Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
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Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
está engraçado, mas provavelmente deve ser o 1º veiculo electrico contruido na faculdade e parece-me que está demasiadamente academico.
o controlador usado é identico ao usado na industria, o que faz com que a tensão das baterias seja de 400 ou 600v , torna o sitemas das baterias mais complexo, e a potencia deve ser na ordem dos 20 - 30 kw.
o problema do desenvolvimento universitario é que tem pouca abrangencia, boa investigação infelizmente só se consegue com equipas multidisciplinares, que estejam dentro dos produtoes e servicos no mercado e ai sim ficarem numa posição de desenvolverem algo de novo ou melhorar o existemte.
de qualquer maneira tenho que dar os meus parabens , porque quanto mais forem os interessados em veiculos electricos melhor
cumprimentos
o controlador usado é identico ao usado na industria, o que faz com que a tensão das baterias seja de 400 ou 600v , torna o sitemas das baterias mais complexo, e a potencia deve ser na ordem dos 20 - 30 kw.
o problema do desenvolvimento universitario é que tem pouca abrangencia, boa investigação infelizmente só se consegue com equipas multidisciplinares, que estejam dentro dos produtoes e servicos no mercado e ai sim ficarem numa posição de desenvolverem algo de novo ou melhorar o existemte.
de qualquer maneira tenho que dar os meus parabens , porque quanto mais forem os interessados em veiculos electricos melhor
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
tens razão celso, aquele variador é muito utilizado na industria e também é muito parametrizado o que o torna complexo demais para a aplicação em causa, estes variadores são utilizados em motores trifásicos e são já de posicionamento com alguma precisão, o que penso que o torna muito caro para esta aplicação.celsomenaia Escreveu:está engraçado, mas provavelmente deve ser o 1º veiculo electrico contruido na faculdade e parece-me que está demasiadamente academico.
o controlador usado é identico ao usado na industria, o que faz com que a tensão das baterias seja de 400 ou 600v , torna o sitemas das baterias mais complexo, e a potencia deve ser na ordem dos 20 - 30 kw.
o problema do desenvolvimento universitario é que tem pouca abrangencia, boa investigação infelizmente só se consegue com equipas multidisciplinares, que estejam dentro dos produtoes e servicos no mercado e ai sim ficarem numa posição de desenvolverem algo de novo ou melhorar o existemte.
de qualquer maneira tenho que dar os meus parabens , porque quanto mais forem os interessados em veiculos electricos melhor
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Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
ora nem mais !!
se usarem um variador simples v/f com controlador pid , é bom mas para regimes fixos, mater uma velocidade constante, depois temos os dtc, controlo de binário para quando se quer binário constante, e por fim vem aparecer os controladores de controlo vectorial, que são controladores que funcionam bem em regime dinâmico, à custa do modelo matemático do motor ao qual estão ligados.
os mais baratos (controle v/f) uma unidade de 20 kw pode custar 7000 € (?) se formos a comparar por exemplo com o simovert da siemens para aplicações em ve custa cerca de 4500 € para uma potencia de 80 kw
quem não conhece o ve do politécnico de viseu ? motor e controlador siemens
se usarem um variador simples v/f com controlador pid , é bom mas para regimes fixos, mater uma velocidade constante, depois temos os dtc, controlo de binário para quando se quer binário constante, e por fim vem aparecer os controladores de controlo vectorial, que são controladores que funcionam bem em regime dinâmico, à custa do modelo matemático do motor ao qual estão ligados.
os mais baratos (controle v/f) uma unidade de 20 kw pode custar 7000 € (?) se formos a comparar por exemplo com o simovert da siemens para aplicações em ve custa cerca de 4500 € para uma potencia de 80 kw
quem não conhece o ve do politécnico de viseu ? motor e controlador siemens
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
segue aqui mais um projecto, da feup, vep veiculo eléctrico de proximidade
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http://paginas.fe.up.pt/~ee01086/vep/
à primeira vista pode parecer um pouco simplesm mas na verdade o controlador foi totalmete desemvolvido na faculdade, o controlador tem a capacidade de testar os motores a ele ligados de modo a criar o seu modelo matemático para integrar na sua cadeia de controlo, tem capacidade de controlar 2 motores assincronos trifasicos e simular um diferencial virtual, para controlar a velocidade dos motores de acordo.
Link
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http://paginas.fe.up.pt/~ee01086/vep/
à primeira vista pode parecer um pouco simplesm mas na verdade o controlador foi totalmete desemvolvido na faculdade, o controlador tem a capacidade de testar os motores a ele ligados de modo a criar o seu modelo matemático para integrar na sua cadeia de controlo, tem capacidade de controlar 2 motores assincronos trifasicos e simular um diferencial virtual, para controlar a velocidade dos motores de acordo.
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
não se esqueçam dos já abordados neste tópico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a
mini da escola superior de tecnologia de tomar (estt)
volvo 460 eléctrico do instituto politécnico de viseu (ipv)
veil do instituto superior de engenharia de coimbra (isec)
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mini da escola superior de tecnologia de tomar (estt)
volvo 460 eléctrico do instituto politécnico de viseu (ipv)
veil do instituto superior de engenharia de coimbra (isec)
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
volvo 460 eléctrico do instituto politécnico de viseu (ipv)
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
automóvel eléctrico português
julgo que muitos ainda se lembrarão de uma reportagem da tvi e da sic, exibida em 5-12-2007, onde foi mostrado um automóvel vulgar adaptado a funcionar com energia eléctrica. era o “vep” (veículo eléctrico português), segundo a concepção de professores e alunos da escola superior de tecnologia de viseu. tinha autonomia para 100km e atingia a velocidade de 100 km/hora.
porém, desde então, ninguém se mostrou interessado. porquê? mistério…
entretanto, bem recentemente, em 18 de junho, a tvi exibiu outra reportagem, esta já com um veículo inteiramente concebido de raiz, parecido com o “smart”, concebido por engenheiros investigadores portugueses, denominado “futsi” ou “eco-power”, com autonomia para 120km, carregado em qualquer vulgar ficha eléctrica, consumindo 1€ por cada 100km.
tal auto tinha já sido homologado, com o preço previsto de 8.000€, estando previsto o início da fabricação para 2009. mas será que vai mesmo ser fabricado, face à grande oportunidade gerada pela alta de preços do gasóleo e da gasolina?
face a tudo isto, vou dar a palavra e transcrever, com a devida autorização, grande parte de um excelente texto sobre o tema, da autoria do nosso distinto colega prof, antónio justo, que se me afigura pertinente e correctíssimo e que explica bem quem “manda” no mundo (e nós deixamos…) e até já nem falo do nosso (des)governo…
http://sol.sapo.pt/blogs/brutus/default.aspxas novas tecnologias não interessam ao negócio da energia fóssil
como se pode ver pelas notícias da imprensa, em 1996 a general motors produziu os primeiros automóveis eléctricos (ev1) que em 9 segundos aceleravam dos 0 ao 100 km/h. eram silenciosos e não precisavam de tubo de escape. eram recarregáveis com energia eléctrica em casa. postos em circulação na califórnia, eram alugados continuando propriedade da empresa. findo o prazo do contrato, esta não renovou mais os contratos apesar do interesse manifesto dos utilizadores.
em 1997 a nissan apresentou o modelo ecléctico hypermini, tendo a câmara municipal de posade (califórnia) adoptado este veículo para os seus empregados. em agosto de 2006 expirou o contrato de aluguer e a nissan recusou-se a prolongá-lo ou a que a câmara comprasse as viaturas. preferiu destrui-las. em 2003 a toyota produz o veículo eléctrico rav4-ev. também neste caso, em 2005 expiraram os contratos de aluguer não tendo sido prolongados. os lobbies das companhias petrolíferas não querem, ganham mais com a guerra e com a poluição.
preferem os carros híbridos com bateria interna eléctrica porque, no fim de contas, gastam tanto como os carros convencionais.
o problema é que com eles, a américa, o japão e a união europeia não podiam meter a mão tão funda no bolso do consumidor. a socialização da energia solar foto-voltaica também não lhes interessa, a longo prazo, porque o consumidor se tornaria independente das multinacionais monopolistas da energia e do estado. este porém certamente que logo compensaria a perda de entrada de impostos com a alternativa de nacionalizar o sol, submetendo-o a um imposto a pagar pelo cidadão!
o tipo cidadão cliente
somos geridos por poderes anónimos que transformam os governos em bonecos. estes bem esperneiam mas até agora em vão.
os seus detentores vivem melhor das palavras e dum povo proletário na impossibilidade de resistir. o progresso quer um povo desenraizado dos biótopos naturais, um povo citadino acorrentado já não à natureza mas às cadeias do poder…
o povo vive incomodado mas os estados e os partidos ainda vão vivendo bem, uns do encosto às multinacionais os outros do encosto ao estado. em segredo os governos parecem esfregar as mãos de contentamento com cada aumento de preço dos produtos. então os impostos jorram nas caves ministeriais.
vive-se num estado de anarquia económica e de servilismo político em que nada é normal.
a corrupção organizada oficial e oficiosa cria uma atmosfera apocalíptica. a virtude, como centro de dois extremos, deu lugar ao vício dos extremismos. tem-se a impressão que a democracia não consegue já manter as bocas democráticas que criou. a praga dos gafanhotos vive da mentira da defesa do ambiente
instala-se cada vez mais uma cultura parasitária que vive de rituais do pensamento e da liturgia da propaganda que se tornou o ópio do povo no controlo do consciente e inconsciente na estratégia de implementação duma consciência proletária consumista.
assim o povo, vislumbrado pelo brilho dos medos, distraído e desorientado com a desinformação instalada, acabrunha-se perdendo a capacidade que fez dele homem/mulher: a capacidade de reflectir e resistir.”
antónio da cunha duarte justo
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
sim, muito bem escrito! é isso mesmo!
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
blue, também há um em progresso na universidade do minho...
penso que em guimarães....
penso que em guimarães....
também a universidade do minho, a câmara de guimarães, a dst e a petrotec estão a preparar o lançamento de um veículo eléctrico que utiliza tecnologias da ellbil norge, uma empresa norueguesa.
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
sim, a universidade do minho, polo de azurem (guimaraes) esta a apostar e mt nas energias renovaveis, basta estar atento as palestras e seminarios realizados la, e nao so na energia electrica, no biodisel tb,tanto para automoveis como para industria....
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
tenho de mandar lá um pulinho para lhes ensinar umas coisas...
gostava mesmo de ver a minha ideia para os biocombustíveis ser discutida por quem percebe do assunto...
gostava mesmo de ver a minha ideia para os biocombustíveis ser discutida por quem percebe do assunto...
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
os governantes continuam a não dar o devido valor à prata da casa, parece que só o que é feito nos outros países é que tem valor
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
hlopes Escreveu:tenho de mandar lá um pulinho para lhes ensinar umas coisas...
gostava mesmo de ver a minha ideia para os biocombustíveis ser discutida por quem percebe do assunto...
manda a tua ideia k eu apresento-a.... ms se for boa, mt ds lucros vem pra mim.... lool
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
paulo carvalho-sintra-carro solar (segunda parte do video do toze)
em 2 anos já fez 12500 km...

Link
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veiculos electricos solares = autonomia ilimitada
http://vssolar.blogspot.com/
em 2 anos já fez 12500 km...

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http://vssolar.blogspot.com/
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
à grande blue sky , grande investigador , parabens pelo esforço assim como pelos resultados trinfados.
ja agora mais umas dicas :
zerotruck www.uqm.com www.electrorides.com
ampere smithelectric vehicles
aptera
bluecar
chevy volt
city th!nk
cleanova2
doblo
ebox
edison
energycs
e-oxo
evisol
f6d
fetish
fiorino
g4esubaru
girasole
hymotion
hyserie edge ford
i-miev
iveco daily
karma
liberty-ecars
maya 300
modec
newton
obvio 828e
opel
panda electtrica
phoenix sut
porter
r1e subaru
saturn view greenline plugin smart ev ventureone flytheroad ydea
velocipedes flyer-seriec giant twist sport cs gazelle easy glider helkama vélectris intruder
scooterset motos
evol electric x-power scooterads tecnhnologies 80l e-max quantya strada48v sweet gt liontwike
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• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
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- Membro Silver
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
www.zcars.com.au/images/fisker-karma12.jpg
esta é um site racista pois aparentemente so trata de electricos . se nao foncionar que haja por ai alguem que reencaminhe por favor
esta é um site racista pois aparentemente so trata de electricos . se nao foncionar que haja por ai alguem que reencaminhe por favor
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
[quote="bluesky"]paulo carvalho-sintra-carro solar (segunda parte do video do toze)
em 2 anos já fez 12500 km.../quote]
era interessante saber como se deu ele com as leis... se calhar a carrinha era eléctrica de origem e está homologada para andar na estrada?
em 2 anos já fez 12500 km.../quote]
era interessante saber como se deu ele com as leis... se calhar a carrinha era eléctrica de origem e está homologada para andar na estrada?
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Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
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Re: Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
njay Escreveu:bluesky Escreveu:paulo carvalho-sintra-carro solar (segunda parte do video do toze)
em 2 anos já fez 12500 km.../quote]
era interessante saber como se deu ele com as leis... se calhar a carrinha era eléctrica de origem e está homologada para andar na estrada?
esse modelo já existe em versão eléctrica de venda ao publico...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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