Termodinâmica
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sexta fev 13, 2009 12:04 am
Termodinâmica
olá. vi alguma informação sobre uns painéis, pelos vistos nacionais chamados solares termodinâmicos neste sitehttp://www.enat.pt. vale a pena? eles funcionam mesmo à noite? no site têm preços. não achei muito caros se funcionam como descrito.
ps - queria para aquecimento central
se alguem conhece agradecia que partilhassem informação cmg.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Re: Termodinâmica
joao pestana Escreveu:olá. vi alguma informação sobre uns painéis, pelos vistos nacionais chamados solares termodinâmicos neste sitehttp://www.enat.pt. vale a pena? eles funcionam mesmo à noite? no site têm preços. não achei muito caros se funcionam como descrito.
1 - funcionam á noite , funcionam de dia, em feriados, dias de missa etc, tal como os outros sistemas tipo ac, eléctrico, gasoleo, peletes etc.
2- os valores de potência consumida / potencia fornecida , tenho a certeza que estão falseados. não são verdadeiros. quem coloca valores assim sem explicar, deveria ser processado.
3 - os preços parecem-me altos.
nota: eu não tenho nada contra estes sistemas ou empresa em questão.
sou até defensor e utilizador destes sistemas, em muitos casos (cada tipo e localização de casa e dada tipo utilização da mesma, tem um sistema mais adaptado).
agora não gosto de exageros comerciais, o que para mim é o caso.
cumpts
-
- Membro
- Registado: terça jan 06, 2009 10:54 pm
comprei um sistema termodinamico eco 300i que está em funcionamento à praticamente 2 semanas.
desde o dia 7 de fevereiro que estou usar um medidor do consumo que regista o consumo total em kw e o numero total de horas trabalhadas.
posso desde já confirmar que o consumo 390w indicado pelo fabricante está correcto.
em relação ao consumo mensal em euros está muito para lá dos 10 euros anunciado pelo fabricante/instalador.
verifico que em média a bomba de calor trabalha 14~15 horas por dia, para um consumo de agua muito abaixo daquilo que o sistema está escalonado (5 adultos).
também verifiquei que nos ultimos dias o numero de horas em funcionamento por dia está a cair. provavelmente deve estar relacionado com o aumento da temperatura exterior e exposição solar.
por exemplo ontem depois de um consumo de agua quente identico aos rentantes dias anteriores o sistema trabalhou apenas 6 horas durante o dia. no entanto durante a noite, e sem consumo o sistema trabalhou outras 6 horas.
desde o dia 7 de fevereiro que estou usar um medidor do consumo que regista o consumo total em kw e o numero total de horas trabalhadas.
posso desde já confirmar que o consumo 390w indicado pelo fabricante está correcto.
em relação ao consumo mensal em euros está muito para lá dos 10 euros anunciado pelo fabricante/instalador.
verifico que em média a bomba de calor trabalha 14~15 horas por dia, para um consumo de agua muito abaixo daquilo que o sistema está escalonado (5 adultos).
também verifiquei que nos ultimos dias o numero de horas em funcionamento por dia está a cair. provavelmente deve estar relacionado com o aumento da temperatura exterior e exposição solar.
por exemplo ontem depois de um consumo de agua quente identico aos rentantes dias anteriores o sistema trabalhou apenas 6 horas durante o dia. no entanto durante a noite, e sem consumo o sistema trabalhou outras 6 horas.
-
Autor do tópico - Membro
obrigado pela opinião. o sistema eco que fala é similar a estes http://www.enat.pt/pt/subpages.php?id=86&sub=19 que estão aqui referidos? só faz aquecimento de águas ou permite aquecimento central? realmente os 390w que fala é um valor muito baixo... no site so refere águas e 5 pessoas. recomenda este produto?
-
- Membro Silver
.
390w é para aquecimento de águas sanitárias.
esses valores estão relativamente bem , 1690 / 390= 4,33 .
4,33 é um valor alto, mas possivél em boas condições.
o consumo mensal é maior, dependendo do consumo de água, e da temperatura exterior.
se a temperatura exterior for baixa quando o sistema está a funcionar, por exemplo 5ºc, conte m com eficiências de 2 (ou menos), que quer dizer que por cada 390w de consumo, vamos colocar no depósito cerca de 780w na melhor das hipoteses.
agora para aquecimento central (que é o que se pergunta no tópico)
veja-mos por exemplo para uma máquina ener 8,
12240 / 1440 = 8,5
8,5 é um valor irreal !!!!
nunca de inverno podem ter uma bomba de calor a dar uma eficiência de 8,5, nem metade 4,25, talvez o valor real já bom seja para aí uns 2,5.
de notar que 2,5 em zona com temperaturas muito baixas, é um valor ainda muito alto.
quer dizer que a máquina ener 8, gastará os 1440 e poderá fornecer 2,5*1440 = 3600 w
3600w é muito diferente dos 12240w anunciados.
os valores de consumos expostos, estão certos, agora o que as bombas fornecem na realidade, é que não têm nada a ver !!!!
agora vejam o preço e consumo de um sistema para aquecimento central de acordo com as necessidades reais, considerando cop's mais reais de 2,5
fui claro????
cumpts.
390w é para aquecimento de águas sanitárias.
esses valores estão relativamente bem , 1690 / 390= 4,33 .
4,33 é um valor alto, mas possivél em boas condições.
o consumo mensal é maior, dependendo do consumo de água, e da temperatura exterior.
se a temperatura exterior for baixa quando o sistema está a funcionar, por exemplo 5ºc, conte m com eficiências de 2 (ou menos), que quer dizer que por cada 390w de consumo, vamos colocar no depósito cerca de 780w na melhor das hipoteses.
agora para aquecimento central (que é o que se pergunta no tópico)
veja-mos por exemplo para uma máquina ener 8,
12240 / 1440 = 8,5
8,5 é um valor irreal !!!!
nunca de inverno podem ter uma bomba de calor a dar uma eficiência de 8,5, nem metade 4,25, talvez o valor real já bom seja para aí uns 2,5.
de notar que 2,5 em zona com temperaturas muito baixas, é um valor ainda muito alto.
quer dizer que a máquina ener 8, gastará os 1440 e poderá fornecer 2,5*1440 = 3600 w
3600w é muito diferente dos 12240w anunciados.
os valores de consumos expostos, estão certos, agora o que as bombas fornecem na realidade, é que não têm nada a ver !!!!
agora vejam o preço e consumo de um sistema para aquecimento central de acordo com as necessidades reais, considerando cop's mais reais de 2,5
fui claro????
cumpts.
-
- Membro
joão pestana,
o sistema que tenho é o mesmo anunciado no site referido.
depois do post de ontem liguei para a fabrica e pedi exclarecimentos quanto ao nr. de horas que a bomba de calor estava a trabalhar por dia, dando-lhes a conhecer o nivel de consumo diario de agua quente (somos apenas 2 adultos em casa).
foi-me dito por um comercial da fabrica que algo estava errado na instalação. entretanto já está agendada uma visita do instalador para verificar o porquê de tantas horas em funcionamento da bomba.
suponho que o problema estar relacionado com o termostato que possa estar mal regulado, visto que o indicador de temperatura mostra que a temperatura da agua está no máximo, e mesmo assim o compressor mantem-se em funcionamento por várias horas depois desse máximo estar atingido. a verdade é que a agua sai muito quente.
no meu caso tive que fazer obras em casa para que o deposito ficasse num sotão mesmo por baixo do painel que se encontra montado no telhado numa exposição solar optima. o sotão tem isolamento termico, o que faz com que a eficiencia da instalação seja optima e ao mesmo tempo a distancia do deposito até ao circuito de distribuição de agua quente da casa é de menos de 3 metros. não há desculpas com a possibilidade da instalação prejudicar a eficiencia do sistema.
em relação à opinião sobre este sistema, enquanto não for revisto pelo instalador a minha opinião é de algumas reservas.
no entanto, tenho esperanças que depois da revisão que está prevista a minha opinião seja favoravel.
o sistema não é ecologico, mas para mim no momendo de decidir a compra levei em consideração essencialmente os factores economicos e de conforto, visto que tenho um projecto para este ano de microprodução de energia electrica.
foi dificil tomar a decisão, principalmente porque tive uma leitura atenta sobre o que aqui foi dito sobre este sistema noutros topicos deste forum. este forum está minado de comerciantes que não ajudam nada e apenas geram confusão.
embora os moderadores tente combater este fenomeno estão em desvantegem numerica
ps: a minha solução é apenas para aqs
o sistema que tenho é o mesmo anunciado no site referido.
depois do post de ontem liguei para a fabrica e pedi exclarecimentos quanto ao nr. de horas que a bomba de calor estava a trabalhar por dia, dando-lhes a conhecer o nivel de consumo diario de agua quente (somos apenas 2 adultos em casa).
foi-me dito por um comercial da fabrica que algo estava errado na instalação. entretanto já está agendada uma visita do instalador para verificar o porquê de tantas horas em funcionamento da bomba.
suponho que o problema estar relacionado com o termostato que possa estar mal regulado, visto que o indicador de temperatura mostra que a temperatura da agua está no máximo, e mesmo assim o compressor mantem-se em funcionamento por várias horas depois desse máximo estar atingido. a verdade é que a agua sai muito quente.
no meu caso tive que fazer obras em casa para que o deposito ficasse num sotão mesmo por baixo do painel que se encontra montado no telhado numa exposição solar optima. o sotão tem isolamento termico, o que faz com que a eficiencia da instalação seja optima e ao mesmo tempo a distancia do deposito até ao circuito de distribuição de agua quente da casa é de menos de 3 metros. não há desculpas com a possibilidade da instalação prejudicar a eficiencia do sistema.
em relação à opinião sobre este sistema, enquanto não for revisto pelo instalador a minha opinião é de algumas reservas.
no entanto, tenho esperanças que depois da revisão que está prevista a minha opinião seja favoravel.
o sistema não é ecologico, mas para mim no momendo de decidir a compra levei em consideração essencialmente os factores economicos e de conforto, visto que tenho um projecto para este ano de microprodução de energia electrica.
foi dificil tomar a decisão, principalmente porque tive uma leitura atenta sobre o que aqui foi dito sobre este sistema noutros topicos deste forum. este forum está minado de comerciantes que não ajudam nada e apenas geram confusão.
embora os moderadores tente combater este fenomeno estão em desvantegem numerica
-
- Membro Silver
ncc1701-d Escreveu:
desculpe mas o sistema é ecológico, digam o que disserem.
para muita gente que aqui anda, um sistema elétrico é bom, mas um sistema eléctrico que gasta metade ou menos, já não é bom!!!
é a escolha certa em grande parte dos casos.
agora que as empresas fazem é publicidade enganosa, multiplicam o preço base dos equipamentos por múltiplos, enganando asssim os consumidores.
tem de se procurar boas empresas da area, que cobram o justo valor.
cumpts
-
- Membro Silver
- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
este tipo de painéis é ideal para climatização ?
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
no site abordado no topic pricipal fala de (energia solar termodinâmica).e tem paineis desenhados .
ja ha por ai alguem a utilizar esta tecnologia ? ou é so ficçao cientifica por momento?
ja ha por ai alguem a utilizar esta tecnologia ? ou é so ficçao cientifica por momento?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
- Membro Silver
- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
boas! só uma pergunta...
o sistema termodinâmico se não estiver ligado á corrente eléctrica e se houver sol, a água dentro do depósito aquece?
abraço
o sistema termodinâmico se não estiver ligado á corrente eléctrica e se houver sol, a água dentro do depósito aquece?
abraço
-
- Membro
o painel apresentando "em desenho" no referido site é um painel já existente e encontra-se em comercialização. são usados para as funções de águas quentes sanitárias, aquecimento central, climatização de piscinas e água quente grandes volumes. as diversas soluções são implementadas com o recurso a multiplos painies em paralelo e/ou com recurso a um bloco termodinamico para centralizar/conectorizar os vários paineis. pelo que percebi essa empresa usa sempre o mesmo painel, com as mesmas dimensões. o que varia de projecto para projecto é o número de paineis que são usados, e isso está relacionado com o volume de entergia termica que cada projecto exige.
tenho uma solução dessas que usa apenas um painel para o unico objectivo de produzir água quente sanitária.
também gostava de saber se existe mais alguem neste forum que tenha uma solução destas.
todos os projectos que usam está técnologia necessitam de energia electrica para funcionar. sem energia electrica não servem para nada !!!!
tenho uma solução dessas que usa apenas um painel para o unico objectivo de produzir água quente sanitária.
também gostava de saber se existe mais alguem neste forum que tenha uma solução destas.
todos os projectos que usam está técnologia necessitam de energia electrica para funcionar. sem energia electrica não servem para nada !!!!
-
- Membro Silver
ah... sem electricidade népias...
então qual é a vantagem em relação aos colectores solares térmicos convencionais para águas quentes sanitárias?
os painéis "normais" tubos de vácuo, cpc, planos, só necessitam de energia eléctria como apoio e este sistema tem de trabalhar 15 hrs por dia (como dizem ali em cima), por muito pouco que consuma, consome sempre n?
é por ser mais barato? nem sequer é mais barato...
desculpem as questões mas estive a ler sobre o sistema e faz-me um pouco confusão isto de "sem power nada feito"...
abraço
então qual é a vantagem em relação aos colectores solares térmicos convencionais para águas quentes sanitárias?
os painéis "normais" tubos de vácuo, cpc, planos, só necessitam de energia eléctria como apoio e este sistema tem de trabalhar 15 hrs por dia (como dizem ali em cima), por muito pouco que consuma, consome sempre n?
é por ser mais barato? nem sequer é mais barato...
desculpem as questões mas estive a ler sobre o sistema e faz-me um pouco confusão isto de "sem power nada feito"...
abraço
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
não posso deixar de intervir quando leio comentarios a referir as virtudes do termodinamico que por razões de puro marketing veem muitas vezes colados a palavra solar como forma de passar uma mensagem de tecnologia verde e sem esquecer que o proprio fluido deste sistema que em verdade e um gas apelidado de gas ecologico so tem essa denominação porque quando libertado na atmosfera leva pelo menos uns 100 anos a degradar se e nao posso deixar de achar hilariante quando ainda por cima ha sistemas que teem resistencia electrica para dar apoio . sim sr consome electricidade mas para produzir electricidade preciso de em grande percentagem queimar combustiveis fosseis depois nao posso deixar de dizer que pelos dados dos fabricantes o rendimento da maquina em si não e nada de extraordinario e para terminar so quero dizer que os milhoes de alemaes,gregos,austriacos devem estar equivocados ao escolherem o solar nos os portugas e que somos os espertos que temos em media entre 2000 e 300h de insolação por ano e preferimos meter «frigorificos na telhado»sem querer ofender as escolhas para obter agua quente.
-
- Membro Silver
voltei a intervir para dizer que embora não seja defensor acérrimo de um sistema de bomba de calor, como podem verificar nas minhas intervenções, acho errado ser apelidado do "diabo" dos sistemas de aquecimento.
como disse cada caso, e na sua globalidade tem um sistema mais indicado.
nem sempre os mais ecológicos são os indicados ou os mais económicos.
quanto à necessidade de energia eléctrica, a grande maioria dos sistemas de aquecimento tb não funciona sem energia eléctrica, nem que seja como simples apoio.
uma simples lareira com aquecimento de água que muita gente tem em casa, se tiver circulação forçada, tem uma bomba que só funciona com energia eléctrica.
um queimador a peletes tb, e etc etc.
as bombas de calor são uma realidade, eu conheço alguns sistemas de bomba de calor instalados, em aquecimento central, águas sanitárias, águas de piscinas.
muitos paises do norte utilizam tb estes sistemas em grande percentagem.
o grande erro que alguém cometeu, e penso que foi o que aqui no fórum em tempos deu origem a discussão e repulsão por este sistema, foi chamar de "solar". são apenas permutadores estácticos gás -ar, onde o sol quando "bate", ajuda a manter o premutador a temp. mais elevada.
melhor do mesmo tipo são os gás-ar com convecção forçada, o mais utilizado nos vulgos ac.
o melhor sistema de bomba de calor é com permutador gás-solo (tubo enterrado) ou gás-àgua (poço ou piscina). aqui conseguem-se eficiencias de 400-500%.
encosta muitos sistemas ditos "mais ecológicos", à parede.
eu utilizo bombas de calor ac, com permutador gás-ar, e apesar de ter eficiência de uns 2oo% no inverno frio, estou muito satisfeito.
e estou numa zona com muita madeira, tenho matas de onde retiro lenha, muitos vendedores de lenha , 3 fábricas grandes de peletes a menos de 20km onde poderia comprar, e uma grande a ser construida muito perto, e mesmo assim aqueço a casa com ac .
cumpts.
como disse cada caso, e na sua globalidade tem um sistema mais indicado.
nem sempre os mais ecológicos são os indicados ou os mais económicos.
quanto à necessidade de energia eléctrica, a grande maioria dos sistemas de aquecimento tb não funciona sem energia eléctrica, nem que seja como simples apoio.
uma simples lareira com aquecimento de água que muita gente tem em casa, se tiver circulação forçada, tem uma bomba que só funciona com energia eléctrica.
um queimador a peletes tb, e etc etc.
as bombas de calor são uma realidade, eu conheço alguns sistemas de bomba de calor instalados, em aquecimento central, águas sanitárias, águas de piscinas.
muitos paises do norte utilizam tb estes sistemas em grande percentagem.
o grande erro que alguém cometeu, e penso que foi o que aqui no fórum em tempos deu origem a discussão e repulsão por este sistema, foi chamar de "solar". são apenas permutadores estácticos gás -ar, onde o sol quando "bate", ajuda a manter o premutador a temp. mais elevada.
melhor do mesmo tipo são os gás-ar com convecção forçada, o mais utilizado nos vulgos ac.
o melhor sistema de bomba de calor é com permutador gás-solo (tubo enterrado) ou gás-àgua (poço ou piscina). aqui conseguem-se eficiencias de 400-500%.
encosta muitos sistemas ditos "mais ecológicos", à parede.
eu utilizo bombas de calor ac, com permutador gás-ar, e apesar de ter eficiência de uns 2oo% no inverno frio, estou muito satisfeito.
e estou numa zona com muita madeira, tenho matas de onde retiro lenha, muitos vendedores de lenha , 3 fábricas grandes de peletes a menos de 20km onde poderia comprar, e uma grande a ser construida muito perto, e mesmo assim aqueço a casa com ac .
cumpts.
-
- Membro Silver
ok.
então resumindo, a energia termodinâmica não é energia renovável, certo?
para funcionar precisa sempre de uma fonte de energia não renovável, certo?
quanto á necessidade de energia é verdade que precisamos para o apoio, mas há cerca de 3 semanas que não uso nenhuma energia para aquecer água para 4 pessoas... há 3 semanas quanto gastou com o seu sistema com bomba de calor?
não ando a acartar lenha, não tenho lareira, nem piscina nem posso fazer buracos no chão...
tenho as dúvidas tiradas...
então resumindo, a energia termodinâmica não é energia renovável, certo?
para funcionar precisa sempre de uma fonte de energia não renovável, certo?
quanto á necessidade de energia é verdade que precisamos para o apoio, mas há cerca de 3 semanas que não uso nenhuma energia para aquecer água para 4 pessoas... há 3 semanas quanto gastou com o seu sistema com bomba de calor?
não ando a acartar lenha, não tenho lareira, nem piscina nem posso fazer buracos no chão...
tenho as dúvidas tiradas...
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
pois é ponto assente nao e renovavel nao e autonomo mas apesar de tudo se vivesse no norte da europa nao sei senão optava por algo do genero. em relação a lenha talvez preferisse pagar o pequeno preço de transportar lenha e ter acesso a uma energia facil e barata de obter como voce diz que ha na sua região alem de que
o uso de recursos locais cria independência e reforça a rede local;
o fornecimento de combustível da região gera rendimento económico para as empresas da região aquelas que de facto fazem a nossa economia girar e criam emprego efectivo. os grandes projectos têm um papel de “farol”, ou seja, potenciam o aparecimento de outros projectos.
o uso de recursos locais cria independência e reforça a rede local;
o fornecimento de combustível da região gera rendimento económico para as empresas da região aquelas que de facto fazem a nossa economia girar e criam emprego efectivo. os grandes projectos têm um papel de “farol”, ou seja, potenciam o aparecimento de outros projectos.
-
- Membro
quando comprei a solução fiz as seguintes comparações e considerações:
todas as soluções solares tem um senão, sem sol não funcionam.
eu necessitava de aqs para 12 meses por ano e sem condicionalismos
é lógico as soluções solares têm como alternativa uma resistência eléctrica para os dias de fraca exposição solar.
consultando este fórum percebi que o recurso à resistência eléctrica ou outra opção podia criar um encargo de praticamente 30€ por mês.
também vi neste fórum quem dissesse que com um sistema solar termossifão tinham que recorrer de outubro a março aos sistemas alternativos devido a fraca eficiência do sistema solar.
concluindo : 4~6 meses em que o recurso a outra forma de energia me traria encargos financeiros adicionais que podiam variar entre os 120 e os 180 euros.
ora 120 a 150 € é a previsão para um ano de energia eléctrica num sistema eco300i termodinâmico, com uma garantia de água quente sempre disponível. adicionalmente tenho um plano de manutenção previsto de 35€ de 5 em 5 anos (aproximadamente) (para a substituição do ânodo).
o sistema termodinâmico custava menos 600 a 800 euros em relação aos outros sistemas dos quais tinha propostas.
o sistema termodinâmico tem beneficios fiscais e iva a 12%.
gostava de ter um sistema solar termossifão, mas infelizmente foram os adeptos destes sistemas que me fizeram mudar de ideias e depois o preço.
agora o que me parece que vai sair furado vai ser a estimativa de consumos de energia eléctrica do sistema termodonâmico. actualmente o meu sistema está com um consumo estimado em de 16,70 euros por cada 30 dias. este valor está a ser obtido com recurso a valores que resultam da medição bi-diária dos consumos de kw e número de horas trabalhadas da bomba de calor.
mas já tenho dados para provar que a exposição solar faz diminuir significativamente o número de horas que a bomba de calor trabalha. já tive dias em que após os banhos da manhã a bomba apenas trabalhou 5 horas, enquanto nos dias de chuva chegou a trabalhar 8 horas para atingir o mesmo resultado.
um sistema dimensionado para 5 pessoas está a ser usado por 2 adultos e duas crianças (7 e 2 anos)
repito o que já disse neste tópico, estou à espera da visita do instalador para rever o sistema, visto que o consumo não está de acordo com o anunciado pelo fabricante.
todas as soluções solares tem um senão, sem sol não funcionam.
eu necessitava de aqs para 12 meses por ano e sem condicionalismos
é lógico as soluções solares têm como alternativa uma resistência eléctrica para os dias de fraca exposição solar.
consultando este fórum percebi que o recurso à resistência eléctrica ou outra opção podia criar um encargo de praticamente 30€ por mês.
também vi neste fórum quem dissesse que com um sistema solar termossifão tinham que recorrer de outubro a março aos sistemas alternativos devido a fraca eficiência do sistema solar.
concluindo : 4~6 meses em que o recurso a outra forma de energia me traria encargos financeiros adicionais que podiam variar entre os 120 e os 180 euros.
ora 120 a 150 € é a previsão para um ano de energia eléctrica num sistema eco300i termodinâmico, com uma garantia de água quente sempre disponível. adicionalmente tenho um plano de manutenção previsto de 35€ de 5 em 5 anos (aproximadamente) (para a substituição do ânodo).
o sistema termodinâmico custava menos 600 a 800 euros em relação aos outros sistemas dos quais tinha propostas.
o sistema termodinâmico tem beneficios fiscais e iva a 12%.
gostava de ter um sistema solar termossifão, mas infelizmente foram os adeptos destes sistemas que me fizeram mudar de ideias e depois o preço.
agora o que me parece que vai sair furado vai ser a estimativa de consumos de energia eléctrica do sistema termodonâmico. actualmente o meu sistema está com um consumo estimado em de 16,70 euros por cada 30 dias. este valor está a ser obtido com recurso a valores que resultam da medição bi-diária dos consumos de kw e número de horas trabalhadas da bomba de calor.
mas já tenho dados para provar que a exposição solar faz diminuir significativamente o número de horas que a bomba de calor trabalha. já tive dias em que após os banhos da manhã a bomba apenas trabalhou 5 horas, enquanto nos dias de chuva chegou a trabalhar 8 horas para atingir o mesmo resultado.
um sistema dimensionado para 5 pessoas está a ser usado por 2 adultos e duas crianças (7 e 2 anos)
repito o que já disse neste tópico, estou à espera da visita do instalador para rever o sistema, visto que o consumo não está de acordo com o anunciado pelo fabricante.
-
- Membro Silver
ok... ainda assim... desculpem lá mas... eh pá - energia renovável... sorrry nem que o termodinâmico nascesse de novo...
abraço a todos!
abraço a todos!
-
Autor do tópico - Membro
bem, depois de ler as respostas à minha dúvida, chego à seguinte conclusão: este fórum está cheio de comerciantes. vi toda a gente a emitir opiniões que defendem os produtos que comercializam... é fácil de analisar.
é uma pena, pois no meio de tanto vendedor torna-se difícil identificar os verdadeiros utilizadores, aqueles que poderiam trazer alguma mais valia a este tipo de discussões.
e para concluir... decidi investir na geotermia. na página da empresa que me vai instalar o sistema já para a próxima semana (vou arrancar tudo o que tenho no quintal para poder instalar os tubos) estão os preços da http://www.enat.pt/pt/subpages.php?id=84&sub=7 geotermia.
o sistema gasta energia, mas já vi alguns instalados (o vendedor da empresa indicou-me alguns clientes, e inclusivamente levou-me a um lar) e fiquei supreendido. gasta alguma energia eléctrica, só que me parece ter uma excelente eficiência.
sei que virão agora os defensores dos pellets, das caldeiras a gás e da lenha... enfim todos têm o direito a escolher o produto que acham mais adequado à sua situação... e eu encontrei... é a geotermia!
brevemente darei feedback do sistema e colocarei fotos das obras.
é uma pena, pois no meio de tanto vendedor torna-se difícil identificar os verdadeiros utilizadores, aqueles que poderiam trazer alguma mais valia a este tipo de discussões.
e para concluir... decidi investir na geotermia. na página da empresa que me vai instalar o sistema já para a próxima semana (vou arrancar tudo o que tenho no quintal para poder instalar os tubos) estão os preços da http://www.enat.pt/pt/subpages.php?id=84&sub=7 geotermia.
o sistema gasta energia, mas já vi alguns instalados (o vendedor da empresa indicou-me alguns clientes, e inclusivamente levou-me a um lar) e fiquei supreendido. gasta alguma energia eléctrica, só que me parece ter uma excelente eficiência.
sei que virão agora os defensores dos pellets, das caldeiras a gás e da lenha... enfim todos têm o direito a escolher o produto que acham mais adequado à sua situação... e eu encontrei... é a geotermia!
brevemente darei feedback do sistema e colocarei fotos das obras.
-
- Membro Silver
caro jbatista
1 . nunca disse nem defendi que era renovável.
2 - pode funcionar com uma fonte de energia renovável , barragem, painel, central térmica etc.
não está a ver uma fonte destas por exemplo a enrgia potencial de uma barragem a produzir calor em casa directamente, pois não? produzem electricidade que serve para utilizarmos de várias formas.
bombas de calor são muitíssimo mais ecológicas que simples resistências.
3 - o tópico referia-se a aquecimento central.
foi sobre principalmente essa aplicação que falei .
não pensa viver no porto e aquecer a sua casa com painéis solares o ano todo?
não pensa morar num apartamento e aquecer a casa com painéis solares?
como disse atrás, e fui claro, cada caso é um caso. cada sistema tem o seu espaço.
os meus painéis tb funcionam bem para águas sanitárias.
se não conhece bem, não ligue ao que eu disse e investigue os ditos sistemas.
estou disponível para esclarecimento numa qualquer dúvida.
não sou vendedor, instalador, comissionista ou outro.
cumpts.
1 . nunca disse nem defendi que era renovável.
2 - pode funcionar com uma fonte de energia renovável , barragem, painel, central térmica etc.
não está a ver uma fonte destas por exemplo a enrgia potencial de uma barragem a produzir calor em casa directamente, pois não? produzem electricidade que serve para utilizarmos de várias formas.
bombas de calor são muitíssimo mais ecológicas que simples resistências.
3 - o tópico referia-se a aquecimento central.
foi sobre principalmente essa aplicação que falei .
não pensa viver no porto e aquecer a sua casa com painéis solares o ano todo?
não pensa morar num apartamento e aquecer a casa com painéis solares?
como disse atrás, e fui claro, cada caso é um caso. cada sistema tem o seu espaço.
os meus painéis tb funcionam bem para águas sanitárias.
se não conhece bem, não ligue ao que eu disse e investigue os ditos sistemas.
estou disponível para esclarecimento numa qualquer dúvida.
não sou vendedor, instalador, comissionista ou outro.
cumpts.