Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
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Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
simplex para podermos legalizar as nossas conversões
fazermos uma carta ao governo a pedir um simplex para podermos legalizar as nossas conversões, junto com uma “petição” abaixo-assinado, que poderá ser deste género http://www.cleanvehicle.com/
este tópico é ideia do serges, mas como está a trabalhar e não tem tempo, eu vou aqui iniciar o debate de como vamos querer o nosso “simplex” pode ser que resulte, o não já temos como certo, mas com os contactos, que o pessoal aqui já tem com a comunicação social e dando seguimento ao processo do fiat 126 do tozerrvm, isso não vai ser problema.
1 - podemos começar por apresentar as dificuldades, que queremos ver eliminadas do processo.
2 – os locais onde se possam fazer as inspecções
fazermos uma carta ao governo a pedir um simplex para podermos legalizar as nossas conversões, junto com uma “petição” abaixo-assinado, que poderá ser deste género http://www.cleanvehicle.com/
este tópico é ideia do serges, mas como está a trabalhar e não tem tempo, eu vou aqui iniciar o debate de como vamos querer o nosso “simplex” pode ser que resulte, o não já temos como certo, mas com os contactos, que o pessoal aqui já tem com a comunicação social e dando seguimento ao processo do fiat 126 do tozerrvm, isso não vai ser problema.
1 - podemos começar por apresentar as dificuldades, que queremos ver eliminadas do processo.
2 – os locais onde se possam fazer as inspecções
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
obrigado tó, se puderem adicionar mais ideias, era óptimo!
pois temos de encontrar a ponta do "novelo" já que existe tanto para fazer!
pois temos de encontrar a ponta do "novelo" já que existe tanto para fazer!
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
já agora, falei com o deputado jorge seguro na segunda, que me disse que antes de dia 18 (dia em que o parlamento vai de férias) queria voltar a trazer o assunto à baila.serges Escreveu:obrigado tó, se puderem adicionar mais ideias, era óptimo!
pois temos de encontrar a ponta do "novelo" já que existe tanto para fazer!
se conseguissemos ter um texto (duas páginas no máximo) a explicar com algum detalhe o que se deseja, talvez fosse util para todos. pois assim seria mais facil para ele ter algum conteudo vindo da sociedade civil para acompanhar as ideias.
cumps,
marte
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
acho que o tozerrvm aqui terá um papel importante pois ele já iniciou o "calvário" da legalização.serges Escreveu:obrigado tó, se puderem adicionar mais ideias, era óptimo!
pois temos de encontrar a ponta do "novelo" já que existe tanto para fazer!
uma cunha é sempre bem vindajá agora, falei com o deputado jorge seguro na segunda, que me disse que antes de dia 18 (dia em que o parlamento vai de férias) queria voltar a trazer o assunto à baila.
se conseguissemos ter um texto (duas páginas no máximo) a explicar com algum detalhe o que se deseja, talvez fosse util para todos. pois assim seria mais facil para ele ter algum conteudo vindo da sociedade civil para acompanhar as ideias.
será que há por aqui algum jurista disponivel para iniciar o documento (grátis)
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
em face do convite feito anteriormente e após consulta das condições de homologação de veiculos eletricostó miguel Escreveu:simplex para podermos legalizar as nossas conversões
fazermos uma carta ao governo a pedir um simplex para podermos legalizar as nossas conversões, junto com uma “petição” abaixo-assinado, que poderá ser deste género http://www.cleanvehicle.com/
este tópico é ideia do serges, mas como está a trabalhar e não tem tempo, eu vou aqui iniciar o debate de como vamos querer o nosso “simplex” pode ser que resulte, o não já temos como certo, mas com os contactos, que o pessoal aqui já tem com a comunicação social e dando seguimento ao processo do fiat 126 do tozerrvm, isso não vai ser problema.
1 - podemos começar por apresentar as dificuldades, que queremos ver eliminadas do processo.
2 – os locais onde se possam fazer as inspecções
( portaria n.º 517-a/96 do ministério da administração interna) disponível no site da apev
sugeria para a petição que :
o primeiro e principal objectivo fosse a alteração da portaria em que "no caso de ser transformado um veiculo
de combustão interna que tenha já cumprido os requisitos de homologação aplicáveis - isto é já tenha sido
anteriormente homologado - os requisitos de homologação apenas se aplicarão sobre os sistemas e componentes
que tenham sido objecto de alteração".
adicionalmente e "tendo em conta que devido ao mercado reduzido muitos componentes eléctricos utilizados
não estão disponíveis com certificados para utilização rodoviária solicitam-se que sejam isentos da exigência de
apresentação de relatórios de testes durante um periodo de tempo de xx anos sendo estes substituidos por
declaração do integrador em que assume a responsabilidade pela correcta selecção, dimensionamento e
montagem dos componentes para esta utilização".
a meu ver penso que isto eliminaria os 2 maiores problemas da homologação. não sei é se isto é facilmente
convertível em "legalez"
cumprimentos a todos
marc
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
muito bom!
amanha vou falar com o toze sobre este assunto!
amanha vou falar com o toze sobre este assunto!
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
tb gosto!serges Escreveu:muito bom!
amanha vou falar com o toze sobre este assunto!
vão mantendo este texto aqui actualizado, assim se o dpt jorge me ligar, eu só tenho que fazer copy & paste da versão mais recente
cumps,
marte
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
tb acho que o tozerrvm tem uma palavra a dizer sobre isto. ele sabe pelo que passou para construir a furia verde e sabe o calvário que o espera para legalizar.
bem, se isto for facilitado em termos de conversões, compro já um carocha!!!
vou vender a porra do mercedes e faço um projecto desses tb.
quem me dera...
abraço
tiago
bem, se isto for facilitado em termos de conversões, compro já um carocha!!!
vou vender a porra do mercedes e faço um projecto desses tb.
quem me dera...
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
era bom, as inspecções virem a poder ser feitas num centro de inspecções normal, pois estamos a falar de carros já homologados. a única coisa que muda é a motorização, pois parece que até o peso do carro em termos de tara fica muito aproximado, por causa das baterias.
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
então, podemos dizer que:tó miguel Escreveu:era bom, as inspecções virem a poder ser feitas num centro de inspecções normal, pois estamos a falar de carros já homologados. a única coisa que muda é a motorização, pois parece que até o peso do carro em termos de tara fica muito aproximado, por causa das baterias.
se a tara do veículo não sofrer uma alteração de peso de xx% ao eixo da frente e outros % de peso ao eixo traseiro (devido à remoção do ci e inclusão das baterias) o carro estaria isento dos testes de estabilidade e travagem (onde chumbou o furia verde)!
sergiomms
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
após falar com 2 amigos meus foram levantadas algumas questões pertinentes que importava acautelar também: "o regime simplificado de homologação apenas pode ser aplicado quando:box8389 Escreveu:em face do convite feito anteriormente e após consulta das condições de homologação de veiculos eletricostó miguel Escreveu:simplex para podermos legalizar as nossas conversões
fazermos uma carta ao governo a pedir um simplex para podermos legalizar as nossas conversões, junto com uma “petição” abaixo-assinado, que poderá ser deste género http://www.cleanvehicle.com/
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1 - podemos começar por apresentar as dificuldades, que queremos ver eliminadas do processo.
2 – os locais onde se possam fazer as inspecções
( portaria n.º 517-a/96 do ministério da administração interna) disponível no site da apev
sugeria para a petição que :
o primeiro e principal objectivo fosse a alteração da portaria em que "no caso de ser transformado um veiculo
de combustão interna que tenha já cumprido os requisitos de homologação aplicáveis - isto é já tenha sido
anteriormente homologado - os requisitos de homologação apenas se aplicarão sobre os sistemas e componentes
que tenham sido objecto de alteração".
adicionalmente e "tendo em conta que devido ao mercado reduzido muitos componentes eléctricos utilizados
não estão disponíveis com certificados para utilização rodoviária solicitam-se que sejam isentos da exigência de
apresentação de relatórios de testes durante um periodo de tempo de xx anos sendo estes substituidos por
declaração do integrador em que assume a responsabilidade pela correcta selecção, dimensionamento e
montagem dos componentes para esta utilização".
a meu ver penso que isto eliminaria os 2 maiores problemas da homologação. não sei é se isto é facilmente
convertível em "legalez"
cumprimentos a todos
marc
o carro a modificar é propridade do requerente e para seu uso exclusivo não podendo depois da modificação ser vendido, alugado, cedida posicão ou operação similar
apenas se aplica este regime a ligeiros de passageiros, mercadorias e (talvez?) motociclos
deverá ser apenas para uso particular ou no caso de comerciais para uso exclusivo da empresa não podendo ser utilizado para transporte publico de passageiros"
uma outra questão que foi levantada é que ao modificar um automóvel para electrico estamos
na pratica a substituir um automovel antigo por um outro menos poluente. sendo esta uma das razões para a existência do incentivo ao abate de veiculos seria desejável que "seja aplicado o regime actual de incentivos ao abate ao veiculo a modificar e aquando da matricula
do automóvel modificado seja creditado o incentivo ao abate de veiculos na declaração de
rendimentos do requerente como dedução fiscal"
cumprimentos
marc
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
"uma outra questão que foi levantada é que ao modificar um automóvel para electrico estamos
na pratica a substituir um automovel antigo por um outro menos poluente. sendo esta uma das razões para a existência do incentivo ao abate de veiculos seria desejável que "seja aplicado o regime actual de incentivos ao abate ao veiculo a modificar e aquando da matricula
do automóvel modificado seja creditado o incentivo ao abate de veiculos na declaração de
rendimentos do requerente como dedução fiscal"
existe a questão que quando o estado dá o incentivo, obriga a comprar um carro novo... vai buscar esse valor em impostos.
neste caso não seria possivel... mas poderia em sede de irs na incentivar como energia renovavel...
marte
na pratica a substituir um automovel antigo por um outro menos poluente. sendo esta uma das razões para a existência do incentivo ao abate de veiculos seria desejável que "seja aplicado o regime actual de incentivos ao abate ao veiculo a modificar e aquando da matricula
do automóvel modificado seja creditado o incentivo ao abate de veiculos na declaração de
rendimentos do requerente como dedução fiscal"
existe a questão que quando o estado dá o incentivo, obriga a comprar um carro novo... vai buscar esse valor em impostos.
neste caso não seria possivel... mas poderia em sede de irs na incentivar como energia renovavel...
marte
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
mais uma questão é os valores das inspecções necessárias para fazer os testes aos veiculos o tozé falou em mais de 500€ por cada teste o que acho muito elevado para o que se faz?
este talvez o mais importante!
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
esta questão é pertinente, para o caso uma isenção na inspecção ou talvez um pagamento igual a uma inpecção normal, já era uma ajuda, aos actuais 500€, eu sou assim peço pouco para levarem o meu caso em consideração.uma outra questão que foi levantada é que ao modificar um automóvel para electrico estamos
na pratica a substituir um automovel antigo por um outro menos poluente. sendo esta uma das razões para a existência do incentivo ao abate de veiculos seria desejável que "seja aplicado o regime actual de incentivos ao abate ao veiculo a modificar e aquando da matricula
do automóvel modificado seja creditado o incentivo ao abate de veiculos na declaração de
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
as minhas ideias iniciais para isto são:
1) a 1ª conversão de um certo modelo e marca de veículo deve ser feita mediante um projecto onde ficam registados os componentes, posição e localização dos mesmos. o veículo vai à homologação, com um conjunto de testes alargado (com testes de estrada). depois as conversões de veículos da mesma marca e modelo e feitas exactamente da mesma forma devem ter uma homologação muito mais leve (na carteira e nos testes) mediante apresentação do projecto do 1º veículo (ou cópia validada), servindo apenas para verificação do veículo de acordo com o projecto (portanto sem testes de estrada).
2) deve ser possível e mais "leve" a homologação de trocas de peças (por exemplo, de motor eléctrico, de material de parafusos, de baterias) por peças equivalentes, criando-se assim extensões ao projecto original ou listas de componentes/colocações alternativas.
3) os mecanismos de homologação a criar devem ter o cuidado de não possibilitar a criação de lobbies, autorizar a conversão individual e a criação de empresas de conversão (vamos permitir e incentivar que se faça disto um negócio, não só em portugal mas a vender para espanha e até frança).
4) os serviços de homologação devem ser descentralizados, tal como os centros de inspecção actualmente.
5) o incentivo fiscal actual em carros dados para abate na compra de novos deve manter-se, pois o objectivo é a renovação do parque automóvel por veículos mais seguros (por serem novos e por terem tecnologia actual). no entanto acho que é necessário aqui alguma mudança no sentido de incentivar conversões para eléctricos (e não de penalizar os de ci, pois actualmente muita gente não tem possibilidade de ter um eléctrico por não ter onde abastecer; e os de ci já são penalizados no imposto único de circulação). não sei ao certo que tipo de mudança seria, mas poderia ser algo como dar um incentivo proporcional à idade do veículo para conversões (incentivo = valor / (idade + 1)). isto incentiva a renovação do parque automóvel e também a conversão de veículos (mesmo novos) para eléctricos.
1) a 1ª conversão de um certo modelo e marca de veículo deve ser feita mediante um projecto onde ficam registados os componentes, posição e localização dos mesmos. o veículo vai à homologação, com um conjunto de testes alargado (com testes de estrada). depois as conversões de veículos da mesma marca e modelo e feitas exactamente da mesma forma devem ter uma homologação muito mais leve (na carteira e nos testes) mediante apresentação do projecto do 1º veículo (ou cópia validada), servindo apenas para verificação do veículo de acordo com o projecto (portanto sem testes de estrada).
2) deve ser possível e mais "leve" a homologação de trocas de peças (por exemplo, de motor eléctrico, de material de parafusos, de baterias) por peças equivalentes, criando-se assim extensões ao projecto original ou listas de componentes/colocações alternativas.
3) os mecanismos de homologação a criar devem ter o cuidado de não possibilitar a criação de lobbies, autorizar a conversão individual e a criação de empresas de conversão (vamos permitir e incentivar que se faça disto um negócio, não só em portugal mas a vender para espanha e até frança).
4) os serviços de homologação devem ser descentralizados, tal como os centros de inspecção actualmente.
5) o incentivo fiscal actual em carros dados para abate na compra de novos deve manter-se, pois o objectivo é a renovação do parque automóvel por veículos mais seguros (por serem novos e por terem tecnologia actual). no entanto acho que é necessário aqui alguma mudança no sentido de incentivar conversões para eléctricos (e não de penalizar os de ci, pois actualmente muita gente não tem possibilidade de ter um eléctrico por não ter onde abastecer; e os de ci já são penalizados no imposto único de circulação). não sei ao certo que tipo de mudança seria, mas poderia ser algo como dar um incentivo proporcional à idade do veículo para conversões (incentivo = valor / (idade + 1)). isto incentiva a renovação do parque automóvel e também a conversão de veículos (mesmo novos) para eléctricos.
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Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
então neste caso o ia devia de ser reembolsado, como acontece nos eléctricos de origem.isto incentiva a renovação do parque automóvel e também a conversão de veículos (mesmo novos) para eléctricos.
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
dos diversos posts aparenta que existe algum consenso em relação aos seguintes pontos
- a simplificação da homologação como eléctrico é justificada por ter existido já uma anterior homologação no realizada
- que deve ser criado um mecanismo na homologação de projecto tipo para transformação em eléctrico
- que deve ser aligeirada os requisitos de certificação e teste do material eléctrico utilizado
- que parte dos impostos que foram pagos pelo veiculo intervencionado deviam retornar ao proprietário aquando da transformação em eléctrico
- que deveria ser possível realizar essa homologação em centros espalhados pelo país preferencialmente (sugetão minha) nos actuais centros de inspecção
neste ponto seria desejável alguém que tenha tido experiência com o processo valide e adicione pontos concretos não mencionados para que seja criada por alguém especialista nestas "andanças" o texto final
já que se trata de uma petição penso que se devia adicionar ao preâmbulo o contexto e algumas razões que fazem com
a implementação destas medidas traga um beneficio real para a sociedade. sugeria o seguinte:
"o facilitar a legalização das transformações de automóveis em eléctricos permitirá a redução da poluição nas cidades
a criação de novos empregos e oportunidades em áreas tecnológicas. muitos dos componentes usados nas transformações são fabricados em portugal o que reduz assim as importações e mantém a industria nacional. o know-how já existe evidenciado tanto por particulares como pelos excelentes projectos universitários que aguardam o seu aproveitamento"
livres de adicionar ou alterar a sugestão dada
cumprimentos
marc
- a simplificação da homologação como eléctrico é justificada por ter existido já uma anterior homologação no realizada
- que deve ser criado um mecanismo na homologação de projecto tipo para transformação em eléctrico
- que deve ser aligeirada os requisitos de certificação e teste do material eléctrico utilizado
- que parte dos impostos que foram pagos pelo veiculo intervencionado deviam retornar ao proprietário aquando da transformação em eléctrico
- que deveria ser possível realizar essa homologação em centros espalhados pelo país preferencialmente (sugetão minha) nos actuais centros de inspecção
neste ponto seria desejável alguém que tenha tido experiência com o processo valide e adicione pontos concretos não mencionados para que seja criada por alguém especialista nestas "andanças" o texto final
já que se trata de uma petição penso que se devia adicionar ao preâmbulo o contexto e algumas razões que fazem com
a implementação destas medidas traga um beneficio real para a sociedade. sugeria o seguinte:
"o facilitar a legalização das transformações de automóveis em eléctricos permitirá a redução da poluição nas cidades
a criação de novos empregos e oportunidades em áreas tecnológicas. muitos dos componentes usados nas transformações são fabricados em portugal o que reduz assim as importações e mantém a industria nacional. o know-how já existe evidenciado tanto por particulares como pelos excelentes projectos universitários que aguardam o seu aproveitamento"
livres de adicionar ou alterar a sugestão dada
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marc
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
importante é fazer referencia à potencia do motor , a potencia nominal do motor eléctrico deverá ser igual ou inferior à potencia do motor original.
é importante referir também os motociclos e quadriciculos , penso que deveria existir um regime de isenção para conversões deste tipo de veículos já que não necessitam inspecção, estando limitado apenas a usar uma tensão igual ou inferior a 100v por exemplo.
com mais calma, depois poderia-se então tentar "certificar" oficinas e material para uso em conversões para aplicações comerciais, mas isso ai é outra guerra.
tal como existe instaladores de gpl certificados e equipamentos certificados, o mesmo regime poderia aplicar-se aos veículos eléctricos, era bom vera legislação do gpl, talvez se possa aproveitar qualquer coisa.
cumprimentos
é importante referir também os motociclos e quadriciculos , penso que deveria existir um regime de isenção para conversões deste tipo de veículos já que não necessitam inspecção, estando limitado apenas a usar uma tensão igual ou inferior a 100v por exemplo.
com mais calma, depois poderia-se então tentar "certificar" oficinas e material para uso em conversões para aplicações comerciais, mas isso ai é outra guerra.
tal como existe instaladores de gpl certificados e equipamentos certificados, o mesmo regime poderia aplicar-se aos veículos eléctricos, era bom vera legislação do gpl, talvez se possa aproveitar qualquer coisa.
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
isto vem um pouco mas é só, para servir como exemplo, de como muitas vezes leis esquecidas, podem ser aproveitadas, para contornar leis actuais absurdas, que teimam em travar projectos inovadores e de interesse para a comunidade.na cidade de sussex, na inglaterra e pouco distante de londres, local da universidade em que um actual ministro do brasil estudou, um engenheiro entrou com um projeto de construção de um centro de estudos. a prefeitura local negou, alegando tratar-se de uma área 'tombada' pela municipalidade, nas cercanias da cidade.
o executor do projeto, um engenheiro nuclear e escritor, encontrou uma lei do ano 400, em que especificava claramente: todo senhor proprietário de terras, nela poderá construir seu castelo.
pois bem, o executor solicitou ao engenheiro a mudança da fachada e contornos da obra, para uma aparência de castelo com torres e tudo o mais. a prefeitura municipal não pode negar a aprovação. e lá está construído o centro de estudos em forma de castelo.
será que não haverá nenhum lei esquecida e não revogada, que nos possa ajudar neste processo?
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Re: Simplex para podermos legalizar as nossas conversões
gostaria de saber se porventura tive alguma sorte nesta "demarche" e se omarte Escreveu:já agora, falei com o deputado jorge seguro na segunda, que me disse que antes de dia 18 (dia em que o parlamento vai de férias) queria voltar a trazer o assunto à baila.serges Escreveu:obrigado tó, se puderem adicionar mais ideias, era óptimo!
pois temos de encontrar a ponta do "novelo" já que existe tanto para fazer!
se conseguissemos ter um texto (duas páginas no máximo) a explicar com algum detalhe o que se deseja, talvez fosse util para todos. pois assim seria mais facil para ele ter algum conteudo vindo da sociedade civil para acompanhar as ideias.
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que se escreveu entretanto ajudou
cumprimentos
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