ola
abri este tópico por causa dos últimos acontecimentos em relação aos filtros colmatados,o que começa a ser quase praxe nos carros a circular a ovd.
embora ainda não tenha sido contemplado com tal sorte (felizmente) deparei-me com uma situação ontem que me deixou a pensar se não teria uma relação directa com o colmatar dos filtros.
durante algum tempo tive uma boa quantidade de ovu aqui em casa ,o qual foi tratando e guardei em bidons em estado pronto a utilizar.
antes da subida dos preços do diesel no principio da semana passada usei um desses bidons para ir buscar diesel,aproveitando antes do aumento.
ontem o tanque chegou ao fim,ora tinha no fundo do tanque uma fina camada de sedimentação equiparada aquela que por vezes se vê no vinho velho (chamado pé).
julgo que esse sedimentação era do ovu que tinha estado no tanque antes e naquela altura se soltou.
parte disso saiu do tanque compacto outra parte rapidamente se diluiu no diesel.
posto isto imaginei um acontecimento destes dentro de um tanque de um carro e com a agravante de ainda ter uma bomba a puxar.sendo uma camada de matéria densa e particularmente leve será fácil sair de compacta do tanque rumo ao filtro e como e muito fina rapidamente deixa o filtro colmatado.
a julgar pelo que por aqui vi (em especial no filtro do carro do flamingo parecia ser material fino).como não sou nenhum expert nesta matéria era bom alguém com mais conhecimento desse seu parecer.
cumprimentos
Filtro colmatado
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Filtro colmatado
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net
Associado n.º 23
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Re: Filtro colmatado
qualquer ovu contem essa "pasta" que é gordura vegetal e/ou animal. mesmo deixando decantar 3 meses ou mais, ainda precipita alguma no fundo.
daí nunca reutilizo bidons de 20 ou 25 lt. porque normalmente tem sempre uma camada de pasta que poderá fazer estragos no deposito e depois no filtro.
sou da opinião que se deve fazer a mistura de ovu com gasoleo sempre em bidons de boca larga para melhor controlar o que se está a fazer.
alguns users do forum fazem a mistura juntando ovu e gasoleo no deposito, assim não têm qualquer controlo do que lá entra, mesmo que digam que o ovu foi filtrado e lavado e eu sei lá que mais voltas possam ter dado.
daí nunca reutilizo bidons de 20 ou 25 lt. porque normalmente tem sempre uma camada de pasta que poderá fazer estragos no deposito e depois no filtro.
sou da opinião que se deve fazer a mistura de ovu com gasoleo sempre em bidons de boca larga para melhor controlar o que se está a fazer.
alguns users do forum fazem a mistura juntando ovu e gasoleo no deposito, assim não têm qualquer controlo do que lá entra, mesmo que digam que o ovu foi filtrado e lavado e eu sei lá que mais voltas possam ter dado.
-
ola
katzilla não me refiro ao deposito de gordura no fundo do tanque,isso normalmente e uma camada mais clara.depois de tudo o que por aqui aprendi optei por fazer sempre a mistura dentro de um bidon grande e misturar bem.o ov que uso e do usado que fica translucido depois de lavado seco e filtrado.tento fazer com que o ov seja o mais homogéneo possível ainda assim e para reduzir os riscos tenho também por habito misturar uma parte de ov novo para cada cinco de usado,depois guardo nas normais garrafas de litro do ov que me permitem duas coisas o controle do estado do produto e a quantidade perante o lote de combustível que vou fazer.
estou no momento a construir um reactor para a limpeza do ov a quente que só vai gastar energia para a bomba,assim que o tiver em funcionamento abro um tópico com alguns dados.
cumprimentos
katzilla não me refiro ao deposito de gordura no fundo do tanque,isso normalmente e uma camada mais clara.depois de tudo o que por aqui aprendi optei por fazer sempre a mistura dentro de um bidon grande e misturar bem.o ov que uso e do usado que fica translucido depois de lavado seco e filtrado.tento fazer com que o ov seja o mais homogéneo possível ainda assim e para reduzir os riscos tenho também por habito misturar uma parte de ov novo para cada cinco de usado,depois guardo nas normais garrafas de litro do ov que me permitem duas coisas o controle do estado do produto e a quantidade perante o lote de combustível que vou fazer.
estou no momento a construir um reactor para a limpeza do ov a quente que só vai gastar energia para a bomba,assim que o tiver em funcionamento abro um tópico com alguns dados.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associado n.º 23
-
- Membro Silver
posso estar errado mas ovu quente disfarça apenas o problema da gordura. após o arrefecimento o ovu contendo gordura começa a ficar basso e a depositar. imagina isso acontecer no deposito dum veiculo que anda com ovu.
-
katzilla
o meu óleo fez a ultima filtragem a frio e ainda assim a goma estava la.
cumprimentos
o meu óleo fez a ultima filtragem a frio e ainda assim a goma estava la.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associado n.º 23
-
- Membro Silver
quanto tempo esteve a decantar o ovu?
-
perto de 2 meses ,mas atenção a quantidade não era muita para teres ideia qualquer coisa como o pé que cria numa garrafa de vinho de 1l ,porem e a mesma quantidade para 25lkatzilla Escreveu:quanto tempo esteve a decantar o ovu?
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associado n.º 23