caros, eu quero adaptar um motor de aeromodelo na minha bike, mas um
problema me veio à cabeça: os rolamentos dos motores de aeromodelos
sao feitos pra aguentar cargas no sentido axial, ou seja, no sentido
do eixo do motor.
mas pra usa-lo na bike eu vou ligar um pinhao ao eixo. quando o pinhao
puxar a corrente, o esforço q o eixo do motor, e consequentemento o
seu rolamento, irao aguentar sera na direçao radial (perpendicular à
direçao do eixo).
alguem ja fez algum veiculo com motor de aeromodelo? eu queria saber
se essa força radial no rolamento chega a tornar o seu uso inviavel.
agradeço a ajuda!
abraços
Usando motor de aeromodelo - problema
-
danwin
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: sexta abr 03, 2009 10:16 pm
-
levathar
- Membro Dedicado

- Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm
Re: Usando motor de aeromodelo - problema
ola bons dias.
eu tenho alguma experiência em aeromodelismo e radiomodelismo.
no aeromodelismo, ou seja, nos aviões, os motores funcionam tal como dizes, pois a direcção do esforço é do push (ou pull) da helice.
mas tens o exemplo dos motores eléctricos do radiomodelismo, em que tens os carrinho movidos electricamente. ai o motor acciona uma cremalheira, e tens os tais esforços radiais.
presumo que as cargas (pelo binário da carga a mover) serão maiores pelo que mais facil é incorporar um rolamento ao veio após o motor, de modo que o rolamento irá absorver a maior parte desse esforço.
se tiveres um motor mesmo para carros é preferivel, já que as especificações são ligeiramente diferentes.
um sitio fixe para procurar tudo e mais alguma coisa sobre esse hobby e
www.towerhobbies.com de onde inclusivamente cheguei a a aproveitar para mandar vir material.
boa sorte com o teu projecto.
eu tenho alguma experiência em aeromodelismo e radiomodelismo.
no aeromodelismo, ou seja, nos aviões, os motores funcionam tal como dizes, pois a direcção do esforço é do push (ou pull) da helice.
mas tens o exemplo dos motores eléctricos do radiomodelismo, em que tens os carrinho movidos electricamente. ai o motor acciona uma cremalheira, e tens os tais esforços radiais.
presumo que as cargas (pelo binário da carga a mover) serão maiores pelo que mais facil é incorporar um rolamento ao veio após o motor, de modo que o rolamento irá absorver a maior parte desse esforço.
se tiveres um motor mesmo para carros é preferivel, já que as especificações são ligeiramente diferentes.
um sitio fixe para procurar tudo e mais alguma coisa sobre esse hobby e
www.towerhobbies.com de onde inclusivamente cheguei a a aproveitar para mandar vir material.
boa sorte com o teu projecto.