu me referi a você não ter formação em engenharia, mas não foi nenhuma crítica negativa. ninguém é obrigado a ser engenheiro ou ser médico, ou advogado, cada um tem a sua formação. não é nada disto. apenas quis dizer que é mais difícil se explicar com detalhes certas coisas quando não se conhece os princípios básicos daquela área. por exemplo, todos os cursos de engenharia, seja elétrica, seja eletrônica, seja civil, seja mecânica, ou hidráulica, ou qualquer outra, todos eles tem três anos e meio do curso que são básicos. ou seja, todos os engenheiros tem um embasamento igual, somente depois disto é que se especializam.
então fica mais fácil conversar com alguém da área, mesmo que não seja a mesma área de engenharia, mas o embasamento é o mesmo, entende? e quando a pessoa é de outra área, a gente tem que explicar mais detalhes. mas não se preocupe com isto.
afinal, sou eu é que preciso dos teus comentários e de tuas críticas e de qualquer outro que participar deste forum. embora eu não vá ter tempo talvez, de responder à todos.
mas vamos à questão.
tua análise está correta. mas veja que em qualquer área da tecnologia existem problemas para serem solucionados. e isto se chama tecnologia. por isto se eu fosse colocar no site toda a tecnologia envolvida no assunto, e tudo que pesquisei em minha vida toda sobre o assunto, eu estaria aqui não defendendo minha patente, mas abrindo caminho para os concorrentes, pois a patente tem uma vida curta. entende?
existem detalhes que vão anos para se resolver, então nem tudo a gente coloca na patente. somente depois que um sistema já está "todo liso", "correndo solto",é que a gente pode passar a esta etapa final, que é a sua publicação.
e isto, publicar, nem é comum em coisas deste porte, mas devido às novidades dos princípios de física, resolvi fazer isto.
mas quanto à tua dúvida, o fundamento é o seguinte. se você buscar na internet sobre turbinas hidráulicas, você vai verificar que para anteder ao grande fluxo de água, fluxo hidráulico, das turbinas, existe uma peça em forma de caracol que alimenta a entrada hidráulica da turbina, fazendo com que a água entre de forma perfeitamente distribuída ao redor da turbina, e não apenas em um ponto.
no meu caso, é a mesma coisa, existe um sistema hidráulico alimentando o duto de queda livre, de forma distribuída.
também, não é necessário que a velocidade seja exatamente 0,1m/s, mas pode-se trabalhar com velocidades maiores. no entanto as perdas são maiores. é como se faz até mesmo com carros de fórmula 1, cada adaptação tem que ser testada até se
atingir os pontos ótimos. na indústria também se faz assim. então, em projetos, se estudam todos estes limites e nas montagens se vai aperfeiçoando. cada montagem nova é mais completa que a anterior, pois se vai colocando nestas os resultados práticos das anteriores.
em suma, não haverá ar misturado com a água, mas como os reservatórios terão alturas entre 10m e 40 metros, a velocidade final de queda livre é bastante alta, então a velocidade inicial não precisará ser tão baixa, mas com uma distribuição homogênea todos estes problemas são resolvidos.
existe um reservatório superior, de queda livre, um duto especial, e um reservatório inferior.
do reservatório inferior a água é bombeada por uma turbina de volta ao ponto superior de forma contínua.
no ponto superior existe uma peça chamada de desacelerador hidráulico, que fara esta redução de velocidade e a sua distribuição.
espero ter satisfeito às tuas dúvidas.
um abraço.
sampaio