Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tlicas »

dna1983 Escreveu:boas.

no no aspecto que referiste que em 6 anos pagas o investimento ou seja é os anos da garantia, fica pago e a partir dai é ganhos. è a minha principal aposta para instalar porque também recebi à dias um email da norquente a dizer que ja tem instalador no distrito de beja, entao acho que vou aproveitar uma vez que tem relação preço\qualidade bastante boa e também se não tivesse qualidade e se fosse fraquinho nao estava no programa do governo certificado etc...
uma outra questão, para ja em minha casa irao ser 2 pessoas mas 200l da para 3 a 4 pessoas, n da?

abraço
olá dna1983
na minha casa somos 4 e desde 23 de setembro está funcional. usei apoio em 3 dias (estiveram cerca de 5 dias com má cara). de verão quase de certeza que dá, atendendo aos resultados que tenho até agora e também se não desse a 100% não havia problema, pois o s. pedro nem sempre ajuda. aí no alentejo de certeza que vai funcionar ainda melhor.
cumprimentos
tlicas

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

lrds Escreveu:boas

por acaso tenho 30 amperes, mas, também não tenho ideias de usar a resistência, uma vez que tenho uma bailarina (tipo de caldeira a lenha), e nos dias em que não haja sol socorro-me dela.

e já agora vou aqui descrever a minha saga com a norquente

no dia 05 de agosto de 2009 procedi à encomenda de um sistema termossifão, norquente, 200 l, tendo pago antecipadamente 698,30€
por volta do dia 11 do mesmo mês fui contactado pelos serviços da empresa que me informaram de que ia ser contactado pelo instalador.
como tal não aconteceu liguei para a norquente, dia 10 de setembro(passado um mês) onde fui informado de que iriam ver o que se passava, junto do instalador, e que de certeza ia ser contactado muito brevemente.
dia 18/09, contínuo sem noticias.
dia 22/09 ligo para lá, dizem-me: então o instalador não o contactou? há e tal vou aqui anotar e falar com ele, depois contactamo-lo.
dia 23/09 ligo novamente, resposta: estou farta de tentar ligar ao instalador mas ele nunca atende o telefone, vamos continuar a tentar e ainda hoje lhe ligo ( a mim) . nunca mais ligaram.
dia 24/09 ligo novamente, resposta: não falaram ainda com o instalador, não atende o telefone, mandaram-me aguardar um pouco. nesse dia, enquanto estou pendurado no telefone, ouço uma conversa, voz de homem aparentemente super irritado; à e tal o instalador não tem nada que dizer a ninguém que não temos material para entregar, foi o que consegui captar. entretanto vem novamente a sr.ª explicou-me que, em virtude de não conseguirem falar com o instalador, a montagem ia ficar por conta da norquente.
nesse dia, por volta das 21:30 h, sou contactado pelo instalador, sr. xavier. disse-me que vinha a minha casa no sábado, 26/09, para ver as instalações. disse que vinha ao sábado porque à semana não tinha hipótese, era para fazer as montagens. contou-me que já tem o meu contacto há muito, mas, que não valia a pena contactar-me porque não tinha material para aplicar, não havia capacidade de resposta por parte do fabricante.
explicou-me que, e passo a citar, você teve sorte, fez barulho e safou-se. daqui a uns dias tem montagem feita. compreendia a minha situação porque já tinha pago, mas que não podia fazer mais nada, mas para estar descansado porque até hoje todos tinham ficado servidos, embora com algum atraso. pareceu-me sincero naquilo que dizia, mas...desilusão.
afinal, veio o sábado e, não apareceu.
agora vou ficar quieto, a ver até onde isto vai, ou até me irritar......................
dia 28/09......................
dia 29/09.......................
dia 30/09........................
dia 01/10...........................
dia 02/10 liguei para o sr. xavier.(atendeu-me imediatamente, o que me levou a pensar que a funcionária me mentiu anteriormente) questionei-o acerca de sábado passado, disse que falhou porque a mãe foi para o hospital!!- pode ser, mas....adiante. disse-me novamente que a norquente estava com dificuldade em entregar material devido aos muitos pedidos. disse-me para não me preocupar que devia estar por dias. aguentemos.
entretanto, etenho lido que as montagens do equipamento demoram em média cerca de um dia. o instalador em conversa disse-me que fazia duas montagens por dia. se calhar tanta rapidez não era sinónimo de qualidade.
ainda assim, também reclamei para a pmlink, o que também não me valeu de nada. disseram-me que me contactariam em breve mas, foi até hoje. comecei a pensar que um azar nunca vem só.
assim, chegado o dia 12/10 decidi cancelar a encomenda.

hoje dia 20 acabo de encomendar o meu sistema termossifão 200l, wikora, 987,30€.
a pmelink, não me devolveu o dinheiro, ao fim de uma semana e meia, ligo para eles e é que me informam que , uma vez que eu queria encomendar a outra marca, era melhor fazer a encomenda e só pagaria o que fosse a mais. é muito demorado receber o dinheiro de volta, têm que enviar uma papelada eu assinar tornar a devolver, etc... então não me diziam isso logo na altura da anulação, visto que eu referi que queria mudar de fornecedor. foi mais semana e meia perdida.
de qualquer maneira acho que essa pmelink não funciona nada bem. é que depois ao fazer nova encomenda o sistema não a aceitava, devido ao meu nº de contribuinte visto ele já estar associado a uma encomenda. tive de a fazer em nome da minha esposa. então e se fosse solteiro?
não sei porquê mas, agora com 2 encomendas, dois nomes e nºs de contribuinte diferentes, cheira-me a que ainda vou ter mais problemas, oxalá esteja enganado.
tudo deria muito mais facil, penso eu de que, se tratássemos tudo com os instaladores.

vou dando noticias
Inté

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

agora, uma novidade, pelo menos para mim.

acabo de conhecer dua pessoas que aderiram ao programa e não fizeram crédito. já têm o sistema a funcionar desde junho, e!!! ..... ainda têm o dinheiro na conta dela, embora esteja cativo. uma fez no bes e a outra no bpi.
questionei o «meu» banco cgd, e não me souberam responder

porque é que uns são assim e outros como eu ficam logo sem a massa, na mesma hora. depois há algum problema e para o resolver tá quieto. varios bancos, várias marcas, vários instaladores, todos trabalham de maneira diferente, então o diploma do estado não é o mesmo?
Inté

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:agora, uma novidade, pelo menos para mim.

acabo de conhecer dua pessoas que aderiram ao programa e não fizeram crédito. já têm o sistema a funcionar desde junho, e!!! ..... ainda têm o dinheiro na conta dela, embora esteja cativo. uma fez no bes e a outra no bpi.
questionei o «meu» banco cgd, e não me souberam responder

porque é que uns são assim e outros como eu ficam logo sem a massa, na mesma hora. depois há algum problema e para o resolver tá quieto. varios bancos, várias marcas, vários instaladores, todos trabalham de maneira diferente, então o diploma do estado não é o mesmo?

boas

realmente é um pouco estranho mas de qualquer maneira o dinheiro está cativo eles não podem mexer nele, e estar na conta deles ou da pmelink acaba por ser a mesma coisa, quando os bancos transferirem o dinheiro vai com a data valor, a data em que eles fizeram o pagamento e fica tudo resolvido, como se o dinheiro tivesse entrado naquela data, no meio disto tudo é que alguem pode precissar do dinheiro e ele ainda está no banco.
o protocologo do estado deve ser só um mas depois cada um interpreta á sua maneira, se vires no forum há instaladores a cobrarem pela estrutura do painel, outros pela instalação electrica etc., desde que haja duas pessoas a pensar, podem pensar de maneir diferente.
repara que eu e outros estivemos varios dias á espera que nos montassem os paineis, e pelo menos eu tambem tive vontade de mudar de painel mas preferi esperar mais alguns dias do que ir pagar mais 300€ por outro painel porque 300€ em electricidade são muitos kw´s e não os gastava, por muitos dias que estivesse a espera que viessem instalar os paineis, e tu preferistes gastar mais 289€ para ver se tens os paineis instalados mais cedo.
são vários caminhos para chegar ao mesmo destino.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas,

consequências de uma semana sem “matéria-prima” ....o sol!...

-tempo chuvoso e céu “carregado” entre 2ª e 4ª feira... consequência: 1º banho de 5ª feira ainda s/ apoio mas o 2º já com esquentador ligado ( a minha “maria” é muito friorenta!...)
-5ª feira foi um dia com boas “abertas”(único dia com sol durante a semana)... consequência: 6ª feira e sábado banhos sem apoio.
-como 6ª feira e hoje, sábado, não houve sol, amanha, num dos banhos, provavelmente vou ter que usar apoio !!!!....

conclusão: -ao fim de 3 dias seguidos sem sol implica uso de esquentador para banhos ao 4º dia... para o restante uso domestico a agua está boa ( entre os 30 e os 35 graus)
-fiquei agradado com a capacidade de recuperação da temperatura da agua verificada na 5ª feira ....

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

lrds Escreveu:
lrds Escreveu:
não sei porquê mas, agora com 2 encomendas, dois nomes e nºs de contribuinte diferentes, cheira-me a que ainda vou ter mais problemas, oxalá esteja enganado.
tudo deria muito mais facil, penso eu de que, se tratássemos tudo com os instaladores.

vou dando noticias
tudo o que lhe aconteceu é muito estranho: e nota-se quase uma má fé desses instaladores!
com 2 encomendas, 2 nomes e 2 nºs de contribuintes, como vai poder anular um? que tudo se resolva em bem!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

DMAF
Membro
Membro
Registado: segunda jul 20, 2009 4:36 pm

Mensagem por DMAF »

mamilcar

o teu sistema ts 200 ou ts 300 ou cf?
o teu sistema de apoio qual é; resistencia ou caldeira?

obg
dmaf

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

dmaf Escreveu:mamilcar

o teu sistema ts 200 ou ts 300 ou cf?
o teu sistema de apoio qual é; resistencia ou caldeira?

obg
dmaf

boas,

o meu ts é de 200l com a temperatura regulada para +/- 40º (temperatura de conforto para banhos) e somos 2 pessoas.
o sistema de apoio era o que existia antes de colocar o ts...um esquentador automatico junkers ( de referir que optei por não colocar modulo solar sendo o control manual).

hoje, dia com boas "abertas", já foi possivel recuperar a temperatura no ts par uns 50/55º, pelo que amanha o banho já será a custo zero.... ou quase... porque a agua tambem custa dinheiro!....

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

mauri Escreveu:
lrds Escreveu:
lrds Escreveu:

vou dando noticias
tudo o que lhe aconteceu é muito estranho: e nota-se quase uma má fé desses instaladores!
com 2 encomendas, 2 nomes e 2 nºs de contribuintes, como vai poder anular um? que tudo se resolva em bem!
boas!

a culpa em principio não é dos instaladores (eles quanto a mim têm culpa de muita confusão que está a haver neste programa), mas neste caso penso que não têm culpa nenhuma.
se alguem quer desistir da compra de um determinado painel deve comunicar ao banco para este comunicar da situação á pmelink ou directamente á pmelink, que é a entidade que gere as encomendas nunca aos instaladores ou fabricantes, porque estes estão no fim da cadeia e recebem as encomendas e as anulações através da pmelink.
as culpas a seu dono.

DMAF
Membro
Membro
Registado: segunda jul 20, 2009 4:36 pm

Mensagem por DMAF »

boas,

o meu ts é de 200l com a temperatura regulada para +/- 40º (temperatura de conforto para banhos) e somos 2 pessoas.
o sistema de apoio era o que existia antes de colocar o ts...um esquentador automatico junkers ( de referir que optei por não colocar modulo solar sendo o control manual).

hoje, dia com boas "abertas", já foi possivel recuperar a temperatura no ts par uns 50/55º, pelo que amanha o banho já será a custo zero.... ou quase... porque a agua tambem custa dinheiro!....

mamilcar
antes demais obrigado pela rapida resposta.

na próxima semana tenho a instalação do meu ts 200l. também não vou colocar o modulo solar. com a tua experiência existe alguma item que aconselhes a ter em atenção no dia da instalação .

obrigado
dmaf

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

a culpa em principio não é dos instaladores (eles quanto a mim têm culpa de muita confusão que está a haver neste programa), mas neste caso penso que não têm culpa nenhuma.
se alguem quer desistir da compra de um determinado painel deve comunicar ao banco para este comunicar da situação á pmelink ou directamente á pmelink, que é a entidade que gere as encomendas nunca aos instaladores ou fabricantes, porque estes estão no fim da cadeia e recebem as encomendas e as anulações através da pmelink.
as culpas a seu dono.[/quote]

pois foi o que eu fiz, reclamei e tratei de tudo com a pmelink, que não tratou do meu caso como devia ser nem defendeu os meus interesses.
ficaram de me ligar e foi até hoje
agora já passa uma semana desde que fiz nova encomenda e nem sinal, isto não vai acabar bem, espero que me engane
Inté

AMLN
Membro
Membro
Registado: segunda jul 27, 2009 2:32 pm

Mensagem por AMLN »

amln Escreveu:boas,
obrigado a todos pelos esclarecimentos, duvidas e soluções aqui avançadas e que permitiram fazer a minha escolha com mais fundamento
optei pelo termossifão 200l da norquente com modulo solar
no dia 6 agosto fui ao balcão do montepio e fiz a encomenda, paguei a pronto
hoje dia 13 recebi uma chamada da norquente a confirmar a encomenda, ficando eu então à espera do contacto do instalador... sou da região de aveiro.
parece então que a norquente ainda aceita encomendas, estava com receio que ja fosse tarde...
quando tiver mais novidades volto aqui

e conforme prometido aqui estou de novo
como não recebi nenhuma chamada do instalador no dia 8 outubro contactei a norquente, nessa conversa deram-me o numero do instalador e ficou combinado eu mesmo falar com ele. nesse mesmo dia o instalador disse ainda não andava na minha zona mas que telefonaria mais tarde para ainda nesse sabado marcar uma visita á casa.
no dia 19 e depois de passarem 2 sabados sem sinais de vida do instalador volto a contactar a norquente e relatei o sucedido. ficaram de enviar um mail ao instalador.
no dia 21 volto a telefonar para o instalador. pede desculpas por não me ter contactado e argumenta que teve problemas com a carrinha, no entanto descansa-me dizendo que a minha instalaçao esta para breve nao devendo demorar mais de 2 semanas.
no dia 25 domingo recebo uma chamada do instalador a perguntar se era possivel fazer a visita nesse mesmo dia. a visita foi feita ao final do dia, ficando a instalação do equipamento marcada para dia 28 caso não chuvesse.
a semana tem sido de sol, tudo indica que amanha será a minha vez.
pela conversa que tive com o instalador, pareceu-me ser uma pessoa honesta e profissional, no entanto deu para perceber que o atraso não é dos instaladores e sim da norquente que não consegue satisfazer as encomendas, mas isso ja não é novidade para ninguem.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

da norquente e do fabricante das carrinhas seguramente.
Porreiro, pá!

jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Mensagem por jackslater »

mamilcar tenho a mesma situação que tu esquentador a gaz e ts 200lt com resistencia, sem o modulo ou seja manual,
vou começar a usar amanha porque hoje acabaram tarde, o que te pergunto e uma vez que tens apoio manual como sabes que tens de ir ligar o esquentador e fechar o solar?

um abraço

ps: eu não fiz crédito e descontaram-me na hora no banco a quantia, o banco foi o bcp. mas até ao momento tudo joia

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

vais tomar o banho mais saboroso da tua vida, a seguir vais pregar uma lição de ecologia aos miúdos enquanto exaltas as excelentes opções de vida do seu pai que por uma fracção do custo de um automóvel de alta cilindrada reduziu consideravelmente a pegada ecológica da família e ao mesmo tempo exaltas a arte e engenho humanos que produziram tão excelente peça de equipamento.
é só ao fim de uns dias que o desperdício de água e respectivo custo te vão começar a preocupar, porque os putos, já se sabe, água quente com pressão e sem consumo de gás...
Porreiro, pá!

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

dmaf Escreveu:boas,

mamilcar
antes demais obrigado pela rapida resposta.

na próxima semana tenho a instalação do meu ts 200l. também não vou colocar o modulo solar. com a tua experiência existe alguma item que aconselhes a ter em atenção no dia da instalação .

obrigado
dmaf

boas dmaf

se lestes os vários fóruns estarás, certamente, sensibilizado para o vários aspectos a ter em conta neste tipo de instalação. de qualquer forma pensa nestes:

-pensa bem na localização do sistema no telhado (tenta conciliar a questão estética com a eficiência do sistema) e conversa com o instalador sobre a orientação e inclinação ideal para o teu tipo de consumo.
-está atento ao isolamento e procura que a tubagem, para além de isolada, esteja o menos possível no exterior da casa e caso não seja possível coloca “calha” de protecção para minimizar as perdas (no meu caso a tubagem veio pela chaminé).
-pensa bem na temperatura ideal da agua para consumo e pede ao instalador para a regular em função das tuas necessidades. este aspecto é muito importante pois podes potenciar a capacidade do sistema ( repara que se tens um ts de 200l a uma temperatura de 95 º se optares por uma temperatura de consumo de 40 º vais conseguir que aquele mesmo ts quase te forneça 400l..... bem... na prática não será tanto mas .....)
-por fim... tenta manter uma conversa agradável com os instaladores e verás que te darão “dicas” importantes sobre a utilização do sistema.....

já agora... suponho que vives na maia!....( eu tambem!...)... se assim for provavelmente serão o próprios técnicos da norquente a fazer a instalação, pelo menos no meu caso foi...

boa sorte

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

jackslater Escreveu:mamilcar tenho a mesma situação que tu esquentador a gaz e ts 200lt com resistencia, sem o modulo ou seja manual,
vou começar a usar amanha porque hoje acabaram tarde, o que te pergunto e uma vez que tens apoio manual como sabes que tens de ir ligar o esquentador e fechar o solar?

um abraço

ps: eu não fiz crédito e descontaram-me na hora no banco a quantia, o banco foi o bcp. mas até ao momento tudo joia
boas,

em 1º lugar os meus parabéns!......

em 2º a minha experiência não é assim tão grande!.....tenho o sistema a funcionar desde 22/09 e só a semana passada é que tive de usar pela primeira vez o apoio (esquentador).....

por fim a técnica é mesmo manual!!!.... ,isto é, “apalpo” a agua e vejo se está boa para banhos!... mas com o tempo e experiência vais verificar que com a ausência de sol a temperatura da agua vai progressivamente baixando até um ponto que não é confortável para banhos (embora possa ser usada para outras finalidades).

tal como o manuelcar diz, amanha, talvez ao fim do dia , vais ter o banho mais saboroso da tua vida.......

um abraço e bons banhos

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Mensagem por Shrek »

manuelcar Escreveu:vais tomar o banho mais saboroso da tua vida, a seguir vais pregar uma lição de ecologia aos miúdos enquanto exaltas as excelentes opções de vida do seu pai que por uma fracção do custo de um automóvel de alta cilindrada reduziu consideravelmente a pegada ecológica da família e ao mesmo tempo exaltas a arte e engenho humanos que produziram tão excelente peça de equipamento.
é só ao fim de uns dias que o desperdício de água e respectivo custo te vão começar a preocupar, porque os putos, já se sabe, água quente com pressão e sem consumo de gás...
parabéns!
foi das melhores definições que li até hoje.

alargaria ainda o âmbito da exaltação aos amigos, vizinhos e colegas de trabalho porque as conversas nos dias seguintes à instalação serão sobre esse tema.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

já estão a ver porque é importante um instalador ser sério e eficiente?
Porreiro, pá!

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

amln Escreveu:
amln Escreveu:boas,
obrigado a todos pelos esclarecimentos, duvidas e soluções aqui avançadas e que permitiram fazer a minha escolha com mais fundamento
optei pelo termossifão 200l da norquente com modulo solar
no dia 6 agosto fui ao balcão do montepio e fiz a encomenda, paguei a pronto
hoje dia 13 recebi uma chamada da norquente a confirmar a encomenda, ficando eu então à espera do contacto do instalador... sou da região de aveiro.
parece então que a norquente ainda aceita encomendas, estava com receio que ja fosse tarde...
quando tiver mais novidades volto aqui

e conforme prometido aqui estou de novo
como não recebi nenhuma chamada do instalador no dia 8 outubro contactei a norquente, nessa conversa deram-me o numero do instalador e ficou combinado eu mesmo falar com ele. nesse mesmo dia o instalador disse ainda não andava na minha zona mas que telefonaria mais tarde para ainda nesse sabado marcar uma visita á casa.
no dia 19 e depois de passarem 2 sabados sem sinais de vida do instalador volto a contactar a norquente e relatei o sucedido. ficaram de enviar um mail ao instalador.
no dia 21 volto a telefonar para o instalador. pede desculpas por não me ter contactado e argumenta que teve problemas com a carrinha, no entanto descansa-me dizendo que a minha instalaçao esta para breve nao devendo demorar mais de 2 semanas.
no dia 25 domingo recebo uma chamada do instalador a perguntar se era possivel fazer a visita nesse mesmo dia. a visita foi feita ao final do dia, ficando a instalação do equipamento marcada para dia 28 caso não chuvesse.
a semana tem sido de sol, tudo indica que amanha será a minha vez.
pela conversa que tive com o instalador, pareceu-me ser uma pessoa honesta e profissional, no entanto deu para perceber que o atraso não é dos instaladores e sim da norquente que não consegue satisfazer as encomendas, mas isso ja não é novidade para ninguem.
então amln
temos novidades?....

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”