segundo o post do volt (estou a colocar no sitio certo):
_____________________ ja agora, aqui vai a noticia do meu amigo rogerio:
a comissão de transportes e segurança rodoviária aprovou ontem, por unanimidade, o texto final do projecto de lei que possibilita aos detentores de carta de categoria b, a condução de motociclos até 125cc com potência limitada a 11 kw. o passo seguinte será a sua votação em plenário.
esta aprovação por unanimidade na comissão de transportes e segurança rodoviária constitui um passo determinante para a aprovação final da lei, uma vez que nela estão representados os diversos grupos parlamentares representados na assembelia da república. como tal, é previsível que a unanimidade em torno de um assunto que diz respeito ao motociclismo volte a acontecer no parlamento, em princípio já na próxima sexta-feira, por ocasião da votação do diploma, tal como antes tínhamos noticiado.
chega assim ao fim o longo processo relativo à transposição para a legislação nacional da directiva comunitária 91/439/ce.
em consequência, os detentores de cartas de condução da categoria b (automóveis ligeiros), maiores de 25 anos de idade, ficam automaticamente habilitados a conduzir motociclos da categoria a-1, até 125cc e com potência limitada a 11 kw. já os menores de 25 anos que tenham carta de condução da categoria b mas não tenham licença para a condução de ciclomotores terão de efectuar um teste, em termos a regulamentar posteriormente pelo imtt.
quanto a preceitos legais, após a aprovação do diploma na votação em plenário, este ainda terá de ser promulgado pelo presidente da república e posteriormente publicado em diário da república para finalmente poder entrar em vigor.
quem já tinha carta anterior a março de 98 já podia conduzir motas até 50cc. isto era automáticamente e sem qq tipo de exame.
agora, também não vai ser preciso fazer exame, para quem tem mais de 25 anos.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
mtomas Escreveu:ora agora fiquei um pouco confuso. com este decreto-lei, quem tem mais de 25 anos e carta de categoria b não precisa sujeitar-se aquele exame prático?
nao ha confusao, eh mesmo isso. tenho uma entrevista do deputado do pcp que liderou este projecto a dizer tal coisa ha mais de 2 meses (ainda nem a lei nao tinha ido ah assembleia).
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
boa, então a partir do dia 18 de julho, eu e a minha afonsinha, vai ser só bombar, sem grandes complicações, sem grandes confusões. obrigado pelo esclarecimento.
mtomas Escreveu:boa, então a partir do dia 18 de julho, eu e a minha afonsinha, vai ser só bombar, sem grandes complicações, sem grandes confusões. obrigado pelo esclarecimento.
isto apenas até 11kw certo? se bem que 11kw é bastante.dá para conduzir as motos electricas mais potentes do mercado...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
a mim chega perfeitamente, não gosto de grandes velocidades, aliás quando andei na scooter a 30 kms/h julgava que já ia demasiado depressa. e depois para circuitos citadinos não se pode ou não se consegue andar muito depressa, penso eu!
eu gosto mais de apreciar as vistas... e nesta altura do ano, que boas andam....
eu queria saber aonde existe um "stand" de motos da bereco na zona do porto..alguem conhece? sou de santa maria da feira e preciso de assistencia perto de casa...
tiago_eco Escreveu:eu queria saber aonde existe um "stand" de motos da bereco na zona do porto..alguem conhece? sou de santa maria da feira e preciso de assistencia perto de casa...
olha tentei ajudar-te mas não consegui porque o site da bereco em pt está em baixo (eduardo, o que se passa, vêm aí novidades ? ). mas eu penso (tenho a ideia) que no site o eduardo tem lá os seus distribuidores e penso que existe um no porto. é questão de confirmares quando o site ficar online.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
tiago_eco Escreveu:eu queria saber aonde existe um "stand" de motos da bereco na zona do porto..alguem conhece? sou de santa maria da feira e preciso de assistencia perto de casa...
o helder é bom rapaz, distribuidor no porto, e já ajudou muita gente aqui no fórum, creio o cax já ter recorrido aos seus serviços...
tenta falar com ele se precisares do contacto! apita!
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga
pois eu tenho ideia existe no porto mas n sei exactamente onde...ja mandei mp para o sr eduardo...tenho de passar lá pra ver as meninas e fazer um test drive
o helder é bom rapaz, distribuidor no porto, e já ajudou muita gente aqui no fórum, creio o cax já ter recorrido aos seus serviços...
tenta falar com ele se precisares do contacto! apita!
obrigado, mas eu realmente moro muito longe de leça do balio (100km ou mais) e preciso de assistencia aqui perto. já estou a tentar convencer um distribuidor da ecoglady (espinho) a distribuir as bereco tb
(e como n sei se compro carro electrico ou scooter electrica...ando neste dilema ) mas tem d ser electrico
segundo o que uma escola de condução me informou, basta ter uma carta de categoria b, e nada mais - ou seja, ficam como estão.
(o mesmo já acontece para ciclomotores, para as cartas tipo b obtidas antes de mar98)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
rocker_pt Escreveu:segundo o que uma escola de condução me informou, basta ter uma carta de categoria b, e nada mais - ou seja, ficam como estão.
(o mesmo já acontece para ciclomotores, para as cartas tipo b obtidas antes de mar98)
na revista autofoco, salvo erro, dizia que a partir de agosto (sensivelmente, porque ainda falta aprovação do pr e publicação em dr) quem tem carta b e mais de 25 anos somente tem de pedir ao imtt averbação da categoria a1 na carta e quem tiver menos de 25 anos terá de fazer um exame prático.
faz sentido ou não... cat b após data x engloba a1. qual é a confusão? da próxima vez que se tenha ou de renovar, ou de alterar moradas ou whatever, então logo o imtt acrescenta... mas neste país é td às miginhas...
oinq Escreveu:faz sentido ou não... cat b após data x engloba a1. qual é a confusão? da próxima vez que se tenha ou de renovar, ou de alterar moradas ou whatever, então logo o imtt acrescenta... mas neste país é td às miginhas...
acho que prefiro pagar 12€ ou lá o que é e emitirem-me uma carta nova com a categoria a1 explicitamente averbada do que correr o risco de apanhar um policia que desconhece esse pormenor e ser multado ou o que seja!