Motor trifásico 5,0cv 3750rpm para gerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
vilsonboone
Membro
Membro
Registado: sábado out 10, 2009 8:08 pm

Motor trifásico 5,0cv 3750rpm para gerador

Mensagem por vilsonboone »

pessoal, vi no youtube um video, olha o link, e eu tenho um motor igual esse do video, com pouquissimo uso, o eixo dele é muito leve, eu giro com a mão um pouquinho e ele fica girando umas 3 ou 4 voltas de tão leve que é, terça-feira vou postar fotos dele para vocês, será que consigo fazer um gerador eólico com ele? com eixo vertical ou horizontal com polias 1:4 ou mais ??
http://www.youtube.com/watch?v=hspyayp5wxc
abraço a todos

Autor do tópico
vilsonboone
Membro
Membro
Registado: sábado out 10, 2009 8:08 pm

Re: Motor trifásico 5,0cv 3450rpm para gerador

Mensagem por vilsonboone »

vilsonboone Escreveu:pessoal, vi no youtube um video, olha o link, e eu tenho um motor igual esse do video, com pouquissimo uso, o eixo dele é muito leve, eu giro com a mão um pouquinho e ele fica girando umas 3 ou 4 voltas de tão leve que é, terça-feira vou postar fotos dele para vocês, será que consigo fazer um gerador eólico com ele? com eixo vertical ou horizontal com polias 1:4 ou mais ??
http://www.youtube.com/watch?v=hspyayp5wxc
abraço a todos
e aqui estão as fotos conforme falei:
TRI-dados.JPG
TRI-dados.JPG (71.92 KiB) Visto 4162 vezes
TRI-5,0.JPG
TRI-5,0.JPG (54.51 KiB) Visto 4162 vezes
eu gostaria muito de fazer um gerador com esse motor, alguem poderia me dar uma idéia?
abraço a todos.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Motor trifásico 5,0cv 3750rpm para gerador

Mensagem por jmal »

experimenta fazer o que se fez no vídeo, ligas uma lampada a 2 das fases e roda com o berbequim, se acender é porque tens gerador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

alguém explica o "truque" para um motor monofásico?
onde meter os condensadores, como calcular os valores?
é que assim pode ser possível aproveitar as unidades de bomba de água das máquinas de lavar como micro-hidrogeradores.
quase todas as maiores usam motores de indução e a bomba serve de turbina.
exemplo do que falo:
Imagem

já as mais pequenas são geralmente motores síncronos (rotor com iman permanente), mas têm um problema grave, o rotor fica fortemente "preso" (cogging) aos ferros da armadura e é preciso um caudal imenso de água para a fazer arrancar.
no entanto geram tensão sem truques.

atenção a quem quiser experimentar, pois só servem para turbinas aquelas bombas cuja saída de água (que será usada como entrada no caso de hidrogerador) seja de lado, como a que está na primeira imagem. as que têm a saída na vertical não prestam para turbinas, apenas para bombas (segunda imagem).
Imagem

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

e para quê estar a gastar tempo e dinheiro para produzir 10 a 20w com essas bombitas que duvido que funcionam?

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

tavares Escreveu:e para quê estar a gastar tempo e dinheiro para produzir 10 a 20w com essas bombitas que duvido que funcionam?
pra quem quer ter uma lâmpada fluorescente compacta numa barraca numa propriedade rural ao pé de um pequeno ribeiro serve.
mas se quer mais potência veja o post da bomba de 20 kw que fiz: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20&t=11352

Responder

Voltar para “Energia Eólica”