Converter veiculo a pedais

Responder

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Converter veiculo a pedais

Mensagem por tavares »

olá pessoal,

hoje aquando de uma visita a uma obra que tenho em estremoz, vi passar dois senhores em dois karts a pedais da marca berg.

já os tinha visto em catálogos mas pensava que eram só para crianças ( nos catálogos aparecem sempre crianças em cima deles) , e afinal dão perfeitamente para adultos, inclusivé um tinha regulação em comprimento para adaptação da estatura da pessoa.

fui ter com os srs. vi e achei que eram boas bases para electrificar , teem um peso de cerca de 50kg , há de 3 e 4 rodas e teem espaço suficiente para a colocação de baterias ( o que não acontece na maior parte das scooters ci para converter), a minha dúvida é a seguinte :
como ficaria um veiculo destes a nível de legislação, já que o mesmo é a pedais?

abraços,

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Converter veiculo a pedais

Mensagem por serges »

creio que teria a mesma homologação de uma bicicleta... motor potencia máxima seria de 250w... creio!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Jorgece
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta abr 10, 2009 8:01 pm
Localização: Estremoz

Re: Converter veiculo a pedais

Mensagem por Jorgece »

tavares Escreveu:olá pessoal,

hoje aquando de uma visita a uma obra que tenho em estremoz, vi passar dois senhores em dois karts a pedais da marca berg.

já os tinha visto em catálogos mas pensava que eram só para crianças ( nos catálogos aparecem sempre crianças em cima deles) , e afinal dão perfeitamente para adultos, inclusivé um tinha regulação em comprimento para adaptação da estatura da pessoa.

fui ter com os srs. vi e achei que eram boas bases para electrificar , teem um peso de cerca de 50kg , há de 3 e 4 rodas e teem espaço suficiente para a colocação de baterias ( o que não acontece na maior parte das scooters ci para converter), a minha dúvida é a seguinte :
como ficaria um veiculo destes a nível de legislação, já que o mesmo é a pedais?

abraços,
boa tarde companheiros/as

companheiro,não fiquei com o seu contacto,precisava de contactar com o companheiro com alguma urgência,agradeço que me envie por pm o nº do seu contacto sff.obrigado

cumprimentos


paulojorgevl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: domingo out 05, 2008 10:24 pm
Localização: sintra

Re: Converter veiculo a pedais

Mensagem por paulojorgevl »

na ericeira num parque de diversoes esta um rapaz a alugar uns carros para as crianças andarem e tem um motor.uma bateria e um pequeno painel do topo.


levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm
Localização: Olhão

Re: Converter veiculo a pedais

Mensagem por levathar »

bom, uma conversão deste genero parece bastante simples, já que com uma potencia tão baixa até alguns motores electricos de modelismo servem.
coloca-se um reostato no pedal e está feito o controlo.


Jorgece
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta abr 10, 2009 8:01 pm
Localização: Estremoz

Re: Converter veiculo a pedais

Mensagem por Jorgece »

levathar Escreveu:bom, uma conversão deste genero parece bastante simples, já que com uma potencia tão baixa até alguns motores electricos de modelismo servem.
coloca-se um reostato no pedal e está feito o controlo.
bom dia companheiros/as

dito dessa maneira,realmente parece bastante fácil.o problema é que eu nem sei o que é um reóstato,é algo do género de um interruptor da sofagem dos carros,para mudar a velocidade da ventoinha da mesma?

ps:ás vezes até me sinto mal de ser tão burro.

cumprimentos:jorge cecilio


levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm
Localização: Olhão

Re: Converter veiculo a pedais

Mensagem por levathar »

jorgece Escreveu:
levathar Escreveu:bom, uma conversão deste genero parece bastante simples, já que com uma potencia tão baixa até alguns motores electricos de modelismo servem.
coloca-se um reostato no pedal e está feito o controlo.
bom dia companheiros/as

dito dessa maneira,realmente parece bastante fácil.o problema é que eu nem sei o que é um reóstato,é algo do género de um interruptor da sofagem dos carros,para mudar a velocidade da ventoinha da mesma?

ps:ás vezes até me sinto mal de ser tão burro.

cumprimentos:jorge cecilio
olá, não te sintas burro, as pessoas não nascem ensinadas

um reostato é um dispositivo de resistência variavel. também se denominam potenciometros porque condicionam a diferença de potencial (voltagem) antes e depois do dispositivo.

usando um reostato (portanto resistência variavel) no eixo do pedal, "abres" ou "fechas" a passagem da corrente electrica, de uma forma proporcional como um acelerador.


Jorgece
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta abr 10, 2009 8:01 pm
Localização: Estremoz

Re: Converter veiculo a pedais

Mensagem por Jorgece »

levathar Escreveu:
usando um reostato (portanto resistência variavel) no eixo do pedal, "abres" ou "fechas" a passagem da corrente electrica, de uma forma proporcional como um acelerador.
obrigado companheiro pelo esclarecimento,já fique com uma ideia do que é e da forma como funciona.já agora pedia mais um esclarecimento aos companheiros,uma ideia onde posso encontrar uma coisa dessas?já fiz pesquisa no google,aparecem milhares de imagens,cada um de sua forma e feitio,mas nada em concreto,pelo menos que eu perceba.
a ideia é mesmo transformar um kart a pedais desses que o amigo tavares fala no inicio deste tópico.
material que tenho:motor 350w-24v
2 baterias 12v-20ap
com este material,se arranjar um reostato,acha que tenho o material suficiente para avançar?ou não é assim tão fácil?obrigado

cumprimentos:jorge cecilio


paulojorgevl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: domingo out 05, 2008 10:24 pm
Localização: sintra

Re: Converter veiculo a pedais

Mensagem por paulojorgevl »

se poderes trocar esse reostato por controlador electronico ficas a ganhar.

pois nao tens percas de potencia.

porque um reostato na realidade e uma resistencia.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”