Dinamarca: Maior avenida de Copenhaga passa a ser exclusiva

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16169
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Dinamarca: Maior avenida de Copenhaga passa a ser exclusiva

Mensagem por serges »

dinamarca: maior avenida de copenhaga passa a ser exclusiva para bicicletas e transportes públicos
a maior artéria de copenhaga vai ser fechada ao trânsito de automóveis particulares, passando a ser exclusiva a bicicletas e transportes públicos, uma iniciativa da câmara municipal da capital dinamarquesa.

o projecto, que na fase experimental terá a duração de três meses, pretende "facilitar o tráfego de autocarros e de bicicletas" em nørrebrogade, a maior artéria da capital dinamarquesa com 14,3 quilómetros de extensão, esclareceu a embaixada da dinamarca em portugal num comunicado.

segundo o vereador do ambiente e tecnologia da câmara de copenhaga, klaus bondamesta: "esta iniciativa vai ajudar a resolver os crescentes problemas de trânsito que temos em copenhaga. ao mesmo tempo vai tornar as coisas mais fáceis para os ciclistas".

a estrada é percorrida diariamente por "33 mil ciclistas, 65 mil passageiros de transportes públicos e 17 mil carros pessoais", refere o documento da embaixada, acrescentado que esta iniciativa pretende ser um teste para que no início do próximo ano o encerramento seja permanente.

quanto às alternativas a esta estrada, a embaixada afirmou que "os automobilistas que normalmente usam nørrebrogade como uma estrada de passagem diária não receberam indicações explícitas sobre alternativas, mas sugere-se o uso de outras estradas - tagensvej e åboulevarden" e dos transportes públicos, que são "muito bons".

”exemplo para o resto do mundo”

actualmente, 36 por cento dos 500 mil habitantes de copenhaga desloca-se para o trabalho de bicicleta por ser um meio de transporte "barato, fácil de manobrar e uma óptima forma de transportar sacos de compras e até crianças".

se a avaliação deste projecto for positiva, a autarquia de copenhaga pretende alargar o encerramento às outras duas maiores vias da cidade: amagerbrogade e østerbrogade, e conseguir que metade da população se desloque de bicicleta em 2015.

copenhaga pretende ser reconhecida como "a metrópole mais amiga do ambiente e tornar-se um exemplo para o resto do mundo", adianta o comunicado, que também faz referência à cop15, uma cimeira das nações unidas sobre as alterações climáticas, que vai ser realizada em copenhaga em dezembro de 2009.

copenhaga tem, aproximadamente, 400 quilómetros de pistas exclusivas para bicicletas (ciclovias).

como termo de comparação, lisboa, com uma população semelhante à da capital dinamarquesa, tem cerca de sete quilómetros de pistas cicláveis e a câmara municipal (cml) prevê que, no final deste ano, estejam concluídos mais 19 quilómetros. a autarquia pretende ter 80 quilómetros de ciclovias até final de 2009.

várias entidades ligadas ao cicloturismo disseram não ter qualquer estimativa sobre o número de pessoas que usam bicicletas em lisboa.
actualmente, 36 por cento dos 500 mil habitantes de copenhaga desloca-se para o trabalho de bicicleta
Imagem

in publico!

e nós por cá????
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Dinamarca: Maior avenida de Copenhaga passa a ser exclusiva

Mensagem por Njay »

talvez atinjamos esse número quando mandarem terraplanar o país

mas acho que o pior mesmo é a falta de vias adequadas a bicicletas, já que na estrada é bastante perigoso.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Dinamarca: Maior avenida de Copenhaga passa a ser exclusiva

Mensagem por easy »

só este ano de 2008 já levo 1901 km de bike, a maior parte destes em deslocações para o trabalho.

nós por cá temos alguns bons exemplos. aqui fica uma pequena lista dos que tenho conhecimento:
- aveiro e as suas bugas conhecidas internacionalmente.

- em braga existe uma ciclovia que liga uma das zonas comerciais à universidade. é possível ver pessoas de todas as idades a andar de bicicleta ou a correr. isto só prova que havendo algumas condições mínimas as pessoas aderem a meios de transporte ecológicos e estilos de vida saudáveis com a prática de desporto regular.

- no porto também temos algumas ciclovias, sobretudo na marginal, onde é fácil de andar de bicicleta por ser sempre terreno plano. é bastante fácil ir desde matosinhos até gaia quase sempre por ciclovias. o senão é que estas ciclovias são em cima dos passeios onde também circulam peões que neste caso têm prioridade, o que torna o transito de velocípedes bastante mais lento, especialmente aos fins de semana.

sintam-se à vontade para completar.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Dinamarca: Maior avenida de Copenhaga passa a ser exclusiva

Mensagem por DJGH »

em cascais também temos algumas ciclovias, sendo a mais conhecida e utilizada a que liga a vila de cascais ao guincho.
quanto a bicicletas, o município de cascais também coloca à disposição de todos, pontos onde é possível pegar e utilizar uma bicicleta, mediante a exibição da identificação, sendo estas bicicletas designadas de bicas (como os autocarros de buscas).
agora, pessoal a deslocar-se para o trabalho de bicla, não tenho conhecimento por estes lados, infelizmente.
DJGH


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Dinamarca: Maior avenida de Copenhaga passa a ser exclusiva

Mensagem por Njay »

infelizmente essas ciclovias têm um carácter "lúdico", e parece-me que foi para isso que foram concebidas. só as fazem onde há espaço, não onde podia ser úteis. onde elas fazem falta (no interior da cidade e em percursos que sejam muito usados), vê-las tá quieto...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Dinamarca: Maior avenida de Copenhaga passa a ser exclusiva

Mensagem por Nuno Oliveira »

njay Escreveu:talvez atinjamos esse número quando mandarem terraplanar o país

mas acho que o pior mesmo é a falta de vias adequadas a bicicletas, já que na estrada é bastante perigoso.

os dinamarqueses e os holandeses não esperaram que alguém mandasse desligar ventos árticos e subisse o termostato nacional dos -5 do inverno mas lá estão eles vivinhos da silva e com o maior tráfego velocípede da europa.

em portugal não se pode utilizar a natureza como pretexto a não ser para a preguiça- um engenheiro de tráfego concluiu o seu mestrado (mediático) provando que compensa utilizar a bicicleta para trabalhar na lisboa das 7 colinas (ele não vive no centro):

http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

note-se que este é um estudo científico.

importa notar que nestes países existem muitas vias para bicicletas mas sobretudo estas convivem (pacificamente) na estrada com outros veículos. os passeios e cidades estão é desenhados para fazer do carro o transgressor na cidade (como passeios elevados nas passagens, períodos prolongados de espera nos semáforos, menos estacionamento, taxas de entrada etc) e não o contrário como cá.

infelizmente o nosso problema não é de infra-estruturas ( uns poucos quilómetros de uma das nossas previstas auto-estradas "paralelas" dão para 20 ciclovias) mas de civismo e hábitos saudáveis e aí é que está a barreira a ultrapassar.
no país onde existe a maior obesidade infantil da europa e onde o combustível não é barato se calhar há um exemplo a dar!

alguma info para uns bons passeios, embora, como se disse aqui, a bicicleta deve ser também uma ferramenta de trabalho:

http://pt.wikipedia.org/wiki/lista_de_c ... m_portugal

http://www.ciclovia.com.pt/

cumprimentos!

Responder

Voltar para “Ambiente”