consideremos a seguinte situação:
um grupo de condóminos do edifício a de 3 andares, decide investir fortemente em solar térmico. dados os avultados custos, a rentabilização ocorrerá apenas ao fim de 8 anos.
contudo, ao fim de 3 anos surge a sul um gigantesco edifício b com 6 andares que causa sombra permanente nos colectores.
existirá na lei portuguesa, alguma salvaguarda aos direitos dos condóminos do edifício a?
Direito garantido à exposição solar.
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça ago 26, 2008 10:51 pm
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
Re: Direito garantido à exposição solar.
deveria ser assim,! mas não tenho conhecimento de nenhuma lei!!!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
essa é uma questão interessante, o direito garantido à exposiçaõ solar, principalmente nas circunstancias descritas, ou seja, após um investimento numa infraestrutura que necessita de exposição solar.
de facto, numa situação que não está considerada de raíz, no projecto do edifício, acredito ser difícil acautelar esse investimento, porque podem existir projectos de urbanização que não tem logica que sejam alterados, ou cancelados porque um edifício vizinho colocou um painel solar no telhado. veja por esta óptica. você é o promotor de um projecto imobiliário, tudo aprovadinho, licenças atribuídas, quando planeia o início da obra, o vizinho, prepositadamente ou não, coloca um painel solar no telhado e pufff, obra cancelada. ou outra situação, a inviabilidade de projectar, ou de condicionar os futuros projectos, à instalação arbitrária de paineis solares nas imediações.
por estas razões, duvido (para não dizer tenho a certeza) que exista esse tipo de legislação, ou antes, esse tipo de salvaguarda na legislação. talvez um advogado possa responder melhor, mesmo se não conheça, pelo menos possa investigar, ou assumir que essa salvaguarda seja pertinente.