Aquecimento de Agua da (mini) piscina
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Aquecimento de Agua da (mini) piscina
boa noite.
tenho umas duvidas e julgo que os frequentadores daqui são os ideias para me ajudarem.
tenho uma piscinazita na garagem que leva qualquer coisa como 3 metros e meio de agua.
vi á venda uma bomba de aquecimento da mesma marca, mas eu não tenho é noção nenhuma da electrecidade que aquilo me vai gastar.
lá, é claro, ninguem me sabe responder a nada. (num hipermercado)
a unica informação que tenho é de ser de 3 kw. não sei mais nada sobre o equipamento.
tenho andado a procurar informações sobre o assunto, mas não tenho achado nada.
tenho umas duvidas e julgo que os frequentadores daqui são os ideias para me ajudarem.
tenho uma piscinazita na garagem que leva qualquer coisa como 3 metros e meio de agua.
vi á venda uma bomba de aquecimento da mesma marca, mas eu não tenho é noção nenhuma da electrecidade que aquilo me vai gastar.
lá, é claro, ninguem me sabe responder a nada. (num hipermercado)
a unica informação que tenho é de ser de 3 kw. não sei mais nada sobre o equipamento.
tenho andado a procurar informações sobre o assunto, mas não tenho achado nada.
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
Re: Aquecimento de Agua da (mini) piscina
viva:
com essa potência de aquecimento 3kw, e para 3500 litros de agua, será de esperar um aumento de 0,737ºc por cada hora que a resistência estiver ligada, em condições ideais, porque logo que a agua começa a ficar mais quente que o espaço circundante esta começa a perder calor de modo mais acentuado quando a diferença de temperatura aumenta.
agora basta fazer contas.
a agua da piscina não deve ir acima de 27ºc se não estou enganado, para evitar o desenvolvimento de bactérias patogénicas.
espero que tenha ajudado.
com essa potência de aquecimento 3kw, e para 3500 litros de agua, será de esperar um aumento de 0,737ºc por cada hora que a resistência estiver ligada, em condições ideais, porque logo que a agua começa a ficar mais quente que o espaço circundante esta começa a perder calor de modo mais acentuado quando a diferença de temperatura aumenta.
agora basta fazer contas.
a agua da piscina não deve ir acima de 27ºc se não estou enganado, para evitar o desenvolvimento de bactérias patogénicas.
espero que tenha ajudado.
-
ajudas-te pois.
pelo que sei, a agua deve de ir ao 28 por essas mesmas razões que falas-te.
a agua tem-se mantido pelos 18 graus. ou seja, tem de subir 10 graus. sobe 10 graus ao fim de 10 horas e meia.
para manter a temperatura já depende da temperatura hambiente.
como calculo essa perda?
estou a fazer +- bem as contas, não estou?
já agora,.. quanto me custa a electrecidade por cada hora de trabalho? é que não faço a mínima ideia... :s
pelo que sei, a agua deve de ir ao 28 por essas mesmas razões que falas-te.
a agua tem-se mantido pelos 18 graus. ou seja, tem de subir 10 graus. sobe 10 graus ao fim de 10 horas e meia.
para manter a temperatura já depende da temperatura hambiente.
como calculo essa perda?
estou a fazer +- bem as contas, não estou?
já agora,.. quanto me custa a electrecidade por cada hora de trabalho? é que não faço a mínima ideia... :s
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
por exemplo se tiveres a bomba a funcionar durante as 10h30m consomes a seguinte energia 3000w x 10,5h =31500 wh = 31,5 kwh
ora em regime normal o preço da electricidade está a 0,11c€/kwh
pagas qq coisa como 31,5 kwh x 0,11 c€/kwh = 3,46 €
cumprimentos
ora em regime normal o preço da electricidade está a 0,11c€/kwh
pagas qq coisa como 31,5 kwh x 0,11 c€/kwh = 3,46 €
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
já ponderaste a idéia de aqueceres a agua de outra forma?
è que estar 10h00 á espera que a agua aqueça não me parece muito viável, acho que essa solução é boa para manter a agua quente e não para aquecer
estou a utilizar na minha mini-mini piscina (é mais pequena) a agua do painel solar, que depois recircula pelo filtro e volta a entrar.
a agua fica quente em minutos e sem gastos.
no teu caso se não tiveres painel podes sempre mandar a agua por uma mangueira ligado ao esquentador e depois com o motor de recirculação do filtro tentar passar pela resistencia, aí já será suficiente para manter quente e não para aquecer.
podes sempre aquecer á noite com bi-horário e tapar a piscina de noite para manter a temperatura.
è que estar 10h00 á espera que a agua aqueça não me parece muito viável, acho que essa solução é boa para manter a agua quente e não para aquecer
estou a utilizar na minha mini-mini piscina (é mais pequena) a agua do painel solar, que depois recircula pelo filtro e volta a entrar.
a agua fica quente em minutos e sem gastos.
no teu caso se não tiveres painel podes sempre mandar a agua por uma mangueira ligado ao esquentador e depois com o motor de recirculação do filtro tentar passar pela resistencia, aí já será suficiente para manter quente e não para aquecer.
podes sempre aquecer á noite com bi-horário e tapar a piscina de noite para manter a temperatura.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
boas,
já que se está a falar de aquecimento de piscinas e sistemas solares faço a seguinte pergunta:
tendo eu um sistema solar com um termoacumulador com 2 serpentinas, em que a serpentina de baixo é usada pelo fluido dos colectores.
acham que é viável usar a 2ª serpentina para aquecer a piscina de uma forma directa, ou seja, faria a água da piscina passar directamente pela serpentina, não tendo neste caso que instalar mais qualquer bomba/controlador apenas mais uns metros de tubagem e isolamento no retorno da água para a piscina. haveria problemas de corrosão no interior da serpentina (água da piscina salobra - 5g nacl/litro)?
resumindo, a 2ª serpentina serviria para retirar calor ao termoacumulador.
comentários?
obrigado.
já que se está a falar de aquecimento de piscinas e sistemas solares faço a seguinte pergunta:
tendo eu um sistema solar com um termoacumulador com 2 serpentinas, em que a serpentina de baixo é usada pelo fluido dos colectores.
acham que é viável usar a 2ª serpentina para aquecer a piscina de uma forma directa, ou seja, faria a água da piscina passar directamente pela serpentina, não tendo neste caso que instalar mais qualquer bomba/controlador apenas mais uns metros de tubagem e isolamento no retorno da água para a piscina. haveria problemas de corrosão no interior da serpentina (água da piscina salobra - 5g nacl/litro)?
resumindo, a 2ª serpentina serviria para retirar calor ao termoacumulador.
comentários?
obrigado.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
boa tarde
então a 1ª serpentina está ligada ao aquecimento auxiliar??
se assim for como aqueces a água no acumulador?
cumprimentos
cumprimentos
-
@vnamora, obrigado pela informação, era isso mesmo que eu precisava de saber para ter uma mínima ideia.
@master,
já agora, digam-me lá se é minimamente viável:
eu tenho a piscinasita na garagem, e por cima não tenh nada, é só a placa, (com o isolamento, aquela tela de 'alcatrão' )
pensei em colocar 20 ou 30 metros de tudo preto da rega gota a gota enrolado no que iria ser um colector solar homemade (para isso depois já vi 'por ai' alguma informações) e meter a agua a circular por ele e por um radiador que ficava dentro da piscina ao pé do 'buraco' de onde sai a agua para o filtro/bomba.
(não sei se me fiz entender)
@master,
já, esta ideia só me ocorreu pq pr acaso vi á venda esse dispositivo e fiquei curioso para saber se aquilo iria gastar muuiito se nem por isso, pois não fazia a mínima ideia.já ponderaste a idéia de aqueceres a agua de outra forma?
sim,.. isso é para manter a agua quente, mas ela precisa de aquecer primeiro, assim com as informações que me deram já vi +- quanto gastava para aquecer, agora seria só tentar calcular quanto gastava para manter, mas julgo que acabava sempre por gastar 10 ou 15 € por mes e isso não vale a pena...acho que essa solução é boa para manter a agua quente e não para aquecer
já agora, digam-me lá se é minimamente viável:
eu tenho a piscinasita na garagem, e por cima não tenh nada, é só a placa, (com o isolamento, aquela tela de 'alcatrão' )
pensei em colocar 20 ou 30 metros de tudo preto da rega gota a gota enrolado no que iria ser um colector solar homemade (para isso depois já vi 'por ai' alguma informações) e meter a agua a circular por ele e por um radiador que ficava dentro da piscina ao pé do 'buraco' de onde sai a agua para o filtro/bomba.
(não sei se me fiz entender)
-
- Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
essa tua última idéia parece-me que resulta, pelo menos no verão.
tendo em conta que usas a piscina durante o dia, assim irás ter agua a recircular entre a piscina e o telhado, acredito que aqueça, pode é demorar um pouco até sentires diferença, pois a agua ao passar nos tubos irá arrefece-los até ir subindo a temperatura.
agora falta saber quanto gastas ao ter a bomba ligada durante as horas de sol, e a potencia da bomba para ter força para empurrar a agua até aos tubos.
mas acho boa idéia.
tendo em conta que usas a piscina durante o dia, assim irás ter agua a recircular entre a piscina e o telhado, acredito que aqueça, pode é demorar um pouco até sentires diferença, pois a agua ao passar nos tubos irá arrefece-los até ir subindo a temperatura.
agora falta saber quanto gastas ao ter a bomba ligada durante as horas de sol, e a potencia da bomba para ter força para empurrar a agua até aos tubos.
mas acho boa idéia.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
a minha ideia era meter a bombar a trabalhar 1/4 de hora de hora a hora entre as 10h e as 18h (isto,.. nesta altura do ano) isso dava 2 horas a trabalhar por dia. não havia grande despesa de electricidade e por outro lado, durante esse 3/4 de hora que a agua estava parada estava a aquecer (agua e tubagem)
este calculo do quarto de hora de hora a hora é que não foi com base em nada, foi uma estimativa sem qualquer rigor técnico/matemático.
em relação aos metros de tudo, 20 ou 30 metros será muito pouco, demasiado, suficiente.....?
a fazer isso, e a funcionar (já não digo 'meter' mais 10 graus, mas só que fosse mais 6 ou 7 era muito bom) no inverno poderia fazer circular a agua da caldeira da lareira. tenho uma torneira +- perto, tirava de lá a agua quente, passava por um outro radiador, e com outra bombar fazia.a subir de novo para o deposito da agua que está no terraço.
este calculo do quarto de hora de hora a hora é que não foi com base em nada, foi uma estimativa sem qualquer rigor técnico/matemático.
em relação aos metros de tudo, 20 ou 30 metros será muito pouco, demasiado, suficiente.....?
a fazer isso, e a funcionar (já não digo 'meter' mais 10 graus, mas só que fosse mais 6 ou 7 era muito bom) no inverno poderia fazer circular a agua da caldeira da lareira. tenho uma torneira +- perto, tirava de lá a agua quente, passava por um outro radiador, e com outra bombar fazia.a subir de novo para o deposito da agua que está no terraço.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
boas.
de tudo o que li o melhor é o tubo na placa! aquecimento a borla!
quanto aos metros, quanto mais melhor! mais superficie a apanhar sol! a bomba consome pouco pois uma bomba de maquina de lavar é quase o suficiente, mas não dá porque so manda agua até 1,5 metros de altura... mas dá para ter uma ideia. penso que tinha a ganhar, se esta fosse controlada por um termoestato diferencial, pois deste modo não corria o risco de a bomba ligar e a agua da piscina estar mais quente que a do tubo, e deste modo em vez de aquecer, ia arrefecer a água...
o radiador penso que é desnecessario, pois a agua da piscina pode ser bombada diretamente...
de tudo o que li o melhor é o tubo na placa! aquecimento a borla!
quanto aos metros, quanto mais melhor! mais superficie a apanhar sol! a bomba consome pouco pois uma bomba de maquina de lavar é quase o suficiente, mas não dá porque so manda agua até 1,5 metros de altura... mas dá para ter uma ideia. penso que tinha a ganhar, se esta fosse controlada por um termoestato diferencial, pois deste modo não corria o risco de a bomba ligar e a agua da piscina estar mais quente que a do tubo, e deste modo em vez de aquecer, ia arrefecer a água...
o radiador penso que é desnecessario, pois a agua da piscina pode ser bombada diretamente...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
"tendo eu um sistema solar com um termoacumulador com 2 serpentinas, em que a serpentina de baixo é usada pelo fluido dos colectores."vnamora Escreveu:boa tarde
cumprimentos
a serpentina de baixo é a 1ª serpentina, que está ligada aos colectores... qual é a dúvida?
cumprimentos.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
-
o meu plano neste momento é mesmo o seguite:
(vejam lá o que acham...)
um colector solar do tipo desse do brasileiro (que há ai pelo menos uns 2 ou 3 topicos).
fazer 6 colunas de metro e meio com o tubo preto, e com garrafas de água pintadas de preto também. (e deixar a jeito também para poder depois ir adicionando mais colunas se forem poucas)
meter a circular a agua directamente da piscina.
se achar conveniente, mais tarde, construir um circuito electronico com um pic16f84a para controlar a temperatura da piscina e da agua que vem do colector para controlar o motor.
só me falta o motor. tinha ali 2 que tive agora a testar,... e nada. agarraram :s (nem sei bem do que eram) pelo que me estão a dizer, de uma maquina de lavar não dá. há ai alguma sugestão de onde orientar uma bomba/motor a custo zero ou perto? (em ultimo caso compro uma bombar submesivel e 'está a andar de mota', mas não me apetecia muito...)
um colector solar do tipo desse do brasileiro (que há ai pelo menos uns 2 ou 3 topicos).
fazer 6 colunas de metro e meio com o tubo preto, e com garrafas de água pintadas de preto também. (e deixar a jeito também para poder depois ir adicionando mais colunas se forem poucas)
se achar conveniente, mais tarde, construir um circuito electronico com um pic16f84a para controlar a temperatura da piscina e da agua que vem do colector para controlar o motor.
só me falta o motor. tinha ali 2 que tive agora a testar,... e nada. agarraram :s (nem sei bem do que eram) pelo que me estão a dizer, de uma maquina de lavar não dá. há ai alguma sugestão de onde orientar uma bomba/motor a custo zero ou perto? (em ultimo caso compro uma bombar submesivel e 'está a andar de mota', mas não me apetecia muito...)
-
- Membro Gold
o motor da bomba da maquina de lavar só dá se se montar 2. 1 eleva a agua 1,5, um pouco abaixo desse ponto monta-se o segundo e voilá!... penso eu, nunca experimentei! a elevação conta a partir da superficie da piscina e não do fundo!d_pintassilgo Escreveu:o meu plano neste momento é mesmo o seguite:

-
- Membro Gold
lembrei-me de que se se ferrar a mangueira poderá ser possivel usar apenas 1 pois o peso da água a subir será compensada pelo peso da que desce! tem é de encher a manguiera por outro sistema e nunca deixar entrar ar nela! mais uma vez estou a falar no campo das hipoteses...

-
pois,.. isso era o que eu me tinha lembrado. mas se calhar o melhor mesmo é uma bombar submersivel e tá feito. (se calhar depois tem é pressão a mais...:s)ferra Escreveu:lembrei-me de que se se ferrar a mangueira poderá ser possivel usar apenas 1 pois o peso da água a subir será compensada pelo peso da que desce! tem é de encher a manguiera por outro sistema e nunca deixar entrar ar nela! mais uma vez estou a falar no campo das hipoteses...
mais sugestões para a bombagem da agua?
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
para se poupar ao máximo, sugiro:
colocar no tecto da garagem vários metros de tubo grosso espalhados e um pequeno motor para bombar agua controlado por um interruptor horário (custam nos supermercados 3€).
a piscina só terá um tubo de extracção de água em baixo (por ser mais frio, e logo com mais rendimento) outro tubo no cimo a deixar cair a água.
com custo zero a água fica quente.
o controle da temperatura terá de ser a olhómetro
colocar no tecto da garagem vários metros de tubo grosso espalhados e um pequeno motor para bombar agua controlado por um interruptor horário (custam nos supermercados 3€).
a piscina só terá um tubo de extracção de água em baixo (por ser mais frio, e logo com mais rendimento) outro tubo no cimo a deixar cair a água.
com custo zero a água fica quente.
o controle da temperatura terá de ser a olhómetro
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
inicialmente estava 'para ai virado' mas não será muuiito melhor fazer um colector como aquele que eu estava a falar? (o das garrafas). eu fiquei um pouco indeciso. (e agora, mais ainda)
eu o interruptor horário até já o tenho e a trabalhar, (é o que controla o filtro/bomba da piscina).
de uma forma ou de outra, só me falta mesmo é uma solução económica para bombear a agua.
eu o interruptor horário até já o tenho e a trabalhar, (é o que controla o filtro/bomba da piscina).
de uma forma ou de outra, só me falta mesmo é uma solução económica para bombear a agua.
-
- Membro Gold
e não dará para usar essa bomba do filtro?d_pintassilgo Escreveu:inicialmente estava 'para ai virado' mas não será muuiito melhor fazer um colector como aquele que eu estava a falar? (o das garrafas). eu fiquei um pouco indeciso. (e agora, mais ainda)

-
supostamente não. mas por acaso vinha mesmo agora no carro e estava-me a lembrar "é pá... aquilo não tem força para o que quero, mas porque é que não experimento? não perco nada..."
logo reporto resultado!
logo reporto resultado!