Mais de um quarto da fauna mundial desapareceu em 35 anos

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mais de um quarto da fauna mundial desapareceu em 35 anos

Mensagem por Tó Miguel »

mais de um quarto da fauna mundial desapareceu em 35 anos

mais de um quarto da fauna mundial desapareceu depois dos anos 70, revela um estudo publicado sexta-feira pela sociedade zoológica de londres em colaboração com o fundo mundial para a natureza.
o estudo observou a evolução de cerca de 1.400 espécies de peixes, anfíbios, reptéis, pássaros ou mamíferos, concluindo que se registou um declínio de 27 por cento na fauna entre 1970 e 2005.

segundo a investigação, a fauna terrestre sofreu uma redução de 25 por cento, a fauna de água salgada baixou 28 por cento e a de água doce registou uma diminuição de 29 por cento.

o ser humano contribuiu para o desaparecimento de cerca de um por cento das espécies animais por ano, segundo o documento, que sublinha que um dos «grandes episódios de extinção» da história está em curso.

a poluição, a agricultura, a expansão urbana, o recurso excessivo à pesca e à caça são as razões citadas para explicar esta tendência.

«a redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas vão ter um futuro onde as reservas alimentares serão mais vulneráveis aos insectos e às doenças e onde a água estará disponível em pouca quantidade e irregularmente», lamentou james leape, director-geral do fundo mundial para a natureza.

«ninguém irá escapar ao impacto da redução da biodiversidade, pois ela vai evidenciar-se em menos medicamentos novos, numa maior vulnerabilidade aos desastres naturais e em efeitos acrescidos no que diz respeito ao aquecimento climático», acrescentou.

o documento assinala ainda que este declínio coincide com uma fase em que os seres humanos consomem cada vez mais recursos naturais, gastando 25 por cento acima do que aquilo que a natureza consegue substituir.

o relatório divulgado precede a convenção da onu sobre a biodiversidade, que se realiza na próxima semana em bona, na alemanha.

diário digital / lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 921&page=1
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”