Que tal um concurso? (Parte II)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Que tal um concurso? (Parte II)

Mensagem por icarho »

agora que já estamos todos mais calmos e dissemos tudo o que havia a dizer e não tinha nada a ver com o proposto, aqui vai de novo:

----------------------

oi pessoal!

para já devo dizer que como maçarico aqui pelo forum ( bestial diga-se de passagem ) a minha primeira preocupação foi recolher o maximo de informação já postada aqui pelo sitio e não há dúvida...para quem se interessa pela causa... isto tem informação que nunca mais acaba.

depois de muito gerador e alternador, vawt's e hawt's, turbinas e baterias, velas e balões, imans e parafusos, um gajo fica como aqueles alarves depois de comerem uma feijoada à transmontana durante 3 horas, só quer uns saiszitos de fruta para ajudar à digestão!

então o que è que eu propunha para testar a imaginação/habilidade aqui do pessoal?

ok! que tal um desafio aos engenhocas?

assim... que tal estes termos/condições

1. vocês só podem ocupar 1* metro cubico** de espaço com o zingarelho
2. utilizar o mesmo gerador/alternador igual para todos
3. ganha aquele que conseguir sacar a maior potencia para a mesma v de vento!

que acham? até era capaz de ser engraçado!

* ou outro valor que acharem por bem e que seja fazivel
** não se esqueçam que uma turbina de eixo horizontal como tem que girar em 360º ocupa o volume de uma esfera e não a area do circulo correspondente

------------------------

acrescentando ao inicial, quero referir que isto deve considerar-se um esboço, e conto com todos, os que acharam esta ideia uma boa ideia, para chegarmos a uma boa proposta final onde, e aí sim, poderemos partir para outros voos.

pensem nisso e vão dizendo qualquer coisa!

pelo que vi até agora tenho a certeza que há aqui montes de pessoal com ideias giras e unhas para as materializar!

mas...acho que não vale a pena esforçarem-se muito porque quem vai ganhar isto sou eu....

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Re: Que tal um concurso? (Parte II)

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

mais uma vez, é uma óptima ideia.

acho que o melhor seria o resultado final de várias velocidades. tipo a 3m/seg, 5m/seg, 10 m/seg.
a bem das necessidades, as turbinas que produzam a 3 m/seg possilitam a sua instalação em mais locais e o resultado de produção energética anual pode ser maior do que as turbinas que produzam muito só com elevadas velocidades do vento.

cumprimentos

Autor do tópico
icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

estive a pensar nas maneiras desta ideia ir avante porque nós merecemos que ela vingue!

obviamente não deverá nunca ser um individuo (apesar de ser o "ideologo") a entidade promotora de tal evento!

por isso para começarmos pelo principio, quem acham vocês que seria a entidade ideal para ser o promotor deste concurso?

as minhas sugestões --- a associação novaenergia, o ineti*

mais....

*parece que estes senhores gastaram um balurdio com o turban, que na minha modesta opinião nada trouxe de novo! ofereçam um bom premio que de certeza obteem uma relação €/w bem mais interessante

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

icarho Escreveu:*parece que estes senhores gastaram um balurdio com o turban, que na minha modesta opinião nada trouxe de novo! ofereçam um bom premio que de certeza obteem uma relação €/w bem mais interessante
cá está uma das mais importantes frases algum dia ditas neste fórum.
só vos digo uma coisa: pesquisem lá como é que fazem os americanos e empresas de sucesso na área da inovação.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

quem pagou os 100.000,00 da turban fomos nós os contribuintes. ainda estou á espera da de eixo vertical. è tanta inovação junta que duvido que sejam passíveis de registo de patente, não devem trazer nenhuma novidade…

um dos aspectos essenciais, em relação ao concurso, é também ter alguma atenção em relação a patentes. segundo o código de propriedade industrial, os prémios recebidos por terceiros na vigência de uma patente pertencem ao titular dessa patente.

o inet promove alguns projectos mas de componente de investigação, só para doutorados, mestres, mesmo sem ser de carácter inovador (no caso da turban), têm uma vasta equipa e laboratórios para testes, não sei se algum túnel de vento??

podia-se fazer tipo um plano de várias ramos de actividade e propor a várias empresas a concorrência do patrocínio por exemplo bancos: só 1 é que iria ser patrocinador.

imprensa, seguros, empresas do ramo energético, empresas de energias renováveis e mais algumas. se for tudo bem feito essas empresas terão algum retorno por via dos benefícios fiscais.

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

pessoalmente considero este tópico como um dos que têm pernas para andar.

acredito que com um concurso de engenhocas, mesmo de variadas formas e utilizando variados meios, facilmente se atrairia a atenção das nossas tv's.

aqui onde moro, por esta altura do ano, tenho vento a "potes".

e também há um recinto facilmente mobilizável, ao ar livre e sem trânsito, para a mostra. (com 100 metros de comprimento e 40 de largura é uma óptima pista para demonstrações de engenhocas quase "voadoras"!)

a coisa até poderia acabar com umas sardinhas assadas.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”