maquina para triturar restos de madeira

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por AJS »

olá pessoal, gostava de saber se alguem sabe como fazer uma trituradoura para triturar madeiras (restos, trancas e outros restos de madeira)

cumprimentos

ajs

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por José Luís Cabete »

boas ajs, não sei se conheces aquelas maquinetas de cortar as couves para fazer a sopa, que algumas donas de casa tem, um triturador de madeira é um disco semelhante com 2-4-6 laminas colocadas no seu raio, muito semelhante ao exemplo referido.
para fazeres tu mesmo esse triturador tens que possuir alguns conhecimentos avançados de serralharia, mecânica, e tens que ir a um torneiro mecânico para te fazer várias peças necessárias, já com o projecto feito. para que tudo de certo é necessário profundo conhecimento da matéria.
também vou referir que, o disco, tem que ser devidamente calculado o seu diâmetro, em relação á potencia do motor, e que as rpm ou seja (rotações por minuto) não devem ser inferiores às 2800 rpm.

ps. se tiveres algum dinheiro compra um já feito, porque isso por simples que pareça pode dar algumas dores de cabeça.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por AJS »

boas josé luís cabete boas festas e bom 2009, tenho andado a pesquisar e fiquei com a ideia de fazer o triturador com 2 rolos como vi em alguns sites de máq. industriais, é que tenho um motor a diesel com mais ou menos 40 anos de um cilindro e queria polo a trabalhar a ovu, queria fazer o triturador dentro do genero dos esmagadores de uvas pequenos, mas tambem numca vi um triturador de jardim ao vivo.
bom ano ,

cumprimentos

ajs.

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por José Luís Cabete »

.boa tarde ajs, esse sistema dos esmagadores das uvas é somente para esmagar as uvas, e as uvas como tu sabes são bastante moles, imagina agora madeira dura, tens que seguir o meu conselho, porque fala quem sabe.

ps .procura ver um ao vivo, porque é um sistema bastante fácil, os rolos dos esmagadores não são próprios para tal fim.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por AJS »

boas josé luís cabete, conheço muito bem os esmagadores de uvas, vendi bastantes quando trabalhava para o meu pai, a ideia é dentro do genero, mas os rolos são totalmente diferentes, têm de ter um genero de dentes ou unhas conforme já vi no youtube, agora ando só a tirar ideias, pois ainda não acabei o sistema de lavagem e filtragem de ovu, quando o terminar é que vou começar o de trituração.

continuação de um bom ano,

cumprimentos,

abel santos.

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por pseudominus »

boas

os rolos de que fala são apenas os alimentadores. servem para “agarrar” os ramos e leva-los ao disco onde estão as laminas (como disse o luís).
a máquina consiste basicamente num “cone” que encaminha os ramos aos rolos, estes por sua vez abrem, “agarram” e empurram os ramos na perpendicular ao disco com uma velocidade tal que permita o disco cortar com um tamanho dado pelo avanço entre passagem de duas lâminas.
o disco tem fixo um certo numero de lâminas, geralmente duas em unidades pequenas.

não é de construção técnica difícil mas exige algum dimensionamento e uma boa robustez para poder “comer” todo o pau.
pegar num motor velho que penso ser um “peter” ou um “lombardini” de 40 anos, e fazer uma estilhadeira , vai ficar demasiado caro em relação ao que já existe feito, mas se for como passatempo...

cumpts

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por sccf »

tenho uma coisa dessas que comprei a meias com a minha mãe.

é muito jeitoso: tritura todos aqueles restos de jardim e das podas. assim já se arruma bem no compostor e decompõe mais depressa
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por AJS »

sccf, não queres por ai umas fotografias da máquina montada e desmontada para termos uma ideia de como é feita?

ajs.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por Ferra »

o lidl está a vender uma...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por sccf »

posso tentar... não garanto a qualidade das fotos!

no entanto há muitas coisas destas à venda para a jardinagem. as marcas melhores andam pelos 400€ (acho eu) as marcas brancas são mais baratas e geralmente mais fraquinhas (compramos o nosso, de marca desconhecida, numa promoção na agriloja por cerca de 190€).

vou tentar não me esquecer de tirar as fotos.
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por Vespita »

boas.

também passei pelo dilema de fazer um biotriturador para derreter as acacias da propriedade.

cheguei à conclusão que ia inventar bastante e não valia a pena arriscar.

comprei um biotriturador da triunfo/fatomipe feito em portugal, com um motor kubota de 9hp. derrete paus até 8cm de diametro.

o principio de funcionamento é muito simples, imaginem uma maquina de cortar caldo verde como aqui foi dito, mas em ponto maior.


alfa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda out 09, 2006 9:55 pm
Localização: coimbra

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por alfa »

viva sera que da para colocar foto dessa maquina. obrigado


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por Vespita »

bom dia.

fotos não tenho, mas tenho uns videos

esta é a minha maquina


Link


Link

esta é uma maquina que esteve a triturar material para a central de termica da carregosa em oliveira de azemeis. tem um motor caterpilar e custou cerca de meio milhão de euros


Link


Link


Link

produz cerca de 30 toneladas de biomassa por hora em condições normais. para terem uma ideia a central da carregosa quando estiver a trabalhar em pleno consome cerca de 15tonh
hora, mas ao que parece nem de perto nem de logonge chega a esse valor.

segundo informações os dinamarqueses não fizeram um bom trabalho e aquilo se não levar volta vai ser outra central de mortagua.

cumprimentos,

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por serges »

obrigado pela informação, pois é deveras importante!!!

obrigado pelos videos já que ajudam a compreender como funciona a maquinaria pesada!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Sucateiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quarta out 14, 2009 9:37 pm

Re: maquina para triturar restos de madeira

Mensagem por Sucateiro »

dá uma ideia do funcionamento, mas nenhuma mostra o principal que é o rolo de fresas que é o que realmente corta.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”