Algumas dúvidas...
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: terça mai 20, 2008 10:11 am
Algumas dúvidas...
olá pessoal, antes demais quero felicitar-vos pelo excelente forum que aqui tem. de seguida, e após muita leitura (não me batam por favor) fiquei com algumas dúvidas que passo a descrever:
ov não pode ser usado a 100% (sem alterações no motor) por causa da viscosidade, por isso é que temos que lhe misturar petrodiesel. até aqui estamos perfeitamente esclarecidos. a minha primeira dúvida, é em relação ao biodiesel, ou seja, pelo que eu entendi, o biodiesel passou pelo processo de transesterificação para perder viscosidade, certo? uma vez que a viscosidade do biodiesel é muito semelhante à do petrodiesel, porque é que este não pode ser usado a 100% (partindo sempre do princípio que não há alterações no carro)?
outra questão: posso usar óleo vegetal novo no processo de transesterificação para ser convertido em biodiesel? será vantajoso?
e por último, qual a legalidade destes combustíveis (ov e bd)? afinal é ou não legal, uma vez que encontrei posts com ambas as versões?
obrigado desde já, e continuem o excelente trabalho.
ov não pode ser usado a 100% (sem alterações no motor) por causa da viscosidade, por isso é que temos que lhe misturar petrodiesel. até aqui estamos perfeitamente esclarecidos. a minha primeira dúvida, é em relação ao biodiesel, ou seja, pelo que eu entendi, o biodiesel passou pelo processo de transesterificação para perder viscosidade, certo? uma vez que a viscosidade do biodiesel é muito semelhante à do petrodiesel, porque é que este não pode ser usado a 100% (partindo sempre do princípio que não há alterações no carro)?
outra questão: posso usar óleo vegetal novo no processo de transesterificação para ser convertido em biodiesel? será vantajoso?
e por último, qual a legalidade destes combustíveis (ov e bd)? afinal é ou não legal, uma vez que encontrei posts com ambas as versões?
obrigado desde já, e continuem o excelente trabalho.

-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Re: Algumas dúvidas...
olá
abraço.
certoa minha primeira dúvida, é em relação ao biodiesel, ou seja, pelo que eu entendi, o biodiesel passou pelo processo de transesterificação para perder viscosidade, certo?
porque não?uma vez que a viscosidade do biodiesel é muito semelhante à do petrodiesel, porque é que este não pode ser usado a 100% (partindo sempre do princípio que não há alterações no carro)?
preços incomportáveis (há fábricas que já fecharam por esse motivo)outra questão: posso usar óleo vegetal novo no processo de transesterificação para ser convertido em biodiesel? será vantajoso?
legalmente poderás pagar o isp do produto a usar, na alfandega mais próxima.e por último, qual a legalidade destes combustíveis (ov e bd)? afinal é ou não legal, uma vez que encontrei posts com ambas as versões?
abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
obrigado pela pronta resposta. se me surgirem mais duvidas vou voltar a "melgar"
entretanto vou continuar a pesquisar... vocês tem aqui montes de coisas interessantíssimas.
os meus parabéns mais uma vez!
entretanto vou continuar a pesquisar... vocês tem aqui montes de coisas interessantíssimas.
os meus parabéns mais uma vez!

-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
olá
o isp é o imposto sobre produtos petrolificos (não deve ser:)?
se se usa ovu porque se tem de declarar sobre o isp?
quem escolheu ? é uma directriz nova ou antiga?
porque motivo é nas alfandegas (o produto é nacional!)? não seria mais apropriado a declaração ser em uma repartição de finanças?
o que as alfandegas tem a ver com as energias e recursos agricultas?
os carros eléctricos (onde eles estão?) também têm de pagar isp?
obrigado
porque motivo é nas alfandegas (o produto é nacional!)? não seria mais apropriado a declaração ser em uma repartição de finanças?
obrigado
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)
-
- Staff Member
ora aí está uma boa causa para se filiarem como sócios da associação....essa é a nossa luta. isenção total ao comsumo de biocombustíveis ou outras energias renováveis.heitorf Escreveu:olá
obrigado
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
heitor, os carros eléctricos não existem por causas das razões que referis-te antes, como vai o estado buscar impostos a um carro eléctrico, a energia que este gasta é insignificante em relação aos tradicionais, a troca de peças acontece apenas 1 vez e ao fim de muitos kilometros que é a bateria, e na sociedade actual não faz sentido cobrarem mais impostos aos eléctricos que aos tradicionais, isto por todas as razões que já conheces, portanto o melhor é mantelos bem longe, senão o défice será mesmo impossível de baixar. os governantes não querem novas tecnologias mais eficientes isto porque lhes vai deixar de entrar muito dinheiro nos cofres.heitorf Escreveu:olá
obrigado
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
com o preço dos combustiveis sempre a aumentar,
começa a agradar a ideia de comprar um carro ibrido só para ter a "licença" para andar a energia electrica.
aumentava as baterias e uma pequena celula de energia electrica a hidrogenio
o aumento e recuo do anuncio do aumento do preço da galp parece-me que é pelo facto das acções da galp estarem hoje a perder valor na bolça.
ao contrario do ultimo aumento de à dias.
é engraçado como colam a noticia da descuberta de uma nova reserva ao anuncio do aumento do preço final, para ver se os acionistas não perdem o interece na empresa...
os acionistas já vêm que embora subam o preço deixam de vender o produto para a concurrencia. os postos de abastecimento da galp e bp estão quase às moscas e os restantes a abarrutar com filas de espera para abestecer...
começa a agradar a ideia de comprar um carro ibrido só para ter a "licença" para andar a energia electrica.
aumentava as baterias e uma pequena celula de energia electrica a hidrogenio
o aumento e recuo do anuncio do aumento do preço da galp parece-me que é pelo facto das acções da galp estarem hoje a perder valor na bolça.
ao contrario do ultimo aumento de à dias.
é engraçado como colam a noticia da descuberta de uma nova reserva ao anuncio do aumento do preço final, para ver se os acionistas não perdem o interece na empresa...
os acionistas já vêm que embora subam o preço deixam de vender o produto para a concurrencia. os postos de abastecimento da galp e bp estão quase às moscas e os restantes a abarrutar com filas de espera para abestecer...
Ford Taunus 1.6 GPL
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ....
os postos de abastecimento da galp e bp estão quase às moscas e os restantes a abarrutar com filas de espera para abestecer...
será que isto http://boicote.pt.vu/ já estará a dar resultados ?
sinceramente..espero bem que sim..
abraços
[***************]
os postos de abastecimento da galp e bp estão quase às moscas e os restantes a abarrutar com filas de espera para abestecer...
será que isto http://boicote.pt.vu/ já estará a dar resultados ?
sinceramente..espero bem que sim..
abraços
[***************]
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm
hoje fui abastecer a ayamonte. 1.078€ o gasóleo, na bomba da erg. na bp está a 1.413€.
não aguento mais...
não aguento mais...
-
boas,
ja agora, e não fugindo do tema inicial deste tópico, porque razão temos que "declarar" e pagar o imposto sobre o biodiesel?
em caso de sermos "apanhados" pelas autoridades competentes, podemos alegar que abastecemos em espanha, onde o biodiesel já é comercializado... corrijam-me se estiver enganado....
ja agora, e não fugindo do tema inicial deste tópico, porque razão temos que "declarar" e pagar o imposto sobre o biodiesel?
em caso de sermos "apanhados" pelas autoridades competentes, podemos alegar que abastecemos em espanha, onde o biodiesel já é comercializado... corrijam-me se estiver enganado....

-
- Staff Member
não estás enganado.... guardas a factura ao circular em pt.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
exactamente, tenho amigos que vão a espanha frequentemente e digo a eles pra meterem b30 e trazerem-me o recibo, entretanto meto um pouco mais de b30 e ando na boa sem preocupações.
Cumps Inovadores