Tarifa de venda (treta)
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: segunda mai 05, 2008 10:17 pm
Tarifa de venda (treta)
viva!
pessoal andei a pesquisar e parece-me que a tarifa de venda da eolica e uma treta. pelo que pesquisei anda na casa dos 0.074€/kwh pra potências instaladas acima dos 10kw.será que pesquisei mal?
se não pesquisei mal qual a vossa opinião destas tarífas?
abraço
pessoal andei a pesquisar e parece-me que a tarifa de venda da eolica e uma treta. pelo que pesquisei anda na casa dos 0.074€/kwh pra potências instaladas acima dos 10kw.será que pesquisei mal?
se não pesquisei mal qual a vossa opinião destas tarífas?
abraço
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Re: Tarifa de venda (treta)
bem,
eu tentei analisar o decreto de lei (http://dre.pt/pdf1s/2007/11/21100/0797807984.pdf), e em relação a isso, parece-me que interpreto assim:
para potências instaladas acima de 3,68 kw, apanha-se o regime geral (tem a vantagem de não ter de se registar no sistema de registo de microprodução... (alinea b do artigo 9º))
(confesso que neste artigo tenho algumas dúvidas porque falam em potência de ligação e não de geração)
para o regime geral o preço é igual para toda a gente, independentemente do sistema de microgeração (transcrevo o artigo):
artigo 10.º
regime geral
1 — todos os produtores que não obtenham acesso ao
regime bonificado são considerados no regime geral.
2 — a tarifa de venda de electricidade é igual ao custo
da energia do tarifário aplicável pelo comercializador de
último recurso do fornecimento à instalação de consumo.
ou seja, à volta de 0,11 € o kwh...
a questão será se você consegue ou não ter condições para aceder ao regime bonificado. se conseguir, até a um valor x recebe a tarifa bonificada (0,65€/kwh*0,70=0,455€/kwh - veja o artigo 11º), o restante a 0,11€ o kw.
se não conseguir, recebe tudo a 0,11€kw....
veja o artigo 9º e o 11º...
portanto, segundo a minha interpretação, de forma alguma receberá só os 0,074€/kwh...
espero ter ajudado
eu tentei analisar o decreto de lei (http://dre.pt/pdf1s/2007/11/21100/0797807984.pdf), e em relação a isso, parece-me que interpreto assim:
para potências instaladas acima de 3,68 kw, apanha-se o regime geral (tem a vantagem de não ter de se registar no sistema de registo de microprodução... (alinea b do artigo 9º))
(confesso que neste artigo tenho algumas dúvidas porque falam em potência de ligação e não de geração)
para o regime geral o preço é igual para toda a gente, independentemente do sistema de microgeração (transcrevo o artigo):
artigo 10.º
regime geral
a questão será se você consegue ou não ter condições para aceder ao regime bonificado. se conseguir, até a um valor x recebe a tarifa bonificada (0,65€/kwh*0,70=0,455€/kwh - veja o artigo 11º), o restante a 0,11€ o kw.
portanto, segundo a minha interpretação, de forma alguma receberá só os 0,074€/kwh...
espero ter ajudado
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm
alguem consegue explicar o porque da diferença de tarifas por tipo de energia renovavel? o resultado final não é sempre e só electricidade? está mesmo a passar-me ao lado esta discriminação produtiva...
-
- Membro Silver
- Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm
simples... as energias não são iguais... a eólica quase não ocupa terreno... mas a solar sim... assim sendo, parece óbvio que a eólica seja apoiada e implementada em meios essencialmente agrícolas, e a solar em meios citadinos...
-
- Membro Silver
simplicidades destas , não obrigado!!!hlopes Escreveu:simples... as energias não são iguais... a eólica quase não ocupa terreno... mas a solar sim... assim sendo, parece óbvio que a eólica seja apoiada e implementada em meios essencialmente agrícolas, e a solar em meios citadinos...
estava à espera de uma explicação mais....objectiva, caso seja possivel
-
posso estar enganado, mas nos ultimos anos a tarifa de pagamento da eólicapara grandes potências tem sido essa e pode ser ainda inferior.
mónica Escreveu:bem,
artigo 10.º
regime geral
espero ter ajudado
-
- Membro Silver
se conhece casos concretos deve estar certo... eu só tentei interpretar o texto.
será que isso não era antes deste dec.lei entrar em vigor? ou será por ser grandes potências?
estranho será este dec. de lei não falar em limites de potência, para o regime geral, ou será que vi mal?
será que isso não era antes deste dec.lei entrar em vigor? ou será por ser grandes potências?
estranho será este dec. de lei não falar em limites de potência, para o regime geral, ou será que vi mal?
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
atenção que o decreto lei 363/2007 é apenas para unidades de microgeração com potnecia de ligação até 5,75kw. a partir desta potência aplica-se o decreto-lei 225/2007 com todas esses cálculos da fórmula.
em relação á "discriminação" de valores de remuneração entre a solar e a eólica prende-se essencialmente com a tecnologia destas e aos seus rendimentos. como se sabe na eólica o rendimento anda entre os 30% e os 40%, enquanto na solar ronda os 15%.
monica uma coisa é a potência de ligação outra é a de geração. tal como o nome indica uma prende-se com a potência da tua ligação á rede e a outra é a que geras. podes ter e no caso da energia solar convem ter uma potencia de geração maior que a potencia de ligação.
espero ter esclarecido
cumprimentos
em relação á "discriminação" de valores de remuneração entre a solar e a eólica prende-se essencialmente com a tecnologia destas e aos seus rendimentos. como se sabe na eólica o rendimento anda entre os 30% e os 40%, enquanto na solar ronda os 15%.
monica uma coisa é a potência de ligação outra é a de geração. tal como o nome indica uma prende-se com a potência da tua ligação á rede e a outra é a que geras. podes ter e no caso da energia solar convem ter uma potencia de geração maior que a potencia de ligação.
espero ter esclarecido
cumprimentos
-
- Membro Silver
obrigada pela explicação
e o que representa a potência de ligação? é de certa forma o limite do que podemos consumir, num determinado período de tempo? como se aplica isto à geração?
seria possível, teoricamente ter uma grande potência de geração e uma pequena de ligação?
e o que representa a potência de ligação? é de certa forma o limite do que podemos consumir, num determinado período de tempo? como se aplica isto à geração?
seria possível, teoricamente ter uma grande potência de geração e uma pequena de ligação?
-
a potencia de ligação é considerada a potencia instalada, isto é, a potencia máxima no caso.
mónica Escreveu:obrigada pela explicação
-
- Membro Dedicado
sim é isso, repara nas nossas casas nao temos a potência contratada?? se quiseres consumir mais o diferencial colocado pela edp dispara não é? na microgeração é o inverso imagina que é a edp o consumidor e que estás a limitar o seu consumo percebes? quando eu digo que a tua potencia de geração deve ser superior (cerca de 5 a 10%) á de ligação digo isto para obteres uma optimização do teu inversor. fisicamente nao podes ter uma grande potencia de geração e pequena de ligação devido ás limitações fisícas do inversor, por exemplo a sua tensão de ligação aos paineis, entre outras.
esclareci??? espero que sim
cumprimentos
vasco namora
esclareci??? espero que sim
cumprimentos
vasco namora
-
- Membro Silver
como estas percentagem não se referem a um valor base igual, não dizem muito, não é verdade? é comparar alhos com bugalhosvnamora Escreveu:...em relação á "discriminação" de valores de remuneração entre a solar e a eólica prende-se essencialmente com a tecnologia destas e aos seus rendimentos. como se sabe na eólica o rendimento anda entre os 30% e os 40%, enquanto na solar ronda os 15%.
......
espero ter esclarecido
cumprimentos
-
- Membro Dedicado
no fundo tem a ver com o custo da tecnologia. imaginemos o seguinte :
o preço para 3,68kw para um sistema fotovoltaico é 22.000€ o ke dá aproximadamente 5978€/kw.
o preço para 3,68kw para um sistema eólico é de 16.000€ o ke dá aproximadamente 4347€/kw.
ou seja consegues reaver o teu investimento mais depressa no eólico, daí essa diferença na tarifa.
fui claro??
cumprimentos
vasco namora
o preço para 3,68kw para um sistema fotovoltaico é 22.000€ o ke dá aproximadamente 5978€/kw.
o preço para 3,68kw para um sistema eólico é de 16.000€ o ke dá aproximadamente 4347€/kw.
ou seja consegues reaver o teu investimento mais depressa no eólico, daí essa diferença na tarifa.
fui claro??
cumprimentos
vasco namora
-
- Membro Silver
não...
falta uma variavel...o tempo de retorno do investimento! essas contas referem-se apenas ao investimento inicial para a mesma potencia instalada e não há potencia espectável de ser produzida na mesma unidade de tempo! faz muita diferença!
falta uma variavel...o tempo de retorno do investimento! essas contas referem-se apenas ao investimento inicial para a mesma potencia instalada e não há potencia espectável de ser produzida na mesma unidade de tempo! faz muita diferença!
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
mesmo assim ainda à a questão dos 0.074 por kw, isso não faz sentido, penso que a edp nunca vai pagar menos que o preço que vende, senão não havia este frenesim da micro geração, posso estar errado mas não fazia sentido de outra maneira.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
mas sim anda mais ou menos nesses valores, o ultimo valor que tenho anda na casa dos 0,078€/kwh.