Página 1 de 1

OVU Verão/Inverno

Enviado: sexta jun 13, 2008 12:38 am
por RED BARON
ainda não tenho experiência do uso de ovu no verão, mas os primeiros efeitos já começaram a aparecer.

ao fazer uma viagem durante o dia pela hora do calor, a temperatura do combustível antes da bi galga com facilidade os 70ºc e já me obrigou a fechar parcialmente as torneiras da agua no circuito do permutador.

arrisco a prever que, com o tempo quente, os carros deixados dias inteiros ao sol e que levem um mês a consumir um depósito de mistura irão ganhar polimerização no interior do deposito do combustível, mesmo estando o depósito num sitio bem escondido da radiação directa.

tive esta percepção quando me arranjaram uns bidões de 10l que continham ainda vestígios de óleo de girassol e tinham estado ao sol durante vários dias ao lado do caixote do lixo. lembrei-me de retirar a tampa a um deles para ver se cheirava a tinta e digo-vos que…. ia caindo para o lado com o cheiro penetrante muito parecido com tinta, acetona e acido acético.

durante o tempo frio ( fevereiro/março) fiz várias viagens de cerca de 200 km de cada vez e com o retorno ligado para o depósito ( fiat punto) e no fim da viagem apalpei o depósito e não achei qualquer diferença de temperatura, isto levou-me a uma conclusão, o combustível arrefece pelo caminho até chegar ao deposito e mesmo que chegue a uma temperatura acima do frio que se faz sentir, quando se mistura com o que está no deposito a temperatura resultante é muito baixa e ainda o depósito não sendo isolado termicamente e estando exposto ao vento relativo devido ao andamento do carro promove também o arrefecimento deste.
conclusão:
com o tempo frio, não é tão grave que o retorno esteja liga ao depósito como pensava no início, apenas não se consegue atingir a mesma temperatura se o permutador não for assistido electricamente, no caso de ser está-se a gastar recursos eléctricos que podem ser aproveitados, por exemplo para aquecimento do tubo dos injectores.
se o combustível for gasto num espaço curto de tempo torna-se ainda mais dificil ue este chegue a polimerizar.

por sua vez o retorno não ir para o depósito também não é a cura para todos os males. carros que apanham todos os dias com bastante calor e que levem muito tempo a consumir o material que tem dentro do depósito poderão vir a ter problemas com polimerização do combustível, concorrendo muito para esta situação a utilização de material de cobre/latão no circuito de combustivel.

não estou a afirmar nada, apenas esta é a ideia que tenho e pode estar errada. gostaria de ouvir mais opiniões.

Re: OVU Verão/Inverno

Enviado: sexta jun 13, 2008 9:39 am
por visitante
vivam ...

ao fazer uma viagem durante o dia pela hora do calor, a temperatura do combustível antes da bi galga com facilidade os 70ºc e já me obrigou a fechar parcialmente as torneiras da agua no circuito do permutador.

não creio ser boa ideia restringir a circulação do liquido de refrigeração..mas o teu episodio..entre outras razões já por mim explicadas..confirma a minha opção de nunca pretender permutadores hidraulicos no sistema que desenvolvi..

nunca tive em aplicação alguma problemas com retornos redireccionados ao filtro..aliás..o unico problema que ocorreu num dos muitos sistemas já montados foi a tal ruptura de uma resistencia para aquecimento de um tubo de injector e já com cerca de 80.000 kms. de serviço..o que até acaba por provar a fiabilidade geral..quisera eu que todos os equipamentos fizessem 80.000 kms. até á ocorrencia de um problema..

abraços
[***************]

Re: OVU Verão/Inverno

Enviado: sexta jun 13, 2008 9:54 am
por hynek
red baron, penso que as tuas observações são correctas, confirmam as minhas próprias experiências. fiz ama alteração para assegurar a estabilidade da temperatura na bi.

o meu permutador não está montado no circuito da bi, ie. o retorno da bi não passa pelo permutador. esta está na chegada do depósito, pré-aquece o combustível e só depois é que passa para o circuito da bi com retorno, assistido por pré-aquecedor eléctrico que mantém a temperatura mais estável.

para impedir a alteração do ov no depósito, basta adicionar algum gasóleo e gasolina (uns 5% no total). se, na boca do depósito, se sentir algum cheiro, aumentar a percentagem do gasóleo.

Re: OVU Verão/Inverno

Enviado: sexta jun 13, 2008 11:42 pm
por RED BARON
não creio ser boa ideia restringir a circulação do liquido de refrigeração..mas o teu episodio..entre outras razões já por mim explicadas..confirma a minha opção de nunca pretender permutadores hidráulicos no sistema que desenvolvi..
viva.
depreendo pela afirmação acima, a qual tem a minha absoluta concordância, que não consegui transmitir, a mensagem tal como a idealizei.
esqueci-me de referir que, o aquecimento do permutador do fiat punto já não está em série com o circuito do permutador da climatização mas sim em derivação ou paralelo com este.... aliás, o permutador já nem é o mesmo, deste modo fechar o circuito derivante parcial ou totalmente não trás qualquer implicação no circuito hidráulico de climatização, penso que se fechar totalmente fica como se não tivesse sido alterado.
faço por isso um mea culpa acompanhado de um pedido de desculpas por não ter sido mais cuidadoso na minha exposição.



sou também defensor de que o retorno não deve voltar ao depósito e penso que aqui nem há matéria para haver divergências, desde que o trabalho esteja bem feito o retorno não voltar ao depósito só tem vantagens, no entanto para minimizar alguma situação menos prevista a meio de uma viagem tenho uma derivação no tubo do retorno que através de duas torneiras, ou vai para o filtro ou vai para o deposito.
há sempre um ponto fraco no motor que pode dar problemas para os sistemas sem bomba de transferência e que são os tubinhos do retorno dos injectores e o tampão terminal que, mais tarde ou mais cedo vão deixar entrar ar.
a melhor solução para este problema é a prevenção e fazer a muda desta tubagem atempadamente a intervalos regulares, mas se mesmo assim acontecer alguma é só parar o carro na berma, abrir o capot, abrir uma torneira e fechar outra. com uma electroválvula de três vias ainda se consegue maior discrição.
a minha abordagem do assunto e a dúvida se, se deve ficar alarmado ou descansado por ter que enviar o retorno para o deposito numa situação de contingência.
nunca tive em aplicação alguma problemas com retornos redireccionados ao filtro..
também aqui concordo que, uma escolha cuidada dos materiais, tubos, braçadeiras tês etc, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
no meu caso comprei tubo de combustível de 8mm para fazer a adaptação e verifiquei que o tubo que comprei é mais largo, e de parede mais fina, que o tubo de 8mm original que vem no carro, deste modo em algumas ligações, (bicones) onde o tubo original fica bem justo, o tubo de substituição fica a “dançar” e se não for utilizada uma braçadeira adequada, quanto mais aperta mais fuga tem devido ao enrugamento.
resolvi este problema usando um pedaço de tubo fino a fazer de casquilho de enchimento.

Re: OVU Verão/Inverno

Enviado: sábado jun 14, 2008 12:02 am
por RED BARON
hynek, já percebi como está montado o teu sistema, só não sei situar o filtro de combustível.
penso que esteja assim, o combustível chega e passa pelo permutador hidráulico (pré) e passa pelo filtro para o aquecer, de seguida segue para outro aquecedor hidráulico assistido electricamente e daí para a bi.
o retorno volta a entrar antes do filtro depois do pré, ou depois do filtro e antes do aquecedor assistido é isso?

Re: OVU Verão/Inverno

Enviado: sábado jun 14, 2008 12:35 am
por hynek
antes do filtro depois do pré

Re: OVU Verão/Inverno

Enviado: sábado jun 14, 2008 12:44 am
por RED BARON
obrigado mais uma vez.

esta montagem deve ser bastante eficiente mesmo com o tempo muito frio de inverno.
se o filtro não estiver num sitio de fácil acesso e que se possa isolar, térmicamente com facilidade ainda se pode acrescentar uma pequena bomba que faça circular, de modo continuo, o combustivel entre a saída do filtro e a entrada do pré aquecedor de modo a aumentar a temperatura deste.
penso que para o nosso país não será necessário esta solução, ou já tiveste alguma vez o bloqueio de filtro devido ao combustivel ter ficado demasiado espesso

Re: OVU Verão/Inverno

Enviado: sábado jun 14, 2008 12:41 pm
por hynek
red baron Escreveu:obrigado mais uma vez.

esta montagem deve ser bastante eficiente mesmo com o tempo muito frio de inverno.
se o filtro não estiver num sitio de fácil acesso e que se possa isolar, térmicamente com facilidade ainda se pode acrescentar uma pequena bomba que faça circular, de modo continuo, o combustivel entre a saída do filtro e a entrada do pré aquecedor de modo a aumentar a temperatura deste.
penso que para o nosso país não será necessário esta solução, ou já tiveste alguma vez o bloqueio de filtro devido ao combustivel ter ficado demasiado espesso
não, nunca tive problemas com este esquema....