Motores! qual a melhor aposta?
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo abr 26, 2009 10:56 am
Motores! qual a melhor aposta?
olá sou novo por aqui, e neste mundo das energias verdes. como sempre estive mais ligado à saúde, de electrónica percebo pouco. e por isso agradecia a quem tiver 5 minutos para me dar uma ajudinha.
o meu projecto, penso que é algo simples de executar, uma vez que já tenho a maior parte do trabalho árduo feito. tenho um moinho desmontado cá em casa feito há uns anos pelo meu pai que servia para tirar água de um poço (mecanicamente), tirava água talvez a uns 6,7 metros de altura, tem muita força. é semelhante aqueles que se vêm nos filmes de cowboys americanos, tem 20 pas de zinco 1,7 m de diâmetro e tem uma base de 7 metros de altura.
gostava de lhe ligar um motor para produzir energia e armazena-la numa bateria de 12v. posteriormente para ser utilizado por uma bomba de água (12v) de um pequeno lago e quem sabe alguns leds.
acontece que andei a vasculhar e encontrei uma série de motores. e gostava de saber se o projecto pode ter mais potencial!!
1: motor monofásico assíncrono de uma máquina de lavar. já li aqui que não serve.
2: um motor de corta-relava que diz: 220v/ 50hz/ 3000/min; r1:1100w 5,2 a; pe: 690w 0.16uf 450v. com este a rodar à mão tive uma leitura de 0,2 v.
3: motor de um motor monofásico (nao tem placa de id) penso que servia para tirar agua.... que me deu 0,7v a rodar com uma parafusadora.
4: um dínamo de um tractor velho (não me parece magnetizado)
5: um motor de um corta-sebes - obtive 0,1v a rodar com a parafusadora. é diferente este motor, tem uma espécie de bobina secundária mais atrás no rotor de onde saem mais dois fios...
6: um motor de uma bomba de água de máquina de lavar. fortemente magnetizado. não o consigo rodar à não. deu-me leitura de 30v quando rodado com a dita parafusadora.
7: dois motores trifásicos. deram-me leituras 0,2 a 0,4 v
8: um alternador. de um carro que tenho para sucata. para mim a solução mais facil porque é só adaptar o mesmo sistema ao moinho com um multiplicador de velocidade.
agora se puder fazer algo melhor com o que tenho gostava de saber.
aguardo opiniões
cumprimentos
(ps: não obtive leituras de amperes, nunca tinha trabalhado com o multímetro. não sei se o estava a fazer bem, nunca me deu nada de amp)
o meu projecto, penso que é algo simples de executar, uma vez que já tenho a maior parte do trabalho árduo feito. tenho um moinho desmontado cá em casa feito há uns anos pelo meu pai que servia para tirar água de um poço (mecanicamente), tirava água talvez a uns 6,7 metros de altura, tem muita força. é semelhante aqueles que se vêm nos filmes de cowboys americanos, tem 20 pas de zinco 1,7 m de diâmetro e tem uma base de 7 metros de altura.
gostava de lhe ligar um motor para produzir energia e armazena-la numa bateria de 12v. posteriormente para ser utilizado por uma bomba de água (12v) de um pequeno lago e quem sabe alguns leds.
acontece que andei a vasculhar e encontrei uma série de motores. e gostava de saber se o projecto pode ter mais potencial!!
1: motor monofásico assíncrono de uma máquina de lavar. já li aqui que não serve.
2: um motor de corta-relava que diz: 220v/ 50hz/ 3000/min; r1:1100w 5,2 a; pe: 690w 0.16uf 450v. com este a rodar à mão tive uma leitura de 0,2 v.
3: motor de um motor monofásico (nao tem placa de id) penso que servia para tirar agua.... que me deu 0,7v a rodar com uma parafusadora.
4: um dínamo de um tractor velho (não me parece magnetizado)
5: um motor de um corta-sebes - obtive 0,1v a rodar com a parafusadora. é diferente este motor, tem uma espécie de bobina secundária mais atrás no rotor de onde saem mais dois fios...
6: um motor de uma bomba de água de máquina de lavar. fortemente magnetizado. não o consigo rodar à não. deu-me leitura de 30v quando rodado com a dita parafusadora.
7: dois motores trifásicos. deram-me leituras 0,2 a 0,4 v
8: um alternador. de um carro que tenho para sucata. para mim a solução mais facil porque é só adaptar o mesmo sistema ao moinho com um multiplicador de velocidade.
agora se puder fazer algo melhor com o que tenho gostava de saber.
aguardo opiniões
cumprimentos
(ps: não obtive leituras de amperes, nunca tinha trabalhado com o multímetro. não sei se o estava a fazer bem, nunca me deu nada de amp)
-
Autor do tópico - Membro
Re: Motores! qual a melhor aposta?
uma coisa que me faz confusão. se os altenadores dos carros também não teem imans e vão buscar a energia a bateria, e produzem mais do que aquela que consomem. porque não posso aplicar isso também aos motores trifásico ou monofásicos que tenho para produzir corrente eléctrica? (220v)
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
olá ,
assim á primeira vista o unico motor que aì tem que poderá servir será o da bomba de água da máquina de lavar , mas mesmo assim ponho reticencias .
para ter atingido os 30 v quantas rotações foram precisas?
quanto mais rotações forem necessárias pior, o ideal é que sejam poucas rotações , mas para isso temos que ter geradores com muitos pólos, o que não me parece que aí tenha.
um exemplo:
porque é que se pomos gásoleo num motor a gasolina não funciona , e se pomos gasolina num motor a gasóleo tambem não funciona?
assim á primeira vista o unico motor que aì tem que poderá servir será o da bomba de água da máquina de lavar , mas mesmo assim ponho reticencias .
para ter atingido os 30 v quantas rotações foram precisas?
quanto mais rotações forem necessárias pior, o ideal é que sejam poucas rotações , mas para isso temos que ter geradores com muitos pólos, o que não me parece que aí tenha.
como você disse que pouco percebia de electronica respondo-lhe de maneira simples : tem a ver com o tipo de construção , para lhe explicar melhor teriamos que falar de rotor em gaiola de esquilo , excitação, motor shunt , etc. etc.rasteiro Escreveu:uma coisa que me faz confusão. se os altenadores dos carros também não teem imans e vão buscar a energia a bateria, e produzem mais do que aquela que consomem. porque não posso aplicar isso também aos motores trifásico ou monofásicos que tenho para produzir corrente eléctrica? (220v)
um exemplo:
porque é que se pomos gásoleo num motor a gasolina não funciona , e se pomos gasolina num motor a gasóleo tambem não funciona?
para se medir amperes tem que se colocar o multimetro em série entre o gerador e o aparelho de consumo , ou uma resistencia conhecida. se colocar as pontas de prova nos bornes do gerador está a fazer um curto-circuito.rasteiro Escreveu:(ps: não obtive leituras de amperes, nunca tinha trabalhado com o multímetro. não sei se o estava a fazer bem, nunca me deu nada de amp)
-
Autor do tópico - Membro
tive a fazer uns testes num torno mecânico. a 360 rpm o motor da bomba de agua da maquina de lavar produziu 12v e 8 ma. o que nem me da um watt de energia... o seu rotor é um iman integral (2 polos portanto).
continuo a pensar que um alternador do automóvel é a melhor opçao. vou tentar incorporar um multiplicador de 1-10. alguém me sabe indicar um site ou uma explicaçao breve de como funciona o alternador de uma carro... tenho procurado e nao encontro nada de jeito... de onde vem a corrente para onde vai, porque...
continuo a pensar que um alternador do automóvel é a melhor opçao. vou tentar incorporar um multiplicador de 1-10. alguém me sabe indicar um site ou uma explicaçao breve de como funciona o alternador de uma carro... tenho procurado e nao encontro nada de jeito... de onde vem a corrente para onde vai, porque...
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
rasteiro Escreveu:tive a fazer uns testes num torno mecânico. a 360 rpm o motor da bomba de agua da maquina de lavar produziu 12v e 8 ma. o que nem me da um watt de energia... o seu rotor é um iman integral (2 polos portanto).
boas.
o facto de ter medido 8ma significa que a carga que aplicou tinha um valor ohmico muito alto. não significa que so seja capaz de ser atravessado por essa corrente.
em principio esse motor é de corrente continua ( vulgo dc). assim sendo veja na chapa de caracteristicas qual o consumo dele, a tensao maxima de funcionamento e... sendo os motores dc maquinas reversiveis, já ficará a saber o que ele consegue produzir se o movimentar.
-
Autor do tópico - Membro
so diz: ebs 2556 3300 cl.f06-01 (calculo que seja o modelo) e 220-240 v; 50hz; 30w; 0.2 a.
significa que consigo produzir 0.2a? a qq velocidade?
significa que consigo produzir 0.2a? a qq velocidade?
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
se diz 50hz é de corrente alternada (ac)
ao ser de corrente alternada... numa aplicaçao dessas nem era suposto gerar energia.
supondo que fosse um 220dc de 0,2a .... significava que ele podia produzir no maximo 220*0,2= 44w
mas 0,2a é a corrente maxima admissivel para esse motor. mais que isso e ele pode queimar... o que varia com a velocidade é a tensao.
ao ser de corrente alternada... numa aplicaçao dessas nem era suposto gerar energia.
supondo que fosse um 220dc de 0,2a .... significava que ele podia produzir no maximo 220*0,2= 44w
mas 0,2a é a corrente maxima admissivel para esse motor. mais que isso e ele pode queimar... o que varia com a velocidade é a tensao.
-
Autor do tópico - Membro
a verdade é que ele gera corrente suficiente para acender um led de um carro. como posso fazer a ligaçao ao multimetro para saber a amperagem real?
entao se percebi bem qnt mais depressa anda um motor destes mais volts fornece (ja o verifiquei mo multimetro). os amperes permanecem sempre inalterados? so variam com o nº de imans e sistema de bobinagem?
onde posso arranjar um motor do tipo dc? as passadeiras de corrida eléctricas não são fáceis de encontrar... que electrodomésticos conhecem com motores desse tipo?
entao se percebi bem qnt mais depressa anda um motor destes mais volts fornece (ja o verifiquei mo multimetro). os amperes permanecem sempre inalterados? so variam com o nº de imans e sistema de bobinagem?
onde posso arranjar um motor do tipo dc? as passadeiras de corrida eléctricas não são fáceis de encontrar... que electrodomésticos conhecem com motores desse tipo?
-
- Membro
- Registado: sexta fev 13, 2009 12:11 pm
post moderado por violar o art 4º
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
agora e mais do que nunca, é só abrir os olhos a procura de motores para o nosso vicio, como já alguem á algum tempo atrás dizia.
podem-me dar uma pequena ajuda, encontrei um pequeno motor, que dizia o seguinte:
- 500 w
- 36 v dc
- 18,5 a
- 2750 rpm
as características do motor ñ são más, pois ñ ??? apenas as rotações é que são muitas, correcto, mas agora a dúvida, este motor apenas a essas todas rotações é que gere ou ( consome ) esta energia toda ???
obrigado.
podem-me dar uma pequena ajuda, encontrei um pequeno motor, que dizia o seguinte:
- 500 w
- 36 v dc
- 18,5 a
- 2750 rpm
as características do motor ñ são más, pois ñ ??? apenas as rotações é que são muitas, correcto, mas agora a dúvida, este motor apenas a essas todas rotações é que gere ou ( consome ) esta energia toda ???
obrigado.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%
-
- Membro
- Registado: segunda jun 08, 2009 10:34 pm
bom dia!
achei um motor de bomba de agua antiga perdido nas bagunças e nele diz:
-rpm 1730
-hz 60
-f.s 1,25
-v 220/110
-a 43/86
-cv 1/2
-isol. 8
ele tem muitos fios e vou colocar uma foto logo mais.
posso gerar alguma carga para carregar um banco de baterias?
aproveitando, abri uma parafusadeira sem fio antiga e o motor é até que grande mas quando tento acender um led é muito fraca, será que esta zuado o motor?
infelizmente estou sem multímetro ainda e terei que compra-lo logo mais.
grato.
achei um motor de bomba de agua antiga perdido nas bagunças e nele diz:
-rpm 1730
-hz 60
-f.s 1,25
-v 220/110
-a 43/86
-cv 1/2
-isol. 8
ele tem muitos fios e vou colocar uma foto logo mais.
posso gerar alguma carga para carregar um banco de baterias?
aproveitando, abri uma parafusadeira sem fio antiga e o motor é até que grande mas quando tento acender um led é muito fraca, será que esta zuado o motor?
infelizmente estou sem multímetro ainda e terei que compra-lo logo mais.
grato.
-
- Membro
- Registado: segunda jun 08, 2009 10:34 pm
achei esse motor por 170 reais aqui no brasil:
- Anexos
-
- motor_esteira.jpeg (22.36 KiB) Visto 3349 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
viva
um motor de 250w de uma trotinete eléctrica dá para fazer alguma coisa?
cumptos
um motor de 250w de uma trotinete eléctrica dá para fazer alguma coisa?
cumptos
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos