Fotovoltaico região centro

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

boa noite,

então, a pedido de várias "famílias" aqui vai. o sistema está instalado numa vivenda em vila nova da barquinha (entroncamento). foi colocado no telhado (não tem seguimento solar) e nem sequer tem a inclinação ideal por razões estéticas, o que no inverno agrava ainda mais o problema uma vez que o sol incide sobre ele com um ângulo bastante inferior aos 90º (valor que mesmo no verão não é atingido).
a inclinação do telhado anda pelos 17º. e estrutura foi levantada em relação ao telhado de modo a conseguir mais qualquer coisa devendo o total atingir perto dos 26 ou 27º.
pelos cálculos que tenho visto, idealmente (para um sistema fixo e de modo a conseguir um equilibrio entre o verão e o inverno) deveria ter qualquer coisa como 38 a 40º.
tem, no entanto um pormenor muito importante a favor: está quase completamente virado a sul (desvio de 5 ou 6º).

cumprimentos,


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por Valter Silva »

uggabugga Escreveu:boa noite,

então, a pedido de várias "famílias" aqui vai. o sistema está instalado numa vivenda em vila nova da barquinha (entroncamento). foi colocado no telhado (não tem seguimento solar) e nem sequer tem a inclinação ideal por razões estéticas, o que no inverno agrava ainda mais o problema uma vez que o sol incide sobre ele com um ângulo bastante inferior aos 90º (valor que mesmo no verão não é atingido).
a inclinação do telhado anda pelos 17º. e estrutura foi levantada em relação ao telhado de modo a conseguir mais qualquer coisa devendo o total atingir perto dos 26 ou 27º.
pelos cálculos que tenho visto, idealmente (para um sistema fixo e de modo a conseguir um equilibrio entre o verão e o inverno) deveria ter qualquer coisa como 38 a 40º.
tem, no entanto um pormenor muito importante a favor: está quase completamente virado a sul (desvio de 5 ou 6º).

cumprimentos,
fixe....
obrigado pela informação....
essa região sem dúvida que é de muito sol e calor... bem porreiro para a micro-geração.....
pelos valores que indicaste no post do ajosemor estás com excelentes valores de produção.
abraço e obrigado
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por jmal »

já agora e se não fosse pedir muito, umas fotos para completar, o pessoal gosta é de ver.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por Lagafe »

uggabugga Escreveu:boa noite,

então, a pedido de várias "famílias" aqui vai. o sistema está instalado numa vivenda em vila nova da barquinha (entroncamento). foi colocado no telhado (não tem seguimento solar) e nem sequer tem a inclinação ideal por razões estéticas, o que no inverno agrava ainda mais o problema uma vez que o sol incide sobre ele com um ângulo bastante inferior aos 90º (valor que mesmo no verão não é atingido).
a inclinação do telhado anda pelos 17º. e estrutura foi levantada em relação ao telhado de modo a conseguir mais qualquer coisa devendo o total atingir perto dos 26 ou 27º.
pelos cálculos que tenho visto, idealmente (para um sistema fixo e de modo a conseguir um equilibrio entre o verão e o inverno) deveria ter qualquer coisa como 38 a 40º.
tem, no entanto um pormenor muito importante a favor: está quase completamente virado a sul (desvio de 5 ou 6º).

cumprimentos,
gostava que me mostrasses esses cálculos.
pela experiência em software de simulação utilizaria sempre uma orientação entre 30 a 35ºc...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

bom dia,

lagafe, quanto aos cálculos acho que nunca será possível encontrar um valor que seja matematicamente exacto para um sistema fixo. o ângulo ideal será, em cada dia, o de valor igual ao do ângulo entre o horizonte e a altura do sol (permitindo assim que o sol incida exactamente na perpendicular sobre o painel). se o sol estivesse parado os calculos eram imediatos e exactos. assim tem que ser por aproximação. se estiver melhor orientado no inverno, estará pior no verão e vice-versa.
os valores que apresentei aqui não são meus, e os teus são tão ou mais válidos que estes.
já li em alguns sítios que é geralmente aceite que o ideal será a latitude do local acrecentando mais 2 graus. a latitude na minha zona é 39º pelo que daria 41º como inclinação ideal. mas isto são opiniões...
também já vi mapas anuais em que nas ordenadas aparecem os meses do ano e nas abcissas os graus e depois tentamos escolhar a zona (em graus) que corresponda à maior cobertura de modo a optimizar o sistema. e pareceu-me que os 40º seria a zona de maior cobertura.
foi nisso que me apoiei quando referi os 38-40º.

é lógico que tudo isto nunca poderá ser exacto pois podes ter um inverno muito chuvoso e por isso não conseguires tirar partido de estar "bem orientado para o inverno". e, para isso ter acontecido já ficará um bocadinho pior no verão e estás a ser prejudicado.

ou seja, o que temos que saber é se queremos um sistema razoável no inverno e muito bom no verão, muito bom no inverno e razoavel no verão ou assim assim o ano todo. e o que será mais rentável...

como já referi anteriormente, por volta do meio dia o meu sistema está a debitar qualquer coisa como 3600 watt. sendo a potência máxima dos painéis de 3850 watt (com as condições ideais, sol na perpendicular, temperatura a 25º, etc) parece-me que está muito próximo do óptimo.
se acrescentarmos a isso o facto de o sol ainda estar a "passar muito baixo" e a inclinação dos meus painéis ser inferior a 30º, parece-me que estamos a falar de pormenores insignificantes.
e ainda é possível que, como também já referi, sendo a potência nominal do inversor de 3450 watt seja este que está a limitar o sistema, e não os painéis..

quanto às fotos, sou vou estar em casa no fim de semana. não prometo nada porque o tempo anda muito curto, mas vou tentar..

cumprimentos.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por Valter Silva »

podias especificar a marca dos painéis e do inversor ?

obrigado e cumprimentos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

amigo valter,
os painéis são da marca yingli, são policristalinos (tinha preferido monocristalinos, mas foi o que se pôde arranjar ) com 175watt de potência.
o inversor é um powador 3500xi (portanto, não tem transformador integrado).
como já referi a potência nominal é 3450 watt mas ainda hoje atingiu um pico de 3800 (quanto mais melhor ).
aproveito para actualizar mais alguns valores: o dia hoje esteve com bastantes nuvens, apesar disso a produção atingiu 22150 watt. ontem foi ainda pior, e apenas chegou aos 11393 watt. apesar dos altos e baixos a média desde o início está em 22.167 kw o que é bastante superior às previsões para esta altura do ano.

183_8313-.JPG
183_8313-.JPG (112.48 KiB) Visto 9596 vezes
183_8314-.JPG
183_8314-.JPG (118.05 KiB) Visto 9594 vezes
183_8316-.JPG
183_8316-.JPG (134.59 KiB) Visto 9594 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

como se pode ver nas fotos, os painéis não ficaram assentes no telhado. se tivesse sido essa a opção, iriam perder cerca de 5% de rendimento. esteticamente pode não ter sido a melhor opção, mas foi decisão minha. é uma questão de hábito. parece-me que as "parabólicas" ainda são mais inestéticas, mas como são vulgares já ninguém se queixa

cumprimentos
183_8320-.JPG
183_8320-.JPG (112.92 KiB) Visto 9586 vezes
183_8322-.JPG
183_8322-.JPG (132.12 KiB) Visto 9584 vezes


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por Valter Silva »

as fotos estão fixes obrigado... a malta agradece....

esses valores de produção estão muito bons!!! sem dúvida que estão muito acima do esperado !!

realmente as parabólicas são muito mais inestéticas, isso também me acontece aqui em casa! sem dúvida nenhuma!!!


aproveito para fazer mais umas perguntas (estou a abusar.... ):
1 - esse termossifão com tubos de vácuo funciona bem ?? qual a autonomia (+/-)
2 - já pensaste num seguro para os painéis (ou o pastor alemão é suficiente )??
3 - passaram os tubos por detrás da caleira e depois abrir buracos no jardim para chegar ao muro?
4 - as células desses módulos são muito parecidas às células dos meus!!! isso são q-cells ??

obrigado
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

boa noite.
os últimos dias serviram para confirmar uma coisa que já andava a desconfiar: quando não há sol, a produção desce.
entre o dia 13 e o dia 18 a produção foi respectivamente 10200, 11704, 10810, 17813, 10490 e 7280. a partir daí regressou à média diária de 25 kw ou ligeiramente abaixo.
valter silva, quanto às tuas perguntas vou tentar responder às que souber:

1-o termossifão funciona muito melhor do que estava à espera, pelo menos em termos de eficiência. tive que o instalar para poder candidatar-me à microgeração, mas tenho que confessar que se desconfiasse que era tão fácil e barato aquecer água, já o tinha feito há mais tempo. durante o inverno apenas liguei a resistência meia dúzia de vezes. desde que haja algum sol, mesmo que a temperatura exterior ande pelos 3 ou 4 graus (no inverno), se não consumir água durante dois dias, a água começa a ferver dentro do depósito. esse é o grande problema: conseguir consumir a água antes que ela ferva. a partir do início de março e aí até outubro não prevejo voltar a ligar a resistência.
este sistema funciona sem pressão pelo que não é necessário vaso de expansão. quando tem que ferver, ferve... pelo menos mata os micróbios.
tem, no entanto outro problema devido a esse facto: tive que instalar uma bomba que permitisse que a água quente entrasse em casa com a pressão desejada.
o depósito tem 230 litros. todo o material (depósito, tubos, suporte) ficou-me por 1070 €. contando com o material (20 metros de tubo de cobre, válvula misturadora, várias válvulas de não retorno, bomba, etc): mais uns 600€. o trabalho foi todo meu por isso não vou considerá-lo: cerca de 1700€ no total.

2-estou a pensar fazer um seguro mas ainda não calhou. de qualquer maneira passou aqui um tornado há cerca de dois anos que levou as telhas quase todas, as parabólicas, algumas chaminés aqui à volta (por acaso a minha não foi). até houve contentores do lixo a entrar pelas janelas... por isso como estas coisas são uma vez em cada lado e aqui já temos a nossa conta...

3-os tubos passaram por trás da caleira, entram pelo chão até chegar ao nível da garagem e depois passam para dentro para o inversor ( o inversor está na garagem para ficar mais protegido). depois voltam a sair e vão enterrados cerca de 25 metros até ao muro da vivenda onde estão os contadores.

4-o pouco que percebo de células não me permite responder a essa pergunta. sei apenas que são policristalinas.

e já agora, boa sorte com o contrato!! parece que isso também está um bocado atrasado, não é?
estava convencido que tinha uma marca difícil de bater: 48 dias desde a aprovação até à ligação, mas por este caminho arrisco-me a ficar sem o record.

e alguém te explica o que se passa ou é apenas porque não? a mim pelo menos ainda me venderam a história que o tinham enviado...

cumprimentos,
josé castro


rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por rui l castro »

como é que vão as produções de electricidade?

será que há mais numeros ?

rui

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

não tenho nada a esconder...
Anexos
2009-.jpg
2009-.jpg (100.81 KiB) Visto 8978 vezes

Avatar do Utilizador

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm
Localização: Serra de Santo António

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por Nezocas »

cada vez que olho para estes numeros, até me dá vontade de nem sei o quê

muitos parabéns


rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por rui l castro »

muito boas produções.
eu nunca tive uma produção de 26 kwh num dia, isto é, das vezes que fui verificá-las pois não tenho nenhum, aparelho de registo automático. será que me pode dizer qual o método ou aparelho que usa para registo diário das suas produções?

também nunca tive produções acima de 400€ num mês, penso que a máxima que tive foi de 380 €, mas irei brevemente coclocá-las no seguinte tópico viewtopic.php?f=78&t=8805 .

deve ter a ver com a latitude ( a minha é mais a norte ) e talvez com a eficiencia dos painéis . . . será? , pois a temperatura do ar aqui para cima e ao pé do mar nunca é muito elevada. é raro haver dias com mais de 30 graus c de máxima.

parabéns

rui

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

bom dia a todos.

para quem anda a fazer contas com base em produções dos meses anteriores convém não esquecer que neste momento os valores são completamente diferentes. mesmo assim durante este mês já tive um dia com 16 kw.
os restantes têm variado entre os 7 e os 10 kw. também se assim não fosse o investimento seria pago em menos de 4 anos.
portanto, não é nada que não estivesse previsto - agora é esperar de novo pelo verão. é uma espécie de "ferrero rocher", mas ao contrário...
de qualquer modo não me parece que as tabelas com previsões que para aí andam estejam "inflacionadas". no mês passado ainda fiquei ligeiramente acima das ditas previsões para esse mês.

rui, não tenho nada que me faça o registo diário das produções. no fim do dia, quando o sol se põe e o sistema deixa de produzir, o inversor ainda fica ligado durante cerca de meia hora. durante esse período posso ver a produção diária assim como a produção acumulada. portanto, mesmo que um dia não veja (eu, ou alguém que esteja em casa) consigo saber quanto produziu vendo o total acumulado no dia seguinte. no caso de haver 3 ou 4 dias sem fazer a leitura, mais tarde, através da leitura da produção total e sabendo o que tinha antes desses dias, faço a média para os dias em falta e ficam todos iguais - já tenho alguns casos desses na tabela. eu sei que o processo se torna um bocadinho "secante" mas durante o verão quando as produções são de 26 ou 27 kw não custa muito ir fazer a leitura. agora acho que me vou esquecer muitas vezes...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16149
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por serges »

muito bem uggabugga, continua por cá a contar as tuas experiencias e que o dito sistema se pague antes dos 5 anos...

parabéns!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por Valter Silva »

ugga,


podias actualizar os teus valores?
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

aqui vai...
Anexos
29Nov.jpg
29Nov.jpg (123.1 KiB) Visto 8398 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por uggabugga »

este mês tem sido muito fraquito...
estou a apontar para um retorno entre 3700 e 3800 euros ao fim de um ano. acho que não deve falhar muito. dá 6 anos e tal para recuperar o investimento...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16149
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fotovoltaico região centro

Mensagem por serges »

um bom investimento sem duvida nem que seja para mais tarde teres a tua sustentabilidade!

parabéns e sorte no pagamento do teu investimento!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos”