pessoal, vi no youtube um video, olha o link, e eu tenho um motor igual esse do video, com pouquissimo uso, o eixo dele é muito leve, eu giro com a mão um pouquinho e ele fica girando umas 3 ou 4 voltas de tão leve que é, terça-feira vou postar fotos dele para vocês, será que consigo fazer um gerador eólico com ele? com eixo vertical ou horizontal com polias 1:4 ou mais ??
http://www.youtube.com/watch?v=hspyayp5wxc
abraço a todos
Motor trifásico 5,0cv 3750rpm para gerador
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado out 10, 2009 8:08 pm
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado out 10, 2009 8:08 pm
Re: Motor trifásico 5,0cv 3450rpm para gerador
e aqui estão as fotos conforme falei: eu gostaria muito de fazer um gerador com esse motor, alguem poderia me dar uma idéia?vilsonboone Escreveu:pessoal, vi no youtube um video, olha o link, e eu tenho um motor igual esse do video, com pouquissimo uso, o eixo dele é muito leve, eu giro com a mão um pouquinho e ele fica girando umas 3 ou 4 voltas de tão leve que é, terça-feira vou postar fotos dele para vocês, será que consigo fazer um gerador eólico com ele? com eixo vertical ou horizontal com polias 1:4 ou mais ??
http://www.youtube.com/watch?v=hspyayp5wxc
abraço a todos
abraço a todos.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Motor trifásico 5,0cv 3750rpm para gerador
experimenta fazer o que se fez no vídeo, ligas uma lampada a 2 das fases e roda com o berbequim, se acender é porque tens gerador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
alguém explica o "truque" para um motor monofásico?
onde meter os condensadores, como calcular os valores?
é que assim pode ser possível aproveitar as unidades de bomba de água das máquinas de lavar como micro-hidrogeradores.
quase todas as maiores usam motores de indução e a bomba serve de turbina.
exemplo do que falo:

já as mais pequenas são geralmente motores síncronos (rotor com iman permanente), mas têm um problema grave, o rotor fica fortemente "preso" (cogging) aos ferros da armadura e é preciso um caudal imenso de água para a fazer arrancar.
no entanto geram tensão sem truques.
atenção a quem quiser experimentar, pois só servem para turbinas aquelas bombas cuja saída de água (que será usada como entrada no caso de hidrogerador) seja de lado, como a que está na primeira imagem. as que têm a saída na vertical não prestam para turbinas, apenas para bombas (segunda imagem).

onde meter os condensadores, como calcular os valores?
é que assim pode ser possível aproveitar as unidades de bomba de água das máquinas de lavar como micro-hidrogeradores.
quase todas as maiores usam motores de indução e a bomba serve de turbina.
exemplo do que falo:

já as mais pequenas são geralmente motores síncronos (rotor com iman permanente), mas têm um problema grave, o rotor fica fortemente "preso" (cogging) aos ferros da armadura e é preciso um caudal imenso de água para a fazer arrancar.
no entanto geram tensão sem truques.
atenção a quem quiser experimentar, pois só servem para turbinas aquelas bombas cuja saída de água (que será usada como entrada no caso de hidrogerador) seja de lado, como a que está na primeira imagem. as que têm a saída na vertical não prestam para turbinas, apenas para bombas (segunda imagem).

-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
e para quê estar a gastar tempo e dinheiro para produzir 10 a 20w com essas bombitas que duvido que funcionam?
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
pra quem quer ter uma lâmpada fluorescente compacta numa barraca numa propriedade rural ao pé de um pequeno ribeiro serve.tavares Escreveu:e para quê estar a gastar tempo e dinheiro para produzir 10 a 20w com essas bombitas que duvido que funcionam?
mas se quer mais potência veja o post da bomba de 20 kw que fiz: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20&t=11352