100 dias de bicicleta em Lisboa
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
100 dias de bicicleta em Lisboa
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: 100 dias de bicicleta em Lisboa
muito bom não conhecia e já adicionei aos favoritos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
muito bem, mais uma solução para baixar os preços em vez de andarem com essas estúpidas manisfestações.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
mas ainda à muito a fazer, por exemplo nenhuma das pontes sobre o tejo tem ciclovias ou mesmo caminhos pedonais, apesar das pontes serem longas, não é desculpa para não ter, ai a lusoponte a perder clientes, ainda metiam portagens para os ciclistas e peões !!!!!
cumprimentos
cumprimentos
-
- Administrador
isso já é algo muito complicado, os peões leva a pensar nos suicídios e outros casos, no caso das bicicletas, já atravessas te a 25 de abril em dias de vento de mota?celsomenaia Escreveu:mas ainda à muito a fazer, por exemplo nenhuma das pontes sobre o tejo tem ciclovias ou mesmo caminhos pedonais, apesar das pontes serem longas, não é desculpa para não ter, ai a lusoponte a perder clientes, ainda metiam portagens para os ciclistas e peões !!!!!
cumprimentos
tirando isso nada a apontar pois até acho uma ideia interessante!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro
- Registado: segunda mai 26, 2008 3:38 am
gostei, gostei! só não gosto é que quando abro um link neste forum, esse link subrepõe-se ao link do forum...
-
- Administrador
youngster Escreveu:gostei, gostei! só não gosto é que quando abro um link neste forum, esse link subrepõe-se ao link do forum...
off topic, sugestão acolhida!
quanto a bicicleta é pena eu ter de atender clientes e estar com pessoas senão poderiam ter certeza que a faria todos os dias, mas o cheiro a suor era bonito era, da minha parte não dá!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
nem pensem em mudar isso !!!serges Escreveu:youngster Escreveu:gostei, gostei! só não gosto é que quando abro um link neste forum, esse link subrepõe-se ao link do forum...
off topic, sugestão acolhida!
(...)
para não "sobrepôr" o fórum, clicar em cima do link com o botão direito do rato e escolher "abrir numa nova janela".
voltando ao tópico, se fosse tudo mais ou menos direito as viagens em bicicleta fazem-se bem sem transpirar. eu cheguei a fazê-lo no meu anterior emprego e bastava ir pedalando calmamente que não transpirava. é tudo uma questão do esforço necessário!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro
- Registado: quinta jun 26, 2008 1:54 pm
alguem ja experimentou andar de bicicleta entre o cais do sodre e alcantara junto ao tejo? chegam ao cruzamento das linhas de comboio na estacao de alcantara e espalham-se. as rodas da bicicleta enfiam-se naqueles carris. andar de bicicleta em lisboa? dont think so
-
- Membro Silver
- Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am
a título de curiosidade aqui fica uma situação cada vez mais recorrente nos eua devido á crescente mobilização política e social dos ciclistas (vem com video assustador\engraçado ) :
http://blog.oregonlive.com/breakingnews ... getin.html
http://blog.oregonlive.com/breakingnews ... getin.html
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
nestes dias de greve dos transportadores, foi a (única) hipótese que esteve em cima da minha mesa para me deslocar ao trabalho!
apenas tenho que pedalar, 4km em subida acentuada para ir para casa e outros 7 em subida acentuada para ir trabalhar, com a sorte de poder tomar banho no local de trabalho!
qualquer dia.....
apenas tenho que pedalar, 4km em subida acentuada para ir para casa e outros 7 em subida acentuada para ir trabalhar, com a sorte de poder tomar banho no local de trabalho!
qualquer dia.....
sergiomms
-
- Administrador
com essa possibilidade nem punha a bereco em cima da mesa!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
in públicoprojecto "100 dias de bicicleta em lisboa" terminou com objectivos superados
01.01.2009
lusa
paulo santos deu hoje por terminado um ciclo e encerrou oficialmente o projecto "100 dias de bicicleta em lisboa" na praça do comércio, onde há um ano deu início ao 'lóbi' por uma cidade "ciclável".
a 1 de janeiro de 2008, o investigador do instituto superior de engenharia de lisboa e engenheiro de vias de comunicação e transportes paulo guerra dos santos começava o projecto "100 dias de bicicleta em lisboa", em defesa da ideia de lisboa como cidade "ciclável".
hoje, um ano volvido, voltou à praça do comércio, local de onde partiu a viagem de bicicleta que marcou o arranque do projecto - num trajecto até ao saldanha - para dar por concluído um ciclo, e com o objectivo a que se propôs largamente superado.
"achei que 100 dias de bicicleta em lisboa era um objectivo ambiciosíssimo, acabei por descobrir ao longo de vários meses que não. fiz 200 dias de bicicleta em lisboa", disse o mentor deste 'lóbi' ciclista na capital, paulo santos.
a ideia veio de fora, depois de algumas experiências em países como a finlândia, a alemanha ou a holanda, onde culturalmente a bicicleta está instituída como meio de transporte pessoal e não apenas como mero objecto de lazer.
"nestes países, a primeira coisa que fazem é dar-nos uma bicicleta para as mãos. nós achamos estranhíssimo, uma bicicleta, não estamos habituados a usá-la como meio de transporte, mas depois como vemos o exemplo das outras pessoas, aquela gente de um país rico e desenvolvido a usar a bicicleta, nós também, um pouco a custo, lá começamos a usar a bicicleta", disse paulo santos.
"o que é engraçado é que no final de uma semana nós habituamo-nos e adaptamo-nos completamente àquele meio de transporte e quando regressamos a lisboa achamos estranhíssimo regressar a uma cidade onde não há condições para se andar de bicicleta, onde se vê poucas pessoas a dar o exemplo e a andar de bicicleta", acrescentou.
do exemplo estrangeiro, da sua própria formação e da necessidade de fazer um mestrado surgiu o mote para a tese que se prepara para defender nos primeiros meses de 2009.
"lembrei-me de conversar com os meus professores e perceber porque é que não se anda de bicicleta na cidade de lisboa e o que é que tinha que se fazer para criar condições para que as pessoas possam andar em segurança nas suas bicicletas e utilizá-la como meio de transporte no dia-a-dia", explicou.
"100 dias de bicicleta em lisboa" acabou por ser o laboratório da sua tese, usando a experiência pessoal em defesa da ideia de lisboa como cidade atractiva para ciclistas, apesar de todas as ideias pré-concebidas.
"aquele mito maior que se fala das colinas, na verdade as colinas correspondem a 10 por cento da área da cidade, lisboa é essencialmente plana na zona ribeirinha e um grande planalto no centro. temos uma zona alta da cidade, praticamente plana, que corresponde a mais de metade da área da cidade. e por aí qualquer pessoa consegue andar de bicicleta sem esforço", defendeu o investigador.
para paulo santos são várias as vantagens em recorrer à bicicleta como meio de transporte citadino e nem o tempo é desculpa para não ir para a escola ou para o trabalho a pedalar.
"em lisboa chovem 40 dias por ano com intensidade, ainda sobram 325 para podermos andar de bicicleta", referiu.
entre as vantagens apontadas pelo mentor do projecto "100 dias de bicicleta em lisboa", é o próprio a destacar a vertente economicista da opção pelas duas rodas.
"conseguimos deslocar-nos a custo zero. não temos que gastar dinheiro em combustível, em manutenções e compra do automóvel. com 250 euros compramos uma boa bicicleta", sublinhou.
paulo santos afirma que existem outros benefícios palpáveis como a melhoria da saúde física e a prática de exercício, a questão ambiental, com deslocações feitas com "poluição zero" e a redução dos níveis de stress, sem estarmos sujeitos ao pára-arranca do trânsito diário.
"a minha velocidade média em hora de ponta chega a ser superior à de um automóvel", disse.
mas existem outros benefícios, não tão tangíveis, mas igualmente gratificantes.
"na nossa relação com a cidade, conhecemos uma cidade completamente diferente, porque conseguimos vivê-la, conhecer rua a rua, avenida a avenida, encontramos pessoas, os relacionamentos sociais são completamente diferentes quando andamos de bicicleta ou fechados na nossa lata de uma tonelada", referiu o investigador.
e transformar lisboa numa cidade apelativa aos defensores da utilização das bicicletas não seria muito complicado, como defende paulo santos.
"na realidade, não é preciso mexer muito na cidade. temos excelentes avenidas, excelentes vias, com grande largura, onde podemos roubar uma berma na estrada para criar um corredor para bicicletas com um metro e meio de largura e garantir que ali só circulam bicicletas à semelhança do que se faz noutras cidades", defendeu.
"estamos a falar de uma pintura de estrada, alguns sinais verticais de trânsito e algumas mexidas na legislação. é preciso mexer um pouco no código da estrada para dar alguns privilégios de segurança à bicicleta", acrescentou paulo santos.
para o mentor do projecto "100 dias de bicicleta em lisboa" basta apenas "vontade política" para mudar a actual situação.
"os técnicos que trabalham nesta cidade já há muito tempo que sabem o que fazer na cidade e como fazê-lo. basta apenas alguma mudança política e alguma vontade de querer fazer algo pelas pessoas e não pelos automóveis".