essa ligação é em paralelo. com ligações em série não podes intercalar aparelhos pelo meio, portanto a minha sugestão é a seguinte, ou mudas o aerogerador para 12v, ou tens mesmo de comprar um inversor de 48v. nota que quanto mais tensão tiveres de trabalho, menores são as perdas.
eu não estava a ver isto bem , em série seria + - + - + - + -
...então não é possível ligar a cada bateria um inversor 12vdc/230ac, contando que cada um tenha mais ou menos a mesma potência de lâmpadas ligadas, para equilibrar o consumo das baterias? ou será muita confusão?
eu não estava a ver isto bem , em série seria + - + - + - + -
...então não é possível ligar a cada bateria um inversor 12vdc/230ac, contando que cada um tenha mais ou menos a mesma potência de lâmpadas ligadas, para equilibrar o consumo das baterias? ou será muita confusão?
obrigado.
é possivel, mas de todo desaconselhado, isto porque nunca vais ter rigorosamente o mesmo consumo em todas por igual, logo nunca vai funcionar em pleno e resulta no estrago das baterias.
meta as baterias a 24v compre um inversor a 24 que e o mesmo preço de um a 12 . veja a marca do gerador e me diga para saber se d para alterar a 24 .o sistema fica bem melhor a 24 do que a 12. atenção aos cabos que ligam das baterias ao inversor, deverão ser o mais curto possível e deverão ter o mesmo tamanho
fui buscar este assunto, pois vai de encontro com as minha necessidades, e para não estar a abrir outro assunto igual aki vai.
pois estou a carregar o meu banco de baterias de 24volts, e sei que vou ter perdas, mas vou ter mesmo que comprar um inversor de 24v, mas não pesco muito disso, já fiz algumas buscas, mas gostava de tirar algumas ideias.
como devo escolher o inversor:
- quanto a pura onda, é mais vantajoso ou não? pois estes são mais caros, certo
- quanto ao consumo dos mesmos, há uns que consomem mais que outros, onde é que se vê isso
- as características principais a ter em conta
- para usar cerca de 400w a 500w quanto a como se deverá a ter em conta, por outras palavras, convém comprar um de 800w ou 900w ?
obrigado.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%
vou colocar aqui um site que tem vários inversores mas também cada um tem uma tabela com as várias características, para ser mais fácil darem-me uma ajuda.
eu comprei o meu em segunda mão no ebay e por sorte acabei por comprar um barato 24v 2500w (3500 pico) sinozoide perfeita.
as caracteristicas dos inversores são sempre de watts e watts pico durante +/-1 segundo...isto porque tens que contar que existem aparelhos por exemplo com consumo de 100w mas com arranque de 300w.
isto é importante que escolhas o inversor bastante grande para teres margem de segurança..já para não falar na eficiencia que melhora se não usares o inversor sempre no maximo das capacidades.
-se o objectivo for somente ligar umas lampadas incandecestes então, um inversor de onda quadrada server perfeitamente, mas se pensas usar material indutivo como motores etc então deves ir para um sinozoide 230v 50hz.
- os parametros importantes nos inversores são:
soft.start
eficiencia
consumo em vazio
protecção
no link em cima só te é mostrado o parametro "nenhuma tração atual da carga <0.6a" que são 14,4w sem fazer nenhum!
a eficiencia andará por volta dos 85%, ou seja estarás a perder mais 15% quando estás a usa-lo.
softstrat serve como proteção do inversor e dos aparelhos que ligas.
é importante que tenha protecção de entrada e saida...entrada com fusivel e a de saida controlado pelo proprio inversor.
fora essas caracteristicas todas, se tiveres acesso a ups de pc (as maiores são a 24v) podes sempre arranja-las quase dadas, pois normalmente são postas na sucata devido a baterias defeituosas.
as ups são inversores de sinosoide perfeita com proteção, mas a efficiencia costuma ser muito baixa.
vê os manuais ou caracteristicas das mesmas antes de "apanhares" uma
goahead Escreveu:
fora essas caracteristicas todas, se tiveres acesso a ups de pc (as maiores são a 24v) podes sempre arranja-las quase dadas, pois normalmente são postas na sucata devido a baterias defeituosas.
as ups são inversores de sinosoide perfeita com proteção, mas a efficiencia costuma ser muito baixa.
ora aí está uma informação interessante,goahead
queres dizer que se poderá utilizar uma ups,como inversor?
só não compreendo o seguinte;a ups recebe 220v ac e debita 220v ac.certo?
ou estou errado?
ficamos-te gratos se desenvolveres um pouco mais.
goahead Escreveu:
ora aí está uma informação interessante,goahead
queres dizer que se poderá utilizar uma ups,como inversor?
só não compreendo o seguinte;a ups recebe 220v ac e debita 220v ac.certo?
ou estou errado?
ficamos-te gratos se desenvolveres um pouco mais.
tiktak
embora não seja para mim arrisco a responder...
sim dá.
a ups recebe 220 e debita 220 mas quando não há energia ela debita 220 e não recebe nada! bem receber recebe, mas é de uma bateria tal como um inversor.
anda por aí um post meu sobre uma ups montada num apartamento para a iluminação de emergencia. quando isso acontece ela está-se a comportar como um inversor.
o contra é que uma ups normalmente tem um rendimento inferior ao de um inversor e há ups em que a onda sinusoidal não é perfeita mas sim uma modificação de uma onda quadrada. no meu caso a minha ups tem uma "proteção" que obriga a um consumo minimo de 40w. quando falta a energia de noite por mais de 2 minutos lá tenho eu de a ir ligar pois ela desligou-se. é um comportamento normal se estivesse montada num computador pois se não há consumo é porque este está desligado, logo a ups pode-se desligar para poupar bateria.
não quer dizer que não dê para usar uma ups mas tem que se ter em conta algumas caracteristicas e não esperar um resultado identico ao de um inversor...
obrigao por responderes..
nunca trabalhei com uma ups que precisa-se de ter consumo para não se desligar! provavelmente no teu caso, ela deverá ser configuravel por dip-switch no exterior ou interior da ups de modo a desactivar essa opção.
silva,
é importante tambem referir que as ups não foram feitas para trabalhar durante longos periodos em modo de inversor.
uma ups de 500w foi dimensionada para trabalhar por exemplo um maximo 15 minutos. (não só devido a dimensão da bateria instalada, mas pela electronica em si, que não recorre dissipação de calor forçada entre outros..etc.)
ao escolheres uma ups, escolhe sempre a maior que conseguires, por forma a teres uma margem de segurança...e claro, melhor eficiencia.