--------------------------------------------------------------------------------------------------------coulson Escreveu:desde já agradeço-lhe tão didáctica resposta. de facto as minhas pretensões coincidem com as suas: independência de energias não renováveis. tem uma vantagem porque é bom conhecedor deste marcado e das opções técnicas que aqui são oferecidas. o meu caso é mais complexo pois desconheço as opções e temo ser enganado por um qualquer vendedor, ewmbora acredite que existem por aí pessoas de bem. queria aproveitar a sua disponibilidade para lhe pedir um parecer sobre a proposta (se o instalador for membro deste fórum, que me perdoe a ousadia) que a seguir indico:
2 paineis solares heat pipe de 20 tubos ......................... 2000 euros
1 termoacumulador 600l.................................................2000 euros
estação solar......................................................................400 euros
centralina...........................................................................200 euros
acessórios e outros.............................................................800 euros
total....................................................................................5400 euros
recuperador a lenha.............................................................2200
evidentemente que nesta configuração não há apoio do estado e esse é o meu principal lamento. pelo seu pm vou-lhe indicar as marcas em questão.
(se o instalador for membro deste fórum, que me perdoe a ousadia) que a seguir indico:
e sinal de falta de confiança no instalador!!!!!
e a mão de obra, o instalador trabalha de borla , não paga impostos ,empregados ,etc.etc. amigo só se for na tua terra, não minha o justo pelo seu, todos tem direito de ganhar a vida, quando compramos um carro também confiamos no vendedor.
as vezes não compreendo estas culturas.