Dúvida, aprensentação

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
moa
Membro
Membro
Registado: domingo jan 04, 2009 9:52 pm

Dúvida, aprensentação

Mensagem por moa »

olá!

me chamo sandro, sou de blumenau/sc brasil!
farei um pequeno resumo:
trabalho com informática, e adoro viajar, acampar, etc.
comprei uma vw kombi 1967(adoro veículos antigos) que será/esta sendo transformada em uma campervam.

como posso trabalhar em qualquer lugar que tenha sinal de celular(telemovel), e energia elétrica, vou meio que "viver" viajando, mas ai apareceu o primeiro problema, energia.
preciso carregar as baterias que irei usar para alimentar a geladeira, o notebook e umas coisinhas a mais, penso em usar o seguinte:

1) banco de baterias de +- 250amps, e para carregá-las
2) gerador a gasolina
3) energia solar, embora ainda bastante cara
4) energia eólica

como gosto muito do litoral, e tem muito vento la, creio que um gerador eólico seria ideal, mesmo que gerando uma pequena quantidade volts/amps, lembrando que não vou poder construir uma torre! rs
então seria algum compacto, mas que me gerassem pelo menos uns 5 amps/h será que é possível? estava pensando em usar um alternador de carro mesmo.

bom, aguardo sugestões, quem quiser conhecer a minha futura campervam:
projeto carácoles
http://www.orkut.com.br/main#profile.as ... 5414926603

abraços
sandro

Autor do tópico
moa
Membro
Membro

Re: Dúvida, aprensentação

Mensagem por moa »

ninguem?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

olá, com calma vai ver que respostas não faltaram, já agora tem uma ideia de watts/hora que vai gastar por dia ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
moa
Membro
Membro

Mensagem por moa »

jmal Escreveu:olá, com calma vai ver que respostas não faltaram, já agora tem uma idéia de watts/hora que vai gastar por dia ?
ola jmal!
tks pelo retorno.. sou meio "agoniado" mesmo!
re
sobre o consumo, não tenho certeza ainda, pois estou procurando informações sobre os equipamentos que irei utilizar! e essencial é a geladeira/frigobar, que deve consumir +- 100amps dia! claro que sei que não vou poder alimentar isso somente com energia eólica, vou precisar de alternativas, tais como solar, e gerador a gasolina, esse só em últimos casos mesmo!

se conseguisse gerar uns 5amps/hora via eólica já seria de grande ajuda (no litoral sopra há bons ventos!)
gostaria muito de usar energia solar, mas não se acha nada (130walts) com valores menores que r$ 2.000,00, isso é muita grana! rs

abraços

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

oi, o consumo é em watts/hora, não em amps, se tens os equipamentos podes verificar os consumos nas especificações de cada 1, ou então procura esses equipamentos na internet e verifica, depois somas os watts todos pelo numero +- de horas por dia e verificas qual o consumo que vais ter, depois dimensiona-se o eolico e solar para um valor acima desses resultados por causa das nuvens e falta de ventos.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
moa
Membro
Membro

Mensagem por moa »

jmal Escreveu:oi, o consumo é em watts/hora, não em amps, se tens os equipamentos podes verificar os consumos nas especificações de cada 1, ou então procura esses equipamentos na internet e verifica, depois somas os watts todos pelo numero +- de horas por dia e verificas qual o consumo que vais ter, depois dimensiona-se o eolico e solar para um valor acima desses resultados por causa das nuvens e falta de ventos.

certo, mas vou usar tudo em 12volts, então acho que não é necessário saber quantos watts, certo? ou estou errado?
no máximo o notebook vai ser alimentado com 110volts, a partir de um inversor.

sandro

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

moa Escreveu:
jmal Escreveu:oi, o consumo é em watts/hora, não em amps, se tens os equipamentos podes verificar os consumos nas especificações de cada 1, ou então procura esses equipamentos na internet e verifica, depois somas os watts todos pelo numero +- de horas por dia e verificas qual o consumo que vais ter, depois dimensiona-se o eolico e solar para um valor acima desses resultados por causa das nuvens e falta de ventos.

certo, mas vou usar tudo em 12volts, então acho que não é necessário saber quantos watts, certo? ou estou errado?

sandro
é igual, no caso do notebook, já sabes o que máximo que consumo, está no carregador.
Cumps Inovadores

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

moa Escreveu:certo, mas vou usar tudo em 12volts, então acho que não é necessário saber quantos watts, certo? ou estou errado?
sandro
se me permite, gostaria de lhe dar uma idéia simples e mais exata de saber a dimensão do sistema gerador de energia que vai precisar.
1) primeiro você soma a potência em watts de consumo dos aparelhos que pretende alimentar considerando o tempo de uso diário de cada um.
2) em seguida divide a potência total em watts por 12, já que vai usar o sistema gerador em 12v. aí você terá a corrente que precisa ser gerada em ampères por dia.
3) acrescente uns 50% a mais para as perdas de transformação (inversor) e margem de autonomia e terá um valor bem próximo do necessário.
exemplo:
notebook -------> 50w x 8h = 400 w/dia
frigobar ---------> 140w x 24h x 0.7 = 2.352w/dia
tv 14" ----------> 40w x 6h = 240w/dia
iluminação ------> 60w x 4h = 240w/dia
diversos --------> 40w x 2h = 80w/dia

total -----------> 3.312w/dia ---> + 50% = 4968w

será necessário gerar 414 ampères por dia para alimentar estes aparelhos pelo tempo estimado de uso diário de cada um, 4.968w / 12v = 414a.

finalmente considere quantas horas por dia o seu gerador irá trabalhar com boa potência e divida a corrente necessária (414) por este número de horas. se houver vento satisfatório por 10 horas diárias, 414 / 10 = 41,4. logo um gerador eólico com capacidade de mais de 40 ampères de corrente resolverá o problema. para ser exato 40a x 12v = 480w, um gerador eólico de potência maior que 480w resolverá o problema.

Autor do tópico
moa
Membro
Membro

Mensagem por moa »

olá pessoal!
alguem teria para venda algum sistema pronto para gerar +- 40amps/h a 12volts?

abraços

Responder

Voltar para “Energia Eólica”