Tarifa de venda (treta)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 05, 2008 10:17 pm

Tarifa de venda (treta)

Mensagem por Beppy »

viva!

pessoal andei a pesquisar e parece-me que a tarifa de venda da eolica e uma treta. pelo que pesquisei anda na casa dos 0.074€/kwh pra potências instaladas acima dos 10kw.será que pesquisei mal?
se não pesquisei mal qual a vossa opinião destas tarífas?

abraço

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Re: Tarifa de venda (treta)

Mensagem por Mónica »

bem,
eu tentei analisar o decreto de lei (http://dre.pt/pdf1s/2007/11/21100/0797807984.pdf), e em relação a isso, parece-me que interpreto assim:
para potências instaladas acima de 3,68 kw, apanha-se o regime geral (tem a vantagem de não ter de se registar no sistema de registo de microprodução... (alinea b do artigo 9º))
(confesso que neste artigo tenho algumas dúvidas porque falam em potência de ligação e não de geração)
para o regime geral o preço é igual para toda a gente, independentemente do sistema de microgeração (transcrevo o artigo):
artigo 10.º
regime geral
1 — todos os produtores que não obtenham acesso ao
regime bonificado são considerados no regime geral.
2 — a tarifa de venda de electricidade é igual ao custo
da energia do tarifário aplicável pelo comercializador de
último recurso do fornecimento à instalação de consumo.

ou seja, à volta de 0,11 € o kwh...

a questão será se você consegue ou não ter condições para aceder ao regime bonificado. se conseguir, até a um valor x recebe a tarifa bonificada (0,65€/kwh*0,70=0,455€/kwh - veja o artigo 11º), o restante a 0,11€ o kw.
se não conseguir, recebe tudo a 0,11€kw....
veja o artigo 9º e o 11º...

portanto, segundo a minha interpretação, de forma alguma receberá só os 0,074€/kwh...

espero ter ajudado

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

alguem consegue explicar o porque da diferença de tarifas por tipo de energia renovavel? o resultado final não é sempre e só electricidade? está mesmo a passar-me ao lado esta discriminação produtiva...

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

simples... as energias não são iguais... a eólica quase não ocupa terreno... mas a solar sim... assim sendo, parece óbvio que a eólica seja apoiada e implementada em meios essencialmente agrícolas, e a solar em meios citadinos...

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

hlopes Escreveu:simples... as energias não são iguais... a eólica quase não ocupa terreno... mas a solar sim... assim sendo, parece óbvio que a eólica seja apoiada e implementada em meios essencialmente agrícolas, e a solar em meios citadinos...
simplicidades destas , não obrigado!!!

estava à espera de uma explicação mais....objectiva, caso seja possivel

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

posso estar enganado, mas nos ultimos anos a tarifa de pagamento da eólicapara grandes potências tem sido essa e pode ser ainda inferior.
mónica Escreveu:bem,
eu tentei analisar o decreto de lei (http://dre.pt/pdf1s/2007/11/21100/0797807984.pdf), e em relação a isso, parece-me que interpreto assim:
para potências instaladas acima de 3,68 kw, apanha-se o regime geral (tem a vantagem de não ter de se registar no sistema de registo de microprodução... (alinea b do artigo 9º))
(confesso que neste artigo tenho algumas dúvidas porque falam em potência de ligação e não de geração)
para o regime geral o preço é igual para toda a gente, independentemente do sistema de microgeração (transcrevo o artigo):
artigo 10.º
regime geral
1 — todos os produtores que não obtenham acesso ao
regime bonificado são considerados no regime geral.
2 — a tarifa de venda de electricidade é igual ao custo
da energia do tarifário aplicável pelo comercializador de
último recurso do fornecimento à instalação de consumo.

ou seja, à volta de 0,11 € o kwh...

a questão será se você consegue ou não ter condições para aceder ao regime bonificado. se conseguir, até a um valor x recebe a tarifa bonificada (0,65€/kwh*0,70=0,455€/kwh - veja o artigo 11º), o restante a 0,11€ o kw.
se não conseguir, recebe tudo a 0,11€kw....
veja o artigo 9º e o 11º...

portanto, segundo a minha interpretação, de forma alguma receberá só os 0,074€/kwh...

espero ter ajudado

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

se conhece casos concretos deve estar certo... eu só tentei interpretar o texto.
será que isso não era antes deste dec.lei entrar em vigor? ou será por ser grandes potências?
estranho será este dec. de lei não falar em limites de potência, para o regime geral, ou será que vi mal?

vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm

Mensagem por vnamora »

atenção que o decreto lei 363/2007 é apenas para unidades de microgeração com potnecia de ligação até 5,75kw. a partir desta potência aplica-se o decreto-lei 225/2007 com todas esses cálculos da fórmula.

em relação á "discriminação" de valores de remuneração entre a solar e a eólica prende-se essencialmente com a tecnologia destas e aos seus rendimentos. como se sabe na eólica o rendimento anda entre os 30% e os 40%, enquanto na solar ronda os 15%.

monica uma coisa é a potência de ligação outra é a de geração. tal como o nome indica uma prende-se com a potência da tua ligação á rede e a outra é a que geras. podes ter e no caso da energia solar convem ter uma potencia de geração maior que a potencia de ligação.

espero ter esclarecido
cumprimentos

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

obrigada pela explicação
e o que representa a potência de ligação? é de certa forma o limite do que podemos consumir, num determinado período de tempo? como se aplica isto à geração?
seria possível, teoricamente ter uma grande potência de geração e uma pequena de ligação?

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

a potencia de ligação é considerada a potencia instalada, isto é, a potencia máxima no caso.
mónica Escreveu:obrigada pela explicação
e o que representa a potência de ligação? é de certa forma o limite do que podemos consumir, num determinado período de tempo? como se aplica isto à geração?
seria possível, teoricamente ter uma grande potência de geração e uma pequena de ligação?

vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por vnamora »

sim é isso, repara nas nossas casas nao temos a potência contratada?? se quiseres consumir mais o diferencial colocado pela edp dispara não é? na microgeração é o inverso imagina que é a edp o consumidor e que estás a limitar o seu consumo percebes? quando eu digo que a tua potencia de geração deve ser superior (cerca de 5 a 10%) á de ligação digo isto para obteres uma optimização do teu inversor. fisicamente nao podes ter uma grande potencia de geração e pequena de ligação devido ás limitações fisícas do inversor, por exemplo a sua tensão de ligação aos paineis, entre outras.
esclareci??? espero que sim
cumprimentos
vasco namora

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

vnamora Escreveu:...em relação á "discriminação" de valores de remuneração entre a solar e a eólica prende-se essencialmente com a tecnologia destas e aos seus rendimentos. como se sabe na eólica o rendimento anda entre os 30% e os 40%, enquanto na solar ronda os 15%.

......
espero ter esclarecido
cumprimentos
como estas percentagem não se referem a um valor base igual, não dizem muito, não é verdade? é comparar alhos com bugalhos

vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por vnamora »

no fundo tem a ver com o custo da tecnologia. imaginemos o seguinte :
o preço para 3,68kw para um sistema fotovoltaico é 22.000€ o ke dá aproximadamente 5978€/kw.
o preço para 3,68kw para um sistema eólico é de 16.000€ o ke dá aproximadamente 4347€/kw.
ou seja consegues reaver o teu investimento mais depressa no eólico, daí essa diferença na tarifa.
fui claro??
cumprimentos

vasco namora

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

não...
falta uma variavel...o tempo de retorno do investimento! essas contas referem-se apenas ao investimento inicial para a mesma potencia instalada e não há potencia espectável de ser produzida na mesma unidade de tempo! faz muita diferença!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

mesmo assim ainda à a questão dos 0.074 por kw, isso não faz sentido, penso que a edp nunca vai pagar menos que o preço que vende, senão não havia este frenesim da micro geração, posso estar errado mas não fazia sentido de outra maneira.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por vnamora »

mas sim anda mais ou menos nesses valores, o ultimo valor que tenho anda na casa dos 0,078€/kwh.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”