pois, tenho andado a ler, ler e ler. não encontro resposta à minha duvida.
estou a construir casa, e quero usar um aerogerador tipo air-x land de 400w para alimentar pelo menos o circuito de iluminação lá de casa, ja pra nao dizer, tambem o alarme, o controlador de domótica, amplificador de tv, switch de rede, modem, nas e outros circuitos eventualmente, depois de colocar em funcionamento, e analisar se o sistema suporta mais cargas, ou verificar o que realmente debita o bicho com os ventos que existem por cá.
a ideia era carregar umas baterias com o dito, e alimentar uma ups com as baterias. ora aqui está o busilis da questão. a ups teria de funcionar com as prioridades invertidas, ou seja, normalmente alimentava com as baterias, e se precisasse, passava para alimentação da rede. à dias li já não sei onde algo sobre o tema, mas sinceramente perdi o link, não conseguindo la voltar.
acham que a ideia tem pernas para andar? já alguem leu algo sobre a coisa? alguem pode dar uma ajuda? aviso desde ja que os meus conhecimentos de electrónica são parcos.
Usar ups como inversor
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Usar ups como inversor
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Usar ups como inversor
olá, a ideia não é má, mas para não pode ser utilizada qualquer ups, além das alterações que se tem de fazer para o trabalhar de modo diferente, tem em conta que uma ups a trabalhar com baterias está preparada para trabalhar o tempo que demora a descarregar as baterias, isto é, se adicionares mais baterias em paralelo, como tem de ser para o que queres, a ups não vai durar muito tempo, isto porque não está preparada para trabalhar durante muito tempo, a parte de potência está desenhada para trabalhar durante pouco tempo, normalmente até 30 minutos com a potência máxima. claro que podemos estudar uma maneira de meter outros dissipadores para ela arrefecer, mas o problema está que são muito ineficientes em termos de conversão.
existem no entanto as chamadas ups online que o sistema de potência está sempre a trabalhar, estas servem como regulador de tensão, se a tensão da rede estiver acima, ela reduz, se houver quedas de tensão ela compensa com energia das baterias, estas já são melhores para esse serviço, mas ainda assim tens de fazer a tal alteração para que quando as baterias descarreguem ela passe para a energia da rede.
existem no entanto as chamadas ups online que o sistema de potência está sempre a trabalhar, estas servem como regulador de tensão, se a tensão da rede estiver acima, ela reduz, se houver quedas de tensão ela compensa com energia das baterias, estas já são melhores para esse serviço, mas ainda assim tens de fazer a tal alteração para que quando as baterias descarreguem ela passe para a energia da rede.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
viva, estou atento a essa questão, ja havia lido isso antes a ideia é mesmo usar uma online.
agora o problema é mesmo inverte-la
agora o problema é mesmo inverte-la
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
ora bem, se não tiver uma ups on-line na prateleira sem uso, não vale a pena ir comprar uma de propósito para construír um sistema desses. existem inversores/carregadores no mercado que fazem esse serviço, e podem ser programados para funcionar com prioridade à rede ou à bateria.
DJGH
-
e custam cerca de quanto? tem ideia? ja agora, marcas e modelos, tem aí à mão?
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
pelo menos conheço o modelo sw da xantrex que pode ver em http://www.xantrex.com/spanish/web/id/4 ... roduct.asp
provavelmente existirão outras marcas com as mesmas ou idênticas características.
provavelmente existirão outras marcas com as mesmas ou idênticas características.
DJGH
-
- Membro Silver
- Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm
eu tive essa ideia há cerca de 1 ano para instalar na minha caravana. comprei uma ups e instalei na caravana uma bateria de 92ah. funcionava tudo bem, mas... com cargas reduzidas, a ups desligava-se ao fim de 5 minutos porque não detectava consumo. resultado, voltei a tirar a ups que estava apenas a fazer o papel de inversor, tendo-a substituído por um inversor com carregador incorporado. é de 1500w, comprado na alfaelektor e custou perto de 200€.
o último post deste tópico já é de outubro, pelo que não sei se o que acabei de escrever ainda terá interesse.... mas pronto,já está
o último post deste tópico já é de outubro, pelo que não sei se o que acabei de escrever ainda terá interesse.... mas pronto,já está
-
- Membro
- Registado: terça jan 13, 2009 5:42 pm
tambem eu uso uma ups antiga da apc de 500w como inversor sempre que acaba a energia aqui em casa, serve para alimentar o televisor lcd e uma lampada de baixo consumo de 24w.
coloquei-lhe um cabo que ligo directamente á bateria do carro, e já funcionou durante 3 horas consecutivas sem problema.
apenas coloquei uma ventoinha de um pc antigo para evitar sobreaquecimentos.
tem uma melhor qualidade de onda que a maioria dos inversores baratos, com a vantagem de ficar bem mais barata.
coloquei-lhe um cabo que ligo directamente á bateria do carro, e já funcionou durante 3 horas consecutivas sem problema.
apenas coloquei uma ventoinha de um pc antigo para evitar sobreaquecimentos.
tem uma melhor qualidade de onda que a maioria dos inversores baratos, com a vantagem de ficar bem mais barata.