meus amigos uma ajuda é bem vinda, acabei de comprar um barracão a que alguns chamam casa, localizada no meio de uma serra e com umas vistas maravilhosas, mas, como sempre o mas, não tem energia eléctrica, mas, neste caso é no bom sentido!! tenho um ribeiro com um caudal de água que me passa junto a porta, nem tudo é mau... e queria tirar partido da força da água e transformá-la em energia eléctrica.
o que devo fazer? aqui fica uma pergunta aos mestres.... obrigado
Uma ajuda...
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda set 01, 2008 1:39 am
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Uma ajuda...
vais encontrar no forum material já escrito para a solução desses problemas.
veja também sobre o uso de um motor para trabalhar como gerador, posto que tem correntezas contínuas.
dedique um pouco de seu tempo à pesquisa. sei que vais encontrar exatamente o que precisas.
veja também sobre o uso de um motor para trabalhar como gerador, posto que tem correntezas contínuas.
dedique um pouco de seu tempo à pesquisa. sei que vais encontrar exatamente o que precisas.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
na época recorri a uma roda de pás (feita por mim)..movimentada pela corrente do ribeiro..que ligava através de correia trapezoidal a um alternador de um peugeot 504 diesel..a partir das baterias (2 das grandes..de cerca de 120 ah) parecia uma casa com circuito electrico de um automovel..com isso alimentava as lampadas de iluminação de toda a casa (claro que de 12v) e um radio leitor de cassetes de automovel..tinha ainda umas quantas tomadas proprias para se poder ligar alguns aparelhos que funcionam a 12v..lembro-me ainda que na sala comum e na cozinha coloquei dois farois virados para o tecto (branquinho e brilhante porque estava pintado a tinta de esmalte) que podiam acender em separado ou em conjunto e com a original função de médios-maximos comandada pelo comutador de luzes (estrategicamente colocado num canto do aparador) de um fiat 127...na cozinha estava só um farol mas tambem apto para médios e maximos consoante a posição de outro comutador tambem de fiat 127..no quadro electrico (proveniente salvo erro de um ford lá estava tudo..fusiveis e relays)..tinha a casa toda cerca de 16 lampadas de 12v21w e 3 de 12v55-60w..
até ter sido vendida..fazem uns quinze anos..funcionou muito bem..de vez em quando lá se tinha de trocar uma ou outra lampada mas nada fora do comum..
lembro-me ainda de ter "estreitado" o ribeiro na zona de aplicação da roda de pás..primeiro com umas tabuas e posteriormente com pedras e barro..
abraços
[***************]
vi-me numa situação identica fazem muitos anos..perto de 25..com uma casa que a minha familia paterna mantinha na zona de trás-os-montes..replica Escreveu:meus amigos uma ajuda é bem vinda, acabei de comprar um barracão a que alguns chamam casa, localizada no meio de uma serra e com umas vistas maravilhosas, mas, como sempre o mas, não tem energia eléctrica, mas, neste caso é no bom sentido!! tenho um ribeiro com um caudal de água que me passa junto a porta, nem tudo é mau... e queria tirar partido da força da água e transformá-la em energia eléctrica.
o que devo fazer? aqui fica uma pergunta aos mestres.... obrigado
na época recorri a uma roda de pás (feita por mim)..movimentada pela corrente do ribeiro..que ligava através de correia trapezoidal a um alternador de um peugeot 504 diesel..a partir das baterias (2 das grandes..de cerca de 120 ah) parecia uma casa com circuito electrico de um automovel..com isso alimentava as lampadas de iluminação de toda a casa (claro que de 12v) e um radio leitor de cassetes de automovel..tinha ainda umas quantas tomadas proprias para se poder ligar alguns aparelhos que funcionam a 12v..lembro-me ainda que na sala comum e na cozinha coloquei dois farois virados para o tecto (branquinho e brilhante porque estava pintado a tinta de esmalte) que podiam acender em separado ou em conjunto e com a original função de médios-maximos comandada pelo comutador de luzes (estrategicamente colocado num canto do aparador) de um fiat 127...na cozinha estava só um farol mas tambem apto para médios e maximos consoante a posição de outro comutador tambem de fiat 127..no quadro electrico (proveniente salvo erro de um ford lá estava tudo..fusiveis e relays)..tinha a casa toda cerca de 16 lampadas de 12v21w e 3 de 12v55-60w..
até ter sido vendida..fazem uns quinze anos..funcionou muito bem..de vez em quando lá se tinha de trocar uma ou outra lampada mas nada fora do comum..
lembro-me ainda de ter "estreitado" o ribeiro na zona de aplicação da roda de pás..primeiro com umas tabuas e posteriormente com pedras e barro..
abraços
[***************]
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda set 01, 2008 1:39 am
obrigado pela vossa disponibilidade
replica.
replica.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm