a queda no consumo de combustíveis que o mercado nacional está já a registar, como consequência dos elevados preços, que desviam também muita da procura para espanha, custou já aos cofres do estado uma descida de 2% nas receitas do imposto sobre produtos petrolíferos (isp), o equivalente a 20 milhões de euros.
o número foi avançado pelo ministro de estado e das finanças, fernando teixeira dos santos, à saída de uma audição na assembleia da república. mas o governante não se mostrou preocupado, até porque em contrapartida, o estado encaixou mais receita de iva, por força do aumento dos preços.
sem quantificar este aumento, o ministro admitiu que é «claramente superior à perda registada no isp», ou seja, uma coisa mais que compensa a outra e o estado acaba por ganhar mais.
«a receita do iva é que não pode baixar, se não teríamos um grande problema orçamental e aí sim, teríamos razões para estar preocupados», concluiu teixeira dos santos.
segundo as contas do ministro, o preço do petróleo em euros subiu 39% de abril do ano passado a abril de 2008, já o preço da gasolina em venda ao público registou um acréscimo de 6,5%, enquanto o gasóleo aumentou 20,6%.
fonte