Comprei a Vectrix!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Comprei a Vectrix!

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
serges Escreveu:aquela azul é linda!

epá pagavas bem de transporte mas...

compensa homem!

pois, mas o oceano é muito grande, nem te passa pela cabeça o custo de mandar vir uma coisa destas em condições, depois a alfandega.... não quero imaginar. da ultima vez que mandei vir uma coisa de fora, vinha com valor declarado de 1000 euros, em termos de alfandega paguei 835 euros. não vou contar a história, é triste demais....

cumps
é verdade, a alfândega retira quase sempre a possibilidade de fazer bom negócio.

e ainda havia a acrescentar os custos de legalização... mais uma batelada. é sempre a mamar... o estado é tão ganancioso que depois as pessoas desistem e não ganha nada.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

bem, anuncio que pelas minhas contas que deixei seguramente de emitir mais do que uma tonelada de co2 para a atmosfera. viva a vectrix
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:bem, anuncio que pelas minhas contas que deixei seguramente de emitir mais do que uma tonelada de co2 para a atmosfera. viva a vectrix
então apresenta ai as contas para vermos como se faz.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

ora nem mais pois quero fazer as contas!

creio ter menos co2 poupado mas tenho mais € metidos no bolso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

estimei segundo os valores que o meu carro emite para os km percorridos. se não tivesse a vectrix era com ele que andava. claro que o carro emite mais do que eles dizem porque os testes são feitos em condições óptimas. portanto já deixei de emitir muito mais que isso, são contas feitas por baixo.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

bem, só para assinalar que os punhos que comprei valem a pena. depois de algumas semanas com eles confirmo a primeira impressão. portanto meus caros vectrixianos, quando mudarem considerem esta marca (ver post atrás), uma vez que os de origem só resistem 6 meses em condições.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

deparei com um vectrixiano português num forum internacional... um tal de pedro callado residente em lisboa. convidei-o para vir até aqui mas ainda não tive resposta. supostamente comprou uma vectrix em 2ª mão há 6 meses e já conta com mais de 10300km... alguém o conhece?

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

epa temos um rival para o volt em papa kms...

não conheço mas era bem vindo já podemos fazer a maior xoncentração em portugal com 5 vectrix...
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

afinal já por cá anda... é o kappa. somo 5 com vectrix neste forum mas só 3 é que marcam presença regular... temos de descobrir uma desculpa para nova mini concentração

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

o nuno veloso está a tentar marcar um jogo ou encontro no mesmo local do ultimo, ora confirma nos encontros e eventos!

o kappa é meu vizinho e não diz nada!
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:afinal já por cá anda... é o kappa. somo 5 com vectrix neste forum mas só 3 é que marcam presença regular... temos de descobrir uma desculpa para nova mini concentração
exactamente... eu jah tinha dito isso num post onde ele iniciou a procura da sua vectrix. aqui.
o kappa comprou a mota dele em abril com quase 5 mil kms e faz +/- mil kms por mes. nao eh mau, mas o nergal estah bem mais proximo dos meus numeros, que sao 1500 kms por mes... soh que o nergal esteve muito tempo parado com os problemas de baixa tensao na sua garagem (que estoiravam os carregadores) e eu acabei por passar para a frente. .

e esta semana que terminou, com as idas ah faculdade e a uma concentraçao em setubal, acabei por fazer 600 kms (o dobro do habitual).

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

felizmente vais desbravando caminho e mostrando quanto aguenta a vectrix... parece que as vectrix que andam muito regularmente têm tido menos problemas com baterias... será porque têm menos hipóteses de ficar desbalanceadas?

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

possivelmente será nas descargas completas, eu noto uma nova mota quando a descarrego por completo mais autonomia mais velocidade mais rápida mais ágil sei lá... creio não ser psicológico

pois aquando uma descarga completa anda tudo menos condução económica!
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

a descarga completa faz mesmo diferença.
eu jah ando a dizer isso ha bueh!

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:a descarga completa faz mesmo diferença.
os principais problemas com as baterias resultam do desbalanceamento das suas células. isto acontece por diversas razões, a principal será provavelmente por terem temperaturas diferentes (que influenciam directamente a libertação de energia) devido às células exteriores serem melhor ventiladas ou mesmo por o sol incidir mais em determinada zona, ou por certas celulas debitarem energia mais rapidamente, etc. se a vectrix tivesse um bms que controlasse as 102 células independentemente, praticamente não haveria problemas relacionados com as baterias. mas não tem porque é muito caro e complexo em termos de ligações... na minha opinião, é de todo indispensável e acredito que este seja o maior erro de concepção.

porém como não tem bms há que abrir a bateria e equilibrar a carga individual das células com carregador externo, tarefa que é ardua, algo perigosa e precisa de conhecimentos avançados. isto só será necessário em casos em que a bateria tem graves desiquilibrios mas será decerto melhor do que comprar uma nova... há pessoas aqui no forum que têm conhecimentos suficientes para o fazer pelo que até poderiam oferecer esse serviço (devidamente remunerado, claro). para o desbalanceamento usual definiu-se uma prática de fazer descargas completas porque se verifica que as células a determinadas voltagens tendem a estar "mais próximas" seguida de uma equalização demorada em que as células carregadas libertam a energia sob a forma calorifica e as descarregadas têm oportunidade de carregar o que lhes falta.
mas não há bela sem senão, é sabido que a descarga completa reduz a longevidade da bateria pelo que não se deve abusar desta. também a equalização coloca em stress as células carrgegadas, o que não é bom para a sua saúde.

enfim tudo isto seria evitado por um bom bms que deveria ter sido uma prioridade no melhoramento desta mota.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

caros vectrixianos, informo-vos sobre uma medida preventiva que está a ser recomendada por quem conhece bem a mota.

tem-se verificado alguma corrosão na placa bms da frente. isto deve-se à sua exposição à agua que entra por dois buracos existentes que apenas existem para facilidade de montagem. está a ser recomendado que sejam tapados com fita isoladora para reduzir as hipóteses de detrioração da dita placa.

aqui fica uma foto tirada a partir do chão à esquerda da roda da frente. os ditos buracos têm cerca de 25mm de diâmetro.
holes.jpg
holes.jpg (42.03 KiB) Visto 2528 vezes
para mais detalhes consultem a explicação original.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

jmap Escreveu:
volt Escreveu:a descarga completa faz mesmo diferença.
os principais problemas com as baterias resultam do desbalanceamento das suas células. isto acontece por diversas razões, a principal será provavelmente por terem temperaturas diferentes (...)
as baterias nimh têm memória, mas é recuperável com 1 ou 2 ciclos de descarga completa e re-carga completa. isto também deve ter alguma influência...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

njay Escreveu: as baterias nimh têm memória, mas é recuperável com 1 ou 2 ciclos de descarga completa e re-carga completa. isto também deve ter alguma influência...
sim é verdade, com o software antigo andei 2000km sem fazer uma descarga completa e verifiquei que a autonomia tinha baixo de 75km para 50km. foram precisas 3 desgargas e cargas para recuperar valores próximos dos iniciais. no entanto aqui há mais factores em jogo...

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

mais uma dica, nunca troquem a actual lâmpada de 30w/30w por outra de potencia superior. é sabido que há um problema que faz "rebentar" as luzes traseiras. para mais informações visitem a explicação original aqui.

entretanto "amigos" dos leds, já testaram alguma solução? tenho estado à espera...

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

jmap Escreveu:
njay Escreveu: as baterias nimh têm memória, mas é recuperável com 1 ou 2 ciclos de descarga completa e re-carga completa. isto também deve ter alguma influência...
sim é verdade, com o software antigo andei 2000km sem fazer uma descarga completa e verifiquei que a autonomia tinha baixo de 75km para 50km. foram precisas 3 desgargas e cargas para recuperar valores próximos dos iniciais. no entanto aqui há mais factores em jogo...
mas essa autonomia é quando andas sempre abrir, não? e esse tal travão motor: já tentaste fazer uma condução dita inteligente (prever obstáculos, desacelarar muito antes de stop ou cruzamentos... ou seja, sem ser acelarar a fundo e travar a fundo) e comparar com o uso do tal travão? é que já aqui se falou num ganho de 5%, mas com um tipo de condução soft, penso que se ganha mais!
o que achas?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”