OVU Verão/Inverno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

OVU Verão/Inverno

Mensagem por RED BARON »

ainda não tenho experiência do uso de ovu no verão, mas os primeiros efeitos já começaram a aparecer.

ao fazer uma viagem durante o dia pela hora do calor, a temperatura do combustível antes da bi galga com facilidade os 70ºc e já me obrigou a fechar parcialmente as torneiras da agua no circuito do permutador.

arrisco a prever que, com o tempo quente, os carros deixados dias inteiros ao sol e que levem um mês a consumir um depósito de mistura irão ganhar polimerização no interior do deposito do combustível, mesmo estando o depósito num sitio bem escondido da radiação directa.

tive esta percepção quando me arranjaram uns bidões de 10l que continham ainda vestígios de óleo de girassol e tinham estado ao sol durante vários dias ao lado do caixote do lixo. lembrei-me de retirar a tampa a um deles para ver se cheirava a tinta e digo-vos que…. ia caindo para o lado com o cheiro penetrante muito parecido com tinta, acetona e acido acético.

durante o tempo frio ( fevereiro/março) fiz várias viagens de cerca de 200 km de cada vez e com o retorno ligado para o depósito ( fiat punto) e no fim da viagem apalpei o depósito e não achei qualquer diferença de temperatura, isto levou-me a uma conclusão, o combustível arrefece pelo caminho até chegar ao deposito e mesmo que chegue a uma temperatura acima do frio que se faz sentir, quando se mistura com o que está no deposito a temperatura resultante é muito baixa e ainda o depósito não sendo isolado termicamente e estando exposto ao vento relativo devido ao andamento do carro promove também o arrefecimento deste.
conclusão: