Projectos Electricos Universitários e Particulares R&D
Enviado: sexta mai 23, 2008 10:28 pm
Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
https://www.novaenergia.net/forum/
tens razão celso, aquele variador é muito utilizado na industria e também é muito parametrizado o que o torna complexo demais para a aplicação em causa, estes variadores são utilizados em motores trifásicos e são já de posicionamento com alguma precisão, o que penso que o torna muito caro para esta aplicação.celsomenaia Escreveu:está engraçado, mas provavelmente deve ser o 1º veiculo electrico contruido na faculdade e parece-me que está demasiadamente academico.
o controlador usado é identico ao usado na industria, o que faz com que a tensão das baterias seja de 400 ou 600v , torna o sitemas das baterias mais complexo, e a potencia deve ser na ordem dos 20 - 30 kw.
o problema do desenvolvimento universitario é que tem pouca abrangencia, boa investigação infelizmente só se consegue com equipas multidisciplinares, que estejam dentro dos produtoes e servicos no mercado e ai sim ficarem numa posição de desenvolverem algo de novo ou melhorar o existemte.
de qualquer maneira tenho que dar os meus parabens , porque quanto mais forem os interessados em veiculos electricos melhor
cumprimentos
automóvel eléctrico português
julgo que muitos ainda se lembrarão de uma reportagem da tvi e da sic, exibida em 5-12-2007, onde foi mostrado um automóvel vulgar adaptado a funcionar com energia eléctrica. era o “vep” (veículo eléctrico português), segundo a concepção de professores e alunos da escola superior de tecnologia de viseu. tinha autonomia para 100km e atingia a velocidade de 100 km/hora.
porém, desde então, ninguém se mostrou interessado. porquê? mistério…
entretanto, bem recentemente, em 18 de junho, a tvi exibiu outra reportagem, esta já com um veículo inteiramente concebido de raiz, parecido com o “smart”, concebido por engenheiros investigadores portugueses, denominado “futsi” ou “eco-power”, com autonomia para 120km, carregado em qualquer vulgar ficha eléctrica, consumindo 1€ por cada 100km.
tal auto tinha já sido homologado, com o preço previsto de 8.000€, estando previsto o início da fabricação para 2009. mas será que vai mesmo ser fabricado, face à grande oportunidade gerada pela alta de preços do gasóleo e da gasolina?
face a tudo isto, vou dar a palavra e transcrever, com a devida autorização, grande parte de um excelente texto sobre o tema, da autoria do nosso distinto colega prof, antónio justo, que se me afigura pertinente e correctíssimo e que explica bem quem “manda” no mundo (e nós deixamos…) e até já nem falo do nosso (des)governo…
http://sol.sapo.pt/blogs/brutus/default.aspxas novas tecnologias não interessam ao negócio da energia fóssil
como se pode ver pelas notícias da imprensa, em 1996 a general motors produziu os primeiros automóveis eléctricos (ev1) que em 9 segundos aceleravam dos 0 ao 100 km/h. eram silenciosos e não precisavam de tubo de escape. eram recarregáveis com energia eléctrica em casa. postos em circulação na califórnia, eram alugados continuando propriedade da empresa. findo o prazo do contrato, esta não renovou mais os contratos apesar do interesse manifesto dos utilizadores.
em 1997 a nissan apresentou o modelo ecléctico hypermini, tendo a câmara municipal de posade (califórnia) adoptado este veículo para os seus empregados. em agosto de 2006 expirou o contrato de aluguer e a nissan recusou-se a prolongá-lo ou a que a câmara comprasse as viaturas. preferiu destrui-las. em 2003 a toyota produz o veículo eléctrico rav4-ev. também neste caso, em 2005 expiraram os contratos de aluguer não tendo sido prolongados. os lobbies das companhias petrolíferas não querem, ganham mais com a guerra e com a poluição.
preferem os carros híbridos com bateria interna eléctrica porque, no fim de contas, gastam tanto como os carros convencionais.
o problema é que com eles, a américa, o japão e a união europeia não podiam meter a mão tão funda no bolso do consumidor. a socialização da energia solar foto-voltaica também não lhes interessa, a longo prazo, porque o consumidor se tornaria independente das multinacionais monopolistas da energia e do estado. este porém certamente que logo compensaria a perda de entrada de impostos com a alternativa de nacionalizar o sol, submetendo-o a um imposto a pagar pelo cidadão!
o tipo cidadão cliente
somos geridos por poderes anónimos que transformam os governos em bonecos. estes bem esperneiam mas até agora em vão.
os seus detentores vivem melhor das palavras e dum povo proletário na impossibilidade de resistir. o progresso quer um povo desenraizado dos biótopos naturais, um povo citadino acorrentado já não à natureza mas às cadeias do poder…
o povo vive incomodado mas os estados e os partidos ainda vão vivendo bem, uns do encosto às multinacionais os outros do encosto ao estado. em segredo os governos parecem esfregar as mãos de contentamento com cada aumento de preço dos produtos. então os impostos jorram nas caves ministeriais.
vive-se num estado de anarquia económica e de servilismo político em que nada é normal.
a corrupção organizada oficial e oficiosa cria uma atmosfera apocalíptica. a virtude, como centro de dois extremos, deu lugar ao vício dos extremismos. tem-se a impressão que a democracia não consegue já manter as bocas democráticas que criou. a praga dos gafanhotos vive da mentira da defesa do ambiente
instala-se cada vez mais uma cultura parasitária que vive de rituais do pensamento e da liturgia da propaganda que se tornou o ópio do povo no controlo do consciente e inconsciente na estratégia de implementação duma consciência proletária consumista.
assim o povo, vislumbrado pelo brilho dos medos, distraído e desorientado com a desinformação instalada, acabrunha-se perdendo a capacidade que fez dele homem/mulher: a capacidade de reflectir e resistir.”
antónio da cunha duarte justo
também a universidade do minho, a câmara de guimarães, a dst e a petrotec estão a preparar o lançamento de um veículo eléctrico que utiliza tecnologias da ellbil norge, uma empresa norueguesa.
hlopes Escreveu:tenho de mandar lá um pulinho para lhes ensinar umas coisas...
gostava mesmo de ver a minha ideia para os biocombustíveis ser discutida por quem percebe do assunto...
njay Escreveu:bluesky Escreveu:paulo carvalho-sintra-carro solar (segunda parte do video do toze)
em 2 anos já fez 12500 km.../quote]
era interessante saber como se deu ele com as leis... se calhar a carrinha era eléctrica de origem e está homologada para andar na estrada?