AQS recentemente montado...!!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

AQS recentemente montado...!!!

Mensagem por Nezocas »

boas pessoal,

resolvi meter aqui as fotos do sistema que o meu pai mandou montar à uma semana e picos.

mas antes disso, e para não quebrar nenhuma regra, gostaria de perguntar a um dos moderadores se tal é possivel, pois eu não quero infringir as regras ao colocar fotos que possam influênciar opiniões.

já tenho alguns dados a nivel de temperatura exterior e da àgua em diferentes partes do dia

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: AQS recentemente montado...!!!

Mensagem por manuelcar »

olá nezocas
as regras do fórum dizem respeito a publicidade não autorizada. infelizmente alguns membros têm uma agenda pessoal e pouco contribuem para o esclarecimento e informação. fotos e tabelas de uma instalação de um particular são sempre interessantes. se a coisa não correr bem pode-se sempre corrigir.
não te esqueças de descrever bem a instalação.
Porreiro, pá!

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

já agora diz-nos como está a temperatura da agua.
Dos Fracos Não Reza a História...

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

fixe, então aqui vai

o sistema custou, instalado 2.500€.
hoje a temperatura exterior às 8 da manhã era de 6º e não ultrapassou durante o dia aqui na minha zona os 18º, e logo pela manhã fiz uma medição da àgua à saida da torneira, esta estava:

9.30 manhã ....50.2º
14.30.............61.1º
rente à noite esqueci-me de medir, mas amanhã vou voltar a fazer medições.

isto até superou as minhas espectativas, pois na noite anterior o meu pai e mãe tomaram banho, devendo ter entrado para o deposito uns bons 50/100l de àgua fria e pela manhã ainda estava nos 50 graus

aqui ficam as fotos, qualquer duvida perguntem, agora vou eu pedir orçamento aqui para a minha casa

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

61º? nesta altura?
parabéns
o painel foi caro, mas assim vai valer a pena.

PDivulg
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta nov 27, 2008 12:18 pm

Mensagem por PDivulg »

quantos litros é o cilindro? è que dei á pouco tempo 4.000€

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

mas espera ai, 61º com o apoio eléctrico ligado ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas,

o deposito é de 300 litros como se pode ver numa das fotos, quanto aos 61º é verdade e sem apoio electrico também podem ver na foto lateral do painel o tubo cinzento meio enrolado ao lado dos da àgua, que ainda nem sequer tem cabo condutor para o quadro electrico ( e o velho diz que não vai meter).

hoje de manha voltei a medir a temperatura exterior:

8.30 manhã.... 9.6º
13.00.............14.2º

temperatura da àgua:

8.30 manhã....51.2º
13.00...........55.3º

pelo menos o meu pai tomou banho ontem, e hoje grande parte da manhã esteve a chover, mas ainda houve umas abertas que deram algum sol directo no painel

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

muito bom os meus parabéns pois foi mais que uma boa compra!

foi perfeita!

força e continua a postar essas valiosas indformações
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

muito bom mesmo.
parece-me pelas fotos que até tens o inconveniente de teres zonas que te tapam o sol, pois parece-me que tens uma casa do lado direito e que o painel está abaixo de outro telhado em frente.
portanto com tantas sombras e mesmo assim 61º ...muito bom

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

sombras nem por isso, o sol já anda algo baixo, e os paineis ainda recebem luz até às 17.20 +/- que é quando começam a receber a sombra da casa vizinha, mas a essa hora já pouco importa

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

olá nezocas
as regras do fórum dizem respeito a publicidade não autorizada. infelizmente alguns membros têm uma agenda pessoal e pouco contribuem para o esclarecimento e informação. fotos e tabelas de uma instalação de um particular são sempre interessantes. se a coisa não correr bem pode-se sempre corrigir.
não te esqueças de descrever bem a instalação.
ainda tens muita coisa para explicar nezocas.
Porreiro, pá!

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Mensagem por hugoriba »

fantástico e excelentes fotos demosntrativas!!
o meu painel deve ter cerca de metade dessa inclinação pois está apenas assente no telhado...
essas temperaturas são excelentes para um sistema de termossifão. deve ter um bom isolamento e quase nenhuma perda durante a noite.
parabens!

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas,

eu posso explicar tudo o que queiram saber, mas como isto não foi um investimento da minha parte, o mais que posso fazer se não souber é ir perguntar ao velho e depois postar aqui

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas,

aqui ficam mais uns dados

neste fim de semana não efectuei medições da temperatura da àgua, mas perguntei lá aos velhotes se com o tempo e a chuva que tinha feito os paineis tinham aqueçido a àgua.

disseram-me que deu perfeitamente para tomar banho, mas sem ter de misturar àgua fria, embora o meu pai para tomar banho é com àgua que dá para depenar galinhas

hoje como já por lá estive a trabalhar, já medi a àgua que estava a mais de 50º às 6 da tarde e hoje a temperatura estava a 3º às 8 da manhã e não ultrupassou os 10.5º durante o dia

qualquer duvida...perguntem

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas pessoal,

hoje já esteve o instalador cá em casa (o mesmo que instalou este do meu pai) estivemos em conjunto a discutir as melhores formas de aplicação para o meu caso

o material será o mesmo e o preço também 2.500€ montagem incluida, embora aqui ainda haja uns tubos a passar até ao esquentador.

tenho o meu telhado perfeitamente orientado a sul, agora quanto à inclinação eu julgo ser insuficiente (digo eu ) começando a zero, tenho 45 cm de desnivel num metro, penso que se poderá dizer 25/26 graus de inclinação.

o instalador disse-me que seria suficiente aplicar os paineis directamente no telhado...que acham....???? pelo que vi os do meu pai estão ou parecem estar mais aprumados (mais inclinados) mas amanhã já os vou medir.

se me poderem tirar estas duvidas agradeçia

Gaspar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jan 05, 2008 11:09 am

Mensagem por Gaspar »

boas.
parabéns pela aquisição do velhote.

é dedutivel sim senhor, 30% até um máximo de +/- 750€ independente de ter ou nao credito habitação.

em termos de inclinação, o do seu pai tem (pelas fotos claro) aproximadamente 50º de inclinação, daí ter o rendimento que tem nesta altura do ano, se reduzir a inclinação não conseguirá ter a mesma eficiência.

cumprimentos.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

olá nezocas

se tens o telhado perfeitamente a sul, uma estrutura que dê uma inclinação perfeita não é difícil de calcular nem excessivamente dispendiosa. repara que uma inclinação deficiente vai trazer mais energia próximo do solstício de verão, com prejuízo do resto do ano. é muito importante que o orçamento indique claramente a orientação e o declive, já discutimos isso aqui.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

muito obrigado

eu já tinha retirado essa parte do meu post onde perguntava os beneficios fiscais, porque depois de ter postado estive a ler que no orçamento de estado de 2008, está explicito que ao contrario de 2007, este ano já é acumulável este beneficio com o crédito à habitação....é verdade 30% até um máximo de 777€

http://pt.wordpress.com/tag/beneficios- ... enovaveis/

quanto às respostas de : manuelcar e gaspar muito obrigado, acho que vou seguir os vossos conselhos, mantendo uma inclinação proxima dos paineis do meu pai 50º (amanhã vou medir), pois acho mais importante uma boa exposição solar durante o inverno, visto que os dias são mais pequenos e mais frios, e durante o verão, é certo que o sol anda mais alto, mas também existe muito mais calor

já agora, a estrutura já está incluida no preço, tal como o do velho,(que é uma estrutura de um terraço) o instalador queria era ver se fugia a esses €uritos é certo que fica um pouco mais inestético no telhado, mas o que intressa por aqui é os graus de temperatura

assim que ligar ao homem a confirmar que pode vir instalar, vou dando noticias, ou neste tópico ou num novo...tipo diario de bordo do meu sistema

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

é exactamente o que esperamos, uma descrição exaustiva do sistema e um diário de bordo.
a inclinação correcta podes ver no folheto do ist que está num inamovível desta secção. não precisas de inventar.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”