Certificação Energética em Edifícios - SCE

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
JPGVS
Membro
Membro
Registado: sexta set 12, 2008 12:55 pm

Certificação Energética em Edifícios - SCE

Mensagem por JPGVS »

exmos srs.

como sabem a partir de dia 1 de janeiro do presente ano a certificação energética dos edifícios passou a ser obrigatória para todos os edifícios.

no entanto, parece que o governo não se entende com o próprio governo, ora vejamos as últimas notícias relativamente à certificação energética. o ministério da justiça veio agora dizer que não é obrigatório! ora vejam esta notícia

abri este tópico para saber qual a opinião dos restantes membros do forum em relação a este assunto.

cumprimentos.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Re: Certificação Energética em Edifícios - SCE

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

pois, mais uma vez tornam-se contraditórias as intenções do governo. se por um lado bonifica as tarifas da microgeração, por um outro lado majora as avaliações dos edificios/fracções que tem melhor eficiência energética no pedido de avaliação de prédios urbanos, resultando mais impostos a pagar.

bem vistas as coisas, se calhar não é assim tão anormal para quem propagandeia exponente tecnológico numa embalagem de cartão e montagem de um pc com processador dos anos 1997/2000…

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

concordo que seja feito, pois quem vai comprar casa vai saber realmente o que compra, já que os construtores nem sempre são reais no que estão a vender e nem sempre usam o melhor material para isolamento ou sequer se o usam, neste caso particular concordo, no caso de casas mais antigas é óbvio que é de todo desfavorável!..
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

bom, então alguem me pode esclarecer por favor:
num apartamento sem vidro duplo, qualquer sistema de aquecimento, nenhum isolamento (o mais parecido com isso só mesmo a caixa de ar), e estores manuais com os consequentes buracos para a correia e o vento...
se o quiser vender ou alugar, concretamente o k preciso de ter ou adquirir para o poder fazer?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

precisa de requerer o certificado de eficiencia energética a uma empresa certificada para o fazer.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

e o que é isso e para que serve, qual a vantagem? ...
enfim, troca-me isso por miudos??

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

num apartamento sem vidro duplo, qualquer sistema de aquecimento, nenhum isolamento (o mais parecido com isso só mesmo a caixa de ar), e estores manuais com os consequentes buracos para a correia e o vento...

e as placas que costituem um ponto termico na totalidade ?
as soleiras das portas e das janelas?
as portas na maioria?
todas as janelas de correr?
a junçao das paredes ,em caixa de ar que acabam se juntando via reboco acabando por fiçurar em grande parte dos casos ?
as chemines que etravessam desde o interior até ao esterior sem qualquer isolaçao?
pior que tudo isso nas casas terrias o betao é colado directamente em cima do solo existente sem alguma protecçaoao isolamento (isto ha 15 anos atras esperando que ja tivesse mudado ).,
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
JPGVS
Membro
Membro
Registado: sexta set 12, 2008 12:55 pm

Mensagem por JPGVS »

e as placas que costituem um ponto termico na totalidade ?
as soleiras das portas e das janelas?
as portas na maioria?
todas as janelas de correr?
a junçao das paredes ,em caixa de ar que acabam se juntando via reboco acabando por fiçurar em grande parte dos casos ?
as chemines que etravessam desde o interior até ao esterior sem qualquer isolaçao?
pior que tudo isso nas casas terrias o betao é colado directamente em cima do solo existente sem alguma protecçaoao isolamento (isto ha 15 anos atras esperando que ja tivesse mudado ).,

peço desculpa caro usuário do fórum, mas não compreendi o que quer realmente perguntar ou dizer!

relativamente ao certificado energético:

dá-nos a informação relativa ao comportamento e desempenho térmico do edifício/fracção autónoma, e também caracteriza a eficiência dos sistemas de energéticos existentes se for caso disso. assim o utilizador/comprador terá a noção se está a comprar uma casa energeticamente eficiente ou não. o objecto é tornar os edifícios o mais eficiente possível e levar as pessoas a optarem por escolher estes edifícios. uma casa com uma melhor classificação energética será do ponto de vista do comprador muito mais interessante do que uma casa ineficiente. pois não é só o custo que se tem com a casa, a energia que se despende também é cara!!! e quanto mais eficiente menor será a factura energética ao fim do ano. e com isto quanto mais eficientes forem os edifícios melhor para a redução dos consumos globais de energia no parque de edifícios em portugal!

existem dois regulamentos que suportam a sistema nacional de certificação energética e da qualidade interior em edifícios - sce, o:

rccte - regulamento das características do comportamento térmico em edifícios

e o

rsece - regulamento dos sistemas energéticos de climatização em edifícios.

para a indústria ainda existe o sgcie - sistema de gestão de consumos intensivos de energia.

se tiver maior curiosidade do que é a certificação energética e também o que é a área da energia poderá dar um salto a este sítio, clique aqui tem imensa documentação relativa à energia para além da certificação.

cumprimentos.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

pourquoi faire des travaux d’amélioration énergétique dans son habitat ?

une maison non isolée laisse s’échapper la chaleur par la toiture (environ 30% ), les murs (20 à 25 %), le renouvellement de l’air (20 %), les vitrages (13 à 15 %), les planchers (7 à 10%) et les ponts thermiques (environ 5 %). en diminuant les pertes de chaleur par les parois, une isolation thermique efficace peut réduire les besoins en énergie de plus de 60 %.
http://images.google.fr/imgres?imgurl=h ... r%26sa%3dn
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

ventoinhas, nem sempre as perdas termicas se realizam deste modo! por exemplo num apartamento com outro por cima habitado, as perdas pelo tecto são muito inferiores.

jpgvs, muito obrigado pela informação compilada!
logo que possa vou ler. então se se tem em conta a eficiencia dos sistemas enegeticos, nada como ter uma bomba de calor?!! os aquecedores tambem têm um rendimento de 100% serão tambem um ponto a considerar? infelizmente não posso considerar a instalação de um painel solar... penso que era um ponto a favor, só que para apartamentos não conheço nenhum...

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

ventoinhas, nem sempre as perdas termicas se realizam deste modo! por exemplo num apartamento com outro por cima habitado, as perdas pelo tecto são muito inferiores.

bem se voce o diz nos poderemos discutir .
agora vejamos ,o calor que se acumula sobretudo junto ao tecto . isso querera dizer que a tendencie é que a dala em beton vai recuperar parte desse calor .mas se houver isolaçao eficiente esse calor nao se pode
espandir pelo beton e ira permanecer o que contribiira a menos gastos .esteja à vontade se caso o ventoinhas esteja enganado

yeah
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda fev 16, 2009 11:28 pm

Mensagem por yeah »

boa noite.

gostaria de saber qual a diferença entre projectista avac vs projectista rsece...
uma pergunta que já deveria estar mais que esclarecida para mim nesta fase, no entanto, pretendo adquirir maior conhecimento nessa área, e tenho que começar por algo.

obrigado.
cumprimentos

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

ventoinhas Escreveu:ventoinhas, nem sempre as perdas termicas se realizam deste modo! por exemplo num apartamento com outro por cima habitado, as perdas pelo tecto são muito inferiores.

bem se voce o diz nos poderemos discutir .
agora vejamos ,o calor que se acumula sobretudo junto ao tecto . isso querera dizer que a tendencie é que a dala em beton vai recuperar parte desse calor .mas se houver isolaçao eficiente esse calor nao se pode
espandir pelo beton e ira permanecer o que contribiira a menos gastos .esteja à vontade se caso o ventoinhas esteja enganado
num apartamento que tenha outro habitado por cima a diferença de temperatura é minima logo, poucas perdas. num telhado a difereça de temperatura exterior e interior é muita, logo muitas perdas para um isolamento igual...

Responder

Voltar para “Geral”