Ideia para Ebike

Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro
Registado: sexta nov 02, 2007 8:02 am

Ideia para Ebike

Mensagem por ri6as »

boas,

gostava de ter a vossa opinião acerca da minha ideia para uma ebike, estou a pensar usar como motor um dinamo vw e para o controlo o seguinte:
http://cgi.ebay.co.uk/15-amp-pwm-hydrog ... 240%3a1318

acoplado a 2x baterias 12v 10ah, a construção dos acoplamentos e reduções é q deverá ser mais complicado, mas, lá iremos...

ideias?

obg

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Ideia para Ebike

Mensagem por jmal »

a ideia é boa, mas com a aplicação desse controlador nem andas 5 metros, tem de levar algumas modificações, não tem díodo de protecção e só com um transístor não deve de ir longe. quanto ao motor, como o metes a rodar se é um dínamo ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro

Mensagem por ri6as »

olá,

porque achas q preciso de mais do q 1 transistor? um dinamo funciona aproximadamente como um motor de excitação separada, (excitatriz), para esta corrente de excitação não devo, nem posso usar mais de 8a, o q para este controlador é suficiente.

um dinamo é apenas um motor q se for obrigado a rodar mais do que "quer", produz energia!

já agora, que diodo de protecção é necessário e onde?

obrigado

levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm

Mensagem por levathar »

ri6as Escreveu:olá,

porque achas q preciso de mais do q 1 transistor? um dinamo funciona aproximadamente como um motor de excitação separada, (excitatriz), para esta corrente de excitação não devo, nem posso usar mais de 8a, o q para este controlador é suficiente.

um dinamo é apenas um motor q se for obrigado a rodar mais do que "quer", produz energia!

já agora, que diodo de protecção é necessário e onde?

obrigado
bom todos os motores são potenciais geradores, e vice-versa.

mas julgo que o dinamo está concebido para produzir electricidade a um determinado rpm pelo que creio que seja pouco eficiente.

Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro

Mensagem por ri6as »

em relação à eficiência do dínamo, penso q tens razão. se o alimentar a 12v não me parece q terá muito binário, mas se o alimentar a 24v aí penso q funcionará com um binário muito interessante.
e não acho q ele terá problemas em lidar com os 24v... desde q mantenha os 8v na excitação!

ideias??

obg

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

não estou a perceber, queres meter a bike a produzir energia enquanto pedalas, ou o contrario, a gastar energia para ajudar a pedalar ?
Cumps Inovadores

Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro

Mensagem por ri6as »

a ideia é ajudar a pedalar....

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ri6as Escreveu:a ideia é ajudar a pedalar....

então para que queres um gerador, se estás a pensar em usa-lo como motor não deixa de ser impossivel, mas precisas de 2 controladores, 1 para o excitar e outro para variares a rotação, mesmo assim penso que vai ser sempre um belo aquecedor.

edit: erro
Cumps Inovadores

Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro

Mensagem por ri6as »

não me parece q estejas a analisar bem a situação, se é um motor com excitação separada é só e apenas esta a tensão q tenho q controlar para variar os rpm, não preciso de mais nenhum controlador.

já agora, porq lhe chamas "aquecedor", aquecerá assim tanto a 24v q uma fan não dissipe?

obg

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

não é a questão de dissipar ou não, a questão é que o aquecimento é uma perda em forma de calor, logo a eficiencia cai aí por baixo. e todos os pormenores são importantes nos veiculos electricos devido aos problemas de autonomia.
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ri6as Escreveu:não me parece q estejas a analisar bem a situação, se é um motor com excitação separada é só e apenas esta a tensão q tenho q controlar para variar os rpm, não preciso de mais nenhum controlador.

já agora, porq lhe chamas "aquecedor", aquecerá assim tanto a 24v q uma fan não dissipe?

obg
agora não entendo, mas o que queres utilizar é um motor ou um gerador/alternador de um carro ? são coisas completamente diferentes.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro

Mensagem por ri6as »

então vamos lá ver se se faz luz....

a ideia é utilizar um dínamo dos carros antigos e alimentá-lo a 24v, mantendo os 12v como tensão de excitação. ou seja, utilizar um gerador como motor.

abraço

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ri6as Escreveu:então vamos lá ver se se faz luz....

a ideia é utilizar um dínamo dos carros antigos e alimentá-lo a 24v, mantendo os 12v como tensão de excitação. ou seja, utilizar um gerador como motor.

abraço
o dínamo que falas é um alternador, como tal é um gerador de energia, não propriamente um motor. para o meteres a trabalhar tens de ter 2 controladores como disse, um para que ligue a excitação que quando é preciso que ele trabalhe e que regule a corrente/tensão no rotor excitado, senão vai aquecer muito e até queimar, dai ter chamado "aquecedor". depois tens de ter outro controlador para controlar as 3 fases que ele tem, tens de lhe tirar a ponte de doidos rectificadores que ele tem, que servia para rectificar a corrente alterna que ele gerava para corrente continua. este segundo controlador tem de ser trifásico sem sensores (sensorless).

não é assim tão simples, e nunca vais ter grande eficiência com ele, porque não optas por motores dc de imanes permanentes, são muito mais simples de controlar e existem um pouco por toda a parte, nada de motores ac.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro

Mensagem por ri6as »

ainda não me expliquei bem....

não é um alternador, é um dinamo, era usado nos carros mais antigos, mais ou menos até meados da decada de 70, depois desta altura é q se passou a usar alternadores até aos dias de hoje.
estes dinamos já produzem dc, não precisa de ser rectificado.

1abr

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
ri6as Escreveu:ainda não me expliquei bem....

não é um alternador, é um dinamo, era usado nos carros mais antigos, mais ou menos até meados da decada de 70, depois desta altura é q se passou a usar alternadores até aos dias de hoje.

1abr
por acaso nem te explicáste nada mal..antes pelo contrario..mas a geração de energia num automovel através de dinamo já deu para constatar que para muitos é quase "jurássica"..

já quanto ao aumento da voltagem a aplicar é que desconheço os efeitos..nos carochas de 6v era quase seguro queimarem-se uma data de coisas assim que se aplicavam 12v..mas que esses dinamos são robustos..são..até agua aguentam..

abraços
[***************]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ri6as Escreveu:ainda não me expliquei bem....

1abr

ahhh, ok, por acaso tenho 1 desses, mas acho-o muito pouco eficiente, mas nada como experimentar.
Cumps Inovadores

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

vais gastar tempo e dinheiro em alterações , e no fim nickles , e olha que sei do que falo , tambem já fiz o mesmo .

e a teoria de que a errar é que se aprende aqui funciona assim:

a gastar é que se aprende.

a não ser que tenhas muito para gastar !!!

se há motores , controladores etc. já feitos para esse efeito e até são relativamente baratos , porquê é que insistem a inventar?

quando já em diversos posts foi dito que apesar de poderem vir a funcionar , não são eficientes , ou aquecem demasiado , ou precisam de muita corrente, etc. etc. etc.

Autor do tópico
ri6as
Membro
Membro

Mensagem por ri6as »

tavares Escreveu:vais gastar tempo e dinheiro em alterações , e no fim nickles , e olha que sei do que falo , tambem já fiz o mesmo .

e a teoria de que a errar é que se aprende aqui funciona assim:

a gastar é que se aprende.

a não ser que tenhas muito para gastar !!!

se há motores , controladores etc. já feitos para esse efeito e até são relativamente baratos , porquê é que insistem a inventar?

quando já em diversos posts foi dito que apesar de poderem vir a funcionar , não são eficientes , ou aquecem demasiado , ou precisam de muita corrente, etc. etc. etc.
bom dia,

nem sei o te responda...estive algum tempo a pensar em nem sequer te responder, mas vou dizer-te algumas palavras.
acredito q exista realmente tudo inventado, mas acho q não consegues perceber a satisfação de desenvolver o teu próprio sistema, passando por todas as etapas do projecto: concepção, construção e desenvolvimento...
pela tua forma de pensar, e sei q não é a que vigora neste fórum, compraríamos todos as scooters ou bicicletas numa qualquer loja já construídas,para teres toda essa eficiência de q falas, não é assim q eu encaro este desafio em particular e sei q aqui estou rodeado de pessoas q pensam o mesmo.

em relação ao ponto em q te referes ao "gastar", acho q é mais um dos desafios deste projecto, conseguir por algo de pé conseguindo uma boa eficácia e não só eficiência, pelo mínimo custo... consegui explicar o meu ponto de vista?

não percebo também porque te referes à minha pessoa no plural...

cumprimentos a todos!
jr

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

sem querer entrar em conflitos com ninguem faço destas, minhas palavras:
ri6as Escreveu:
acredito q exista realmente tudo inventado, mas a satisfação é desenvolver o teu próprio sistema, passando por todas as etapas do projecto: concepção, construção e desenvolvimento...

em relação ao ponto em q te referes ao "gastar", acho q é mais um dos desafios deste projecto, conseguir por algo de pé conseguindo uma boa eficácia e não só eficiência, pelo mínimo custo... consegui explicar o meu ponto de vista?

jr
"e sei q aqui estou rodeado de pessoas q pensam o mesmo."
eu assumo que sou um desses que o rodeiam!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

a vontade de investigar/experimentar nunca deverá ser condicionada..muito menos quando a justificação do condicionamento esteja baseada em anteriores experiencias falhadas..

tavares..já te ocorreu que a dado momento da tua experiencia algo possa não ter sido bem feito levando ao insucesso da mesma ?

assim como poderá muito bem acontecer que no decurso da experiencia que o ri6as pretende realizar descubra resultados diferentes dos por ele esperados mas que sejam um caminho para outras realizações..em experiencia tudo é possivel de acontecer..mas nada é desprezivel..

recordo que um dos produtos de maior sucesso (silly gum) foi descoberto no decurso de investigações para desenvolver um outro completamente distinto que só muito mais tarde se concretizou..tem a ver com gomas/borrachas sinteticas..

por conseguinte a experimentar aprende-se e descobre-se..nunca se perde..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”