informação
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça jun 10, 2008 10:53 pm
informação
peço desculpa pela ignorancia, mas gostaria de saber se é possivel utilizar o biodiesel em caldeiras de aquecimento domesticas? qual o melhor biodiesel para o efeito? tenho vários colegas interessados nesta questão. desde já o meu agradecimento. cumprimentos a todos.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: informação
poder, pode, mas não vejo vantagem em fazer todo o processo de transesterificação, já que o ovu pode ser queimado direto nas caldeiras.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
- Contacto:
luciano, as minhas desculpas por te contestar mas a informação que estas a dar esta incorrecta, eu tenho um grande numero de caldeiras avariadas pela utilização do biodiesel, quanto mais pelo ovu.
o que se passa é que depende muito de uma caldeira para outra, ou sejá existe caldeiras que queimam praticamente tudo e outras muito sensiveis ao flash point do combustivel.
e o nosso amigo pode ter uma dessas.
assim gostava de explicar o que se tem vindo a passar com as caldeiras, maquina de vapor/água quente e cofagens park. todos os sistemas de aquecimento de água/ar que deflagrem o combustivo através de uma fonte de ignição (faisca eléctricas), e que sejam a gasóleo normalmente dão problemas com a utilização do biodiesel, este facto prende-se ao aspecto de que o biodiesel tem um flash point muito superior ao gasóleo, e quando o sistema tenta queimar-lo na camera de combustão, o combustivel não queima totalmente deixando muito resíduos, esses resíduos vão entupindo o injector e acaba por avariar, além disso deixa muito mais fumo do que devia.
a solução é normalmente aumentar o flash point através da adição de metanol, contudo essa pratica não é recorrente e não deve ser feito, devido ao risco de incendiar os vapores de metanol no deposito.
o que se passa é que depende muito de uma caldeira para outra, ou sejá existe caldeiras que queimam praticamente tudo e outras muito sensiveis ao flash point do combustivel.
assim gostava de explicar o que se tem vindo a passar com as caldeiras, maquina de vapor/água quente e cofagens park. todos os sistemas de aquecimento de água/ar que deflagrem o combustivo através de uma fonte de ignição (faisca eléctricas), e que sejam a gasóleo normalmente dão problemas com a utilização do biodiesel, este facto prende-se ao aspecto de que o biodiesel tem um flash point muito superior ao gasóleo, e quando o sistema tenta queimar-lo na camera de combustão, o combustivel não queima totalmente deixando muito resíduos, esses resíduos vão entupindo o injector e acaba por avariar, além disso deixa muito mais fumo do que devia.
a solução é normalmente aumentar o flash point através da adição de metanol, contudo essa pratica não é recorrente e não deve ser feito, devido ao risco de incendiar os vapores de metanol no deposito.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
este é um assunto que me despertou interesse visto que tambem estou a pensar utilizar bd na caldeira.
fiquei foi um pouco confuso com a explicação do rui.
as questões são as seguintes:
porquê aumentar o flash point do bd, quando este já é superior ao do gasóleo?
e se em vez de metanol se juntassemos gasolina, o efeito não é o mesmo? diminuindo desta forma os riscos.
fiquei foi um pouco confuso com a explicação do rui.
as questões são as seguintes:
porquê aumentar o flash point do bd, quando este já é superior ao do gasóleo?
e se em vez de metanol se juntassemos gasolina, o efeito não é o mesmo? diminuindo desta forma os riscos.
Sócio Nº46
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
rui de carvalho Escreveu:luciano, as minhas desculpas por te contestar mas a informação que estas a dar esta incorrecta, eu tenho um grande numero de caldeiras avariadas pela utilização do biodiesel, quanto mais pelo ovu.
boas rui:
é sempre bom contar com sua intervenção, pois que vive na prática esses problemas.
as informações que tenho são apenas teóricas, e a minha opinião traduziu as citadas em http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... b7497ca972.
já, não compreendi parte de sua explicação:
foi erro na escrita, ou não compreendi bem ?este facto prende-se ao aspecto de que o biodiesel tem um flash point muito superior ao gasóleo, e quando o sistema tenta queimar-lo na camera de combustão, o combustivel não queima totalmente deixando muito resíduos, esses resíduos vão entupindo o injector e acaba por avariar, além disso deixa muito mais fumo do que devia.
a solução é normalmente aumentar o flash point através da adição de metanol,
primeiro você cita que o biodiesel tem um flash point muito superior ao gasóleo, e depois informa que é necessário aumentar o flash point com o metanol...
talvez queira dizer que o biodiesel tem um flash point inferior ao gasóleo... esclareça, pois não compreendi...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Contacto:
pessoal a confusão prende-se na definição de flash point:
mas em primeiro lugar deixa-me informar que o biodiesel tem um flash point de >101ºc (norma en14214) e o gasóleo tem normalmente +-65ºc.
o que estam a ignorar é que o flash point é a temperatura a que os vapores de uma determinada substancia deflagram na presença de uma fonte de ignição.
ou seja o gasóleo quando esta a 65ºc podem entrar em combustão se os seu vapores atingirem uma fonte de ignição.
o biodiesel deflagra quando este esta a 101ºc.
as caldeiras, pelo menos alguma funcionam exactamente com base neste facto, e quando o biodiesel, é pulverizado no injector ele é deflagrado através de uma faisca eléctrica, que o deflagra. no caso do gasóleo esta deflagração é mais fácil que no caso do biodiesel.
a ideia de utilizar gasolina em vez do metanol parece-me muito bem, e tem menos problemas que o metanol, não deverá ser necessário muito porque mas é importante a sua adição para promover a combustão mais completa possível do biodiesel.
mas em primeiro lugar deixa-me informar que o biodiesel tem um flash point de >101ºc (norma en14214) e o gasóleo tem normalmente +-65ºc.
o que estam a ignorar é que o flash point é a temperatura a que os vapores de uma determinada substancia deflagram na presença de uma fonte de ignição.
ou seja o gasóleo quando esta a 65ºc podem entrar em combustão se os seu vapores atingirem uma fonte de ignição.
o biodiesel deflagra quando este esta a 101ºc.
as caldeiras, pelo menos alguma funcionam exactamente com base neste facto, e quando o biodiesel, é pulverizado no injector ele é deflagrado através de uma faisca eléctrica, que o deflagra. no caso do gasóleo esta deflagração é mais fácil que no caso do biodiesel.
a ideia de utilizar gasolina em vez do metanol parece-me muito bem, e tem menos problemas que o metanol, não deverá ser necessário muito porque mas é importante a sua adição para promover a combustão mais completa possível do biodiesel.
-
- Membro Silver
- Contacto:
peço desculpas, quando disse que queria aumentar o flash point, estava a pensar no contrario queria era baixar, de forma a aumentar a combustibilidade do combustivel. aliás a adição de metanol/gasolina, baixa o flash point e aumenta a combustibilidade. distracção da minha parte.
espero com esta correcção fique mais claro o que queria dizer....
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
olá
a utilização de ov em caldeiras é possivel, adaptando-se um esquema idêntico ao da combustão automóvel. porém, poderá ser inviável, em casos especificos, como o do aumento de particulas expelidas na sua combustão, com consequências sobejamente conhecidas.
abraço.
a utilização de ov em caldeiras é possivel, adaptando-se um esquema idêntico ao da combustão automóvel. porém, poderá ser inviável, em casos especificos, como o do aumento de particulas expelidas na sua combustão, com consequências sobejamente conhecidas.
abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
esclarecido e agradecidorui de carvalho Escreveu:peço desculpas, quando disse que queria aumentar o flash point, estava a pensar no contrario queria era baixar, de forma a aumentar a combustibilidade do combustivel. aliás a adição de metanol/gasolina, baixa o flash point e aumenta a combustibilidade. distracção da minha parte.
Sócio Nº46