mota eletrica/gasolina

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
nicko
Membro
Membro
Registado: terça nov 18, 2008 3:56 pm

mota eletrica/gasolina

Mensagem por nicko »

eu tenho uma scooter eletrica ha alquns anos, as baterias viciaram e em vez de comprar novas decidi transforma-la para gasolina.

comprei um gerador eletrico de 850w, o meu objectivo e comprar um transformador de 36x25amperes e ligar directamente ao sitio onde tavam ligadas as baterias.

a ideia era o precesso ser simples e nao ter de mudar muita coisa, so me falata comprar o transformador k custa a volta de 100€ =s k custa a volta de 100€ =s

as baterias de chumbo nao viciam?

qual sera +- a perda na transformação?

tenho medo que o gerador nao chegue para o transformador e k o transformador sobrecarregado rebente.

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Re: mota eletrica/gasolina

Mensagem por MacSousa »

viva nico
conta lá o que se passou com as baterias da tua moto.
quantos km fizeram / tempo que duraram?
alguem com conhecimento virá dar-te a ajuda necessária para a alteração
cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

olá, que baterias tinha ela anteriormente, é errado dizer que as baterias viciam, elas têm é um ciclo de vida dependendo da tecnologia e uso.

outra pergunta é, como parece não teres muitos conhecimentos de electrónica, que apoio vais ter a esse nível, sabes que para uma alteração desse género não basta apenas ligar fios, quando ao transformador é uma ideia muito má, um transformador para essa potência com a parte de rectificação junta além de custar muito dinheiro pesa uns belos quilos, sem contar com o facto de torna-se um veículo pouco eficiente.

a minha sugestão é que compres novas baterias e de boa qualidade, e caso queiras mais autonomia, instalas sim um pequeno gerador que pode ser apenas da potência máxima do carregador, ligas-lhe o carregador e já está. quando poderes carregar em casa poupas muito dinheiro em gasolina, se precisares de autonomia, tens o gerador. esta sugestão funciona, a que deste é completamente descabida.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
nicko
Membro
Membro

Mensagem por nicko »

pois, a ideia k eu tenho das baterias e k o seu tempo de vida e muito curto,

eu nao sei k tipo de baterias la tinha, elas deixaram de dar apos umas 20 utilizações (uns 5 meses), mas agradecia k me ajudassem a escolher umas novas

a minha ideia era fazer o sistema como eu descrevi e depois comprar tres baterias de 12v 20 amperes cada uma, de forma que o gerador conseguisse aguentar a mota se as baterias por algum motivo falhassem.
(se eu quiser fazer uma viagem grande e a bateria acabar, um simples carregador de baterias vai levar imenso tempo a carrega-las)
Última edição por nicko em terça nov 18, 2008 9:24 pm, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nicko Escreveu:pois, a ideia k eu tenho das baterias e k o seu tempo de vida e muito curto,

eu nao sei k tipo de baterias la tinha, elas deixaram de dar apos umas 20 utilizações (uns 5 meses), mas agradecia k me ajudassem a escolher umas novas

a minha ideia era fazer o sistema como eu descrevi e depois comprar tres baterias de 12v 20 amperes cada uma, de forma que o gerador conseguisse aguentar a mota se as baterias por algum motivo falhassem.

20 utilizações quer dizer que quando compras-te a scooter já estavam estragadas, como podes ver existem por aqui donos de scooters eléctricas, algumas já contam com milhares de quilómetros, penso que já passaram dos 100 carregamentos e pouco notaram na autonomia e performance, portanto penso que primeiro deves comprar umas belas baterias e depois logo se vê a parte do gerador a gasolina para estender a autonomia.

quanto ás baterias, vives em portugal ou em que pais, para te poder aconselhar.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
nicko
Membro
Membro

Mensagem por nicko »

pois, eu ainda tenho algumas duvidas em relação a autonomia de uma bateria, um carregamento aguenta quantas horas de uso, em media?

em portugal

Autor do tópico
nicko
Membro
Membro

Mensagem por nicko »

se eu quiser mm comprar o trnasformador, k transformador me aconselham a comprar, 36 volts e quantos amperes, o motor aguenta 19a, mais as luzes e isso? k me aconselham?

jmal, k tipo de baterias e melhor e com mais duração?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nicko Escreveu:se eu quiser mm comprar o trnasformador, k transformador me aconselham a comprar, 36 volts e quantos amperes, o motor aguenta 19a, mais as luzes e isso? k me aconselham?

jmal, k tipo de baterias e melhor e com mais duração?
a carga da bateria dura consoante a intensidade da descarga tal como dura o depósito da gasolina. ainda não percebi para que queres o transformador, as melhores baterias para o teu caso será mesmo as de chumbo, já que não precisas de fazer nenhuma alteração, mas tenta comprar baterias de tracção de gel/silicone. claro que as melhores são as de lítio mas isso obrigaria a fazer algumas alterações no veículo e provavelmente não irias gostar da cor do preço. portanto aconselho-te a comprar baterias iguais ou de caracteristicas idênticas ás que tens porque afinal elas já estavam estragadas quando as compras-te.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
nicko
Membro
Membro

Mensagem por nicko »

ainda não percebi para que queres o transformador
o transformador era para poder por o gerador e as baterias ao mesmo tempo, diminuia as perdas de energia, assim ogerador ia carregando as beterias e fazendo a mota andar ao mesmo tempo.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tópico movido para a secção ve.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
nicko
Membro
Membro

Mensagem por nicko »

jmal, fiz questao de me informar dos preços das baterias.

-para perfazer os 36volts, 20 amperes que a mota precisa para andar iria precisar de tres baterias 12 volts.

-as baterias teriam de ser de pelo menos 65 ah para a bateria aguentar pelo menos 2 horas.

-ora se eu quisesse tres baterias de 65ah teria de gastar pelo menos em cada uma 80 euros ( teria k ser uma bateria de boa qualidade)

-80€ a multiplicar pelas 3 baterias da-me 240€.

por outro lado se eu comprar um transformador gasto agora 110€ e tenho uma autonomia de 6 horas.

e claro k para andar essas 6 horas gasto em gasolina 5 euros e tou a emitir co2.

mas como eu vou andar poucas vezes na mota mas quando andar vou precisar dela mais tempo o sistema a gasolina acaba por ser mais pratico.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

e se
modificases o gerador para 36v
ligado directamente ao motor(sem contolador)
ao acelarar o gerador mais volts e amperes
um botao volta a electrico e o gerador fica em casa!

jmal,isto e possivel?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sergio ferraz Escreveu:e se
modificases o gerador para 36v
ligado directamente ao motor(sem contolador)
ao acelarar o gerador mais volts e amperes
um botao volta a electrico e o gerador fica em casa!

jmal,isto e possivel?
não, não é possivel, se fosse assim nem precisávamos de gastar gasolina e gasóleo, energia é energia e para se movimentar o que quer que seja temos de gastar alguma, e tem de vir de algum lado.
Cumps Inovadores

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

referia-me a gastar gasolina ou baterias
o nicko tem um gerador 220v mais barato que as baterias
e uma scooter electrica
se ligasse directamente ao motor
ao dar ordem para o alternador produzir energia o motor acelera,quanto mais corrente mais o motor anda
gasteria 5 eur em 6 horas
assim resolvia o problema da autonomia!
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sergio ferraz Escreveu:referia-me a gastar gasolina ou baterias
o nicko tem um gerador 220v mais barato que as baterias
e uma scooter electrica
se ligasse directamente ao motor
ao dar ordem para o alternador produzir energia o motor acelera,quanto mais corrente mais o motor anda
gasteria 5 eur em 6 horas
assim resolvia o problema da autonomia!
portanto o gerador funciona como extensor de autonomia, é uma coisa a pensar, existe um carro que da gm o chevy volt que tem esse sistema, tem baterias para 64km e a partir dai liga o gerador com um motor a gasolina.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... chevy+volt
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”